Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0Auriol Dongmo, atleta do Sporting e campeã mundial do lançamento do peso em 2022, trouxe recentemente para Portugal a medalha de ouro nos Jogos Europeus, que se realizaram na Polónia, mas já se encontra a descansar para que possa dar, nos Mundiais que se realizam entre 19 e 27 de agosto, em Budapeste, na Hungria, “uma alegria ainda maior” aos portugueses, afirmou em declarações ao jornal A Bola.
Nasceu camaronesa e naturalizou-se portuguesa por opção própria e, agora, revelou estar a viver “uma boa fase da carreira” e mostrou vontade de dar continuidade a essa boa forma nos mundiais. Apesar de ter vencido a medalha de ouro nos Jogos Europeus, a atleta revelou que foi das competições mais difíceis em que já participou porque “não foi um bom dia para o lançamento sair”.
Vive e treina em Leiria, e contou ao diário desportivo que “esperava fazer muito mais” nos Jogos Europeus, uma vez que foi preciso esperar pelo quarto lançamento para registar os 19,07 metros que deram a vitória, mas que “o mais importante é o apoio à equipa e a garantia de permanência na primeira divisão do Europeu”.
Apesar dos títulos conquistados este ano, a atleta leonina que representa Portugal, ainda não conseguiu ultrapassar os 20 metros que podem dar medalha nos mundiais e daí o descontentamento pelos lançamentos obtidos na Polónia.
Mesmo não alcançando os registos pretendidos, Auriol Dongmo mostrou acreditar que “com a graça de deus”, o “pico de forma” acontecerá no Mundial. “O que mais tenho ouvido dos portugueses é obrigado. Tenho sentido a gratidão das pessoas”, acrescentou.
Auriol Dongmo conquistou o título mundial de lançamento do peso em 2022, com uma marca de 20,4, e é por isso que os números feitos nos Jogos Europeus não a satisfazem e continua a trabalhar para poder repetir o feito este ano.