![Alemanha em pânico: Carro abalroa multidão e provoca vários feridos](/storage/media-items/images/2025/02/design-sem-nome-22-11zon_20250213115552.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting continua de olhos postos no mercado de transferências. Nesse sentido, o Presidente Leonino, Frederico Varandas, já garantiu dois reforços para Rui Borges para atacar a temporada 25/26: Giorgi Kochorashvili e Alisson, sendo que, agora, surgem novidades sobre os dossiês dos futebolistas que estão no radar do conjunto verde e branco.
Giorgi Kochorashvili está muito perto de se tornar jogador do Sporting. O internacional georgiano de 25 anos é pretendido para reforçar o meio-campo de Rui Borges e, nesse sentido, Hugo Viana, ainda antes da mudança para o Manchester City, já terá definido uma estratégia para que a SAD dos verdes e brancos consigam assegurar o centrocampista do Levante.
Na mesma posição, e de acordo com a informação partilhada pelo jornal Record, está o interesse em Alisson. O desejo da direção passava por assegurar o jovem, de 22 anos, já em janeiro, mas foi Biel, ex-Bahia, quem acabou por ser a escolha para reforçar o ataque de Rui Borges. Nesse sentido, o Sporting terá esperado para analisar o desenvolvimento do extremo canarinho.
O interesse do Sporting em Giorgi Kochorashvili, vale recordar, pode estar relacionado com uma eventual saída de Hidemasa Morita. Conforme revelado no Exclusivo Leonino os responsáveis verdes e brancos estão preocupados com a situação do internacional nipónico, nomeadamente com a possibilidade de uma saída a custo zero. Esta temporada, com a camisola do Levante, o centrocampista – avaliado em 4 milhões de euros – leva 20 encontros disputados, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 1.573 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou cinco golos e fez três assistências
Já no caso de Alisson a chegada a Alvalade terá ficado, na altura, em stand by, devido aos desenvolvimentos na contratação de Biel ao Bahia. Porém, e segundo avançou o Flashscore, os leões vão adquirir uma parte ainda maior do passe do jogador brasileiro, ultrapassando a concorrência do Leiria, por valores a rondar os dois milhões e meio de euros, de modo a garantir o extremo canarinho.
Antigo treinador da equipa principal dos leões e atual timoneiro da formação secundária continua sem descanso e sob alçada disciplinar
|
A SAD liderada por Frederico Varandas viu confirmado o castigo do TAD com uma multa no valor de 12.750 euros na sequência da queixa apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANFT), devido à falta de habilitações de João Pereira aquando a sua passagem, embora fugaz, pela equipa principal do Sporting.
A Direção leonina refutou a sanção e anunciou que irá recorrer da decisão que, recorde-se, é uma repetição do que já havia acontecido em relação a Ruben Amorim, que assumiu o comando dos verdes e brancos na segunda metade da época 2019/2020, vindo do Sporting de Braga, dado que também ele não reunia todos os requisitos para assumir a função.
João Pereira, recorde-se, foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal após a saída de Ruben Amorim para o Manchester United, a 11 de novembro, mas foi depois afastado do cargo pelo Presidente leonino, no passado mês de dezembro, sendo substituído por Rui Borges, técnico que foi contratado ao Vitória de Guimarães.
João Pereira deixou o Clube ao cabo de somente oito jogos (quatro derrotas, um empate e apenas três vitórias), não resistindo aos maus resultados obtidos. Mais tarde, o Sporting anunciaria que o treinador regressaria para assumir as funções na equipa B, função que desempenha atualmente. A equipa B dos verdes e brancos está atualmente a disputar a fase de apuramento de campeão da Liga 3, algo que nunca aconteceu, e João Pereira procura agora fazer regressar a turma secundária dos leões à segunda liga.
Quanto à equipa principal do Sporting, agora sob o comando de Rui Borges, leva cinco vitórias, duas derrotas e quatro empates em 11 jogos. O campeão nacional em título segue na primeira posição da Primeira Liga, com 51 pontos, mais quatro do que o Benfica, segundo classificado.
