
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Alanyaspor, conjunto orientado por João Pereira, antigo treinador do Sporting, voltou, ao início da tarde deste sábado, dia 3 de maio a marcar passo na corrida tendo em vista a manutenção no principal escalão do futebol turco, ao empatar (1-1) na receção ao Kayserispor.
A equipa do técnico português ficou em vantagem aos 30 minutos, através de um autogolo de Joseph Attamah, com o empate a surgir aos 52’, por Ramazan Civelek. Desde que ingressou no emblema turco, João Pereira soma assim apenas uma vitória em cinco partidas disputadas.
Feitas as contas, com este resultado, o Alanyaspor passa a somar 35 pontos ao cabo de 32 jornadas, pelo que mora no 15.º lugar, imediatamente acima da 'linha de água', com vantagem mínima sobre o Sivasspor. O Kayserispor, por seu lado, chega aos 41 pontos e ascende à 13.º posição.
Na próxima jornada, o Alanyaspor desloca-se ao reduto do Gazisehir Gaziantep. O encontro diante do 12.º classificado da liga turca está marcado para a próxima sexta-feira, dia 9 de maio, às 18h00. João Pereira tenta evitar a descida de divisão, numa altura em que faltam apenas quatro jornadas por disputar.
Recorde-se que o técnico português teve uma curta passagem pela equipa principal dos leões entre novembro e dezembro de 2024, somando três vitórias, quatro derrotas e um empate. Rui Borges foi o escolhido por Frederico Varandas para a sucessão. O atual técnico dos leões foi recentemente muito elogiado.
Antigos jogadores do Clube de Alvalade estiveram quase a celebrar a importante conquista, mas um remate certeiro mesmo acabar não o permitiu
|
O Bayern de Munique esteve muito perto de festejar o título de campeão alemão, este sábado, no jogo frente ao Leipzig, mas um golo na última jogada do encontro, que estabeleceu o 3-3 final, impediu a festa da equipa onde jogam os ex-Sporting Eric Dier – que fez o “gosto ao pé” – e João Palhinha. Ainda assim, a vitória na Bundesliga não deve mesmo fugir aos bávaros, que tem nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado.
No encontro a contar para a 32ª jornada do campeonato alemão, disputado no reduto do Leipzig, a equipa da casa começou melhor e, ao intervalo, vencia por 2-0. Benjamin Sesko, aos 11 minutos, e Lukas Klostermann, aos 39, fizeram os golos na primeira parte. Na segunda metade, o Bayern deu uma excelente resposta à desvantagem e conseguiu a reviravolta no marcador, com remates certeiros de Eric Dier – na sequência de um pontapé de canto, aos 62 minutos -, Michael Olise (63’) e Leroy Sané (83’). Contudo, no último lance do encontro, o Leipzig conseguiu chegar ao empate. A passe de Xavi Simons, Yussuf Poulsen fez o 3-3.
Se o Bayern tivesse segurado a vantagem, poderia ter já festejado a conquista do título de campeão alemão. Ainda assim, a festa fica apenas adiada, uma vez que a formação bávara tem nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado Bayer Leverkusen – que ainda não jogou nesta jornada -, a duas jornadas do final. Considerando o primeiro critério de desempate, em caso de igualdade pontual – a diferença entre o número de golos marcados e sofridos -, o Bayern tem uma vantagem de 30 sobre o segundo colocado.
No duelo frente ao Leipzig, o antigo defesa-central do Sporting, Eric Dier – que está de saída do Bayern Munique -, foi titular e cumpriu os 90 minutos na formação orientada por Vincent Kompany. Por sua vez, o ex-médio do Clube de Alvalade, João Palhinha, foi lançado em campo aos 88 minutos, para o lugar de Sèrge Gnabry.
Na próxima jornada da Bundesliga, o Bayern recebe o Borussia Mönchengladbach, num duelo agendado para as 17h30 do próximo sábado, dia 10 de maio. Se pontuar nesse encontro, a equipa da Baviera conquistará a Bundesliga pela 33ª vez. Recorde-se que, na última temporada, o Bayer Leverkusen venceu a competição, interrompendo o domínio absoluto do Bayern – que, entre 2012/13 e 2022/23, conquistou 11 campeonatos consecutivos.
