
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Daniel Lopes Monteiro prefere Hidemasa Morita a Zeno Debast a titular no encontro entre Benfica e Sporting. O jornalista refere, inclusive, que o médio nipónico e Morten Hjulmand são a melhor dupla do de médios do Campeonato Nacional, mas a escolha de Rui Borges deverá recair sobre o jogador belga.
"Em condições normais, o meio-campo mais forte do Sporting tem dois rostos: Hjulmand e Morita. Aliás, até iria mais longe. Esta é provavelmente a melhor dupla de centrocampistas do campeonato, pelo menos a mais regular", explicou, em declarações ao jornal Record.
No entanto, Daniel Lopes Monteiro garante que a sua opinião "em nada ‘belisca’ a qualidade de Debast que, diga-se, tem dado bem conta do recado mesmo estando fora da sua posição natural". No entanto, acredita que os leões ficariam melhor servidos com o japonês a titular.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 45 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.100 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
A verdade é que o Sporting ainda não conseguiu renovar com Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contudo os Clube não quer vender o jogador a preço de saldo. Desta forma, os leões estão dispostos a tirar o máximo partido desportivo do jogador, mesmo que tal signifique arriscar perder o jogador a 'custo zero' no final da próxima época.
Líder máximo do Clube de Alvalade está a ser muito criticado por declarações acerca do já falecido ex-dirigente do Porto
|
Em outubro de 2020, Frederico Varandas, Presidente do Sporting, apelidou Pinto da Costa, então líder máximo do Porto, de “bandido”. Quatro anos e meio depois, o tema continua a causar polémica. Francisco J. Marques, ex-diretor de comunicação do clube azul e branco, e Nuno Lobo, antigo candidato à presidência, deixaram muitas críticas, numa altura em que o julgamento do caso prossegue.
Na passada quinta-feira, no Tribunal do Bolhão, Carlos Barbosa da Cruz e Tito Arantes Fontes, testemunhas de Frederico Varandas no julgamento, justificaram a utilização do adjetivo “bandido” por parte do Presidente do Clube de Alvalade, afirmando que correspondia a uma “perceção pública generalizada”.
Francisco J. Marques recorreu à rede social X para expressar a sua indignação: “Nunca tive dúvidas, mas depois de ler este texto mais ciente fico da alegria dos nossos inimigos com os nossos insucessos. Mais, quanto pior melhor para eles, que não poupam elogios a André Villas-Boas. Eu, no lugar deles, fazia o mesmo e só não o faço porque sou portista”.
Por sua vez, Nuno Lobo, também nas redes sociais, falou de uma “atrocidade inqualificável”: “Alinhar na ideia, perceção pública generalizada que o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa era um 'bandido' é de uma atrocidade inqualificável. Não direi o que me vai na alma a não ser a truculência que me invade assistir a taciturnidade de figuras de proa do Porto perante tais afirmações”.
Vale lembrar que a relação entre Frederico Varandas e Pinto da Costa – falecido no passado dia 15 de fevereiro - ficou marcada por vários momentos de tensão. O Presidente do Sporting chegou mesmo a afirmar que “num país de primeiro mundo, Pinto da Costa não podia ser dirigente do que quer que fosse".
Médio japonês tem tido temporada de altos e baixos; Futebolista atravessou vários problemas físicos ao longo de toda a época desportiva
|
Rui Borges foi aconselhado a não lançar Hidemasa Morita no onze inicial do Benfica - Sporting. O jornalista Gonçalo Vasconcelos lembra a temporada de altos e baixos vivida pelo médio nipónico, pelo que sugere que a dupla do meio-campo deva ser composta por Morten Hjulmand e Zeno Debast.
"Morita é melhor e forma com Hjulmand uma dupla de respeito, mas o facto é que o japonês tem-se debatido com vários problemas físicos e é arriscado colocá-lo num jogo deste calibre, de intensidade máxima, pelo menos de início", garantiu, em declarações ao jornal Record.
No entanto, Gonçalo Vasconcelos admite que "Zeno Debast tem sido uma agradável surpresa como médio e justifica a opção de Rui Borges", explicando que o 'camisola 6' "pode decidir numa bola parada", fator que já foi apontado por um ex-jogador dos leões.
A verdade é que o Sporting ainda não conseguiu renovar com Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contudo os Clube não quer vender o jogador a preço de saldo. Desta forma, os leões estão dispostos a tirar o máximo partido desportivo do jogador, mesmo que tal signifique arriscar perder o jogador a 'custo zero' no final da próxima época.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Treinador do emblema verde e branco pode sagrar-se campeão pelo emblema verde e branco, caso triunfe no Estádio da Luz esta noite
|
Rui Borges e Bruno Lage defrontam-se este sábado, dia 10 de maio no Benfica - Sporting. Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, falou sobre a possível estratégia dos leões na partida e antevê que o técnico vai ficar confortável caso resgate um ponto da Luz.
“Se aos 75 minutos o jogo estiver empatado, Rui Borges, obviamente, vai defender o resultado"
“Se aos 75 minutos o jogo estiver empatado, Rui Borges, obviamente, vai defender o resultado. Da mesma maneira que Bruno Lage, se estiver a ganhar 1-0 ou 2-1 ou 3-2, não vai arriscar o segundo golo”, começou por referir o jornalista, em declarações no canal televisivo NOW.
Luís Pedro Sousa – que afirmou que Frederico Varandas não tem total confiança em Rui Borges - insiste na ideia: “Obviamente que, nestes jogos, Benfica e Sporting jogam para ganhar. Depois o resultado do jogo ditará a estratégia dos treinadores para a parte final: se arriscam mais ou se arriscam menos”
O chefe de redação do jornal Record comenta também alguns dos resultados possíveis: “Para o Benfica, uma vitória tangencial, não garantindo logo o título, é um ótimo resultado. Da mesma maneira que um empate na Luz é um resultado extraordinário para o Sporting”.
O dérbi entre Benfica e Sporting joga-se a partir das 18h00 deste sábado, no Estádio da Luz, e será arbitrado por João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga. Vale lembrar que, em caso de vitória, os leões celebram a conquista do bicampeonato no terreno do rival. Se o encontro terminar empatado, as contas do título apenas se decidirão na última jornada, sendo que, nesse cenário, o Sporting teria vantagem no confronto direto - o primeiro critério de desempate.