Estudo levantado mostra a comparação entre a turma de Rui Borges com os principais rivais diretos na Liga Portugal Betclic
|
As, recorrentes, lesões no Sporting têm sido uma grande dor de cabeça para Rui Borges no decorrer da temporada. Nesse sentido, surgem agora mais informações que comprovam a sobrecarga de jogos nos atletas leoninos, o que pode justificar os vários problemas que os verdes e brancos sofreram no decorrer desta temporada, de acordo com o diário Record.
No Sporting há 12 atletas que foram obrigados a parar e, em algumas situações, há mesmo repetentes em 2023/24, casos de Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Morita, Nuno Santos ou Pote. No caso dos dois últimos são os que geram mais dores de cabeça para Rui Borges. O ala deve falhar o que resta da temporada, enquanto o criativo teve uma recaída de uma lesão muscular e vai prolongar a ausência no conjunto do timoneiro luso.
Em relação aos principais rivais, Benfica e FC Porto apresentam o mesmo número de baixas na época e o cenário na Luz só ficou mais clínico na última jornada, com as graves lesões sofridas por Alexander Bah e Manu Silva, lateral e médio, respetivamente, que enfrentam uma longa paragem após o duelo com o Moreirense. Nesse sentido, há 76 jogos falhados por futebolistas dos encarnados, enquanto no Dragão esse registo está hoje ‘travado’ nos 71 duelos.
O Sporting, recorde-se, é, de longe, comparando com os rivais em Portugal, a equipa que tem jogadores com uma sobrecarga maior em 2024/25. São sete os jogadores da turma de Rui Borges que somam acima dos 2500 minutos esta temporada, sendo que no caso de Morten Hjulmand, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres a situação é bem mais dramática. O trio de atletas já está bem acima dos 3.000 minutos quando ainda estamos no início da segunda volta da Liga Portugal Betclic, motivo que pode preocupar o treinador leonino.
Além disso, há ainda os casos de Quenda (2.783), Maxi Araújo (2.310) e Geny Catamo (2.676) no Sporting que também já contam com sobrecarga nas pernas na presente época e podem vir a acumular mais tempo de jogo na turma de Rui Borges, face à ausência de alguns companheiros de equipa.
Antigo Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões critica a forma com o líder da SAD está a lidar com problema sério esta temporada
|
Jaime Marta Soares, antigo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, deixou várias críticas à gestão de Frederico Varandas pela sua gestão no que diz respeito à onda de lesões. "O Sporting tem um bom gabinete médico, mas, sinceramente, não estou a compreender a gestão que está a ser feita e aquilo que o gabinete médico transmite à equipa técnica", começou por desabafar.
Continuando os seus alertas, o antigo dirigente leonino sugere: "Por parte do presidente do Sporting já devia ter sido feito um esclarecimento, com os cuidados que são necessários nestas situações, sobre as lesões dos jogadores".
Jaime Marta Soares, nas suas declarações ao jornal 'Record', refere também que se recusa a culpar única e exclusivamente Rui Borges pela derrota pesada do Sporting frente à equipa do Borussia Dortmund. "Morita e Gyökeres estão sem ritmo e não conseguiram corresponder às alterações promovidas pelo treinador da segunda parte", argumentou, ilustrando que Rui Borges fez de tudo para que a formação verde e branca fosse vencedora.
Não obstante, criticou a que considera ser a excessiva utilização de Francisco Trincão um dos indiscutíveis para Rui Borges. "Não entendo por que não vai para o banco. É um jogador imaginativo, criativo, que, por vezes, marca golos espetaculares. Mas está sem força e não se esforça muito", justificou.
Vale lembrar que o Sporting entrou em campo na última terça feira, dia 11 de fevereiro, para jogar a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, diante do Borussia Dortmund, em Alvalade. Os leões ainda entraram bem e chegaram ao intervalo empatados, mas acabaram derrotados por 3-0. Agora, só uma exibição imaculada pode ajudar os leões a inverterem a situação, ainda que a estatística não seja nada favorável.