Futebol
Frederico Varandas prepara contrato melhorado para novo capitão do Sporting
28 Jul 2026 | 10:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mai 2025 | 09:59 |
O lance de Matheus Reis com Andrea Belotti, na final da Taça de Portugal, continua a fazer correr muita tinta. Após queixa do Benfica ao Conselho de Disciplina e de César Boaventura à Procuradoria Geral da República, o defesa do Sporting poderá até ser preso, revela Gonçalo Almeida, advogado especializado.
Gonçalo Almeida: "Repetição está fora de questão"
"O regulamento da Taça de Portugal, no seu artigo 23.º, que diz respeito a jogo anulado e mandado repetir por motivo de protesto, dita que pode ser anulado um jogo e mandar-se repetir o mesmo, isso é evidente. Mas para este processo, a participação teria de ser feita num prazo de 24 horas junto da Federação Portuguesa de Futebol, que é a entidade que organiza esta prova", disse, ao Notícias ao Minuto, afastando a hipótese de novo dérbi, como pediu César Boaventura.
O advogado explicou ainda que, após tal procedimento, seria necessário comprovar que o lance teve influencia direta no desfecho da partida, algo que afasta desde já: "Este erro de arbitragem, apesar de grosseiro, claro e inexplicável do ponto de vista do VAR e altamente provável de ter influenciado o resultado, não dá certezas absolutas que isso se verificaria. Neste caso, se a expulsão dos dois jogadores do Sporting - Matheus Reis e Maxi Araújo - poderia nem ter uma relação direta com o resultado final da partida, até porque já vimos, no passado, equipas com menos jogadores ganharem as partidas, pelo que tenho sérias dúvidas que o CJ julgasse o protesto como procedente".
Gonçalo Almeida: "Matheus Reis pode ser condenado a pena de prisão até três anos"
Quanto aos possíveis castigos ao defesa, Gonçalo Almeida foi claro: "Temos de distinguir, logo à partida, a responsabilidade disciplinar e a responsabilidade penal. No âmbito da responsabilidade disciplinar, estaremos perante ofensas corporais face a um colega, e aí, se tivesse resultado em injúrias físicas ou psicológicas, seria um castigo de dois a 12 jogos de suspensão. Não tendo resultado, como parece ser o caso, nesse tipo de danos, seria de um a oito jogos de castigo. As multas seriam insignificantes para os clubes, visto que seriam entre 500 e 1.000 euros".
"Já no que concerne à responsabilidade penal, de facto, estando perante um crime de ofensa à integridade física simples, que poderá significar ser uma pena de prisão até três anos, ou pena de multa, prevista no artigo 143.º do código penal. Caso esta fosse agravada, ou seja, se tivessem existido injúrias físicas ou psicológicas ao atleta em questão, ou se a conduta for especialmente censurável ou perversa, conforme indica o artigo 144.º do código penal, estaríamos perante um crime público e poderíamos ter uma moldura penal com pena de prisão de dois a 10 anos", admitiu o especialista.
Gonçalo Almeida: "Se Matheus Reis matasse Belotti, era um homicídio qualificado"
Gonçalo Almeida pede ainda uma pena severa para Matheus Reis, partindo do princípio que o caso poderia, eventualmente, ter consequências mais graves: "O que se passa num campo de futebol não pode ficar no campo de futebol... Não estamos em Las Vegas. Imagine-se que o jogador em vez de pisar a cabeça, mata o seu colega de profissão, ou seja, estaríamos perante um caso de homicídio qualificado, continuamos pávidos e serenos e dizer que foi num campo de futebol então não se passou nada? Como é óbvio, não é assim! O desporto não pode servir para ilibar criminosos da prática dos seus crimes. Uma pessoa que cometa um crime, independentemente do crime e do local onde se encontra, tem de ser julgado por isso".
Confira, aqui, o vídeo de homenagem a Matheus Reis, depois de cumprir 200 jogos no Sporting:
Conhecido adepto do Clube de Alvalade fez comentários sobre as vendas e rumores do mercado de transferências até ao momento
29 Jul 2026 | 03:00 |
Saídas anunciadas de Francisco Trincão e Morten Hjulmand e iminentes de Pote e Ousmane Diomande fazem parte do "novo Sporting", diz Eduardo Madeira. Neste exclusivo Leonino, o conhecido humorista e adepto leonino considera que as vendas são necessárias.
Eduardo Madeira: "Sporting também precisa de se refrescar"
"São jogadores incríveis. Ganharam tudo pelo Clube. Deram tudo ao Clube, mas é preciso haver renovação. Creio que a ambição e a força deles estava desgastadas. Precisam de novos desafios e outros ares e o Sporting também precisa de se refrescar. Tenho pena de os ver partir, mas é assim que funciona. Não podiam ficar aqui para sempre. Ou melhor, até ficam. Os seus nomes ficam ligados a vários troféus que estão no museu do Sporting", disse ao nosso jornal.
O encontro do Troféu Cinco Violinos contra o Mónaco também foi tema, e o ator afirmou que a equipa de Rui Borges joga um futebol entusiasmante. "A equipa joga um futebol agradável. É ,aliás, surpreendente que nesta fase já joguem tanto. Há fome de golos e passam bem a bola. Isto promete", falou.
