![Tomás Handel nos planos do Sporting, mas Varandas recebe péssima notícia](/storage/media-items/images/2025/02/tomas-handel-sporting-varandas_20250207030051.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Joseph Szabo, nascido a 11 de maio de 1896 em Gönyű, na Hungria, destacou-se como treinador no futebol português, especialmente ao serviço do Sporting Clube de Portugal, onde é recordado pela sua disciplina rigorosa, métodos inovadores e números históricos, tal como Ruben Amorim conseguiu durante a sua passagem recente por Alvalade.
Antes de enveredar pela carreira de treinador, Szabo foi jogador de futebol, onde atuou como médio no Ferencváros, um dos principais clubes húngaros, e representou a seleção da Hungria em 12 ocasiões. Em 1926, durante uma digressão por Portugal com o Szombathely, chamou a atenção dos dirigentes do Nacional da Madeira, que o convidaram a permanecer no país. Aceitou o convite e, posteriormente, jogou também pelo Marítimo.
Em 1930, Szabo assumiu o papel de treinador-jogador no Porto, onde conquistou o primeiro o campeonato nacional na época 1934/35, além de vários campeonatos regionais. Conhecido pela sua dedicação e disciplina, implementou métodos de treino exigentes, incluindo restrições ao consumo de tabaco, álcool e até atividades sexuais antes dos jogos, além de multas para atrasos nos treinos. A sua mentalidade era clara: "No futebol, o sucesso faz-se com 10 por cento de génio e 90 por cento de transpiração".
Em 1937, Szabo foi contratado pelo Sporting, iniciando um dos períodos mais vitoriosos da história do clube. Durante oito anos, conquistou seis Campeonatos de Lisboa, dois Campeonatos Nacionais, um Campeonato de Portugal, uma Taça de Portugal e a Taça Império. Foi responsável por lançar as bases da equipa que ficaria conhecida como os “Cinco Violinos”, destacando-se na formação de jogadores como Peyroteo e Jesus Correia.
Szabo não se limitava a treinar a equipa principal, dedicava-se a todas as categorias, desde os iniciados até aos seniores, fornecendo preparação física, treinos táticos e até chegou a trabalhar como massagista. A sua abordagem meticulosa e autoritária conquistou-lhe respeito e admiração, embora nem sempre fosse consensual entre os jogadores e dirigentes.
Após deixar o Sporting, em 1945, Szabo continuou a sua carreira em diversos clubes portugueses, incluindo um regresso ao Porto, tendo conquistado mais títulos regionais. Naturalizou-se português e, já no final da sua vida, colaborou com as camadas jovens do Sporting. Morreu a 17 de março de 1973, com 76 anos, e é recordado como o treinador que mais jogos disputou e venceu ao comando dos leões.
Lateral formado no Clube de Alvalade tem dado nas vistas no emblema francês, contando até com o interesse do Manchester United de Ruben Amorim
|
Nuno Mendes vai renovar, em breve, com o PSG. Numa publicação nas redes sociais, Fabrizio Romano revelou que o campeão pelo Sporting está em negociações avançadas para prolongar o vínculo com o clube francês, isto perante as últimas notícias que davam conta de um alegado interesse do Manchester United.
O defesa esquerdo de 22 anos, de acordo com a mesma fonte, vai passar a ser um dos jogadores mais bem pagos do PSG, que é conhecido por pagar a peso de ouro os seus atletas. Essa renovação surge para premiar o desempenho do jovem luso e, ao mesmo tempo, evitar abordagens de outros clubes, nomedamente do Manchester United de Ruben Amorim, que estará interessado no jogador.
Esta temporada Nuno Mendes tem tido menores períodos de paragem devido a lesão, algo que acontecia em bastantes ocasiões em épocas anteriores. O atleta leva já com a camisola do PSG 24 encontros, 13 na Liga Francesa, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de França e um na Supertaça, apontando dois golos e realizando três assistências.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Rúben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Ao longo do seu caminho no emblema verde e branco, o defesa-esquerdo conquistou uma Taça da Liga, uma Supertaça Cândido de Oliveira e um Campeonato Nacional, antes de rumar aos franceses do Paris Saint-Germain, no mercado de verão de 2021, deixando nos cofres qualquer coisa como 45 milhões de euros.