Remate certeiro "fora de horas" impossibilitou festa da equipa onde atua o antigo jogador do Clube de Alvalade no campeonato inglês
|
Estão fechadas as contas da edição desta temporada do Championship. A 46ª e última jornada do segundo escalão do futebol inglês disputou-se este sábado e um dos destaques foi a conquista do título de campeão por parte do Leeds United, graças a uma vitória frente ao Plymouth Argyle (2-1), com um golo marcado já no tempo de compensação. Assim, o Burnley, onde joga o ex-avançado do Sporting Marcus Edwards, ficou em segundo lugar.
Leeds e Burnley partiam para derradeira ronda empatados no topo da classificação, com 97 pontos. A equipa de Marcus Edwards – que já tinha festejado a subida à Premier League - cumpriu a sua tarefa e venceu na receção ao Millwall (3-1). A equipa visitante até marcou primeiro – aos 11 minutos, graças a um remate certeiro de Mihailo Ivanovic -, mas o Burnley conseguiu a reviravolta, com um ‘bis’ de Josh Brownhill (aos 13 e 90+3’) e um golo de Jaidon Anthony (65’). Edwards foi titular nos ‘clarets’ e foi substituído aos 79 minutos.
Já o Leeds sofreu muito, mas acabou mesmo por vencer na deslocação ao reduto do já despromovido Plymouth Argyle (2-1). A equipa da casa colocou-se na frente do marcador, aos 18 minutos, com um autogolo de Sam Bryam. No entanto, o Leeds conseguiu a “cambalhota” no marcador na segunda parte, com finalizações certeiras de Willy Gnonto, aos 53 minutos, e de Manor Solomon, aos 90+1.
Contas feitas, Leeds e Burnley terminam o Championship com os mesmos 100 pontos. Ainda assim, a equipa treinada pelo alemão Daniel Farke festeja a conquista do título, dada a vantagem no primeiro critério de desempate – a maior diferença entre golos marcados e sofridos. Com um saldo de 95-30, e uma diferença de 65, o Leeds superioriza-se ao Burnley, que tem um registo de 69 golos marcados e 16 sofridos e uma diferença de 53.
De resto, vale sublinhar que Sheffield United, Sunderland, Coventry City – a ex-equipa de Viktor Gyokeres – e Bristol City vão disputar o play-off de promoção à Premier League. A equipa vencedora junta-se a Leeds e Burnley na subida ao principal escalão do futebol inglês. Em termos de descidas de divisão, Luton Town, Plymouth Argyle e Cardiff City vão disputar a League One – terceiro escalão -, em 2025/26.
Encontro entre leões, de Rui Borges, e minhotos, de César Peixoto, está marcado para domingo, dia 4 de maio, e jogar-se-á às 20h30, em Alvalade
|
Sporting e Gil Vicente enfrentam-se em duelo válido para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma comandada por César Peixoto está marcado para o próximo domingo, dia 3 de maio, e jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Conheça as cinco principais curiosidades do desafio entre os dois emblemas: 1.ª - Com 51 jogos já disputados entre Sporting e Gil Vicente, os leões somam 34 vitórias, contra oito do adversário. Registaram-se ainda nove empates; 2.ª - Em Alvalade disputaram-se 24 jogos, onde o Clube de Alvalade soma 20 vitórias, o Gil Vicente venceu por duas vezes e houve também dois empates.
3.ª - Da última vez que César Peixoto enfrentou os leões, o técnico venceu por 2-1 (ao serviço do Moreirense); 4.ª - O último confronto entre as duas formações terminou com vitória dos leões por 1-0 nos quartos de final da Taça de Portugal; 5.ª - O treinador dos gilistas nesse jogo foi José Pedro Pinto, atual técnico dos sub-19 do Gil Vicente.
Entre os jogadores que lideram as estatísticas das duas equipas no Campeonato Nacional, Francisco Trincão é o jogador mais utilizado (2.693 minutos), sendo que Viktor Gyokeres - que vai estar no onze inicial - é o principal goleador, com 38 tentos na conta pessoal. Do lado dos minhotos, Andrew é o jogador com mais minutos jogados (2.790), sendo que Félix Correia é o principal goleador, com oito golos apontados.
Por esta altura, o Clube de Alvalade é primeiro classificado do Campeonato Nacional, com 75 pontos em 31 jornadas disputadas, em igualdade com o Benfica. Já o Porto é terceiro classificado com 65 pontos (mais um jogo), enquanto que o Gil Vicente é 14.º com 32.