Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Juventude - Palmeiras terminou com chuva de golos e ex Sporting está mais perto do primeiro lugar

Antigo jogador e treinador do emblema verde e branco continua a ser figura de destaque no campeonato brasileiro, mas disputa com outro português está bem acesa

Ex Sporting, Abel Ferreira, sorri após Juventude - Palmeiras
Ex Sporting, Abel Ferreira, sorri após Juventude - Palmeiras

  |

Icon Comentário0

Ao derrotar o Juventude, no domingo dia 20 de outubro, o Palmeiras voltou a ter maiores chances de voltar a conquistar o título e conquistar o tricampeonato brasileiro. A partida, relativa à 30ª jornada do Brasileirão, resultou num jogo impróprio para cardíacos e terminou 5-3.


Em conferência de imprensa pós jogo, o técnico Abel Ferreira, ex Sporting afirmou "Temos de continuar a fazer nosso trabalho, jogar os nossos jogos, um de cada vez, sem pensar muito no que vai acontecer. Sabemos para o que lutamos e só vamos saber (quem é o campeão) no dia 8 de dezembro, no final", continuando na luta pelo objetivo final.


Acrescentou ainda, sobre a turma liderada por Artur Jorge (Botafogo) é "uma equipa técnica competente, com reforços de peso. Sabem o que investiram para lutar por títulos. Estão a lutar pela Libertadores e pelo Brasileirão. Uma equipa que investiu para dar a volta ao que aconteceu no ano passado". Recorde-se que o Palmeiras está focado exclusivamente no Brasileirão, o que lhe dá mais tempo e condições para se preparar adequadamente para cada partida face ao Botafogo, que enfrenta o desgaste adicional por ainda estar na disputa da Libertadores.


"As pessoas falam muito pouco sobre esse aspeto mental. O xadrez joga-se com a mão ou com a cabeça? No futebol é o mesmo. Joga-se futebol com os pés ou com a cabeça? É preciso estar com a cabeça boa para jogar. O treinador mexe na tática, não faz os golos. O fator emocional, mental, é muito importante, mas não só agora. Não vamos pensar no que acontecerá no futuro. Se pensar no futuro, não vamos conseguir trabalhar o presente", terminou.

Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting, acabando por deixar os leões depois de uma altercação com Bruno de Carvalho. Pelo Palmeiras conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024).



Futebol

Varandas enxovalha Pinto da Costa de alto a baixo; Presidente do Sporting não perdoa

Em entrevista dada à RTP, o dirigente do emblema verde e branco foi abordado sobre diversos temas e opinião sobre um rival do Porto não passou despercebida

Frederico Varandas, presidente do Sporting, arrasa Pinto da Costa
Frederico Varandas, presidente do Sporting, arrasa Pinto da Costa

  |

Icon Comentário0

Numa recente entrevista, em exclusivo à RTP, o Presidente do Sporting Frederico Varandas fez algumas confissões à emissora televisiva quando questionado sobre temas da atualidade do Clube. Além disso, também respondeu a comparações feitas com clubes rivais.


Uma das questões feitas ao dirigente leonino foi  "A dupla Frederico Varandas - Rúben Amorim, em 2024, representa no futebol português o que representou a dupla Pinto da Costa - José Maria Pedroto, no final dos anos 70 e começo dos anos 80?", ao que Varandas acabou por confessar não concordar com a comparação.


"Um dos exercícios que eu faço para mim mesmo, desde que sou presidente do Sporting, é ligar muito pouco ao que dizem de mim. Já fui insultado de tudo, durmo bem com isso, mas, de facto, essa comparação com o senhor Pinto da Costa e José Maria Pedroto, se calhar, está a um nível mais difícil de superar. Não por falta de inteligência, não por falta de competência, não por astúcia, mas sim por uma razão muito simples, do meu ponto de vista, e não quero magoar ninguém".


"Para mim, toda a competência que uma pessoa possa ter, toda a inteligência, vale zero se é uma fraude, se não for alicerçada em valores, em ética. E por isso, para mim, na minha conceção seria horrível se eu fosse comparado a esse presidente", admitiu, e acrescentou que "Em relação à comparação Rubén Amorim-Pedroto, isso não me diz respeito, isso é mais para o Rubén Amorim responder."

Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez em 2018, arrecadando 42,32% dos votos. O segundo posto, com 36,84% pertenceu a João Benedito, antigo guardião do futsal verde e branco, com José Maria Ricciardi a fechar o pódio - 14,55%. No total, votaram 22.510 mil Sócios. Em 2022, o Presidente leonino foi reeleito, com uma maioria esmagadora. Varandas arrecadou 85,8% dos votos, contra os 7,3% de Nuno Sousa e 2,95% de Ricardo Oliveira. A afluência às urnas baixou, registando-se apenas 14.795 Sócios votantes.



