Futebol
Nicolò Schira diz que indiscutível apontado à saída do Sporting só vai embora por 60M
21 Jun 2026 | 15:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Abr 2024 | 13:43 |
O Sporting venceu o Gil Vicente (4-0) na deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, em disputa válida para a 29ª jornada da Liga Portugal Betclic. Duarte Gomes analisa alguns dos momentos chave da arbitragem da partida da última sexta-feira, 12 abril, em que o Sporting disferiu uma goleada à equipa da casa e aumentou a vantagem na liderança do campeonato, estando agora a sete pontos de distância do Benfica, segundo classificado.
O árbitro retirado escreveu, no diário desportivo ‘A Bola’, as suas considerações acerca da arbitragem de Manuel Oliveira, árbitro responsável no Gil Vicente - Sporting, e André Narciso, videoárbitro. Duarte Gomes deu à arbitragem uma classificação geral de sete pontos. “O portuense fez globalmente um bom trabalho, num jogo em que o comportamento dos intervenientes foi sempre correto. Para isso terá contribuído o avolumar do resultado antes do final da etapa inicial”, começou por dizer.
No centro de muitos dos lances mais controversos da partida, há um elemento comum: Zé Carlos, defesa de 25 anos que alinha pelo Gil Vicente. Acerca da primeira jogada polémica protagonizada pelo português, Duarte Gomes afirma: “Golo de Diomande, na sequência de cruzamento da direita. À frente do central costa-marfinense estavam Gyokeres e Zé Carlos. Os dois jogadores tentaram disputar o lance, entrando em contacto físico que as imagens não esclareceram na totalidade. Naturalmente que é justo aceitar como boa a decisão da equipa de arbitragem”, admitiu.
Daí em diante, contudo, os lances em que Zé Carlos se envolveu e que foram analisados por Duarte Gomes são um pouco menos ambíguos, e merecem a atenção do antigo árbitro. “15' Zé Carlos pareceu usar "braço a mais" para ganhar lance a Trincão. O árbitro entendeu que o contacto foi legal, mas a "basculação" e carga exercidas deixaram transparecer que se equivocou. O lance aconteceu fora da área gilista”, rematou, em crítica aberta à decisão de arbitragem, neste caso injusta para o Sporting.
Já o Sporting vencia 2-0 quando, aos 20 minutos, Duarte Gomes admite ter sucedido aquele que foi “provavelmente o momento de análise mais difícil do jogo”, uma vez mais envolvendo o defesa gilense: “Zé Carlos cruzou da direita bola que foi desviada pelo braço de Esgaio, que estava no interior da sua área. O lateral fez movimento de proteção natural para tentar intercetar o cruzamento, mas ao fazê-lo poderá ter deixado o braço direito com volumetria evitável. Na dúvida, aceitamos como boa a interpretação de que o contacto foi legal. Em situações deste género, o VAR não pode intervir.”
O seguinte lance protagonizado pelo jogador da equipa da casa, até agora treinada por Carlos Cunha, e onde Tozé Marreco – anteriormente a cargo do Tondela – tomará as rédeas, já a partir da próxima segunda-feira, 15 de abril, foi de menos difícil análise. “Zé Carlos derrubou Daniel Bragança momentos antes da bola sair pela linha de baliza adversária. O portuense entendeu que o corte foi na bola, mas equivocou-se”, chutou Duarte Gomes, admitindo que o Sporting foi aqui novamente prejudicado.
Em relação aos restantes lances relevantes em termos de arbitragem, Duarte Gomes aplaudiu a prestação dos intervenientes no Sporting – Gil Vicente pela sensatez e sentido de justiça. Com a vitória no reduto gilense, o Sporting consolida a primeira posição na Liga Portugal Betclic. De momento, soma já 74 pontos em 28 jogos disputados. A formação de Rúben Amorim volta a entrar em campo na próxima terça-feira, 16 de abril, em deslocação ao reduto do Famalicão, para repor o jogo que havia sido adiado.
Futebolista já sabe que é carta fora do baralho para os leões na próxima temporada desportiva e já procura novo emblema para prosseguir carreira
21 Jun 2026 | 17:34 |
Giorgi Kochorashvili está a cumprir um plano de trabalho individual durante o período de férias, enquanto aguarda pela resolução do seu futuro no Sporting. O médio georgiano já sabe que não entra nas contas de Rui Borges para a próxima temporada.
