![Será que o Sporting repete o filme? Biel e Rui Silva fazem lembrar César Prates, Mpenza e André Cruz](/storage/media-items/images/2025/02/biel-teixeira-rui-silva-sporting_20250204120624.webp)
Futebol
Será que o Sporting repete o filme? Biel e Rui Silva fazem lembrar César Prates, Mpenza e André Cruz
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fernando Batista de Seixas Peyroteo é uma das maiores lendas do futebol português e do Sporting Clube de Portugal. Nascido a 10 de março de 1918, em Humpata, Angola, chegou a Lisboa em 1937, ainda jovem, para acompanhar a mãe em tratamentos médicos. Foi então apresentado ao Sporting, onde iniciou uma carreira de sonho, lançado pelo treinador húngaro Joseph Szabo. Apesar de ter recebido uma proposta financeiramente mais vantajosa do Porto, manteve a palavra dada e assinou pelos leões, tornando-se uma das maiores figuras de sempre do clube.
A sua estreia oficial com a camisola verde e branca ocorreu a 12 de setembro de 1937, num jogo frente ao Benfica, no estádio das Salésias, num torneio particular, onde logo deixou marca ao apontar dois golos na vitória por 5-3. Desde então, tornou-se a referência ofensiva do clube, integrando a mítica linha avançada dos Cinco Violinos, ao lado de Albano, Jesus Correia, José Travassos e Manuel Vasques. Durante 12 épocas no Sporting, Peyroteo marcou 544 golos em 334 jogos oficiais, registando a impressionante média de 1,62 golos por jogo, um recorde inigualável no futebol mundial.
Ao longo da sua carreira, Peyroteo conquistou seis Campeonatos Nacionais e quatro Taças de Portugal, sendo também por cinco vezes o melhor marcador do campeonato. Entre os seus feitos históricos, destacam-se os nove golos marcados numa vitória por 14-0 sobre o Leça e os quatro golos apontados contra o Benfica, num memorável triunfo por 4-1. O seu faro para o golo e remate poderoso valeram-lhe a alcunha de “a máquina de fazer golos”, atribuída pelo treinador Cândido de Oliveira.
Apesar do enorme sucesso, Peyroteo decidiu abandonar o futebol em 1949, aos 31 anos, surpreendendo os adeptos e colegas, o que muitos consideram ter custado ao clube leonino o campeonato de 1949/50, que teria sido o primeiro tetra do Sporting. Na sua despedida, afirmou: “Não posso corresponder às exigências de preparação de um jogador de futebol que queira manter-se em forma e ser útil ao seu clube e à modalidade que pratica. Quando entro em campo, vou cheio de vontade de jogar, mas, depois de meia dúzia de pontapés na bola, apodera-se de mim um enfastiamento inexplicável.”
No seu último jogo com a listada verde e branca, marcou três golos na vitória por 8-0 sobre o Oriental. Mais tarde, chegou a ser selecionador nacional, realizando apenas dois jogos, do qual o primeiro foi uma derrota por 4 bolas a 2 frente ao Luxemburgo, e responsável pela seleção de Angola, mas enfrentou problemas de saúde, tendo sido vítima de uma grave lesão, o que resultou na amputação de uma perna.
Fernando Peyroteo faleceu a 28 de novembro de 1978, com 60 anos, mas o seu legado permanece eterno. Até hoje, é recordado como um dos maiores goleadores da história do futebol e um símbolo imortal do Sporting Clube de Portugal. Para os adeptos leoninos, o seu nome continua a ecoar como sinónimo de glória, talento e lealdade ao clube do coração.
Treinador do Arsenal tomou decisão drástica quanto ao mercado de transferências dos gunners e responsáveis leoninos têm motivos para sorrir
|
Mikel Arteta terá riscado Viktor Gyokeres da lista de alvos do Arsenal. O treinador espanhol quer reforçar a frente de ataque, mas, ao que tudo indica, o sueco deixou de ser um dos futebolistas desejados pelos responsáveis ingleses, apesar de continuar o bom momento de forma desde que chegou a Alvalade e da já antiga cobiça dos gunners.
