Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mai 2025 | 08:59 |
O lance de Matheus Reis com Andrea Belotti, na final da Taça de Portugal, continua a fazer correr muita tinta. Após queixa do Benfica ao Conselho de Disciplina e de César Boaventura à Procuradoria Geral da República, o defesa do Sporting poderá até ser preso, revela Gonçalo Almeida, advogado especializado.
Gonçalo Almeida: "Repetição está fora de questão"
"O regulamento da Taça de Portugal, no seu artigo 23.º, que diz respeito a jogo anulado e mandado repetir por motivo de protesto, dita que pode ser anulado um jogo e mandar-se repetir o mesmo, isso é evidente. Mas para este processo, a participação teria de ser feita num prazo de 24 horas junto da Federação Portuguesa de Futebol, que é a entidade que organiza esta prova", disse, ao Notícias ao Minuto, afastando a hipótese de novo dérbi, como pediu César Boaventura.
O advogado explicou ainda que, após tal procedimento, seria necessário comprovar que o lance teve influencia direta no desfecho da partida, algo que afasta desde já: "Este erro de arbitragem, apesar de grosseiro, claro e inexplicável do ponto de vista do VAR e altamente provável de ter influenciado o resultado, não dá certezas absolutas que isso se verificaria. Neste caso, se a expulsão dos dois jogadores do Sporting - Matheus Reis e Maxi Araújo - poderia nem ter uma relação direta com o resultado final da partida, até porque já vimos, no passado, equipas com menos jogadores ganharem as partidas, pelo que tenho sérias dúvidas que o CJ julgasse o protesto como procedente".
Gonçalo Almeida: "Matheus Reis pode ser condenado a pena de prisão até três anos"
Quanto aos possíveis castigos ao defesa, Gonçalo Almeida foi claro: "Temos de distinguir, logo à partida, a responsabilidade disciplinar e a responsabilidade penal. No âmbito da responsabilidade disciplinar, estaremos perante ofensas corporais face a um colega, e aí, se tivesse resultado em injúrias físicas ou psicológicas, seria um castigo de dois a 12 jogos de suspensão. Não tendo resultado, como parece ser o caso, nesse tipo de danos, seria de um a oito jogos de castigo. As multas seriam insignificantes para os clubes, visto que seriam entre 500 e 1.000 euros".
"Já no que concerne à responsabilidade penal, de facto, estando perante um crime de ofensa à integridade física simples, que poderá significar ser uma pena de prisão até três anos, ou pena de multa, prevista no artigo 143.º do código penal. Caso esta fosse agravada, ou seja, se tivessem existido injúrias físicas ou psicológicas ao atleta em questão, ou se a conduta for especialmente censurável ou perversa, conforme indica o artigo 144.º do código penal, estaríamos perante um crime público e poderíamos ter uma moldura penal com pena de prisão de dois a 10 anos", admitiu o especialista.
Gonçalo Almeida: "Se Matheus Reis matasse Belotti, era um homicídio qualificado"
Gonçalo Almeida pede ainda uma pena severa para Matheus Reis, partindo do princípio que o caso poderia, eventualmente, ter consequências mais graves: "O que se passa num campo de futebol não pode ficar no campo de futebol... Não estamos em Las Vegas. Imagine-se que o jogador em vez de pisar a cabeça, mata o seu colega de profissão, ou seja, estaríamos perante um caso de homicídio qualificado, continuamos pávidos e serenos e dizer que foi num campo de futebol então não se passou nada? Como é óbvio, não é assim! O desporto não pode servir para ilibar criminosos da prática dos seus crimes. Uma pessoa que cometa um crime, independentemente do crime e do local onde se encontra, tem de ser julgado por isso".
Confira, aqui, o vídeo de homenagem a Matheus Reis, depois de cumprir 200 jogos no Sporting:
Após ser afastado do comando técnico do Manchester United, o técnico português quer decidir um novo rumo na sua carreira
07 Jan 2026 | 17:27 |
O futebol português pode entrar em uma nova era. Ruben Amorim é visto como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, de acordo com as informações avançadas pelo prestigiado jornal britânico Daily Mail. O técnico de 40 anos, que se encontra livre no mercado desde a passada segunda-feira, surge como a solução de emergência preferida pela estrutura encarnada.
A mesma fonte adianta que José Mourinho está sob enorme pressão devido à falta de resultados positivos no Benfica. Atualmente, a equipa encontra-se a uma distância considerável de 10 pontos do líder Porto no campeonato, uma desvantagem que começa a ser vista como irrecuperável. Perante este cenário, a posição do técnico torna-se cada vez mais vulnerável, mas em Alvalade também o nome de Rui Borges começa a ficar instável no panorama das opções, com a eliminação na Taça da Liga.
