Futebol
Eduardo Quaresma pode dar problema dos grandes depois do Bayern - Sporting
10 Dez 2025 | 10:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Set 2020 | 21:55 |
Na estreia na Liga NOS, o Sporting CP venceu o FC Paços de Ferreiro, por 2-0 (LER AQUI). No final do encontro, Emanuel Ferro estava satisfeito com o triunfo e destacou capacidade de superação dos atletas. “Os jogadores foram os atores principais, com grande resiliência, grande solidariedade. Nem sempre frescos como queríamos, nem sempre capazes de tomar as melhores decisões. No entanto, o jogo acaba por ser muito mais nosso e conseguimos a vitória, que era muito importante para nós. Esta vitória é reflexo do trabalho de todo o grupo. Isso é que faz uma equipa vencedora”, começou por referir o treinador-adjunto dos leões. Emanuel Ferro lembrou as inúmeras dificuldades que o conjunto leonino teve de ultrapassar: "Por tudo o que é a importância de um bom começo, o que há a realçar é a estrutura, o grupo de trabalho, que trabalhou muito e fez tudo para estarmos aqui prontos, com as dificuldades inerentes, mas que enfrentámos sempre como coisas que sabíamos que não nos iam tirar a ambição de ganhar. Hoje foi mais um jogo onde tivemos oportunidade de fazer isso”. O técnico recusou a ideia de que, depois do segundo golo, a equipa geriu o encontro e preferiu elogiar o FC Paços de Ferreira: “Há que enaltecer a equipa do FC Paços de Ferreira, que joga bem, sabe o que quer. Ganhou primeiras bolas, segundas bolas. Conseguiu ter posse e criou-nos dificuldades. No entanto, com o segundo golo, não foi gerir, mas percebemos que tínhamos de fazer coisas diferentes quando o FC Paços de Ferreira estava a ter mais bola. Acabámos por ter mais posse e isso foi muito importante para nós. Tirámos a iniciativa ao adversário. Foi uma gestão, mas pelo que foi o jogo”. Quanto ao jogo diante do LASK Linz, Emanuel Ferro reforçou a vontade dos atletas em vencer: "Entramos em cada jogo para ganhar. Hoje foi assim, marcámos dois golos. O próximo jogo vai ser diferente, é a eliminar. O que queremos é que a equipa ganhe estofo de entrar em campo com ambição máxima, respeitando a nossa ideia de jogo, sermos solidários. Sempre com este espírito de fazer tudo entre todos”. Na próxima quinta-feira, o Sporting CP defronta o LASK Linz, no Estádio José Alvalade, às 20h00, em jogo relativo ao play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
Fotografia de Sporting CP
Jogador formado no Clube de Alvalade respondeu recentemente a perguntas colocadas pelos adeptos e seu fãs, mas mostrou-se indeciso
10 Dez 2025 | 13:30 |
João Palhinha, médio da formação do Sporting, foi o mais recente convidado da 'Pergunta Fora de Jogo', rubrica que pertence à DAZN, na qual acabou por ser desafiado a responder a questões enviadas por adeptos. No caso, uma das perguntas era qual o golo mais importante da sua carreira enquanto jogador, algo que não conseguiu decidir.
João Palhinha: "O primeiro golo pela Seleção foi um golo muito especial"
“Acho que o primeiro golo pela Seleção foi um golo muito especial porque tinha, nessa altura, feito, se não me engano, a minha terceira internacionalização. Ou esse da Seleção contra o Luxemburgo, ou pelo Arsenal no Emirates com o Fulham — estávamos a jogar com menos um e o golo deu a igualdade", começou por dizer.
João Palhinha: "É difícil para mim escolher um"
"Ou então com o Southampton nos últimos minutos que marquei de cabeça ao último poste e que deu o golo da vitória. É difícil para mim escolher um, mas está entre estes três. O da Seleção, o do Arsenal e o do Southampton", atirou ainda João Palhinha, sem incluir qualquer tento assinalado ao serviço do Sporting.
