Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

MAIS UM! ATLETA DO SPORTING FALHA COMPETIÇÃO DEVIDO A LESÃO: “PERDA MUITO SIGNIFICATIVA”

Trauma físico afastou estrela do Clube de Alvalade de torneio importante

Auriol Dongmo, atleta do Sporting, falha Jogos Olímpicos devido a lesão na perna
Auriol Dongmo, atleta do Sporting, falha Jogos Olímpicos devido a lesão na perna

  |

Icon Comentário0

Na última quarta-feira, dia 26 de junho, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), considerou que, caso se confirme, a ausência das atletas do Sporting - Patrícia Mamona e Auriol Dongmo -, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, será uma perda significativa para a Missão lusa no ataque da competição internacional.

Em declarações à agência Lusa, José Manuel Constantino admitiu que ainda não recebeu qualquer tipo de informação oficial da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) sobre o ponto de situação das duas desportistas. Recorde-se que Patrícia Mamona, não compete desde março de 2023 o que não a permitiu atingir os mínimos para a qualificação da prova, e, ainda, Auriol Dongmo que ainda não recuperou de uma fratura na perna. 


“A confirmar-se, naturalmente que é uma perda muito significativa [a ausência de Patrícia Mamona], bem como a da Auriol, que era também candidata a uma posição de destaque, e eventualmente de pódio, nos Jogos Olímpicos, e que está também impedida de participar”, começou por dizer.


No que concerne Dongmo, Constantino garantiu que apenas recebeu informação por parte do treinador da atleta do Sporting, porém “tudo leva a supor que não está em condições de participar, porque essa é também a informação por parte do departamento médico do Comité Olímpico de Portugal”. O presidente acrescentou ainda que estas são “duas baixas muito significativas. Trata-se de atletas de elite, com resultados muito positivos em participações olímpicas”. 

Apesar das “duas baixas muito significativas, que enfraquecem e fragilizam” a Missão portuguesa a Paris 2024, o presidente do COP espera que “aqueles que vão compor a missão possam de algum modo superar esta situação e que o balanço final possa ser um balanço positivo”. Recorde-se que o Jogos Olímpicos de Paris 2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto. 



Modalidades

FIM DE CICLO? HISTÓRICO DO SPORTING RESPONDE À LETRA: "NÃO PRECISAMOS DE MOSTRAR NADA A NINGUÉM"

Atleta do Clube de Alvalade não se inibiu ao falar sobre os comentários que foi vendo ao longo da temporada

Alex Merlim fez o balanço da temporada que terminou com o inédito tetra do Sporting
Alex Merlim fez o balanço da temporada que terminou com o inédito tetra do Sporting

  |

Icon Comentário0
Alex Merlim foi um dos rostos da inédita conquista do tetracampeonato nacional de futsal. No seguimento do título, o ala do Clube de Alvalade concedeu uma extensa entrevista ao Jornal Sporting, na qual respondeu ao tão falado "fim de ciclo" da equipa de Nuno Dias.

"Não precisamos de mostrar nada para ninguém. Só precisamos de mostrar a nós mesmos a nossa vontade de continuar a vencer. Tenho esse desejo, quando renovei pelo Sporting foi porque ainda tenho esse 'friozinho na barriga' antes de começar cada jogo e a mentalidade de continuar a competir da melhor maneira possível", respondeu.


"Começámos a época a falhar a Supertaça, num jogo que praticamente estava ganho. Uma equipa do nosso nível não pode falhar num jogo que estávamos a vencer por 3-0. Começámos o Campeonato com um empate, em casa com o Braga, o que podia criar dúvidas para quem está de fora, mas somos seres humanos e temos dias menos bons. Só com uma mente muito positiva, capacidade que o nosso grupo tem, demos a volta por cima. Ganhámos a Taça da Liga, perdemos a Taça de Portugal e a Champions, mas temos consciência da nossa força, do que fazemos no dia-a-dia. No final, ganhámos o tão sonhado e inédito Tetracampeonato. Sinto um alívio enorme", vincou ainda, em balanço de época.


Alex Merlim chegou ao Sporting em 2014/2015, oriundo do Luparense (Itália), desde então, já realizou 372 partidas de leão ao peito, nas quais apontou 190 golos e assistiu por 222 vezes. No seu palmarés, pelos leões, já leva os seguintes títulos: duas UEFA Futsal Champions League, sete Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e três Taças de Honra.

Ainda esta temporada, o ala de 37 anos acabou por participar no total de 46 partidas pelos leões: 28 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões da modalidade, cinco na prova rainha, quatro na Taça da Liga e uma na Supertaça.



