Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"FEZ GLOBAMENTE UM..."; ANTIGO ÁRBITRO PORTUGUÊS COMENTA PRESTAÇÃO DE JUÍZ NO GIL VICENTE - SPORTING

Clube de Alvalade venceu, na passada sexta-feira, diante dos gilistas, em jogo tranquilo para os verdes e brancos

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Gil Vicente (4-0) na deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, em disputa válida para a 29ª jornada da Liga Portugal Betclic. Duarte Gomes analisa alguns dos momentos chave da arbitragem da partida da última sexta-feira, 12 abril, em que o Sporting disferiu uma goleada à equipa da casa e aumentou a vantagem na liderança do campeonato, estando agora a sete pontos de distância do Benfica, segundo classificado.


O árbitro retirado escreveu, no diário desportivo ‘A Bola’, as suas considerações acerca da arbitragem de Manuel Oliveira, árbitro responsável no Gil Vicente - Sporting, e André Narciso, videoárbitro. Duarte Gomes deu à arbitragem uma classificação geral de sete pontos. “O portuense fez globalmente um bom trabalho, num jogo em que o comportamento dos intervenientes foi sempre correto. Para isso terá contribuído o avolumar do resultado antes do final da etapa inicial”, começou por dizer.


No centro de muitos dos lances mais controversos da partida, há um elemento comum: Zé Carlos, defesa de 25 anos que alinha pelo Gil Vicente. Acerca da primeira jogada polémica protagonizada pelo português, Duarte Gomes afirma: “Golo de Diomande, na sequência de cruzamento da direita. À frente do central costa-marfinense estavam Gyokeres e Zé Carlos. Os dois jogadores tentaram disputar o lance, entrando em contacto físico que as imagens não esclareceram na totalidade. Naturalmente que é justo aceitar como boa a decisão da equipa de arbitragem”, admitiu.


Daí em diante, contudo, os lances em que Zé Carlos se envolveu e que foram analisados por Duarte Gomes são um pouco menos ambíguos, e merecem a atenção do antigo árbitro. “15' Zé Carlos pareceu usar "braço a mais" para ganhar lance a Trincão. O árbitro entendeu que o contacto foi legal, mas a "basculação" e carga exercidas deixaram transparecer que se equivocou. O lance aconteceu fora da área gilista”, rematou, em crítica aberta à decisão de arbitragem, neste caso injusta para o Sporting.

Já o Sporting vencia 2-0 quando, aos 20 minutos, Duarte Gomes admite ter sucedido aquele que foi “provavelmente o momento de análise mais difícil do jogo”, uma vez mais envolvendo o defesa gilense: “Zé Carlos cruzou da direita bola que foi desviada pelo braço de Esgaio, que estava no interior da sua área. O lateral fez movimento de proteção natural para tentar intercetar o cruzamento, mas ao fazê-lo poderá ter deixado o braço direito com volumetria evitável. Na dúvida, aceitamos como boa a interpretação de que o contacto foi legal. Em situações deste género, o VAR não pode intervir.”


O seguinte lance protagonizado pelo jogador da equipa da casa, até agora treinada por Carlos Cunha, e onde Tozé Marreco – anteriormente a cargo do Tondela – tomará as rédeas, já a partir da próxima segunda-feira, 15 de abril, foi de menos difícil análise. “Zé Carlos derrubou Daniel Bragança momentos antes da bola sair pela linha de baliza adversária. O portuense entendeu que o corte foi na bola, mas equivocou-se”, chutou Duarte Gomes, admitindo que o Sporting foi aqui novamente prejudicado.

Em relação aos restantes lances relevantes em termos de arbitragem, Duarte Gomes aplaudiu a prestação dos intervenientes no Sporting – Gil Vicente pela sensatez e sentido de justiça. Com a vitória no reduto gilense, o Sporting consolida a primeira posição na Liga Portugal Betclic. De momento, soma já 74 pontos em 28 jogos disputados. A formação de Rúben Amorim volta a entrar em campo na próxima terça-feira, 16 de abril, em deslocação ao reduto do Famalicão, para repor o jogo que havia sido adiado.


Futebol

Garnacho deixa provocação monumental a Amorim; Argentino em guerra aberta com ex Sporting

Publicação na rede social Instagram está a ser vista como uma indireta ao treinador que passou várias épocas no emblema verde e branco

Alejandro Garnacho deixa provocação surreal a Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, e clima continua tenso no Man United
Alejandro Garnacho deixa provocação surreal a Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, e clima continua tenso no Man United

  |

Icon Comentário0

A novela em torno da reestruturação do Manchester United continua a fazer correr tinta. Alejandro Garnacho continua no centro da polémica. O jovem internacional argentino, que está de saída de Old Trafford, publicou uma imagem que está a agitar as redes sociais.


Na fotografia, Garnacho surge vestido com a camisola de Marcus Rashford. Nada de novo, não fosse o facto de se tratar da versão do Aston Villa — clube rival na Premier League e onde Rashford foi cedido por empréstimo na última temporada. O detalhe não escapou aos olhos atentos dos adeptos nem do próprio Ruben Amorim.


A publicação está a ser vista como uma provocação direta ao treinador - que pode ver um jogador rumar ao Al Nassr.  Segundo a imprensa britânica, o antigo treinador do Sporting não ficou convencido com o comportamento de Garnacho desde que chegou ao clube e já lhe terá dito para procurar uma nova equipa para a temporada 2025/26.


