Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Jornalista prefere Morita a Debast no Benfica - Sporting e explica porquê

Médio nipónico está totalmente recuperado da lesão que atravessou; Contudo forma exibida pelo belga causa dúvidas a Rui Borges

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Mai 2025 | 17:54 |

Icon Comentário0

Daniel Lopes Monteiro prefere Hidemasa Morita a Zeno Debast a titular no encontro entre Benfica e Sporting. O jornalista refere, inclusive, que o médio nipónico e Morten Hjulmand são a melhor dupla do de médios do Campeonato Nacional, mas a escolha de Rui Borges deverá recair sobre o jogador belga.


"Em condições normais, o meio-campo mais forte do Sporting tem dois rostos: Hjulmand e Morita. Aliás, até iria mais longe. Esta é provavelmente a melhor dupla de centrocampistas do campeonato, pelo menos a mais regular", explicou, em declarações ao jornal Record.


No entanto, Daniel Lopes Monteiro garante que a sua opinião "em nada ‘belisca’ a qualidade de Debast que, diga-se, tem dado bem conta do recado mesmo estando fora da sua posição natural". No entanto, acredita que os leões ficariam melhor servidos com o japonês a titular.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 45 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.100 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.

A verdade é que o Sporting ainda não conseguiu renovar com Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contudo os Clube não quer vender o jogador a preço de saldo. Desta forma, os leões estão dispostos a tirar o máximo partido desportivo do jogador, mesmo que tal signifique arriscar perder o jogador a 'custo zero' no final da próxima época.



Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting pede 2 milhões por extremo de 20 anos

Jogador poderá deixar o Clube de Alvalade ainda neste mercado de transferências, com os leões a privilegiarem o encaixe já durante o verão

Mauro Couto vai entrar no último ano de contrato com o Sporting e poderá deixar Alvalade durante este mercado de verão - Exclusivo Leonino
Mauro Couto vai entrar no último ano de contrato com o Sporting e poderá deixar Alvalade durante este mercado de verão - Exclusivo Leonino

25 Jul 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Mauro Couto vai entrar no último ano de contrato com o Sporting e poderá deixar Alvalade durante este mercado de verão, sabe o Leonino. Os responsáveis verdes e brancos pretendem realizar um pequeno encaixe com a transferência do extremo, evitando que o jogador possa sair sem valer qualquer compensação financeira no final do vínculo.


O futebolista, de 20 anos, já despertou interesse no mercado internacional, nomeadamente por parte do Malmö. O emblema sueco chegou a fazer uma abordagem junto dos leões durante a última janela de inverno, mas o processo não conheceu desenvolvimentos concretos e Mauro Couto permaneceu em Alvalade.


O processo de renovação de contrato, válido até junho de 2027, tem encontrado alguns entraves nos últimos meses. Embora o diálogo entre as partes não tenha sido interrompido, não existe acordo para prolongar a ligação e a estrutura leonina admite agora negociar o jovem caso surja uma proposta benéfica para todas as partes.


Mauro Couto é chamado com alguma regularidade aos trabalhos da equipa principal por Rui Borges, mas continua sem espaço consistente no conjunto principal. O Sporting estará disponível para aceitar uma verba entre 1 e 2 milhões de euros, procurando assegurar algum retorno financeiro por um jogador que chegou a Alvalade proveniente do Paços de Ferreira.

Na temporada 2025/26, Mauro Couto - avaliado em 1,5 milhões de euros - somou 2.153 minutos em 30 partidas pela equipa B do Sporting, com dois golos marcados e três assistências na conta pessoal. O jogador já conquistou um Campeonatos Nacional e uma Taça de Portugal pelo Clube de Alvalade.



