
À entrada para este grupo D da Liga Europa, os austríacos eram vistos como outsiders. Todavia, para os mais atentos, o LASK Linz não é nenhuma surpresa. Sobretudo após a exibição frente ao Sporting CP, o conjunto orientado por Valérien Ismaël passou a ser visto de outra forma.
Nos últimos dez jogos, o Linz venceu oito, empatou um e perdeu outro. No último encontro, o LASK foi vencer, por 3-1, ao terreno do Wolfsberger AC, terceiro classificado do campeonato. Os austríacos estão, portanto, num excelente momento de forma.
Nas competições internas, o LASK Linz está ainda em todas as frentes. No campeonato, ocupa o segundo lugar, com 41 pontos, estando a apenas dois pontos de distância do líder Red Bull Salzburg. Curiosamente, os quatro encontros em que não triunfou – dois empates e duas derrotas -, realizaram-se em sua casa. A jogar fora de portas, triunfou em todos os nove encontros que disputou. O clube fundado em 1908 é também a melhor defesa do campeonato, com apenas 13 golos sofridos em 17 jogos. Na Taça, o Linz está nos quartos-de-final, tendo encontro marcado com o Sturm Gaz.
Relativamente à participação em competições europeias, na Liga dos Campeões, os austríacos só foram eliminados no play-off de acesso à fase de grupos, pelo Club Brugge. Antes disso, deixaram pelo caminho o FC Basel, tendo vencido os dois encontros dessa eliminatória.
Já na Liga Europa, começaram por vencer, em casa, o Rosenborg, por 1-0. Na segunda jornada, derrota, em Alvalade, frente ao Sporting CP, por 2-1. Depois, no duplo confronto com o PSV, que se viria a revelar decisivo, os austríacos somaram quatro pontos, resultantes do empate na Holanda, 0-0, e da vitória em casa, por 4-1. No último encontro, venceram, novamente, o Rosenborg, por 2-1.
No que à vertente individual concerne, destaque para cinco jogadores:
- Alexander Schlager é guarda-redes e, segundo o transfermarket, é o jogador mais valioso do plantel do LASK, estando avaliado em 3,5 milhões de euros. Esta temporada, o austríaco já realizou 17 jogos, tendo sofrido 13 golos e mantido as suas redes invioláveis por nove ocasiões;
- Thomas Goiginger atua, preferencialmente, pelo corredor direito. Esta época, em 23 encontros, o extremo austríaco de 26 anos já apontou nove golos e seis assistências. Segundo o transfermarket, vale três milhões de euros;
- Peter Michorl, também ele austríaco, tem 24 anos e atua no meio campo. Até ao momento, em 28 jogos, apontou quatro golos e fez 13 assistências. Está avaliado em 2,5 milhões de euros;
- Gernot Trauner é o capitão de equipa e também o patrão da defesa do Linz. Esta época, em 26 jogos, já marcou por quatro vezes. Está avaliado em dois milhões de euros;
- Klauss tem 22 anos, é ponta de lança, e, em 24 jogos, já fez o gosto ao pé por nove vezes e assistiu por três. Emprestado pelo Hoffenheim, vale 1,5 milhões de euros.
No entanto, apesar das individualidades, os comandados do treinador francês valem pelo seu todo e o seu futebol, tal como deixaram bem patente aquando da sua viagem a Portugal, é caracterizado por uma pressão alta e também por uma intensidade tremenda.
O Sporting CP e o LASK Linz defrontam-se esta quinta-feira, pelas 17h55, em solo austríaco. Os leões precisam apenas de um empate para garantir o primeiro lugar do grupo.
Fotografia de LASK Linz









