Futebol
Sporting volta a desiludir e não vai além de empate sem golos com o Vitória SC
24 Jan 2026 | 17:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jan 2026 | 09:34 |
No final do triunfo do Sporting em Arouca, por 2-1, Luis Suárez fez a análise da partida à Sport TV, sublinhando a persistência do grupo leonino até ao apito final. O avançado colombiano, autor dos dois golos e decisivo aos 90’+6, destacou sobretudo o espírito coletivo da equipa, afirmando que “o herói da equipa foi a equipa".
"Lutámos até ao último minuto"
"Acreditámos até ao final. Foi um jogo muito duro, muito complicado, o adversário colocou-nos tudo muito difícil. Lutámos até ao último minuto, colocámos a bola na área para conseguir o golo e no final conseguimos isso. Tudo isto é mérito da equipa", vincou o jogador.
"Há que fazer também autocrítica"
O camisola 97 reconheceu também que houve um momento menos conseguido no início da segunda parte, assumindo a necessidade de reflexão interna: “Há que fazer também autocrítica. Creio que nos tem custado sempre que entramos na segunda parte, levamos com um ou outro contra-ataque e em alguns jogos sofremos golos. Hoje cobraram-nos. Há que trabalhar em relação a esses primeiros minutos da segunda parte para dar continuidade ao que se fez na primeira".
"O importante é que meti lá dentro"
Sobre o lance decisivo já nos descontos, Suárez relativizou a forma como finalizou, explicando que “não sei se foi com a cabeça ou o ombro. O importante é que meti lá dentro e dei uma alegria às pessoas que vieram aqui", atirou, concluindo: “Sempre que ganhamos, é confiança para a equipa. Hoje foi um jogo muito trabalhoso e isso realça o trabalho da equipa”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 31 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.379 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 24 golos e fez quatro assistências.
Verdes e brancos foram vencer ao reduto adversário com um bis de Luis Suárez, que garantiu a vitória leonina já nos descontos da partida
25 Jan 2026 | 09:08 |
Depois da vitória do Sporting sobre o Arouca, por 2-1, Rui Borges esteve na conferência de imprensa para responder aos jornalistas. O treinador do Clube de Alvalade abordou a expulsão de Matheus Reis, as dificuldades sentidas pela equipa, o bis de Luis Suárez e deixou ainda grandes elogios a Luis Guilherme.
Análise à vitória e um comentário ao apoio dos adeptos
"Vou começar por aí. Quero agradecer aos adeptos, que foram incansáveis, que foram incríveis. Têm sido sempre e é muito fruto da energia que passaram de fora para dentro que conseguimos esta vitória difícil, mas merecida por tudo o que fomos fazendo ao longo do tempo. Podia-nos ter saído caro os primeiros 10 minutos na segunda parte, o Arouca podia ter virado o jogo porque tem a oportunidade logo a seguir para fazer o 2-1, uma grande defesa do Rui. Poderíamos aqui ou ali definir melhor, mas podíamos ter saído prejudicados por 10 minutos em que não entrámos bem. Ao intervalo alertámos, sabíamos que era importante entrarmos bem, com energia e intensidade, mas é muito individual e não entrámos assim tão bem. O Arouca cresceu nesses 10 minutos. Depois, fomos acreditando sempre, mudando sempre, procurando acrescentar algo diferente, e chegámos à vitória com muito querer, com uma ambição enorme. É uma vitória difícil, mas justa".
Como motivar os jogadores depois de jogos na Champions?
"É uma incógnita para nós, por mais que a gente tente manter a malta 'viva', ontem e hoje foi muito por aí o discurso. Ao intervalo foi exatamente igual. Sabíamos que ia ser mais difícil por tudo, pelo tempo, pelo relvado - que fica mais pesado e exige mais de nós. Iria exigir muito mais de nós do que no jogo contra o PSG. E foi isso que pedimos, mas também parte muito deles individualmente. Podemos é alertá-los no nosso discurso e mudar algo estratégico para eles estarem ligados também. Inexplicavelmente entrámos mal na segunda parte, e são apenas 10 minutos, mas são 10 minutos que nos podiam ter colocado a perder e não pode acontecer. Temos de perceber o que temos de fazer para isto não acontecer. Temos de perceber entre todos o que podemos melhorar. O Arouca não estava a criar qualquer problema. Mas não estamos na cabeça deles, é difícil. Mas a equipa soube reagir e por toda a capacidade que a equipa teve, acho que acaba por ser uma vitória difícil mas justa".
Como avalia a posição mais interior que Luís Guilherme toma em certos momentos do jogo?
"O Luís é um miúdo que tem muita qualidade e, por mais que já o tenhamos identificado e de sabermos aquilo que ele é, estamos aqui numa aprendizagem de todos: ele da equipa, a equipa dele. Dentro das ausências, pensámos que a posição à esquerda podia ser a solução para já para ele. É alguém que nos dá a esquerda, a direita, mas também no interior. Tentámos ajustar ali porque numa fase inicial ele estava bem no jogo interior, mas estava demasiado baixo e o Trincão percebe melhor essas zonas do que propriamente o Luís Guilherme e o golo acaba por surgir aí. Como ele estava a baixar muito, quem o estava a marcar não estava a acompanhar porque ele estava a ir para a linha média do adversário e a linha defensiva mantinha-se. E o Trincão, no momento do golo, está mais alto, está a prender o lateral e acho que a bola entra nas costas, no Maxi. No caso de atrair, um metro faz a diferença, e o Trincão tem mais leituras porque está mais dentro desses posicionamentos. Tentámos mudar um bocadinho nesse sentido e demos mais liberdade ao Luís Guilherme. Ao intervalo voltámos ao normal e demos até mais largura ao Luís Guilherme e para mim fez uma segunda parte soberba. Lá está, é um conhecimento mútuo que vamos tendo e perceber o que cada um nos dá".
Expulsão de Matheus Reis
"A malta festejou tudo, a quente, se calhar disse algo a quente, não sei. Sabiam a dificuldade do jogo, o Arouca também aqui ou ali foi perdendo algum tempo. É normal a malta estar mais em stress, é normal que se diga uma coisa ou outra que não devemos. Não sei ao certo".
Novo bis de Suárez
"Disse que ia marcar uma era porque quando o identificámos, antes do fim da época, sabíamos o que pode dar. Não falo pelos golos. É uma consequência do trabalho dele, da atitude competitiva. O que dá à equipa enquanto trabalho, técnica e taticamente, em termos de atitude, energia é muito bom. E é importante. Mais do que os golos é ele jogo após jogo, 90 sobre 90, não baixar a atitude competitiva, dar a cara e o corpo pela equipa. Depois a consequência são os golos. Tem faro para estar nos momentos de decisão.
Os principais desafios que o Arouca colocou
"Muito honestamente, em termos táticos, o Arouca tinha uma dinâmica de empurrar o nosso extremo para a linha de cinco, e vir com o Fukui com as zonas mortas da largura, a empurrar o Morten em alguns momentos e nós não queríamos isso. Tentámos ajustar ao intervalo, mas nem foi por aí que criaram perigo, foi através de uma perda de bola nossa, num momento de pressão ofensiva deles e num ataque rápido. Fomos controlando o jogo, o avançado deles foi mais de duelos, mas o Matheus e o Inácio estiveram bem. Num momento ou outro chegámos atrasados na referência, mas em termos táticos foi muito isso, o Fukui a tentar empurrar o Luís Guilherme ou o Geny para a linha de cinco. Mas nem foi por aí".
O regresso de Pote para uma posição que não é a que costuma jogar e o possível desgaste físico de Trincão
"O Pote, o Ousmane [Diomande] e o Zeno [Debast] ainda estão condicionados pelo tempo de jogo, por tudo o que foi a paragem deles. Em relação àquilo que foi a posição [de Trincão], foi mais leitura de jogo, no momento. O Trincão tem-se sacrificado pela equipa em todos os jogos, tem feito os jogos todos, muitos minutos. É natural que aqui ou ali vá sentir um desgaste maior, hoje estávamos a sentir que ele estava a sentir isso, mesmo na energia que ele estava a ter e decidimos colocar o Pote ali, até porque é a posição dele. A posição do Pote é aquela. Dentro daquilo que foi a estratégia e a leitura do jogo, achámos por bem metê-lo ali porque o Luís Guilherme na esquerda estava a dar-nos muito desequilíbrios e aproximações à área do Arouca. Foi por pura frescura. Ele sabe o que tem de fazer naquela posição, apesar de às vezes jogar noutra. Não mexe muito com ele. É um jogador muito inteligente, entrou muito bem. Estou feliz por tê-lo de volta, a ele, ao Ousmane e ao Zeno, porque tornam a equipa mais forte em termos coletivos, mesmo naquilo que é estratégico. Tirei o Matheus e coloquei o Zeno porque tem uma capacidade de decisão muito acima da média e num jogo mais fechado podia encontrar linhas que o Matheus Reis poderia não encontrar tanto e tentámos muito por aí. São jogadores que nos dão coisas diferentes e a equipa fica mais forte porque temos mais soluções".