Ora, a escolha da camisola de Rashford, precisamente outro jogador em rota de colisão com Amorim, e com quem partilha o estatuto de “dispensável”, parece tudo menos inocente. Para muitos adeptos, a mensagem é clara: Garnacho não quer continuar no United e não faz questão de esconder isso.

Como seria de esperar, a publicação do extremo argentino dividiu as hostes. Os adeptos dos red devils foram rápidos a manifestar o seu desagrado: “Ainda és jogador do Manchester United. Tens contrato. Por favor respeita o clube”, escreveu um utilizador.


“Se usasses uma camisola do Rashford pelo United ninguém dizia nada. Mas uma camisola de um rival é falta de respeito”, comentou outro. Em contrapartida, Marcus Rashford mostrou-se agradado com o gesto. O avançado, que também parece ter os dias contados em Old Trafford, respondeu à publicação com um simples mas significativo “meu mano”. Um sinal de cumplicidade… ou solidariedade? 

Veja a publicação:


Futebol

Dário Essugo deixa palavras carinhosas a pessoal especial no Sporting: "Muito agradecido"

Jogador formado na Academia de Alcochete, que recentemente assinou com o Chelsea, falou do seu tempo com a Listada verde e branca

Em entrevista, Dário Essugo não esconde o carinho pelo técnico que o lançou na equipa principal do Sporting
Em entrevista, Dário Essugo não esconde o carinho pelo técnico que o lançou na equipa principal do Sporting

  |

Icon Comentário0

Dário Essugo não esconde o seu carinho por Ruben Amorim, técnico que lançou o na equipa principal do Sporting, quando o médio tinha apenas 16 anos. Além da relação com o antigo treinador, o jogador que acabou de assinar com o Chelsea abordou recentemente a falta de oportunidades em Alvalade.


Dário Essugo: "Ruben Amorim? Estou-lhe muito agradecido"


Em declarações citadas pelo jornal A Bola, o médio-defensivo de 20 anos falou acerca do seu tempo enquanto pupilo do atual técnico do Manchester United: “Levou-me para a equipa principal e ajudou-me muito a entender o jogo e a atingir o nível que tenho hoje”.


Estou-lhe muito agradecido. É muito exigente, como treinador e como pessoa. Gosta de ganhar sempre e ajudou-me bastante. Fiz uma sessão de treino com a equipa principal, gostou do que viu e chamou-me para jogar”, acrescentou o trinco do Chelsea.

Para terminar Dário Essugo admitiu alguma surpresa ao ser lançado na equipa principal dos leões, dadas à conjuntura da temporada 2020/21: “Não esperava porque naquela altura havia o COVID e não estava a jogar. Tínhamos bons jogadores como o Manuel Ugarte, o João Palhinha e agora o Morten Hjulmand. São três grandes jogadores”.


Vale recordar que o Sporting vendeu Dário Essugo ao Chelsea, por uma verba a rondar os 22 milhões de euros. Após vários anos em Alvalade, o médio despediu-se dos verdes e brancos com três Campeonatos Nacionais conquistados (2020/21, 2023/24 e 2024/25).


Futebol

Médio do Flamengo despede-se dos adeptos e vai ser oficializado no Sporting

Jogador diz adeus ao clube orientado por Filipe Luís e será apresentado em Alvalade num futuro próximo, juntando-se ao plantel dos leões

Rayan Lucas, médio do Flamengo, vai ser jogador do Sporting na próxima temporada e adeptos já se despediram do jovem
Rayan Lucas, médio do Flamengo, vai ser jogador do Sporting na próxima temporada e adeptos já se despediram do jovem

  |

Icon Comentário0

Rayan Lucas vai ser reforço do Sporting. O médio do Flamengo será apresentado em Alvalade num futuro próximo e já se despediu dos adeptos brasileiros, que, através das redes sociais, desejaram que o jovem formado no Ninho do Urubu tenha sucesso com a Listada verde e branca.


Adeptos do Flamengo: "Rayan Lucas parte para um novo desafio: o Sporting"


"Rayan Lucas, cria do Flamengo, vem mostrando desde cedo que tem estrela. Com muito esforço e dedicação, conquistou seu espaço e agora está partindo pra um novo desafio: o Sporting, em Portugal", lê-se, numa página de apoio ao emblema do Rio de Janeiro.


Rayan Lucas parece deixar saudades nos adeptos canarinhos: "A Torcida Jovem do Flamengo e o 5.º Pelotão estão contigo nessa nova fase, irmão! Que você brilhe muito, continue honrando suas origens e mostre o peso da camisa que te formou", atiram.

Numa primeira instância, Rayan Lucas ficará às ordens de João Gião, na equipa B do Sporting. O médio junta-se ao plantel secundário dos leões, que tem uma nova aventura na Liga 2, após conseguir terminar a terceira divisão em lugar de subida.


No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.

Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Leonor Pinhão mete o bedelho e brinca com situação de Gyokeres no Sporting
Futebol

Leonor Pinhão mete o bedelho e brinca com situação de Gyokeres no Sporting

 

Icon Comentário0
Lamine Yamal dá show nas ruas do Brasil com camisola de antigo jogador do Sporting
Futebol

Lamine Yamal dá show nas ruas do Brasil com camisola de antigo jogador do Sporting

 

Icon Comentário0
Defesa que passou por Sporting e Benfica pode estar perto de assinar pelo Alverca
Futebol

Defesa que passou por Sporting e Benfica pode estar perto de assinar pelo Alverca

 

Icon Comentário0