Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Gonçalo Almeida dá notícia terrível a Matheus Reis e Sporting nem acredita

Advogado especializado em futebol abordou caso do defesa verde e branco e informações reveladas podem ser bastante prejudiciais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Mai 2025 | 08:59 |

Icon Comentário0

O lance de Matheus Reis com Andrea Belotti, na final da Taça de Portugal, continua a fazer correr muita tinta. Após queixa do Benfica ao Conselho de Disciplina e de César Boaventura à Procuradoria Geral da República, o defesa do Sporting poderá até ser preso, revela Gonçalo Almeida, advogado especializado.


Gonçalo Almeida: "Repetição está fora de questão"


"O regulamento da Taça de Portugal, no seu artigo 23.º, que diz respeito a jogo anulado e mandado repetir por motivo de protesto, dita que pode ser anulado um jogo e mandar-se repetir o mesmo, isso é evidente. Mas para este processo, a participação teria de ser feita num prazo de 24 horas junto da Federação Portuguesa de Futebol, que é a entidade que organiza esta prova", disse, ao Notícias ao Minuto, afastando a hipótese de novo dérbi, como pediu César Boaventura.


O advogado explicou ainda que, após tal procedimento, seria necessário comprovar que o lance teve influencia direta no desfecho da partida, algo que afasta desde já: "Este erro de arbitragem, apesar de grosseiro, claro e inexplicável do ponto de vista do VAR e altamente provável de ter influenciado o resultado, não dá certezas absolutas que isso se verificaria. Neste caso, se a expulsão dos dois jogadores do Sporting - Matheus Reis e Maxi Araújo - poderia nem ter uma relação direta com o resultado final da partida, até porque já vimos, no passado, equipas com menos jogadores ganharem as partidas, pelo que tenho sérias dúvidas que o CJ julgasse o protesto como procedente".

Gonçalo Almeida: "Matheus Reis pode ser condenado a pena de prisão até três anos"


Quanto aos possíveis castigos ao defesa, Gonçalo Almeida foi claro: "Temos de distinguir, logo à partida, a responsabilidade disciplinar e a responsabilidade penal. No âmbito da responsabilidade disciplinar, estaremos perante ofensas corporais face a um colega, e aí, se tivesse resultado em injúrias físicas ou psicológicas, seria um castigo de dois a 12 jogos de suspensão. Não tendo resultado, como parece ser o caso, nesse tipo de danos, seria de um a oito jogos de castigo. As multas seriam insignificantes para os clubes, visto que seriam entre 500 e 1.000 euros".

"Já no que concerne à responsabilidade penal, de facto, estando perante um crime de ofensa à integridade física simples, que poderá significar ser uma pena de prisão até três anos, ou pena de multa, prevista no artigo 143.º do código penal. Caso esta fosse agravada, ou seja, se tivessem existido injúrias físicas ou psicológicas ao atleta em questão, ou se a conduta for especialmente censurável ou perversa, conforme indica o artigo 144.º do código penal, estaríamos perante um crime público e poderíamos ter uma moldura penal com pena de prisão de dois a 10 anos", admitiu o especialista.

Gonçalo Almeida: "Se Matheus Reis matasse Belotti, era um homicídio qualificado"

Gonçalo Almeida pede ainda uma pena severa para Matheus Reis, partindo do princípio que o caso poderia, eventualmente, ter consequências mais graves: "O que se passa num campo de futebol não pode ficar no campo de futebol... Não estamos em Las Vegas. Imagine-se que o jogador em vez de pisar a cabeça, mata o seu colega de profissão, ou seja, estaríamos perante um caso de homicídio qualificado, continuamos pávidos e serenos e dizer que foi num campo de futebol então não se passou nada? Como é óbvio, não é assim! O desporto não pode servir para ilibar criminosos da prática dos seus crimes. Uma pessoa que cometa um crime, independentemente do crime e do local onde se encontra, tem de ser julgado por isso".

Confira, aqui, o vídeo de homenagem a Matheus Reis, depois de cumprir 200 jogos no Sporting:


Futebol

Quenda e Geny visados após o Juventus – Sporting: “Péssimo”

Dupla dos verdes e brancos ouviu das boas depois da partida em solo italiano, válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões

Sofia Oliveira deixou fortes críticas a Geny Catamo e Geovany Quenda após a partida entre Sporting e Juventus, que terminou em empate
Sofia Oliveira deixou fortes críticas a Geny Catamo e Geovany Quenda após a partida entre Sporting e Juventus, que terminou em empate

05 Nov 2025 | 13:23 |

Icon Comentário0

As exibições de Geovany Quenda e Geny Catamo, na partida entre Sporting e Juventus, da última terça-feira, que terminou em empate entre as duas equipas, valeu várias críticas por parte de Sofia Oliveira. A comentadora desportiva alegou que os jogadores estão a passar por um "péssimo momento".


