Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2025 | 22:44 |
Frederico Varandas não mostrou misericórdia pelos comunicados de Benfica e Porto, em relação ao polémico canto, que deu o golo ao Sporting, frente ao Santa Clara, numa partida que terminou com resultado final de 2-1. O Presidente verde e branco discursou na Gala Rugidos de Leão, e não deixou os homólogos de Benfica e Porto sem resposta.
Frederico Varandas: " Meus amigos, pura demagogia, falta de seriedade e tenham vergonha!"
"A seguir ao escândalo da final da Taça de Portugal, não é que aconteceu outro escândalo, a prova que o manto verde está forte e pujante, surgiu o canto dos Açores. Terminou o jogo e 30 minutos FC Porto e Benfica já tinham feito comunicado. Pelo escândalo e erro gravíssimo", começou por explicar Frederico Varandas.
O Presidente verde e branco prosseguiu: "E vamos de uma forma racional analisar o erro. No final dos descontos, o auxiliar assinala erradamente um canto a favor do Sporting. Eu estava na tribuna nem me apercebi de erro algum tal foi estranheza da trajetória da bola. Por se praticar futebol num relvado impraticável. Uma vergonha de relvado! A bola de repente parecia que tinha uma toupeira no relvado".
"E o fiscal levou-se pelo engano e marcou imagine-se, um canto! Parece que marcou um penálti, um golo irregular. Não! O arbitro enganou-se e marcou um canto. Analisem e vejam porque se enganou. Um canto, esse momento tático letal, que tem percentagem de três por cento de eficácia de golo!", ironizou, de seguida, Frederico Varandas.
A terminar, lembrou outro lance do jogo onde o árbitro decidiu contra os leões: "Mas vou admitir que o canto se transformou num penálti: um canto é golo. Vou admitir que sim. Vou analisar a primeira parte e não é que Suárez faz um remate que julgava que ia ser golo mas o guarda-redes faz uma defesa fantástica e árbitro erradamente marcou pontapé de baliza. Como ficamos agora? O mesmo raciocínio é que nos tiraram um golo na primeira parte. Meus amigos, pura demagogia, falta de seriedade e tenham vergonha!"
Internacional moçambicano vive um bom momento esta temporada, sendo escolha regular nas opções de Rui Borges, algo que está prestes a mudar
14 Nov 2025 | 18:52 |
Geny Catamo vai fazer o último jogo ao serviço do Sporting a 14 de dezembro, frente ao AVS SAD. O extremo moçambicano tem estado em bom plano esta temporada, fazendo parte das escolhas regulares de Rui Borges, mas essa situação está prestes a mudar.
Geny Catamo vai ser chamado por seu selecionador nacional para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN), que arranca no próximo mês de dezembro. A equipa nacional do jogador do Sporting vai realizar um estágio antes do início da prova, que se disputa em Marrocos, e as datas já estão definidas.
A Seleção moçambicana estagia, no Algarve, a partir de dia 15 de dezembro. Tal significa que o último jogo que Geny Catamo vai realizar pelo Sporting, em 2025, será a partida frente ao AVS SAD, que está marcada para dia 14 de dezembro. Depois, vai viajar para o sul do país, onde fica com a sua equipa nacional até partir para a competição continental.
A Taça das Nações Africanas tem, depois, início no dia 21 de dezembro, em Marrocos, estendendo-se até dia 18 de janeiro. Tal significa que Geny Catamo poderá estar fora das opções de Rui Borges durante cerca de um mês, e, a esse dado, junta-se ainda o desgaste acumulado de uma competição de seleções.
O extremo moçambicano vai falhar jogos importantes do Sporting no final do ano civil, onde se incluem Vitória de Guimarães, Rio Ave e Gil Vicente. Os leões correm o risco de ficar órfãos de Geny Catamo durante mais partidas, aí dependendo do desempenho de Moçambique na Taça das Nações Africanas.