Futebol

Sporting vencedor da Liga dos Campeões? Varandas comenta possibilidade

Presidente leonino reconheceu em entrevista à RTP falando sobre as chances de emblema leonino conseguir conquistar prova internacional

Federico Varandas é presidente do Sporting desde 2018
Federico Varandas é presidente do Sporting desde 2018

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, presidente do Sporting, abordou de forma realista as possibilidades do clube leonino conquistar a Liga dos Campeões. Numa entrevista à RTP, o dirigente afastou a ideia de que os leões possam, no curto prazo, lutar pelo maior título europeu de clubes.


"Se alguém me disser que acredita que o Sporting vai vencer a Liga dos Campeões, estaria a mentir. Não acredito", afirmou Varandas, sublinhando que a sua declaração não se deve a uma falta de competência da equipa ou da estrutura do clube: "Não é pela falta de competência da minha equipa, da estrutura ou dos jogadores, mas sim pela realidade que enfrentamos. Temos de ter a noção do que somos enquanto país, do que é a nossa economia, e contra quem competimos".


Varandas deixou claro que o contexto económico e desportivo é um dos grandes obstáculos para um clube português conseguir competir ao mais alto nível europeu, especialmente face aos gigantes financeiros do futebol. A distância em termos de recursos torna-se evidente quando comparada com clubes das principais ligas, como a inglesa ou espanhola.


Quando questionado sobre o que seria necessário para que os verdes e brancos conseguissem vencer a Liga dos Campeões, Varandas foi pragmático: "Para o Sporting ganhar uma Liga dos Campeões, teria de tudo correr de forma espetacular para nós e os nossos concorrentes diretos teriam de ser profundamente incompetentes".

As palavras de Federico Varandas refletem a realidade que os clubes portugueses enfrentam no futebol europeu, onde as disparidades financeiras e competitivas são enormes. No entanto, não deixa de ser uma ambição a longo prazo, num cenário em que o clube poderia continuar a crescer de forma sustentada, tanto a nível desportivo como financeiro. 



Futebol

Barcelona – Sevilha acabou em goleada e houve um ex Sporting com motivos para sorrir

Antigo jogador do emblema verde e branco esteve em destaque na partida que terminou com vitória expressiva, válida para a décima jornada da La Liga

Raphinha, ex Sporting, assistiu na partida que opôs Barcelona e Sevilha
Raphinha, ex Sporting, assistiu na partida que opôs Barcelona e Sevilha

  |

Icon Comentário0

Foi no passado domingo, dia 20 de outubro, que o Barcelona reafirmou a sua liderança no campeonato espanhol, desta feita com a ajuda do antigo jogador do Sporting, Raphinha, que assistiu para um dos cinco golos, que marcaram a expressiva vitória frente ao Sevilha (5-1), na décima jornada da competição.


Foi logo aos primeiros 24 minutos, que Robert Lewandowski, desempatou o marcador, após converter uma grande penalidade. De seguida, foi a vez de Pedri, que assistido por Lamine Yamal, fez aumentar a vantagem dos culés. O ex Sporting assistiu para Lewandowski registar o 3-0.


Mesmo assim, a goleada blaugrana não foi o tema da noite, tendo em conta que após quase um ano sem entrar nas quatro linhas para competir, Pablo Gavi teve a oportunidade de regressar e envergou a braçadeira de capitão. Embora o Sevilha ainda tenha reduzido a vantagem do adversário, o Barcelona ainda marcou mais dois golos por Pablo Torre (82' e 88').


Pelo Sporting, o extremo brasileiro chegou a disputar 41 jogos, nos quais somou o total de 2.814 minutos e onde marcou por nove vezes e assistiu por duas, acabando por conquistar uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Na temporada 23/24, Raphinha - avaliado em 50 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas, somando 10 golos e 11 assistências.

É de recordar que o avançado brasileiro está a cumprir a terceira época ao serviço do clube catalão, com quem tem contrato até 2027, com uma cláusula de rescisão definida nos 400 milhões de euros. Em 2024/25, o jogador leva seis golos e seis assistências em 12 duelos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alvo de Varandas para reforçar Sporting recupera de lesão e vai enfrentar Amorim e companhia
Futebol

Alvo de Varandas para reforçar Sporting recupera de lesão e vai enfrentar Amorim e companhia

 

Icon Comentário0
Treinador adversário do Sporting afirma: “É das melhores equipas da Europa”
Futebol

Treinador adversário do Sporting afirma: “É das melhores equipas da Europa”

 

Icon Comentário0
Reforço do Sporting tem sido decisivo; Segredo está na inspiração em Cristiano Ronaldo
Futebol

Reforço do Sporting tem sido decisivo; Segredo está na inspiração em Cristiano Ronaldo

 

Icon Comentário0