Sofia Oliveira: "Quenda e Geny prejudicam sistematicamente a equipa"


"Quenda e Geny atravessam um péssimo momento - exige-se mais ao primeiro. Prejudicaram sistematicamente a equipa com maus passes, ao nível da execução, e más escolhas de passe, ao nível da linha que deviam procurar", começou por escrever.


Ainda na através da sua conta na plataforma 'X' (antigo Twitter), Sofia Oliveira comentou o impacto que tal teve na exibição de Georgios Vagiannidis, que foi titular devido à lesão que está a afastar Iván Fresneda das opções dos leões: "Vagiannidis foi sendo exposto do lado de Yildiz".

Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Confira a publicação:


Futebol

Há quem ‘culpe’ Francisco Trincão por Sporting não vencer em Itália

Colega de equipa do internacional português fez questão de deixar claro o momento que podia ter decidido a partida para o lado dos leões

Maxi Araújo não esqueceu o remate à barra de Francisco Trincão, que acredita que poderia ter valido a vitória ao Sporting
Maxi Araújo não esqueceu o remate à barra de Francisco Trincão, que acredita que poderia ter valido a vitória ao Sporting

05 Nov 2025 | 12:49 |

Icon Comentário0

Maxi Araújo foi um dos jogadores do Sporting que falaram após o empate, a uma bola, com a Juventus. O internacional uruguaio marcou para os leões, mas não esqueceu a bola à barra de Francisco Trincão, que acredita que poderia ter dado outra história à partida.


Maxi Araújo: "O empate é positivo, o importante é somar"


Quando questionado sobre se os leões fizeram um bom jogo, o lateral mostrou-se positivo, lembrando que a equipa sabia "que era um campo muito difícil. Estivemos cá para conquistar um bom resultado, como fazemos em todo o lado. O empate é positivo, o importante é somar".


Sobre os adeptos do Sporting presentes em Turim, Maxi Araújo revelou-se agradecido: "É sempre até ao fim. Impressionante! Fico encantado quando termina o jogo. São muito importantes para nós. Vamos continuar por este caminho", revelou, antes de passar à bola de Trincão.

Maxi Araújo: "Bola à trave de Trincão? Se essa bola entrasse..."


"Sim, se essa bola entrasse acho que seria um jogo totalmente diferente, mas não tivemos essa sorte. O jogo foi muito equilibrado, daí o empate", atirou o internacional uruguaio, antes de fazer um balanço da prestação do Sporting na Liga dos Campeões até ao momento: "Jogar com esta camisola em qualquer competição obriga-te a lutar até ao fim. Temos estado muito bem, a fazer grandes jogos. Agora temos de pensar na Liga, que é muito importante para nós".

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma 12 partidas. Ao longo dos 874 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio marcou um golo e fez uma assistência.


Futebol

Alerta! Titular do Sporting sai com dores do empate com a Juventus

Escolha absoluta de Rui Borges no onze inicial dos verdes e brancos não deixou a partida em Itália, da Liga dos Campeões, nas melhores condições

Francisco Trincão acusou dores na zona lombar ainda no decorrer do Juventus - Sporting, que terminou em empate a uma bola
Francisco Trincão acusou dores na zona lombar ainda no decorrer do Juventus - Sporting, que terminou em empate a uma bola

05 Nov 2025 | 12:02 |

Icon Comentário0

Soam os alarmes em Alvalade: Francisco Trincão terá ficado com queixas depois do Juventus - Sporting, na última terça-feira, 4 de novembro, que os verdes e brancos acabaram por empatar, em Itália. O jogador não escondeu o que esteva a sentir.


Foi ainda no decorrer da primeira parte da partida em Itália, já nos descontos, que se pôde ver o internacional português queixoso no relvado. As dores em questão virão da zona lombar, mas ainda não existem mais novidades sobre a sua condição física.


A realidade é que, apesar das dores, Trincão acabou por realizar todos os 90 minutos da partida da prova milionária, mas acabaram por ser visíveis as dores em que terminou o jogo, numa altura em que as lesões parecem continuar a querer bater à porta do Sporting.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 16 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em quase todos jogos oficiais - com excepção da Taça da Liga -, onde já registou cinco golos e três assistências.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Quem diria! UEFA destaca feito de jogador do Sporting frente à Juventus
Futebol

Quem diria! UEFA destaca feito de jogador do Sporting frente à Juventus

05 Nov 2025 | 11:09

Icon Comentário0
Spalletti 'avalia' ações de Rui Borges no Juventus - Sporting: "Revelou ser..."
Futebol

Spalletti 'avalia' ações de Rui Borges no Juventus - Sporting: "Revelou ser..."

05 Nov 2025 | 10:39

Icon Comentário0
Raphinha reage! Ex Sporting mostra-se revoltado com exclusão no onze da FIFPRO
Futebol

Raphinha reage! Ex Sporting mostra-se revoltado com exclusão no onze da FIFPRO

05 Nov 2025 | 10:04

Icon Comentário0