Modalidades

LÁ VEM ELE: INTERNACIONAL COM 65 GOLOS PELO PORTO A CAMINHO DO SPORTING

Jogador será reforço dos campeões nacionais para a temporada 2024/25 e já se despediu dos dragões

Diogo Branquinho vai trocar o Porto pelo Sporting e reforçar a equipa de andebol de Alvalade na próxima época
Diogo Branquinho vai trocar o Porto pelo Sporting e reforçar a equipa de andebol de Alvalade na próxima época

  |

Icon Comentário0

Diogo Branquinho, jogador que vai ser reforço do andebol do Sporting, liderado por Ricardo Costa, tal como o Leonino tinha avançado em primeira mão, já se despediu do Porto, deixando uma mensagem bastante emotiva na hora do adeus aos dragões, quando se prepara para assinar pelo Clube de Alvalade.

"Fica um tempo que não passa, neste passar de um tempo que não volta. 7 anos, 8 títulos e um número de pessoas formidáveis com quem tive a sorte de me cruzar, e com quem tenho a certeza que vou ficar. Tenho um orgulho que não cabe no peito, por ter jogado convosco, por ter partilhado o balneário, por ter vivido tantas histórias, por dizer “eu fazia parte daquela equipa” ou, como costumo dizer muitas vezes “é dos meus melhores amigos” quando alguém fala de alguns de vocês", começou por escrever, através de uma publicação no Instagram.


"Ao clube, que tão bem me acolheu, só tenho que agradecer tudo o que vivi, e ter tido a oportunidade de escrever o meu nome em algumas páginas da sua enorme história.
Aos adeptos, incansáveis, que iam onde fosse preciso para nos apoiar, o meu respeito e agradecimento. E a ti, meu querido Alfredo, sabes que levar-te-ei, sempre comigo, no meu coração. Um grande bem haja e nunca é demais dizer… OBRIGADO", terminou.


Esta temporada, ao serviço do Porto, Diogo Branquinho realizou 31 encontros: 18 no Campeonato Nacional, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Supertaça Ibérica. Ao todo, o internacional português contabilizou 65 finalizações certeiras.

Nas últimas sete épocas, com a camisola dos dragões, Diogo Branquinho efetuou 311 partidas, nas quais apontou uns impressionantes 901 golos, tendo conquistado oito títulos: quatro Campeonatos Nacionais (2018/19, 2020/21, 2021/22 e 2022/23), duas Supertaças (2019 e 2021) e duas Taças de Portugal (2018/19 e 2020/21).


Confira a publicação:

Modalidades

AURIOL DONGMO NEM QUER ACREDITAR! ATLETA DO SPORTING SOFRE LESÃO MUITO GRAVE E VAI ESTAR FORA DURANTE...

Lançadora do peso já foi operada, mas corre risco de falhar competição de renome internacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0
Auriol Dongmo, atleta do Sporting, sofreu uma fratura numa perna durante um treino, tendo sido já operada. A cirurgia correu bem e a internacional portuguesa, de 33 anos, está já em recuperação, mas vai estar afastada durante largos meses, estando em risco para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.

Segundo Paulo Reis, treinador da atleta, a sua pupila fraturou a articulação tíbiotársica do pé direito: "Enquanto não tirar os pontos não conseguimos perceber quanto tempo estará parada, mas vai estar à volta de três a quatro meses sem pôr o pé no chão", avançou o técnico.


A atleta já tinha atingido os números mínimos requisitados pela World Athletics para participar nos Jogos Olímpicos. No entanto, a sua qualificação não estava ainda confirmada, visto que 50% das vagas são atribuídas por ranking e as restantes por atletas com marcas mínimas.


Na edição passada, em 2020, a luso-camaronesa ficou no quarto lugar, falhando o pódio e a medalha de bronze por cinco centímetros, saindo de Tóquio com uma grande prestação, apesar de esta não se ter refletido numa vitória palpável.

A competição, que se realiza de quatro em quatro anos, será disputada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Auriol Dongmo ainda não está riscada das provas, mas, ao que tudo indica, será bastante improvável recuperar a tempo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


“O SENTIMENTO MAIS PROFUNDO É DE...”: TREINADOR DE SAÍDA DO SPORTING DESPEDE-SE DE ALVALADE
Modalidades

“O SENTIMENTO MAIS PROFUNDO É DE...”: TREINADOR DE SAÍDA DO SPORTING DESPEDE-SE DE ALVALADE

 

Icon Comentário0
OFICIAL! EXTREMO EX PORTO NÃO CONTINUA NO SPORTING: "FORAM CINCO ÉPOCAS, OBRIGADO!" (VÍDEO)
Modalidades

OFICIAL! EXTREMO EX PORTO NÃO CONTINUA NO SPORTING: "FORAM CINCO ÉPOCAS, OBRIGADO!" (VÍDEO)

 

Icon Comentário0
IMPRENSA CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO! SPORTING CONTRATA SUECO PARA O ATAQUE
Modalidades

IMPRENSA CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO! SPORTING CONTRATA SUECO PARA O ATAQUE

 

Icon Comentário0