Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Gonçalo Almeida dá notícia terrível a Matheus Reis e Sporting nem acredita

Advogado especializado em futebol abordou caso do defesa verde e branco e informações reveladas podem ser bastante prejudiciais

Gonçalo Almeida, advogado especializado em futebol, diz que Matheus Reis, defesa do Sporting, pode ser preso pelo lance com Belotti
Gonçalo Almeida, advogado especializado em futebol, diz que Matheus Reis, defesa do Sporting, pode ser preso pelo lance com Belotti

  |

Icon Comentário0

O lance de Matheus Reis com Andrea Belotti, na final da Taça de Portugal, continua a fazer correr muita tinta. Após queixa do Benfica ao Conselho de Disciplina e de César Boaventura à Procuradoria Geral da República, o defesa do Sporting poderá até ser preso, revela Gonçalo Almeida, advogado especializado.


Gonçalo Almeida: "Repetição está fora de questão"


"O regulamento da Taça de Portugal, no seu artigo 23.º, que diz respeito a jogo anulado e mandado repetir por motivo de protesto, dita que pode ser anulado um jogo e mandar-se repetir o mesmo, isso é evidente. Mas para este processo, a participação teria de ser feita num prazo de 24 horas junto da Federação Portuguesa de Futebol, que é a entidade que organiza esta prova", disse, ao Notícias ao Minuto, afastando a hipótese de novo dérbi, como pediu César Boaventura.


O advogado explicou ainda que, após tal procedimento, seria necessário comprovar que o lance teve influencia direta no desfecho da partida, algo que afasta desde já: "Este erro de arbitragem, apesar de grosseiro, claro e inexplicável do ponto de vista do VAR e altamente provável de ter influenciado o resultado, não dá certezas absolutas que isso se verificaria. Neste caso, se a expulsão dos dois jogadores do Sporting - Matheus Reis e Maxi Araújo - poderia nem ter uma relação direta com o resultado final da partida, até porque já vimos, no passado, equipas com menos jogadores ganharem as partidas, pelo que tenho sérias dúvidas que o CJ julgasse o protesto como procedente".

Gonçalo Almeida: "Matheus Reis pode ser condenado a pena de prisão até três anos"


Quanto aos possíveis castigos ao defesa, Gonçalo Almeida foi claro: "Temos de distinguir, logo à partida, a responsabilidade disciplinar e a responsabilidade penal. No âmbito da responsabilidade disciplinar, estaremos perante ofensas corporais face a um colega, e aí, se tivesse resultado em injúrias físicas ou psicológicas, seria um castigo de dois a 12 jogos de suspensão. Não tendo resultado, como parece ser o caso, nesse tipo de danos, seria de um a oito jogos de castigo. As multas seriam insignificantes para os clubes, visto que seriam entre 500 e 1.000 euros".

"Já no que concerne à responsabilidade penal, de facto, estando perante um crime de ofensa à integridade física simples, que poderá significar ser uma pena de prisão até três anos, ou pena de multa, prevista no artigo 143.º do código penal. Caso esta fosse agravada, ou seja, se tivessem existido injúrias físicas ou psicológicas ao atleta em questão, ou se a conduta for especialmente censurável ou perversa, conforme indica o artigo 144.º do código penal, estaríamos perante um crime público e poderíamos ter uma moldura penal com pena de prisão de dois a 10 anos", admitiu o especialista.

Gonçalo Almeida: "Se Matheus Reis matasse Belotti, era um homicídio qualificado"

Gonçalo Almeida pede ainda uma pena severa para Matheus Reis, partindo do princípio que o caso poderia, eventualmente, ter consequências mais graves: "O que se passa num campo de futebol não pode ficar no campo de futebol... Não estamos em Las Vegas. Imagine-se que o jogador em vez de pisar a cabeça, mata o seu colega de profissão, ou seja, estaríamos perante um caso de homicídio qualificado, continuamos pávidos e serenos e dizer que foi num campo de futebol então não se passou nada? Como é óbvio, não é assim! O desporto não pode servir para ilibar criminosos da prática dos seus crimes. Uma pessoa que cometa um crime, independentemente do crime e do local onde se encontra, tem de ser julgado por isso".

Confira, aqui, o vídeo de homenagem a Matheus Reis, depois de cumprir 200 jogos no Sporting:


Futebol

Futebol na TV (3 de junho): Portugal tem teste de fogo na Liga das Nações feminina

Seleção nacional tem, esta terça-feira, um duelo decisivo na prova, mas há mais futebol para ver, em particular no que diz respeito ao futebol de formação

Futebol na TV: A seleção nacional feminina tem um importante jogo esta terça-feira que irá definir o futuro na Liga das Nações
Futebol na TV: A seleção nacional feminina tem um importante jogo esta terça-feira que irá definir o futuro na Liga das Nações

  |

Icon Comentário0

Esta quarta-feira, dia 3 de junho, começa com o Torneio Maurice Revello, uma competição dedicada a jovens talentos do futebol mundial. A equipa sub-20 do Mali defronta a congénere do Panamá, às 13h00, e mais tarde, às 16h30, a França enfrenta a Arábia Saudita.


