
Futebol
Futebol na TV (23 de abril): Benfica - Tirsense decide final contra Sporting e há Real e Arsenal
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Flamengo empatou 0-0 na visita à LDU Quito, em partida válida para a terceira jornada da fase de grupos da Libertadores - que não tem corrido bem ao mengão. Num duelo disputado no Equador, país natal de Gonzalo Plata, ex Sporting, o avançado acabou por ficar fora dos convocados de Filipe Luís, após sentir um desconforto.
"Ele seria titular. Disse-lhe depois do jogo contra o Vasco. É um jogador muito importante e especial para mim. Tem as qualidades e características que eu gosto. Sabe atacar o espaço, associar com os companheiros. Infelizmente sentiu uma dorzinha diferente no joelho, que vamos ter que esperar os exames para ver o que aconteceu", explicou o técnico.
"Fiquei triste, mas Plata ficou ainda mais"
O antigo internacional brasileiro garantiu que "como treinador, fico triste de não poder utilizá-lo. Mas ele sentiu ainda mais (a tristeza), queria jogar na casa dele, no país dele. Sei que ele ficou muito chateado porque não conseguiu jogar. Mas ele sabe que é muito importante para mim e para a equipa". Entretanto, também Plata já reagiu à ausência.
O encontro foi bastante dividido, apesar do ligeiro favoritismo do mengão. No final da primeira parte, a estatística apontava um equilíbrio entre as duas formações, com mais defesas para o guardião da equipa da casa. A segunda parte foi semelhante e a partida acabou sem golos no marcador.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
Especialistas em casos de arbitragem analisam jogada que decorreu na segunda parte do encontro que apurou os verdes e brancos para a final da Taça de Portugal
|
O Sporting bateu o Rio Ave, por 2-1, apurando-se para a final da Taça de Portugal - veja AQUI os golos. Ao minuto 64', Olinho disparou um forte remate, que bateu na barra da baliza de Rui Silva, mas não chegou a ultrapassar a linha de golo, continuando a jogada a decorrer por ordem de Hélder Carvalho, árbitro do encontro. Os especialistas aprovam a decisão do juiz da AF Santarém.
Jorge Coroado: "A bola não passa totalmente a linha"
Para Jorge Coroado, "as imagens não são suficientemente elucidativas para uma opinião consistente. Contudo, parece que a bola não passa completamente a linha da baliza, por baixo da barra, entre os postes", admitiu o especialista neste tipo de casos, ao jornal O Jogo.
José Leirós: "O jogo prosseguiu, corretamente"
José Leirós apoia a decisão, garantindo que "a bola bateu na trave, veio bater no relvado, voltou a tabelar, mas nunca entrou dentro da baliza. Não ultrapassou totalmente a linha de baliza". Desta forma, por indicação do juiz "o jogo prosseguiu, corretamente".
Fortunato Azevedo: "O golo não poderia ter sido validado"
Por fim, Fortunato Azevedo também aplaude a decisão de Hélder Carvalho, afirmando que "pelas imagens disponíveis, dá a sensação de que a bola não transpôs totalmente a linha de golo, entre os postes, e por baixo da barra, ou seja, o golo não poderia ter sido validado".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Stuart Baxter jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade fez questão de se pronunciar sobre as declarações do Presidente leonino, depois da vitória frente ao Rio Aave
|
As declarações de Frederico Varandas, após o jogo com o Rio Ave, continuam a dar que falar. O Presidente do Sporting deixou elogios à equipa leonina e destacou o esforço dos jogadores que se debatem com lesões. Rodrigo Roquette, conhecido adepto do Clube de Alvalade, mostrou-se satisfeito com as palavras do líder máximo dos verdes e brancos
"Comecei a ouvir as declarações do Presidente do Sporting sentado, acabei de pé a dizer: vamos Sporting, vamos!! É isto!!”, escreveu Rodrigo Roquette, numa publicação na rede social X, revelando uma mudança de atitude perante as palavras de Frederico Varandas.
Recorde-se que o líder máximo do emblema verde e branco fez questão de elogiar os jogadores e a equipa técnica, recordando que “no ano passado, o Sporting fez uma das melhores épocas da história", mas esta temporada, a "admiração" de Varandas aumentou "por tudo o que têm feito num dos anos mais duros e difíceis - e imprevisíveis que aconteceu no Sporting muito bem preparado e organizado para esta época”.
Frederico Varandas comentou também os problemas físicos que têm afetado diversos jogadores do plantel, ao longo da temporada, e fez várias revelações: “São coisas que só estes jogadores sabem. O Trincão, que partiu a mão na primeira parte do jogo com o Santa Clara, deveria ter saído, mas não saiu. Porque o Trincão sabe que a equipa precisa dele. O Morten [Hjulmand] ainda está a jogar com duas pequenas lesões. Perdemos o Viktor [Gyokeres] durante um mês e algumas semanas esteve a jogar de forma que ninguém perceberia, jogava lesionado. São episódios atrás de episódios. Jogadores a tentar matar etapas de recuperação, como é o caso do Nuno Santos, que se está a matar porque ainda tem o sonho de chegar à final da Taça, mas não vai dar".
As declarações de Frederico Varandas surgiram no final do encontro que carimbou o apuramento do Sporting para a final da Taça de Portugal. Depois da vitória por 2-0, na primeira mão das meias-finais, em Alvalade, a equipa leonina voltou a vencer o Rio Ave, no segundo jogo, por 2-1, com golos de Gonçalo Inácio e Viktor Gyokeres. A final da prova rainha está marcada para o próximo dia 25 de maio (domingo), às 17h15.
Confira a publicação:
Especialista em arbitragem menciona um par de falhas do juiz do encontro, todas contra os verdes e brancos, apesar de ter sido uma partida tranquila
|
O Rio Ave - Sporting terminou com triunfo leonino por 2-1 e consequente apuramento para a final da Taça de Portugal - veja AQUI o resumo completo. Apesar de a arbitragem de Hélder Carvalho não ter sido negativa, Duarte Gomes aponta um par de falhas, ambas contra os comandados de Rui Borges.
Ao minuto 19 "Viktor Gyokeres foi puxado pela camisola e projetado para o solo pelas mãos de Andreas Ndoj. O árbitro não se apercebeu da infração, eventualmente por não estar no melhor local para avaliar", admitiu o agora especialista em casos de arbitragem, ao jornal A Bola.
"Hélder Carvalho não assinalou a respetiva infração técnica".
Para Duarte Gomes, o juiz esteve algo desconcentrado em outros lances do encontro, exemplificando que, aos 23', "João Tomé derrubou Gyokeres, impedindo-o de prosseguir jogada no corredor esquerdo. Hélder Carvalho não assinalou a respetiva infração técnica".
Um dos grandes casos do encontro foi o remate de Olinho, aos 64', que não chegou a entrar. Duarte Gomes garante que a bola "bateu na barra e tocou na parte interior da linha de baliza de Rui Silva, mas pelo que foi possível apurar pelas imagens, não a ultrapassou totalmente. Terá sido correta a decisão da equipa de arbitragem ao mandar prosseguir a partida".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Stuart Baxter jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.
Futebol na TV (23 de abril): Benfica - Tirsense decide final contra Sporting e há Real e Arsenal