Jogador não entra nas contas do treinador dos verdes e brancos para a próxima temporada e próximos passos estão definidos em Alvalade
25 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting já prepara a próxima temporada e Rui Borges tomou uma decisão importante. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, Rodrigo Ribeiro não entra nas contas para 2026/27. Mesmo que o Augsburgo não acione a cláusula de compra, o avançado não terá espaço no plantel verde e branco.
Cedido ao emblema alemão nesta janela de transferências de inverno, o jovem ponta de lança tem o futuro incerto. O acordo contempla uma opção para garantir o atleta a título definitivo no final da época de 6 milhões de euros, consoante determinados objetivos. Contudo, em Alvalade, a esperança é que o jogador garanta esta aquisição, resolvendo o dossiê pendente.
Caso Rodrigo Ribeiro acabe devolvido pela equipa da Bundesliga, a administração leonina tem a estratégia definida. A venda em definitivo será a prioridade máxima da SAD, permitindo um encaixe financeiro imediato. Se tal não for possível, um novo empréstimo surgirá como alternativa viável para rodar o futebolista noutro contexto competitivo.
Esta postura está alinhada com a visão do treinador. Aquando da cedência, Rui Borges admitiu publicamente que a saída tinha sido um pedido expresso do próprio: "Acedemos a uma vontade própria dele, tive essa conversa com ele, foi um caso que apareceu precocemente, a expetativa era alta, teve essa capacidade de aceitar a nossa ideia, acaba por ser jogador da equipa principal a fazer jogos na equipa B. Cresceu imenso, admiro-o. Não perspectivávamos que saísse. Desejo-lhe a maior sorte do mundo".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - disputou 14 partidas: 11 pela equipa B e três com o plantel principal. No total, o avançado somou 861 minutos, nos quais marcou cinco golos e fez uma assistência na Liga 2.
Equipa orientada por Rui Borges garantiu mais três pontos à passagem pela 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, disputada este sábado
24 Jan 2026 | 19:58 |
O Sporting derrotou o Arouca, por 2-1, este sábado, dia 24 de janeiro, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da vitória histórica diante do PSG, para a Liga dos Campeões, os bicampeões nacionais voltaram ao campeonato para a dizer 'presente' ao cair do pano.
Numa deslocação com 'obstáculos' extra causados pelas condições climatéricas que se vão sentindo ao longo do país, os verdes e brancos dominaram o encontro desde o seu início. Depois de algumas oportunidades flagrantes desperdiçadas, Luis Suárez colocou o Sporting em vantagem ao ludibriar três defesas e rematar forte para golo (35'), depois de ser servido por Maxi Araújo, que cruzou na sequência de um passe longo e preciso de Morten Hjulmand.
Na segunda parte, a situação complicou-se praticamente desde início. Aos 48', Barbero rematou no coração da área para o 1-1, após perdida de bola de Hjulmand. O Sporting foi tentando reagir, mas o golo apenas chegou já nos descontos, com Luis Suárez a voltar a fazer das suas (90'+6).
Com esta vitória – a 23.ª em 32 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 48 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (52) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 42 e também menos um encontro disputado.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.
Golo de Luis Suárez (1-0):
Golo de Luis Suárez (2-1):
Sporting volta a desiludir e não vai além de empate sem golos com o Vitória SC
24 Jan 2026 | 17:22
Mateus Fernandes marca golaço e brilha no West Ham - Sunderland (vídeo)
24 Jan 2026 | 14:38
Está revelado o principal motivo para a renovação de Ousmane Diomande com o Sporting
24 Jan 2026 | 11:53