Já perto do final da tarde, os holofotes viram-se para a UEFA Women’s Nations League, com duas partidas de grande relevância. Portugal mede forças com a Bélgica, num duelo de sobrevivência pela permanência na prova, e, ao mesmo tempo, Espanha e Inglaterra protagonizam um intenso jogo, sendo estas duas das seleções mais talentosas da atualidade. Para fechar o dia, também para esta competição, Suécia e Dinamarca têm agendado um duelo nórdico.


Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta terça-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Mali - Panamá [S20]: 13h00, T. Maurice Revello, SportTV 3;
• França [S20] - Arábia Saudita: 16h30, T. Maurice Revello, SportTV 3;
• Portugal - Bélgica: 18h00, UEFA Women’s Nations League, RTP1;
• Espanha - Inglaterra: 18h00, UEFA Women’s Nations League, SportTV 1;
• Suécia - Dinamarca: 18h30, UEFA Women’s Nations League, SportTV 2.
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.



Futebol

Hulk pode ser reforço do Sporting: Avançado já treina na Academia Cristiano Ronaldo

Rui Borges está muito atento aos desenvolvimentos no mercado de verão e leões já preparam próxima temporada a todo o gás

Marco ‘Santi’ Santos, Cristiano ‘Hulk’ Macedo e Sacha Brouxel já treinam na Academia do Sporting, com Rui Borges atento
Marco ‘Santi’ Santos, Cristiano ‘Hulk’ Macedo e Sacha Brouxel já treinam na Academia do Sporting, com Rui Borges atento

  |

Icon Comentário0

O Sporting planeia contratar três jovens promessas do futebol luxemburguês, nas figuras de Marco ‘Santi’ Santos, Cristiano ‘Hulk’ Macedo e Sacha Brouxel. Os internacionais jovens estarão à experiência na Academia Cristiano Ronaldo, onde farão alguns treinos experimentais - tal como Álvaro Brito Cenalmor - para determinar se ficam em Alvalade.


Marco Santos e Cristiano Macedo chegam do Swift Hesperange e Sacha Brouxel do Racing Luxembourg. A estratégia dos verdes e brancos passa por explorar outro tipo de mercados, de forma a reforçar a formação com vista a fornecer talento futuro à equipa principal.


Já ao serviço da equipa sub-17 do Sporting, Marco Santos pode atuar como defesa-central ou lateral sob a ala-esquerda, tirando vantagem do facto de ser canhoto. Já o seu colega no Swift Hesperange, Cristiano Macedo, é um avançado que se destaca pela primazia do pé esquerdo e pelo seu à vontade em duelos de bola, à semelhança de Hulk, ex Porto.


Juntando-se aos trabalhos na equipa de juvenis do Sporting na Academia Cristiano Ronaldo está também Sacha Brouxel. De dupla nacionalidade francesa e luxemburguesa, o ainda jogador do Racing Luxembourg atua como defesa-central e destaca-se pela qualidade, precisão de passe e capacidade nos duelos físicos.

Vale a pena recordar que, além de Marco Santos, Cristiano Macedo e Sacha Brouxel, o Sporting recentemente contou com Álvaro Brito Cenalmor, à experiência. O jovem luso-espanhol de 16 anos, também ele do Swift Hesperange esteve em treinos de observação na Academia de Alcochete, sempre com Rui Borges atento a futuras chamadas ao plantel sénior.



Futebol

Sporting tem plano mirabolante para Vladan Kovacevic

Responsáveis leoninos já terão informado o guarda-redes bósnio sobre próximos passos, numa altura em que falta menos de um mês para regresso aos trabalhos

Vladan Kovacevic não entra nos planos do Sporting, mas leões querem vender guarda-redes por pelo menos 4,8 milhões de euros
Vladan Kovacevic não entra nos planos do Sporting, mas leões querem vender guarda-redes por pelo menos 4,8 milhões de euros

  |

Icon Comentário0

O Sporting descartou Vladan Kovacevic. O bósnio não enche as medidas de Rui Borges e está afastado da preparação para a próxima temporada, podendo deixar Alvalade este verão. A Direção planeia reaver, no mínimo, o valor investido na sua contratação.


Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, a SAD do Sporting tenciona vender o guarda-redes por pelo menos 4,8 milhões de euros, quantia que pagou ao Raków, no verão de 2024, para garantir os serviços do 'camisola 13', que até começou a temporada a titular.


Para já, o Norwich é o grande candidato à contratação de Vladan Kovacevic. O emblema que milita no Championship já estará a par dos requisitos para contratar o futebolista ao Clube de Alvalade e poderá avançar durante os próximos dias.


Sem espaço em Alvalade, Kovacevic deixou o Sporting no inverno, com a chegada de Rui Borges. O treinador viu que reforçar as redes leoninas era uma prioridade, acabando por contratar Rui Silva ao Bétis. O bósnio seguiu para a Polónia, emprestado ao Légia Varsóvia.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting encosta Morita às cordas: Médio sob pressão de Varandas
Futebol

Sporting encosta Morita às cordas: Médio sob pressão de Varandas

 

Icon Comentário0
Situação de Maxi Araújo preocupa e deixa Sporting em desespero
Futebol

Situação de Maxi Araújo preocupa e deixa Sporting em desespero

 

Icon Comentário0
Campeão pelo Sporting quebra silêncio: "Não esperava sair do Clube"
Futebol

Campeão pelo Sporting quebra silêncio: "Não esperava sair do Clube"

 

Icon Comentário0