
Futebol
Vagiannidis escolhe os cinco melhores jogadores de sempre; Reforço do Sporting conta tudo
06 Set 2025 | 22:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Set 2025 | 08:06 |
Frederico Varandas tem em curso as conversas para quatro renovações chave na equipa do Sporting: Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Ousmane Diomande. São estes os nomes, e por esta ordem, que vão dando trabalho ao Presidente verde e branco, já depois do fecho do mercado de transferências.
Por ordem, então, o Clube vai começar por Francisco Trincão, até porque é um dos que tem a renovação mais próxima de estar concluída. O extremo, que já tinha contrato até 2027, deve renovar até 2030, com direito a aumento salarial e a entrar no lote de capitães do Clube - um reconhecimento do estatuto que ganhou em Alvalade nas últimas temporadas, e que concretiza um plano que já foi posto em andamento com a compra da parte do passe que faltava, ao Barcelona.
Depois, Pedro Gonçalves, que segundo o jornal A Bola, vai realizar uma renovação mais simbólica que outra coisa. O médio/extremo, internacional por Portugal, tem contrato até 2027, que se deve prolongar por mais um ano, sendo que a cláusula deve manter-se cifrada nos 80 milhões de euros. O Sporting fica, assim, protegido, caso o jogador venha a sofrer assédio no mercado de transferências do próximo verão.
Geny Catamo também vai ver o seu contrato revisto, neste caso, quase como um reconhecimento da importância que tem ganho na equipa. O extremo tem vínculo válido até 2028, pelo que é possível que os anos de duração não se alterem (nem a cláusula, que está nos 60 milhões), mas o moçambicano vai ver o seu salário aumentado, ele que está num dos patamares mais baixos no plantel verde e branco.
Por último, Ousmane Diomande. O processo do costa-marfinense tem ficado na gaveta, e os leões sabem que não vai ser fácil, mas vão, agora, avançar com as conversas para a renovação. O seu contrato termina em 2027, pelo que qualquer alteração deve passar pela extensão do vínculo que o liga a Alvalade, de modo a proteger os leões dos emblemas de ligas com maiores capacidades financeiras.
Clube de Alvalade terá feito compromisso com o médio nipónico acerca da temporada 2025/26, e da sua situação no emblema verde e branco
07 Set 2025 | 07:51 |
Hidemasa Morita não vai renovar com o Sporting, mas também não vai deixar o Clube de Alvalade até ao final do seu contrato. O médio nipónico foi um dos jogadores muito apontados à saída neste mercado de verão, mas acabou por permanecer no conjunto às ordens de Rui Borges, devido a um compromisso feito com a Direção verde e branca. Relembrar que o jogador recebeu boas notícias recentemente.
A verdade é que Hidemasa Morita já entrou no último ano de contrato, o que significa que vai deixar o Clube como jogador livre no próximo verão. Esta situação motivou o Sporting a tentar arranjar solução para o médio no mercado este verão, uma solução que também agradava ao jogador, que queria testar campeonatos mais competitivos enquanto estava no máximo das suas capacidades físicas.
Esta mensagem foi transmitida pelo jogador à Direção verde e branca, que acedeu ao pedido, desde que o valor pago fosse justo. As propostas chegaram, e o Sporting chegou a entrar em conversas com o Wolverhampton - só que as sucessivas lesões musculares de Hidemasa Morita na reta final da temporada fizeram o negócio arrefecer, até se tornar impossível.
O jornal Record revela que, posto este cenário, Rui Borges percebeu que existia a possibilidade de Morita ficar em Alvalade para 2025/26, e pediu-lhe exatamente isso: que fizesse parte do seu grupo de trabalho. Depois de um período de reflexão, o médio acedeu ao pedido do treinador português, e chegou a um compromisso com os responsáveis do Sporting: vai ser leão até ao fim do contrato sem forçar a saída a qualquer momento, mas com a condição de que não irá renovar o vínculo com os leões.