Eduardo Madeira: "Não me lembro de ver o Sporting a trocar tão bem a bola"
Acerca dos reforços, Eduardo Madeira destaca Jesse Derry, Ibrahima Ba e Rodrigo Zalazar, deixando a ressalva de que nunca viu uma equipa do Sporting com tanta qualidade numa pré-época. "Reforços mais entusiasmantes? Derry, Ba e Zalazar, mas todos têm dado boas indicações. Não me lembro de ver o Sporting a trocar tão bem a bola e a criar oportunidades nesta fase da época há muito", afirmou.
No término da entrevista, o adepto Sportinguista abordou os assobios que Luis Suárez recebeu na partida de apresentação aos sócios devido a uma possível mudança para o Fenerbahçe. Eduardo Madeira defende que o avançado colombiana tem de ser "orientado", mas que teve uma má atitude que não pode ser repetida. "Suárez é craque, mas é também um jovem que precisa de ser orientado e bem aconselhado. O futebol está cheio de jogadores que fazem trapalhadas e se precipitam. Vamos ver neste caso, o atleta merece uma segunda chance, ele e o empresário dele. O Clube está a lidar bem com ele e sabe que tem alguém que não se portou muito bem agora. Por isso acredito que deve estar a ser alvo de uma vigilância especial. O futuro ditará se foi só um erro ou se é melhor meter o jogador na secção náutica, ou seja, ir de vela", rematou.
Equipa dos verdes e brancos foram a jogo diante da formação minhota no decorrer do dia desta terça-feira, 28 de julho, marcada por triunfo
28 Jul 2026 | 17:30 |
A equipa de sub-23 do Sporting terminou o estágio realizado em Lousada com uma vitória por 1-0 diante do Braga. O encontro particular permitiu a Leandro Grimi encerrar esta fase da preparação com um resultado positivo antes do regresso à Academia Cristiano Ronaldo.
O único golo da partida surgiu aos 79 minutos, por intermédio de Ivanildo Mendes. O extremo apareceu em zona de finalização e, com um remate certeiro, garantiu o triunfo dos jovens leões no derradeiro teste realizado durante o estágio.
Ivanildo Mendes realizou parte da formação nos Países Baixos, ao serviço do Feyenoord, antes de chegar ao Sporting na temporada 2021/22. O jovem tem vindo a cumprir o percurso nos escalões de formação leoninos e procura agora afirmar-se na equipa de sub-23 orientada por Leandro Grimi.
Concluída a preparação em Lousada, o Sporting vira atenções para a estreia na Liga Next Gen, nova designação da competição do escalão. Os verdes e brancos iniciam a prova no dia 11 de agosto, com uma receção à União de Leiria na primeira jornada.
O calendário reserva ainda um dérbi frente ao Benfica na terceira ronda, agendado para 25 de agosto, na Academia Cristiano Ronaldo. A primeira fase será composta por 16 partidas, oito em casa e oito fora, e termina para os leões a 22 de dezembro, diante do Felgueiras.
Os oito primeiros classificados seguem para a luta pelo título nacional, enquanto as equipas posicionadas entre o nono e o 20.º lugares vão disputar o acesso à Taça Next Gen, prevista para o início de 2027. Além de União de Leiria e Benfica, o Sporting terá pela frente Vizela, Estrela da Amadora, Leixões, Estoril, Rio Ave, Farense, Torreense e Felgueiras.
Jogador continua a realizar trabalho de recuperação às ordens do departamento médico dos verdes e brancos e não joga desde maio
28 Jul 2026 | 14:39 |
Nuno Santos continua afastado dos trabalhos de grupo do Sporting e sem um prazo definido para regressar aos relvados. O ala, de 31 anos, foi apresentado aos adeptos no encontro com o Mónaco, mas mantém-se a realizar trabalho individualizado na Academia Cristiano Ronaldo.
De acordo com o jornal A Bola, o departamento médico leonino ainda não estabeleceu uma data para o regresso do jogador. A estrutura pretende evitar qualquer precipitação num processo clínico delicado, privilegiando uma recuperação completa antes de autorizar a reintegração no plantel de Rui Borges.
O calvário de Nuno Santos começou em outubro de 2024, quando sofreu uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito. Depois de vários meses afastado, o regresso à competição ficou marcado por novas queixas musculares e algumas recaídas, que limitaram a sua utilização na última temporada.
O esquerdino somou apenas 211 minutos pelo Sporting em 2025/26 e não compete desde 4 de maio, data em que participou durante 20 minutos no triunfo por 5-1 frente ao Vitória de Guimarães. Para já, continuará a trabalhar à margem do grupo até reunir todas as condições físicas.
Apesar de entrar na última época do contrato, uma saída não está em cima da mesa neste momento. Nuno Santos continua a ser visto como um elemento importante no balneário, tanto pela experiência acumulada como pelo papel desempenhado na integração dos jogadores mais jovens. Uma possível renovação continua sob análise da Direção.