
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Aguilar acredita que o Sporting irá a aceitar negociar Morten Hjulmand caso chegue a Alvalade uma proposta de 60 milhões de euros pelo internacional dinamarquês, numa altura em que o jogador tem sido avançado como o plano B a Manuel Ugarte.
"Creio que não era preciso chegar aos 80 milhões. Se, por exemplo, houvesse a disponibilidade do Manchester United ou de outro clube qualquer de pagar um valor na casa dos 60 milhões, não me parece que o Sporting dissesse que não", começou por dizer o comentador.
"Isto por mais que o Sporting comunique a parte das cláusulas. É sempre importante. É uma forma de valorizar os seus ativos. Parece-me que este triângulo está feito e vai ser consumado: João Neves no PSG, Renato Sanches no Benfica e Ugarte no Manchester United", atirou ainda, antes de confirmar que o craque dos leões é a segunda opção dos red devils.
"Se o Manchester United não quer dar 70 milhões por Ugarte, não me parece que vá ter abertura para pagar mais por um plano B. Mas acho que Hjulmand até se adaptaria melhor à ideia de meio-campo do Manchester United do que Ugarte", analisou.
De seguida, Luís Aguilar falou sobre o perfil de Hjulmand e como este encaixaria na liga inglesa: "Atenção: Ugarte é um excelente número 6, joga em Portugal, como jogaria em França se tivesse uma boa relação com Luís Enrique – e é mais por isso que não joga – como também joga em Inglaterra. É um número 6 com muito maior capacidade de ir à frente. Só que o Manchester United já tem esse tipo de jogador. Hjulmand acaba por ser um perfil muito Premier League".
"Pode é não ser Ugarte no Manchester United por 70 milhões de euros. É isso que o PSG está a pedir. Pagou 60 milhões ao Sporting, o jogador pouco jogou, mas, pelos vistos, ao fim de um ano, valorizou 10 milhões porque vestiu a camisola do PSG. Deve ter sido da convivência diária com Mbappé", rematou o comentador.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand realizou 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 3.539 minutos que disputou, o médio apontou quatro golos e fez outras tantas assistências para companheiros de equipa. Uma temporada excelente resultou numa subida exponencial no valor de mercado, para os 40 milhões de euros.
Pedro Gonçalves esteve fora da competição durante largos meses e voltou a jogar na última jornada, na partida dos leões frente ao Santa Clara
|
A última partida do Sporting, frente ao Santa Clara, no passado dia 12 de abril, viu o regresso à competição de Pedro Gonçalves, conhecido no mundo do futebol como Pote. O jogador voltou após cerca de seis meses, e estava autorizado a jogar qualquer coisa como 15 minutos nos Açores. Essa situação, no entanto, alterou-se para a próxima partida.
No jogo em casa, contra o Moreirense, Pote tem autorização para jogar até 45 minutos, estando, neste momento, a decisão nas mãos de Rui Borges, treinador do Sporting - segundo avança o jornal Record. O treinador dos leões fica, assim, responsável pela gestão de um jogador que acredita ser muito útil para a equipa, apesar de a prioridade ser a sua recuperação por completo.
Em relação a Pote, as sensações parecem ser as melhores, dentro do possível. O médio do Sporting respondeu bem ao desafio nos Açores, sem dores ou qualquer outro tipo de mazelas, e assim deu um passo importante rumo à última fase do seu regresso, que terminará quando estiver completamente integrado no grupo de trabalho.
O médio verde e branco tem, de resto, trabalhado muito para que isso aconteça o mais rápido possível. Tem sido presença habitual na Academia Cristiano Ronaldo mesmo quando o plantel tem folgas, e nunca abdica do reforço muscular no ginásio das instalações do Sporting - exercício de complemento à atividade física que garante a melhor saúde dos músculos.
O plantel do Sporting e a equipa técnica esperam ansiosamente pelo retorno do jogador ao melhor nível, sendo que tem sido dado todo o espaço a Pote e confiança no período de recuperação. Jogue 45 minutos na próxima partida ou não, já se sabe que vai contar com muito apoio de família e amigos em Alvalade.
Médio do Braga é muito influente na manobra ofensiva, somando já seis golos e oito assistências que despertam interesse dos verdes e brancos
|
O Sporting está interessado em Rodrigo Zalazar. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o médio do Braga faz parte de uma lista de possíveis reforços para o meio-campo do Clube de Alvalade, mas as exigências Minhotas dificultam o negócio.
O centrocampista uruguaio tem sido destaque na formação orientada por Carlos Carvalhal e, face à falta de opções para o miolo, os verdes e brancos pensam no jogador que é conhecedor do futebol português, tendo também passagens por Espanha, Polónia e Alemanha.
No mercado de janeiro, Rodrigo Zalazar esteve muito perto de rumar ao Zenit, tendo inclusive viajado para os Emirados Árabes Unidos, onde fez exames médicos para assinar com a equipa russa. No entanto, a transferência, que seria realizada na casa dos 20 milhões de euros, falhou e o jogador voltou a Braga. O valor pedido pelo clube da cidade dos arcebispos torna um possível negócio bastante complicado para Frederico Varandas, Presidente do Sporting.
Na próxima temporada, o Sporting terá, caso não venda qualquer médio, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili - já oficializado - , Daniel Bragança e João Simões. Hidemasa Morita vai deixar Alvalade e Rui Borges ainda pode contar com alguns miúdos da formação, como Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol e Alexandre Brito. No entanto, os leões não descartam a hipótese de contratar mais um jogador de créditos firmados, para evitar percalços como o desta temporada.
Em 2024/25, Rodrigo Zalazar - avaliado em 16 milhões de euros - soma seis golos e oito assistências ao longo de 25 partidas com 1.668 minutos de utilização. O médio é muito influente no jogo dos Minhotos e, na época anterior, fez o gosto ao pé em oito ocasiões, fazendo o último passe para companheiros por 10 vezes.
Flávio Costa e Bernardo Palmeiro ficaram com dossiês de Hugo Viana e tentam chegar a bom porto para transferências de peso no verão
|
Flávio Costa e Bernardo Palmeiro, responsáveis pelo futebol do Sporting desde a saída de Hugo Viana, estão a negociar Fotis Ioannidis e Georgios Vagiannidis com o Panathinaikos. Os leões podem fechar acordo pela dupla por um montante a rondar os 30 milhões de euros.
A informação está a ser avançada pela imprensa grega, garantindo que o valor acima mencionado chegará para conseguir contratar ambos os futebolistas durante o defeso que se avizinha, com os verdes e brancos a baterem a concorrência do Fulham, orientado por Marco Silva.
O interesse em Fotis Ioannidis vem desde a temporada passada, mas os atenienses dificultaram a vida à SAD verde e branca. O Sporting acabou por contratar Conrad Harder ao Nordsjaelland, mas, com a iminente saída de Viktor Gyokeres, a chegada de um novo ponta de lança torna-se prioridade.
Georgios Vagiannidis foi sondado em janeiro, numa altura em que Iván Fresneda esteve com 'pé e meio' no Como, da Serie A. No entanto, o espanhol acabou por ficar em Alvalade face às exigências que os helénicos fizeram à Direção do Sporting, visto que a temporada ia a meio.
O rendimento de Ioannidis - avaliado em 18 milhões de euros - desceu a pique, tendo apenas 11 golos e duas assistências em 40 jogos, em comparação com os 23 tentos e 10 passes para os companheiros na temporada passada. Já Vagiannidis - cotado em 7 milhões de euros - está a cumprir a melhor época da carreira, com um golo e duas assistências em 36 partidas.
Confira a publicação: