
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Auriol Dongmo, atleta do Sporting e campeã mundial do lançamento do peso em 2022, trouxe recentemente para Portugal a medalha de ouro nos Jogos Europeus, que se realizaram na Polónia, mas já se encontra a descansar para que possa dar, nos Mundiais que se realizam entre 19 e 27 de agosto, em Budapeste, na Hungria, “uma alegria ainda maior” aos portugueses, afirmou em declarações ao jornal A Bola.
Nasceu camaronesa e naturalizou-se portuguesa por opção própria e, agora, revelou estar a viver “uma boa fase da carreira” e mostrou vontade de dar continuidade a essa boa forma nos mundiais. Apesar de ter vencido a medalha de ouro nos Jogos Europeus, a atleta revelou que foi das competições mais difíceis em que já participou porque “não foi um bom dia para o lançamento sair”.
Vive e treina em Leiria, e contou ao diário desportivo que “esperava fazer muito mais” nos Jogos Europeus, uma vez que foi preciso esperar pelo quarto lançamento para registar os 19,07 metros que deram a vitória, mas que “o mais importante é o apoio à equipa e a garantia de permanência na primeira divisão do Europeu”.
Apesar dos títulos conquistados este ano, a atleta leonina que representa Portugal, ainda não conseguiu ultrapassar os 20 metros que podem dar medalha nos mundiais e daí o descontentamento pelos lançamentos obtidos na Polónia.
Mesmo não alcançando os registos pretendidos, Auriol Dongmo mostrou acreditar que “com a graça de deus”, o “pico de forma” acontecerá no Mundial. “O que mais tenho ouvido dos portugueses é obrigado. Tenho sentido a gratidão das pessoas”, acrescentou.
Auriol Dongmo conquistou o título mundial de lançamento do peso em 2022, com uma marca de 20,4, e é por isso que os números feitos nos Jogos Europeus não a satisfazem e continua a trabalhar para poder repetir o feito este ano.
Antigo jogador dos encarnados falou sobre situação de ambas as equipas no campeonato nacional e abordou reta final da época
|
Pela quinta temporada consecutiva, a equipa de futsal do Sporting terminou a fase regular da Liga Placard no primeiro lugar. A equipa leonina prepara-se agora para disputar o play-off, começando com a deslocação ao reduto do Ferreira do Zêzere, esta sexta-feira, no primeiro jogo dos quartos de final. Ricardinho, antigo jogador do Benfica, destaca a qualidade dos verdes e brancos e atribui favoritismo ao Clube de Alvalade na luta pelo título.
“O Sporting continua a ser o favorito. Já demonstrou durante a época, nas várias competições em que esteve envolvido, que é a equipa mais coesa. Apesar de não ver uma equipa tão forte como em épocas anteriores, continua a ser muito competitiva e é a mais forte candidata a conquistar novamente o título”, começou por afirmar Ricardinho, em declarações ao jornal Record.
O internacional português garantiu que a equipa leonina - que empatou 4-4 no dérbi frente ao Benfica, no passado domingo - vai querer “responder rapidamente” à “frustração” pelos desaires recentes na final-four da Liga dos Campeões: “Passa a estar tudo direcionado para a prova seguinte, ainda mais sendo o playoff da Liga, em que está um título de campeão em jogo. Ganhar esse título garante nova presença na Champions e, depois do ‘fracasso’ deste ano, claro que é grande a vontade de voltar a disputar a prova no próxima época”.
Ricardinho comentou também o estado de espírito dos adeptos do Clube de Alvalade: “Acredito que todos esperam ver a equipa a reagir forte a essa desilusão. As derrotas acordam sempre uma equipa para o jogo seguinte, ainda mais numa situação como esta, em que acontece dois anos seguidos. Depois da desilusão da época anterior, o Sporting voltou a falhar o pódio na Champions e os adeptos esperam uma reação rápida da equipa, para ultrapassar isso”.