Figura ligada ao Benfica concedeu entrevista, e voltou a atacar a arbitragem em Portugal, usando-se do Clube de Alvalade para o seu argumento
14 Nov 2025 | 18:41 |
Um dos nomes que foi cogitado para a corrida à Presidência do Benfica, Mauro Xavier, queixou-se das arbitragens em Portugal e disse que o Sporting foi 'ajudado' em mais de metade dos jogos que disputou neste edição da Liga Portugal Betclic. O associado encarnado concedeu uma entrevista ao Notícias ao Minuto, onde abordou o assunto.
"Os casos não se limitam ao que aconteceu no Estádio do Dragão com Fábio Veríssimo, ao lance que antecede o golo da vitória do Sporting frente ao Santa Clara nem às polémicas do Benfica-Casa Pia. Infelizmente, são muitos mais. O campeonato já vai na 11.ª jornada e o Sporting foi já beneficiado diretamente em seis desses 11 jogos", começou por apontar Mauro Xavier, sem detalhar, no entanto, quais foram esses encontros.
Depois, o sócio do Benfica apresentou algumas soluções: "Ainda assim, a Federação Portuguesa de Futebol recebeu do Governo a responsabilidade de organizar os quadros competitivos e manteve a arbitragem. Cabe aos clubes pedirem ao Governo que faça uma intervenção direta e cabe ao Governo perceber que a arbitragem precisa de levar uma volta muito grande, uma vez que, infelizmente, os dirigentes da FPF e da Liga ainda não perceberam que este modelo não está a contribuir com nada de positivo".
"Acho que é momento de adotar medidas concretas. Não podemos é deixar continuar com erros recorrentes que só têm prejudicado o Benfica, pelo que percebo a questão da agitação que está a acontecer. É aqui que o Governo pode entrar para tomar medidas com algo que já referi, que passa por retirar a arbitragem do cargo da FPF. Não há razão nenhuma para ser a FPF a gerir a arbitragem", explicou, de seguida, Mauro Xavier.
O adepto do Benfica terminou, da seguinte forma: "A arbitragem deve ser totalmente isenta e independente de tudo o resto. Depois, tem de haver uma tabela atualizada para os árbitros, tal como há para os clubes, de forma a que todos saibam a classificação geral dos árbitros ao longo da época".
Jogador ficou sem espaço no plantel principal do emblema verde e branco este verão, e continua a viver um período difícil nesta temporada 2025/26
14 Nov 2025 | 18:36 |
Jeremiah St. Juste revelou que começou a praticar Pilates, na sua página pessoal da rede social Instagram. O defesa-central neerlandês foi despromovido à equipa B do Sporting, por decisão de Frederico Varandas, este verão, mas continua a tentar manter-se em forma.
"Ganho mais flexibilidade nos músculos e, ao mesmo tempo, controlo e ativação dos músculos quando preciso. Comecei há algumas semanas, mas já sinto uma grande diferença na ativação e isso ajuda muito na velocidade e flexibilidade", começou por explicar Jeremiah St. Juste.
O central do Sporting prosseguiu: "É muito desafiante. Todos dizem isso, mas é realmente verdade, parece mais fácil, mas é muito desafiante. Recomendo isto a todos. Ajuda a compreender o corpo de várias maneiras. Como o corpo se move e como se pode ajustá-lo, por isso, é realmente muito útil".
Relembrar que Jeremiah St. Juste não vive o melhor momento esta temporada. Depois de ter estado perto de deixar Alvalade no verão, uma opção que recusou, o jogador foi relegado à equipa B verde e branca, deixando de fazer parte do plantel principal, às ordens de Rui Borges.
Jeremiah St. Juste está, assim, sob os comandos de João Gião. Apesar de não existir nenhuma indicação no sentido da não utilização do defesa-central, o jogador neerlandês de 29 anos continua à espera de somar os primeiros minutos a título oficial esta temporada.