Extremo do Casa Pia está a realizar temporada bastante positiva, tendo até marcado ao Benfica um tento de belo efeito que valeu três pontos
|
Nuno Moreira tem estado em grande forma no Casa Pia e acabou mesmo por ser eleito o melhor jogador da Liga Portugal Betclic no mês de janeiro. No galardão, entregue pelo Sindicato dos Jogadores, o extremo formado no Sporting bateu a concorrência do médio do Estoril, João Carvalho, e do camisola 9 dos leões, Viktor Gyokeres.
As boas exibições de Nuno Moreira no primeiro ano de 2025, com destaque para o golo que marcou na 19.ª jornada à equipa do Benfica, na vitória dos Gansos, por 3-1, valeram-lhe não só o prémio já referido como também a cobiça de clubes de maior nomeada, como foi o caso do Braga, que esteve até à última da hora no mercado de transferências de janeiro a tentar a contratação do extremo português, algo que acabou por não acontecer.
Nuno Moreira é uma das principais armas de João Pereira no Casa Pia, numa época que está a ser de sucesso para os casapianos que estão atualmente no sexto lugar da Liga Portugal Betclic, com 30 pontos ao cabo de 20 jornadas. No jogo diante do Benfica, o extremo, para lá do golo, realizou uma excelente exibição.
Como já referido, Nuno Moreira, de 25 anos, está a fazer a sua melhor temporada na carreira no Casa Pia. Ao serviço dos Gansos, o extremo português soma esta temporada 21 encontros onde faturou por nova vezes e realizou cinco assistências. Avaliado em 1,4 milhões de euros, o atleta formado nos leões tem uma cláusula de rescisão de 3.5 milhões de euros,
Ao serviço da equipa principal do Sporting, Nuno Moreira não disputou qualquer jogo, tendo feito 25 pela turma B dos leões e 46 pelos sub-23 dos verdes e brancos. Pelas equipas secundárias do emblema de Alvalade, o extremo portuguêsn apontou 11 golos, não realizando qualquer assistência.
Atleta fez publicação nas redes sociais dirigida ao universo verde e branco, isto numa altura em que a sua carreira sofreu uma enorme mudança
|
Pedro Silva, jovem defesa-central que fez formação no Sporting, vai abandonar o Clube de Alvalade e rumar ao Estrela da Amadora. Numa mensagem nas redes sociais, o atleta despediu-se dos adeptos e agradeceu todo o carinho que foi recebendo ao longo dos vários anos em que envergou a Listada verde e branca.
Pedro Silva: "Obrigado, Sporting"
Na hora da despedida, Pedro Silva, atleta de 19 anos, agradeceu ao Clube e aos adeptos por todo o apoio e carinho que demonstraram durante a sua passagem nos verdes e brancos: "Obrigado, Sporting. Até Sempre!", escreveu em jeito de despedida do emblema que o formou para o futebol.
Pedro Silva rumou ao Estrela da Amadora, equipa que alinha no principal escalão do futebol português a Liga Portugal Betclic e onde alinha o defesa direito Diogo Travassos, que está emprestado pela turma leonina aos tricolores, estando a correr de tal forma que os Estrelistas já manifestaram intenção de adquirir o jogador em definitivo, algo que parece complicado de se com«nsumar por não ser essa a vontade da Direção de Frederico Varandas.
No caso de Pedro Silva, apesar de ser um dos bons valores da formação do Sporting, o jovem não teve os minutos que desejava, nomeadamente na equipa orientada por João Pereira. A mudança para o Estrela da Amadora dá-se com a intenção do jogador poder ter espaço para evoluir, primeiro na equipa sub 23 dos Amadorenses e caso seja bem sucedido, fazer companhia a Travassos e ao ex Sporting Miguel Lopes, na equipa principal dos Tricolores.
Esta temporada, com a camisola do Sporting B, Pedro Silva realizou apenas quatro encontros. Nos 315 minutos que disputou, o jovem defesa-central de 19 anos não marcou qualquer golo nem fez qualquer assistência diante do Oliveira do Hospital, Crystal Palace, Académica e Southampton, na Liga 3 na Premier League Internation Cup.