
Futebol
Leonel Pontes deixa palavras duras a pilar do Sporting: "É necessário ter alguma inteligência"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting deu um passo importante rumo à final da Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave por 2-0 no Estádio José Alvalade, na primeira mão das meias-finais da competição. Geny Catamo inaugurou o marcador logo aos 12 minutos e Gyokeres, de penálti, ampliou a vantagem já nos descontos da primeira parte. Com este resultado, os leões partem para a segunda mão em Vila do Conde com uma margem confortável e a história sorri aos pupilos de Rui Borges.
Sempre que o Clube de Alvalade venceu a primeira mão de uma eliminatória por 2-0, apenas por uma vez foi eliminado e tal aconteceu há mais de 80 anos, em 1939, frente à Académica. Desde que as meias-finais passaram a ser disputadas a duas mãos, esta é apenas a segunda vez que os leões entram em vantagem para o jogo decisivo. Em 2023/24, venceram o Benfica por 2-1 na primeira mão e confirmaram a qualificação com um empate (2-2) na Luz.
A vitória leonina poderia ter sido ainda mais expressiva, já que a equipa de Rui Borges desperdiçou várias oportunidades ao longo do encontro. Ainda assim, o resultado mantém-se positivo para as aspirações do Sporting, que está cada vez mais próximo de regressar ao Jamor, palco da final. A equipa verde e branca tentará agora segurar a vantagem na segunda mão e confirmar a presença na grande decisão.
O jogo da segunda mão, que definirá um dos finalistas da Taça de Portugal, está agendado para 22 de abril e será realizado no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. A mudança deve-se aos danos significativos causados pela depressão Martinho no Estádio dos Arcos.
O Sporting vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, frente ao Braga, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal tem pontapé de saída marcado para as 20h45, no Estádio José Alvalade.
Internacional sueco dos leões está a realizar uma temporada verdadeiramente absurda, contando já com 52 golos e 12 assistências em 49 encontros
|
Viktor Gyokeres pode deixar o Sporting no próximo mercado de transferências por 70 milhões de euros. Segundo avança o jornal O Jogo na edição desta terça-feira, este é o preço definido pelos responsáveis leoninos, em conjunto com o jogador, e o destino mais provável é o Manchester United de Ruben Amorim.
Para lá dos red devils, Viktor Gyokeres conta, ainda, com vários interessados, sendo que o Arsenal será o grande adversário do Manchester United, sendo que, nas últimas semanas, o Atlético de Madrid parece ter-se juntado à corrida pelo internacional sueco do Clube de Alvalade, que está a realizar uma temporada incrível.
Esta será uma notícia que não agradará aos adeptos do Sporting, que, para lá de verem Viktor Gyokeres deixar Alvalade, o valor da transferência fica longe do da cláusula de rescisão do sueco, que se fixa nos 100 milhões de euros. Resta saber se esta será, de facto, a posição negocial dos leões.
Nesta quarta-feira, surgiu também a notícia de que o Manchester United não está só interessado em Viktor Gyokeres. Ao que parece, Ruben Amorim quer contar com Francisco Trincão no plantel da próxima temporada do histórico inglês e pode mesmo colocar muitos milhões em cima da mesa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Presidente dos leões está à procura de interessados para levar um jogador de Alvalade que já não conta para as contas da próxima temporada
|
Frederico Varandas quer garantir a venda de Jeremiah St. Juste no final da temporada, mas não tem a vida facilitada. O defesa central do Sporting tem alguns interessados, mas os clubes estão a demonstrar muitas preocupações em relação aos problemas físicos e ao valor pedido pelos leões a troco do passe do neerlandês.
Depois da partida frente ao Gil Vicente, as dificuldades de Jeremiah St. Juste voltaram, de novo, a estar em evidência, depois do penálti cometido por Félix Correia. Relembrar que, já por uma vez, o defesa central tinha sido muito criticado por Rui Borges, depois da partida frente ao Arouca, em que escondeu uma lesão para continuar em campo.
Ora, os jogos perdidos devido a lesão, combinado com o contrato com o Sporting que termina no verão de 2026, deixam a porta da saída mais aberta que nunca para Jeremiah St. Juste. Mas o processo de venda do central parece mais complicado que nunca, uma vez que Frederico Varandas está a encontrar entraves inesperados.
O PSV, por exemplo - um dos interessados no central - está com muitas dúvidas em avançar para o investimento no jogador devido aos problemas físicos de St. Juste, que parecem constantes e preocupam o clube dos Países Baixos. Relembrar que o defesa central perdeu 494 dias de trabalho em Alvalade, num período de quase três anos no Clube.
Outro clube interessado, também dos Países Baixos, é o AZ Alkmaar. Para o emblema que o Sporting eliminou nas meias finais da Taça UEFA em 2004/2005, os cerca de 7,5 milhões e meio de euros pedidos por Frederico Varandas assustam. Os leões, no entanto, não têm dúvidas da sua valorização do central, e devem manter-se firmes nesse valor. Caso os responsáveis leoninos não consigam vendê-lo no verão, o mais provável é que saia a custo zero no próximo ano.
Equipa verde e branca tem passado por muitos altos e baixos esta temporada, com vários momentos de euforia e desilusão nos últimos instantes das partidas
|
O golo de Eduardo Quaresma contra o Gil Vicente marcou a segunda vez esta temporada que o Sporting conquistou pontos depois dos 90' minutos. No entanto, por esta altura do campeonato, os leões têm saldo negativo no que toca às conquistas no tempo adicional dado pelo árbitro.
Os leões triunfaram, este fim de semana, contra o Gil Vicente, através de um golo de Eduardo Quaresma já depois dos 90'. Uma vez que o jogo estava empatado, o golo do defesa central valeu dois pontos à formação de Alvalade, importantes na luta pelo título.
O Sporting, de resto, já tinha ganho, por uma ocasião, pontos no período de compensação. Foi fora de casa, contra o Vitória de Guimarães, quando um golo de Trincão para lá do tempo regulamentar salvou a equipa verde e branca de um desaire por 4-3. Mais um ponto salvo, e um total de três pontos ganhos em período de compensação.
O saldo é, então, negativo. Isto porque o Sporting já sofreu, por duas vezes, o empate numa partida em tempo extra. Tanto no dragão, contra o Porto, como em Vila das Aves, com o AVS, os leões sofreram o golo do empate depois dos 90', deixando dois pontos em cada um dos encontros. Encontra-se, assim, o saldo negativo dos verdes e brancos.
Vale a pena destacar que todos estes resultados aconteceram já com Rui Borges aos comandos da equipa. Nem Ruben Amorim, nem João Pereira, ganharam ou perderam pontos pelo Sporting durante o período de descontos, na temporada 24/25.