
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Moura dos Santos, conhecido adepto do Sporting, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'O Jogo', para escrever um artigo em que reflete sobre os primeiros jogos de João Pereira ao leme da equipa verde e branca, admitindo que o "ataque planeado está condenado ao fracasso".
"A exibição com o Moreirense, em que o Sporting deixou que um resultado favorável se tornasse num desfavorável, cometendo erros infantis, sem conseguir dar a volta ao jogo nos 60 minutos que faltavam jogar, deixou a ideia de que algo de muito estranho se estava a passar. A sorte não quis nada com a equipa que ainda que não jogando bem acertou duas vezes na trave da baliza adversária", começou por escrever.
"A perda de influência de Gyokeres é notória. As lesões não ajudam, mas o que não ajuda mesmo nada é a teimosia de João Pereira em insistir no ataque planeado. Quando as equipas se fecham muito na defesa, esse tipo de estratégia está condenada ao fracasso. A posse de bola só por si vale pouco, sendo preferível colocá-la na frente para ser disputada por jogadores com boa capacidade para o fazer como Gyokeres e Harder. Não entendo a pouca utilização do jogador dinamarquês que poderia ser muito útil nesse tipo de jogo. A insistência em cruzamentos para um Gyokeres sempre muito só, e sabendo-se que o jogo de cabeça na área adversária do jogador sueco é precisamente a parte mais fraca das suas características como avançado, não dá para entender. Resumindo, mais uma derrota", acrescentou.
"O jogo da Liga dos Campeões com Club Brugge, foi mais do mesmo. Vantagem no marcador e incapacidade para segurar o resultado. Ainda que os azares continuem, com a lesão de Gonçalo Inácio e substituição forçada de Eduardo Quaresma, o Sporting tinha a obrigação de fazer mais. Aguentámos o empate e a poucos minutos do final do jogo abrimos uma enorme autoestrada na nossa defesa para os belgas fazerem o golo da vitória. Mais uma vez, fizemos um jogo muito fraco, insistindo em cruzamentos para a área adversária, onde na maioria das vezes praticamente só havia jogadores belgas", admitiu.
"Recebemos o Boavista e vencemos. O ataque esteve em bom nível marcando três golos. A defesa, revelando uma intranquilidade a que não estamos habituados, sofreu dois golos. O Sporting esteve melhor do que nos jogos anteriores, ainda que sem deslumbrar. Esta intranquilidade que a equipa revelou tem de ser ultrapassada. A equipa circulou melhor a bola, com mais rapidez na variação do centro do jogo, criando muitos problemas à defesa do Boavista. Foi melhor, mas ainda não chega", rematou Manuel Moura dos Santos.
Apesar de o Clube de Alvalade não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é visto como plano B
|
Costinha, ala direito do Olympiacos, é a alternativa do Sporting, caso Georgios Vagiannidis não reforce o emblema verde e branco, sabe o Leonino. O jogador português de 25 anos é visto como um plano B, dado o preço exigido pelo Panathinaikos para vender o internacional helénico.
Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de o Clube de Alvalade ainda não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é já há algum tempo um dos futebolistas referenciados pelo departamento de scouting do Sporting, que acredita que 5 milhões de euros seriam suficientes para concretizar a transferência de Costinha.
A SAD leonina colocou em cima da mesa um contrato de cinco temporadas a Georgios Vagiannidis - que está na mira da Roma - com um salário de 1,3 milhões por época. O Panathinaikos mostrou-se recetivo, sendo que os gregos estão a tentar chegar a acordo com os italianos do Inter de Milão para a aquisição da percentagem de uma futura transferência que os nerazzurri detêm, por um valor entre os 1,8 e 2,3M.
A SAD verde e branca acredita estar a dar passos importantes rumo à contratação do jogador, o qual vão manter sob observação. Ainda assim, os responsáveis leoninos já equacionam avançar para outras alternativas mais baratas, sendo Costinha um dos alvos.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube ateniense ao vencer uma liga grega e a Taça.
Jogador, que admitiu que pretende ingressar no emblema verde e branco, alinhou nos primeiros 45 minutos na equipa comandada por Vicent Kompany
|
O Benfica qualificou-se, esta terça-feira, dia 25 de junho, para os oitavos de final do Mundial de Clubes com uma história primeira vitória face aos alemães do Bayern Munique, por 1-0, em encontro da terceira jornada do Grupo C. João Palhinha, médio que admitiu que quer voltar ao Sporting, alinhou nos primeiros 45 minutos.
Em Charlotte, um golo do norueguês Andreas Schjelderup, aos 13 minutos, e três defesas de Anatoliy Trubin selaram o triunfo dos 'encarnados', que somavam três empates e 10 derrotas nos 13 jogos oficiais com os bávaros, liderados esta época por Vicent Kompany.
A formação de Bruno Lage acabou o agrupamento com sete pontos, contra seis do Bayern, que já estava apurado após a segunda ronda, enquanto o encontro entre Boca Juniors (um ponto) e Auckland City (zero) ainda não terminou devido ao mau tempo.
O registo total de confrontos de João Palhinha frente ao Benfica continua a ser desfavorável ao internacional português de 29 anos de idade. Até ao momento, em 13 jogos disputados, o médio soma nove derrotas e apenas quatro vitórias diante do clube da Luz.
Na presente temporada, João Palhinha - avaliado em 30 milhões de euros - soma um total de 25 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 986 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas 10 encontros.
Atleta de 19 anos já tem viagem marcada para Lisboa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito
|
Víctor Guzmán já não foge ao Sporting. Natural de Lima, o jovem avançado 19 anos deverá integrar, numa fase inicial, a equipa de sub-23 dos leões. O acordo com o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul de cerca de 40%.
O atacante peruano vai assim assinar um contrato válido por três temporadas com o emblema de Alvalade. O atleta já tem viagem marcada para a capital portuguesa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.