A saída do jogador é, neste momento, a possibilidade mais forte em cima da mesa, depois de uma época em que ficou aquém das expetativas. Apesar da utilização registada, o rendimento apresentado não convenceu a estrutura técnica, que já terá definido a sua posição em relação ao internacional georgiano.
De momento a gozar férias no país natal, o atleta começou já a preparar-se fisicamente para a nova época. Caso não haja até 1 de julho um acordo para empréstimo ou transferência em definitivo, o médio deverá apresentar-se em Alcochete para reiniciar os trabalhos.
A possibilidade de regressar a Espanha agrada ao jogador, que passou grande parte da carreira naquele país ao serviço de clubes como Girona, Peralada, Castellón e Levante. Para já, ainda não foi apresentada qualquer proposta formal, embora esse cenário possa evoluir nas próximas semanas.
Nesta temporada de 2025/26 ao serviço do Sporting, Giorgi Kochorashvili - avaliado em 4 milhões de euros - participou em 26 jogos: 18 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, dois na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Em 972 minutos, o médio contabilizou duas assistências.
Veja a publicação:
Dupla está a cumprir planos individuais de recuperação com o objetivo de ficarem disponíveis o mais rapidamente possível para Rui Borges
21 Jun 2026 | 16:36 |
João Simões e Nuno Santos já se encontram a trabalhar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, apesar de o plantel do Sporting ainda se encontrar de férias. Os dois jogadores estão a cumprir planos individuais de recuperação com o objetivo de ficarem disponíveis o mais rapidamente possível para Rui Borges no arranque da nova temporada.
Ambos são, neste momento, os únicos atletas do plantel principal ainda entregues ao departamento médico, razão pela qual têm marcado presença regular no centro de treinos. A evolução das respetivas recuperações está a ser acompanhada de perto, numa fase de preparação antecipada para a pré-época.
No caso de João Simões, o regresso à competição deverá demorar mais tempo. O médio de 19 anos está afastado desde abril, altura em que sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito, e só deverá ser reintegrado no final de setembro, ainda a recuperar a mobilidade total da zona lesionada.
Já Nuno Santos apresenta um cenário mais positivo no curto prazo. O atleta, de 31 anos, deverá regressar aos relvados ainda durante a pré-temporada, segundo a previsão do departamento clínico, depois de uma época muito condicionada por lesões e problemas físicos.
O ala procura agora uma temporada mais estável, depois de ter somado apenas nove jogos na época anterior, iniciando a competição apenas em fevereiro após recuperar de uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito, sendo posteriormente afetado por novas queixas musculares que o afetaram.
Ala direito de 19 anos de idade continua a ser visto com grande potencial pela estrutura verde e branca, apesar de rumores de possível adeus
21 Jun 2026 | 16:01 |
Salvador Blopa vai ganhar mais espaço na equipa principal do Sporting na época 2026/27, com Rui Borges a olhar para o jovem como uma solução cada vez mais útil no plantel. A polivalência do ala formado em Alcochete é vista como um dos principais trunfos.
Depois de ter sido apontado à saída, o ala de 19 anos é visto com grande potencial pela estrutura verde e branca, tendo já mostrado argumentos na última temporada, dividindo o seu tempo de jogo entre a formação principal e a equipa B, onde trabalhou maioritariamente às ordens de João Gião.
Ainda assim, conseguiu deixar boas indicações em poucos minutos, com um registo de dois golos e duas assistências. A estreia foi particularmente marcante, ao assinar um bis frente ao Alverca na Allianz Cup, num triunfo por 5-1, e mais tarde voltou a contribuir com uma assistência diante do Marinhense, na Taça de Portugal.
O atleta voltou a evidenciar a sua versatilidade ao atuar como lateral-direito, posição na qual também conseguiu influenciar o jogo ofensivo da equipa. Na receção ao Tondela, assistiu Luis Suárez no golo inaugural, embora tenha acabado por cometer um autogolo no mesmo encontro, numa exibição de altos e baixos.
Com Rui Borges a acompanhar de perto a evolução do jovem, a expetativa é de uma utilização progressiva na próxima temporada, ainda que de forma controlada. Deverá continuar a alternar entre a equipa principal e a equipa B, garantindo assim tempo de jogo regular.
Nicolò Schira diz que indiscutível apontado à saída do Sporting só vai embora por 60M
21 Jun 2026 | 15:43
Rui Borges vai levar 3 jóias do Sporting para estágio em Lagos; Saiba quem
21 Jun 2026 | 13:19
ChatGPT sugere que Sporting compre médio do Elche para lugar de Morten Hjulmand
21 Jun 2026 | 12:49