A confirmar-se esta eventual contratação, estaríamos perante uma autêntica bomba no futebol português. A mudança de um treinador com o historial recente de Ruben Amorim para um dos maiores rivais do seu anterior clube em solo luso seria um dos momentos mais polémicos e mediáticos da história do desporto nacional.
Importa recordar que a passagem de Ruben Amorim pelo Manchester United chegou ao fim após 14 meses de muitos desafios e tensões internas. Contratado em novembro de 2024, o técnico português enfrentou ciclos de maus resultados, chegando a levar os red devils ao 15.º lugar da Premier League. No entanto, a sua queda definitiva em Old Trafford deveu-se a um desentendimento público com a estrutura do clube inglês, que culminou num despedimento avaliado em 11 milhões de euros de indemnização após uma conferência de imprensa explosiva.
Antes da aventura em Inglaterra, Amorim viveu um trajeto de glória absoluta enquanto treinador do Sporting, onde construiu a sua reputação como um dos melhores técnicos da nova geração mundial. Entre março de 2020 e novembro de 2024, guiou os leões à conquista de cinco troféus, incluindo dois títulos de campeão nacional que puseram fim a um longo jejum do clube de Alvalade.
Jogador que tem vindo a dar frutos em Alvalade garantiu um lugar de destaque entre os principais ativos do futebol mundial da atualidade
07 Jan 2026 | 15:48 |
Geovany Quenda continua a quebrar barreiras e a surpreender os analistas de mercado. De acordo com a mais recente lista do Observatório do Futebol (CIES) sobre o valor de mercado dos jogadores profissionais, o jovem talento formado no Sporting garantiu um lugar entre os 100 futebolistas mais valiosos da atualidade.
O craque de apenas 18 anos encontra-se no 78.º lugar com um valor de mercado de 70,1 milhões de euros. Está à frente de Rodrigo Mora, do Porto, que se encontra nas últimas posições, no 94.º lugar, com uma cotação avaliada em 64,1 milhões.
Neste lote de 100 atletas, destaca-se também Nuno Mendes, que representou o Sporting entre 2019 e 2021, e atualmente é um dos melhores jogadores do mundo, está avaliado em 85,5 milhões de euros, encontrando-se no 44.º lugar. Esta lista é liderada por Lamine Yamal, do Barcelona, com um valor astronómico de 343 milhões.
Este crescimento exponencial de Geovany Quenda reflete não só o rendimento desportivo do extremo ao serviço do Sporting, mas também o impacto da sua transferência para o Chelsea. Embora continue a defender as cores do clube leonino, a operação financeira que selou a sua mudança para Londres, avaliada em cerca de 50 milhões de euros fixos, podendo atingir valores superiores mediante objetivos, catapultou a sua cotação para patamares de elite.
A pérola leonina, na atual temporada, estava a destacar-se na equipa de Rui Borges, com cinco golos e oito assistências num total de 22 jogos disputados. Porém, o atleta não joga desde inícios de dezembro devido a uma fratura no pé, à qual já foi operado, e é um dos vários jogadores indisponíveis nesta altura.
Leões falharam o acesso à final da Taça da Liga e permanência de Rui Borges é posta em causa nesta fase da temporada desportiva
07 Jan 2026 | 15:16 |
Após a derrota do Sporting diante do Vitória de Guimarães, José Calado, antigo jogador do Benfica e atual comentador desportivo, criticou Frederico Varandas sobre a situação atual dos leões que pode levar ao desgaste do treinador Rui Borges.
Fruto da eliminação dos verdes e brancos da Taça da Liga, começou a surgir a hipótese de Ruben Amorim suceder Rui Borges no cargo de técnico leonino. Calado comentou esta situação, comparando ao que já se passou nos encarnados: “Sei o que aconteceu no Benfica, quando foi o caso Jorge Jesus. Cada vez que as coisas não corriam bem a um treinador no clube, o nome de Jorge Jesus pairava em cima da mesa”.
José Calado considera que o mesmo poderá acontecer a Rui Borges e que poderá levar a um “grande desgaste”. Recordar que o Sporting não vence há dois jogos consecutivos na temporada, série que começou com o empate (1-1) em Barcelos, frente ao Gil Vicente, na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
José Calado: "Varandas encheu o peito"
Além disso, de seguida, o comentador afeto aos encarnados criticou Frederico Varandas, afirmando que o presidente leonino não tem moral nenhuma para comentar alguma coisa sobre arbitragem. “Encheu o peito. Agora não tem moral nenhuma para falar de arbitragens. Mesmo que haja erros, ele não pode dizer nada porque disse que erros são humanos e para deixar os árbitros trabalhar”.
No final, Calado desafiou o Presidente do Sporting a tomar uma decisão sobre Rui Borges. “É altura de chegar-se à frente e para não deixar desestabilizar a sua equipa e o seu treinador, precisa de dizer que aconteça o que acontecer, Rui Borges é o seu treinador até ao final do seu contrato”.