A terminar, Ricardinho destaca as equipas da Liga Placard que se têm destacado esta temporada: “Este ano vimos alguns resultados interessantes. A Quinta dos Lombos e os Leões de Porto Salvo jogaram bom futsal, mas em relação a intrometerem-se na corrida à final penso que apenas o Braga poderá entrar nessa luta, à semelhança do que aconteceu na época passada. É uma equipa que começa a estar mais perto de Sporting e Benfica e a conseguir fazer frente aos crónicos candidatos ao título”.
Presidente dos leões já terá tomado a decisão acerca de um elemento que teve alguns momentos importantes na conquista do título nacional
|
A equipa de voleibol do Sporting conquistou, recentemente, o campeonato nacional, numa conquista histórica sobre o Benfica, depois de estar a perder a eliminatória por 2-0. Tal feito não impediu Frederico Varandas de pensar algumas mudanças no conjunto verde e branco para 25/26, e já é conhecida a primeira vítima destas alterações: Alejandro Vigil deve deixar os leões este verão, como avançamos neste Exclusivo Leonino.
Apesar da época de sucesso, com a conquista da Supertaça e do campeonato nacional, houve elementos da equipa do Sporting que não convenceram o conjunto técnico do voleibol, nem os dirigentes leoninos, como foi o caso do central espanhol. Não se esperam muitas alterações na turma verde e branca, mas há algumas peças que vão mudar.
Alejandro Vigil, de 32 anos, acabou por ter uma temporada pouco conseguida a nível pessoal. Alinhou em apenas 22 jogos pelo Sporting este ano (11 na CEV Challenge Cup, 10 no campeonato nacional, e um na Supertaça). Na final do campeonato, contra o Benfica, entrou em campo apenas no jogo dois da eliminatória, que os leões perderam por 3-1.
Deve ser, então, o fim da linha para o internacional espanhol por 15 ocasiões. Frederico Varandas já se terá decidido, e o Presidente do Sporting quer procurar um substituto que se consiga afirmar como uma opção regular para o treinador João Coelho.
Alejandro Vigil deve, assim, despedir-se do Sporting com dois títulos conquistados: a Supertaça e o campeonato nacional. Durante a época que passou de leão ao peito, realizou 22 partidas, e conseguiu 80 pontos para os leões. É, por agora, desconhecido o próximo passo na carreira do central, que não deverá passar por Alvalade.
Clube de Alvalade ultrapassou o duelo dos quartos de final da Liga Portuguesa, depois de dois jogos complicados onde os leões saíram por cima
|
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Galitos por 88-83, esta quinta feira, dia 15 de maio, no segundo jogo dos quartos de final da Liga Placard. Num encontro disputado no reduto do adversário, os leões regressaram aos triunfos, depois de terem triunfado no jogo um da eliminatória contra a equipa do Barreiro, e confirmaram a passagem às meias finais do play-off do campeonato nacional.
O Clube de Alvalade entrou bem num jogo complicado, e venceu o primeiro período do encontro por quatro pontos (30-26). Continuaram por cima no segundo quarto do jogo, onde voltaram a vencer (18-13), levando uma vantagem importante para o intervalo. O placar marcava 48-39 para o Sporting no descanso.
No terceiro parcial, manteve-se a superioridade do Sporting. Os leões voltaram a vencer o terceiro período por cinco pontos (21-16), levando uma vantagem de 14 pontos para os últimos 10 minutos. O último período foi de gestão - o Galitos ainda assustou: esteve a seis pontos dos leões nos derradeiros minutos da partida, mas a turma verde e branca aguentou a pressão final e triunfou por 88-83, apesar da derrota no último parcial (28-19).
O melhor marcador da partida foi Nick Ward. O poste leonino somou 21 pontos, 10 ressaltos e uma assistências. Já Jeremiah Bailey também esteve em evidência e somou 20 pontos, 10 ressaltos e três assistências, números suficientes para que os verdes e brancos pudessem triunfar.
Com esta vitória - a 24.ª em 40 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães confirmam a passagem às meias finais do campeonato nacional. Nessa fase dos play-offs vão encontrar o Porto, que eliminou o Imortal no outro encontro dos quartos de final da principal competição em solo nacional.