A verdade é que o facto de Hidemasa Morita ter custado apenas 3,45 milhões de euros ao Santa Clara foi um fator importante na equação. Sem um grande investimento para reaver, o Sporting escolheu o rendimento desportivo que o médio pode dar ao invés de alguma contrapartida financeira para deixar o jogador sair já este verão.
Defesa-central com formação na Academia Cristiano Ronaldo já sabe o que fazer acerca da situação complicada que vai vivendo em Alvalade
07 Set 2025 | 07:36 |
Eduardo Quaresma mantém-se totalmente focado na missão de conquistar o seu lugar no plantel às ordens de Rui Borges. O defesa-central foi um dos jogadores do bicampeonato do Sporting em 2024/25, mas parece não viver o melhor momento em Alvalade no arranque da presente temporada.
Isto porque, depois de acabar a última época a titular - e com direito a golo especial (e muito importante), nos últimos minutos da partida da 32ª jornada, frente ao Gil Vicente - Eduardo Quaresma tem vindo a perder espaço nas escolhas de Rui Borges no conjunto verde e branco.
E a verdade é que, até ao momento, soma zero minutos em partidas oficiais em 2025/26. O defesa-central formado na Academia Cristiano Ronaldo não foi lançado, nem do banco, nem a titular, em nenhuma das cinco partidas disputadas pelos leões até ao momento, nesta temporada.
Eduardo Quaresma parece ter sido remetido, por Rui Borges, para a posição de quarto central na hierarquia do Sporting. A titulares começaram Diomande e Inácio, sendo que o primeiro foi substituído por Debast quando se lesionou, que a partir desse momento assumiu a titularidade. Esta situação, no entanto, não trava Eduardo Quaresma de manter o mesmo foco que já demonstrou no passado,.
O jornal Record avança mesmo que Eduardo Quaresma só pensa em dar a volta ao texto, até porque não é a primeira vez que começa mal e acaba bem. Quem parece concordar com o central é o próprio Rui Borges, que já afirmou que o jovem de 23 anos "merecia ser titular" até porque "tem trabalhado excecionalmente bem".
Defesa central neerlandês foi relegado para a equipa B, após recusar várias propostas para sair de Alvalade antes do final do seu contrato
07 Set 2025 | 03:00 |
Carlos Severino abordou a novela em torno de Jeremiah St. Juste. Numa entrevista em Exclusivo para o nosso Jornal, o antigo candidato à presidência vê com naturalidade a despromoção do central para a equipa B, depois de uma polémica em que o jogador deixou um comunicado nas suas redes sociais, que já obteve resposta do Clube de Alvalade.
Carlos Severino: "St. Juste? O Sporting não é a Santa Casa da Misericórdia"
“Desde que Jeremiah St. Juste está no Sporting esteve quase dois anos com lesões. De facto, o Sporting não é a Santa Casa da Misericórdia nem pode ser. Naturalmente, que o jogador não estando operacional sistematicamente e não há consistência na participação dele na equipa, o Sporting não precisa de um jogador nessas condições”, começa por dizer.
Além dos vários problemas físicos, Carlos Severino menciona o novo sistema de Rui Borges como um fator para a perda de espaço de St. Juste: “É uma peça a menos para o Sporting. Com a chegada do Rui Borges e como este seu novo sistema, o Sporting não precisa de tantos centrais e até concordo com o que o Presidente disse, ele é o quinto central”.
Carlos Severino: "St. Juste? Tem de perceber que, neste momento, já não é útil para o Sporting"
Em jeito de conclusão, o antigo Diretor de Comunicação do Sporting admite que esta situação é desagradável para todas as partes e deseja que seja resolvida o mais rápido possível: “Não havia necessidade disto. Ele não aceitou as propostas que foram feitas e passou naturalmente para a equipa B, que é uma equipa profissional. Ele tem um contrato profissional com o Sporting, por isso não há nenhuma ilegalidade”.
“Não é uma situação agradável, nem para ele nem para o Sporting e espero que seja resolvida o mais depressa possível, que ainda há mercados abertos. É uma situação desagradável para toda a gente, mas o jogador tem de perceber que, neste momento, já não é útil para o Sporting”, terminou Carlos Severino.