Futebol

Indiscutível do Sporting rejeita ofertas do estrangeiro para ficar em Alvalade

Jogador recusou abordagens que lhe chegaram e pretende manter-se no plante, onde continua a ser uma das principais referências para Rui Borges

Rui Silva está determinado em continuar no Sporting, apesar de ter recebido propostas de outros clubes neste mercado de verão
Rui Silva está determinado em continuar no Sporting, apesar de ter recebido propostas de outros clubes neste mercado de verão

24 Jul 2026 | 17:08 |

Icon Comentário0

Rui Silva está determinado em continuar no Sporting, apesar de ter recebido propostas de outros clubes neste mercado de verão. O guarda-redes recusou as abordagens que lhe chegaram e pretende manter-se em Alvalade, onde continua a ser uma das principais referências da equipa de Rui Borges.


A decisão do internacional português surge numa altura em que o Sporting prepara alterações na baliza. Apesar da vontade do número 1 em permanecer, a SAD leonina continua no mercado à procura de um novo guarda-redes que possa aumentar a concorrência pela titularidade, segundo a CNN Portugal.


A necessidade de reforçar a posição prende-se também com a situação de João Virgínia. O guarda-redes de 26 anos terá pedido para deixar o Clube por não ter tido o protagonismo que esperava ao longo da última temporada, estando agora à procura de um projeto que lhe permita jogar com maior regularidade.


Perante este cenário, os responsáveis leoninos procuram um guardião jovem, com margem de progressão e qualidade suficiente para disputar um lugar no onze. A intenção passa por aumentar a competitividade interna sem colocar em causa a confiança depositada no atual titular.

Na última temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - somou 48 partidas e é um titular indiscutível. O internacional português de 32 anos de idade disputou um total de 4.380 minutos, nos quais encaixou 42 golos.



Futebol

Surpresa! Titular na pré-época do Sporting pede a Rui Borges para sair

Futebolista do plantel verde e branco ficou desapontado por não ter sido utilizado com maior frequência na temporada passada

João Virgínia pode estar de saída do Sporting e a administração da SAD já trabalha na contratação de um novo guarda-redes
João Virgínia pode estar de saída do Sporting e a administração da SAD já trabalha na contratação de um novo guarda-redes

24 Jul 2026 | 16:39 |

Icon Comentário0

João Virgínia pode estar de saída do Sporting e a administração da SAD já trabalha na contratação de um novo guarda-redes para colmatar a eventual saída do internacional sub-21 português. A prioridade dos leões passa por garantir um jovem com margem de progressão.


Segundo a CNN Portugal, a vontade de deixar Alvalade partiu do próprio jogador, que pretende ter mais tempo de jogo numa fase importante da carreira. Apesar de ter consciência de que chegava ao Sporting para ser alternativa a Rui Silva, o guardião esperava somar mais oportunidades com Rui Borges.


Na época passada, participou em oito encontros, mas terá ficado desapontado por não ter sido utilizado em algumas competições onde acreditava que poderia ser opção. Perante esse cenário, jogador, empresário e Sporting chegaram ao entendimento de que o melhor seria procurar uma solução que lhe permitisse assumir um papel mais relevante.


João Virgínia chegou ao Clube no verão de 2025, a custo zero, depois de terminar contrato com o Everton. Aos 26 anos, considera que este é o momento certo para dar um novo rumo à carreira e encontrar um projeto onde possa jogar com maior regularidade.

Com a saída iminente do guardião, os responsáveis leoninos já analisam alternativas para reforçar a posição. O objetivo passa por contratar um guarda-redes com potencial de crescimento e que possa afirmar-se como uma aposta de futuro na baliza do Sporting.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! 3 anos depois, Varandas faz regressar craque de 28 anos ao Sporting
Futebol

Oficial! 3 anos depois, Varandas faz regressar craque de 28 anos ao Sporting

24 Jul 2026 | 15:00

Icon Comentário0
Guarda-redes português do Sporting está de saída
Futebol

Guarda-redes português do Sporting está de saída

24 Jul 2026 | 13:11

Icon Comentário0
Mais saídas e entradas no Sporting este mercado? Rui Borges atira: "Estou preparado"
Futebol

Mais saídas e entradas no Sporting este mercado? Rui Borges atira: "Estou preparado"

24 Jul 2026 | 13:24

Icon Comentário0