João Palhinha chegou ao Bayern no verão de 2024, proveniente do Fulham, onde esteve duas épocas após sair do Sporting em 2022. Os bávaros pagaram perto de 50 milhões de euros aos londrinos mas, apesar do elevado investimento, o médio cumpriu apenas dez jogos (de um total de 25) como titular, sendo emprestado ao Tottenham no último verão. Em 2025/26, soma quatro golos e duas assistências em 23 encontros.
Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.
Extremo brasileiro foi utilizado por Rui Borges no onze inicial dos verdes e brancos diante do Bayern Munique, na Champions League
10 Dez 2025 | 12:07 |
Alisson Santos voltou a falar sobre o seu sonho de chegar à seleção do Brasil. Depois de ter sido titular na derrota do Sporting diante do Bayern Munique, por 3-1, o jogador canarinho voltou a frisar o seu objetivo, mas sem desvalorizar o foco com ajudar os leões na conquista de um novo título de campeão nacional.
Alisson Santos: "O meu maior sonho é chegar à seleção brasileira"
"Ser campeão pelo Sporting, que é o meu maior sonho, primeiro. Continuar bem, a trabalhar forte. O meu maior sonho é chegar à seleção brasileira. Sei que nada é impossível e vou trabalhar para isso. Assim como cheguei à Champions League num ano, também posso realizar o sonho de quem sabe chegar à seleção", começou por dizer, em declarações à TNT Sports.
De resto, Alisson Santos ainda falou sobre as suas maiores inspirações no mundo do futebol, com foco no talento do seu país: "Neymar, Ronaldinho... São jogadores da minha posição que gostei sempre de assistir desde pequeno e são os meus ídolos".
Alisson Santos – avaliado em 2,5 milhões de euros – chegou esta temporada ao Sporting, vindo do Leiria. Nos 20 encontros em que foi opção de Rui Borges (onze na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga), o brasileiro de 23 anos marcou dois golos e fez duas assistências.
Com esta derrota – a quarta em 23 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges continuam com 10 pontos na prova e podem cair na tabela até ao final desta ronda. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente aos franceses do PSG, no reduto do Sporting.
Confira:
Antigo árbitro português abordou a sua experiências nos relvados e acabou por fazer algumas revelações sobre os futebolistas com quem se cruzou
10 Dez 2025 | 11:26 |
Artur Soares Dias revelou quem foram os "jogadores chatos" com quem teve de lidar dentro de campo. Um dos nomes referidos acabou por ser o de Pedro Gonçalves, craque do Sporting. No entanto, o árbitro reformado desde agosto de 2024 acabou por enumerar vários futebolistas, "para que ninguém leve para a clubite".
Artur Soares Dias: "Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro"
“Apanhei muitos jogadores chatos. O Otávio do Porto, por exemplo. Mais tarde, no último jogo da minha carreira, apanhei-o na Arábia Saúdita. Ele viu-me no túnel e começou a rir-se. Disse-lhe logo: 'Hoje não me vais chatear'. E ele respondeu: 'Não, hoje é teu o último jogo, não te vou chatear'. O Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro, a reclamar, a tentar pressionar, a 'melgar'", afirmou Artur Soares Dias, em declarações para o podcast da SIC, 'Ontem já era tarde'.
Apesar de ter realçado estes jogadores numa vertente menos positiva, o antigo árbitro português reconheceu que todos os nomes que referiu "são de elevada qualidade". Fora aqueles com que se cruzou nos relvados nacionais, Soares Dias também comentou o plano internacional.
"O Sterling foi dos mais difíceis de arbitrar pela velocidade e o Neymar por ter sempre a bola colada ao pé e por simular bastante", atirou, deixou uma sugestão: "jogador que simule, e que se prove que simulou, devia apanhar um jogo de suspensão. Com certeza que a seguir ia ter isso em conta e simular menos vezes".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
Eduardo Quaresma pode dar problema dos grandes depois do Bayern - Sporting
10 Dez 2025 | 10:58