É que, segundo o Daily Mail, o Arsenal tinha quatro nomes em carteira para atacar no mercado de inverno, mas nenhum deles era Viktor Gyokeres. Ollie Watkins (Aston Villa), Benjamin Sesko (Leipzig), Álvaro Morata (Galatasaray) e Mathys Tel (Tottenham) eram os atletas referenciados pelos londrinos.
Esta é uma notícia positiva para o Sporting, dado que o Arsenal seria um dos clubes mais interessados em contratar Viktor Gyokeres. Todavia, para lá do emblema liderado por Mikel Arteta, há vários outros gigantes europeus de olho no internacional sueco e será muito complicado – quiçá impossível – segurar o ponta de lança no próximo verão.
De acordo com as últimas informações, os responsáveis do Sporting chegaram a acordo com o sueco para uma saída no próximo mercado por uma verba abaixo da cláusula de rescisão, na ordem dos 75 milhões de euros. Em contrapartida, Viktor Gyokeres garantiu aos verdes e brancos que não deixaria o Clube de Alvalade no defeso de janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 33 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.704 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez seis assistências.
Clube leonino é novamente sancionado pelo mau comportamentos das claques, que assim prejudicam financeiramente a SAD e arriscam castigos mais severos
|
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que vai aplicar mais uma multa monetária ao Sporting, por conta do comportamento dos adeptos durante os jogos com Nacional e Farense, na 19.ª e 20.ª jornadas da Primeira Liga.
Desta vez, a direção de Frederico Varandas terá de pagar 11.508 euros, sendo que a maior fatia deste bolo (6.380 euros) corresponde ao encontro com o emblema madeirense, no último dia 25 de janeiro, devido ao já habitual uso de pirotecnia. A Liga descreveu, também, que existiram agressões de adeptos do Sporting a polícias, nas entradas para os setores A 8 e A 9, na zona Sul do Estádio José Alvalade.
"A PSP costuma fazer a contenção dos adeptos, através de uma barragem filtrante, no acesso às portas 8 e 9 (por onde entram adeptos do Sporting), com o intuito de permitir que os ARO possam fazer a revista aos adeptos que ocupam a bancada A Sul, em condições de segurança. Cerca das 20H15, quando alguns polícias de serviço efetuavam a referida contenção dos adeptos, foram vítimas de enorme pressão, injúrias e agressões" esclarece o CD da FPF para justificar a decisão.
Esta temporada, o Clube de Alvalade já se viu prejudicado diversas vezes devido a questões relacionadas com os adeptos, obrigando a UEFA, o organismo máximo do futebol europeu, a encerrar, inclusivamente, o sector A 14 e o sector A 17, com pena suspensa. A sanção em causa foi aplicada no jogo do passado dia 29 de janeiro, frente à equipa italiana do Bolonha, a contar para a última jornada da inédita fase liga da Liga dos campeões.
Além disso, o Sporting foi também sancionado em 1.938 euros, devido ao atraso na entrada em campo dos comandados de Rui Borges no início da partida frente ao Farense, que a listada verde e branca venceu por três bolas a um "O jogo iniciou-se com um atraso de quatro minutos na primeira parte devido à demora da equipa do Sporting CP na chegada ao túnel para entrada no terreno, sem ter prestada qualquer justificação", pode ler-se no comunicado que foi divulgado à comunicação social.
Acompanhe aqui todas as emoções do Clássico a contar para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional entre verdes e brancos e dragões
|
0′ – Sporting e Nacional já se defrontaram em 252 ocasiões: Os verdes e brancos venceram 86 encontros contra 93 triunfos do oponente. Registam-se ainda 73 empates.
0' - Já o adversário empatou (2-2) em casa do Rio Ave.
0' - Na última partida, os comandados por Rui Borges bateram o Farense, por 3-1.
0' - Já a turma orientada por Martín Anselmi fecha o pódio, com 42 pontos.
0' - Neste momento, os leões ocupam o primeiro lugar do Campeonato Nacional com 50 pontos, mais seis do que o Benfica (44).
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do Clássico a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25.
0’ – O Sporting defronta o Porto, esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, às 20h15, no Estádio do Dragão.