
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Set 2025 | 08:30 |
Frederico Varandas cumpre esta segunda-feira, dia 8 de setembro, sete anos na Presidência do Sporting. O líder máximo do emblema verde e branco cumpre, assim, um momento importante da sua vida enquanto membro da Direção do Clube de Alvalade - numa altura em que lida com vários processos de renovação.
Foi em 2018 que Frederico Varandas venceu as eleições presidenciais no Sporting, para, na altura, fechar um ciclo muito conturbado da vida do Clube, que tinha começado com o infame ataque à Academia de Alcochete. Triunfou, na altura, contra João Benedito, antigo jogador de futsal dos leões, que terminou no segundo lugar das votações dos sócios.
Passados sete anos, Frederico Varandas encontra-se já no segundo mandato na Presidência do Sporting, depois de ter sido reeleito, nas eleições de 2022. Na altura, ganhou com esmagadora maioria de 85,8%, superando Nuno Sousa. Pode tornar-se o primeiro Presidente verde e branco a cumprir o segundo mandato em 40 anos.
Entretanto, e principalmente durante o segundo mandato à frente do Sporting, Frederico Varandas foi somando títulos, com o grande destaque a ser o futebol sénior masculino. Nessa secção, o Presidente verde e branco já viu a sua equipa ganhar um total de oito títulos, o que o coloca como um dos líderes de maior sucesso no Clube de Alvalade.
Três campeonatos nacionais, três Taças da Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. É este o palmarés de Frederico Varandas em sete anos de Presidência no Sporting, ainda com destaque, por exemplo, para a remodelação (e revolução) que fez no Estádio de Alvalade, praticamente completa nesta altura.
Treinador verde e branco sofreu a primeira derrota no campeonato na última partida, e depois viu os jogadores deixarem Alvalade para se juntarem às seleções
08 Set 2025 | 08:15 |
Ousmane Dioamnde, Maxi Araújo e Hidemasa Morita estão mais perto de estarem recuperados dos respetivos problemas físicos, e serão reavaliados, na próxima terça-feira, 9 de setembro, na Academia de Alcochete. Rui Borges estava privado do trio há algumas partidas.
Segundo avança o jornal A Bola, dos três, apenas Ousmane Diomande ainda não deverá estar apto para defrontar o Famalicão na próxima partida do Sporting, marcada já para sábado, dia 13 de setembro. O defesa-central costa-marfinense está perto do regresso, mas ainda não deverá ser dado como apto para ir a jogo.
Maxi Araújo e Hidemasa Morita são questões diferentes. Em relação ao ala uruguaio, foi o próprio a revelar que já deveria estar apto para disputar cerca de 30 minutos contra o Famalicão, valor que vai subir a cada partida que o lateral-esquerdo dispute ao serviço do Sporting, no lugar que tem sido ocupado por Ricardo Mangas durante a sua ausência - que lá deve continuar até haver recuperação a 100% por parte do sul-americano.
Hidemasa Morita não teve um problema grave, pelo que deve, também ele, estar muito perto de estar recuperado das dificuldades musculares de que sofreu. No caso do nipónico, que não viajou para reunir com a sua Seleção, é mais difícil ter a certeza, mas é possível que Kochorashvili mantenha a titularidade, pelo maior ritmo competitivo que traz neste momento.
O Sporting entra, esta segunda-feira, no terceiro de três dias de folga concedidos ao plantel verde e branco, por parte de Rui Borges. Os leões voltam amanhã aos trabalhos, e mesmo com muitos internacionais ainda nos estágios das suas seleções, o treinador já vai saber com quais dos lesionados vai voltar a poder contar, já com vista ao próximo encontro, com o Famalicão.
Defesa central neerlandês viveu situação muito incómoda recentemente no Clube de Alvalade, tendo até sido afastado do plantel principal dos leões
08 Set 2025 | 07:58 |
Jeremiah St. Juste vai esperar pelo mercado de transferências de janeiro para tentar concluir uma mudança para a Alemanha, que não se efetivou durante a janela de verão. O defesa-central neerlandês não vai vivendo dias fáceis em Alvalade, mas pode desbloquear a situação no início de 2026.
Quem avança com a informação é o jornal A Bola. Depois de ver passar o término da janela de transferências sem chegar a acordo para deixar o Sporting, St. Juste vive uma situação desconfortável no Clube de Alvalade, ao ter sido despromovido à equipa B verde e branca, devido ao que, explicado por Frederico Varandas, é um excesso de defesas-centrais no plantel de Rui Borges.
O neerlandês ficou com algumas opções no mercado, nomeadamente a Turquia, Arábia Saudita ou outro campeonato do médio oriente, mas continua a recusar estas opções, preferindo continuar a treinar na equipa B do Sporting a mudar-se para uma liga em que não tenha interesse. Igualmente, não chegaram propostas válidas aos leões depois do fecho da janela de transferências na Europa.
No entanto, há uma possibilidade que ganha força, e que faria com que St. Juste não terminasse a época no Sporting: a ida para a Alemanha já em janeiro. O defesa-central continua a contar com mercado na Bundesliga, como se viu na última janela de transferências de verão, e aprova uma mudança para esse campeonato que conhece bem, dos dias em que jogou no Mainz.
Jeremiah St. Juste vai ser pai ainda este mês, outro dos fatores para estar pouco recetivo a uma mudança radical na sua vida nesta altura, nomeadamente para cenários que desconhece por completo. Em janeiro, numa altura mais estável, o defesa-central poderá estar disposto a aceitar uma proposta para deixar Alvalade, mesmo a seis meses de se tornar jogador livre.
Médio verde e branco foi contratado ao Levante na última janela de transferências, e esteve ao serviço da sua Seleção a disputar a qualificação para o Mundial
08 Set 2025 | 07:44 |
Kochorashvili admitiu a importância de estar a bom nível no clube para poder ajudar a sua Seleção nacional, em declarações prestadas recentemente. O médio georgiano, que chegou ao Sporting este verão, proveniente do Levante, esteve em estágio com a sua equipa nacional da Geórgia.
Kochorashvili foi titular na partida da Geórgia, frente à Bulgária, que terminou com vitória do médio do Sporting, por 3-0. Disputou 77 minutos, até ser sido substituído, isto depois de já ter começado a titular também no jogo anterior, frente à Turquia, que terminou com derrota georgiana (3-2).
No final do encontro, aproveitou para deixar algumas declarações, onde lembrou a importância dos bons desempenhos ao nível do clube: "O mais importante foi que ganhámos. Depois da derrota com a Turquia [3-2], esta vitória era importante".
"Agora, vamos regressar aos nossos clubes. É importante jogar bem no clube e depois voltar à concentração da seleção numa boa forma para o jogo contra a Espanha", atirou Kochorashvili, pensando não só nos próximos desafios do Sporting, mas também nos encontros que se seguem para a Geórgia, na paragem de seleções de outubro.
Kochorashvili, médio georgiano de 26 anos, vai, agora, regressar a Portugal, para retomar os trabalhos no Sporting. Tendo em conta as dificuldades físicas que Morita tem sentido, o ex Levante tem tudo para manter a titularidade na equipa de Rui Borges no próximo desafio: deslocação ao Famalicão, no próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 20h30.