
Futebol
Sporting tem nova dor de cabeça: Conselho de Disciplina abre processo após polémica em Alvalade
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Santos contraiu uma lesão grave no jogo que o Sporting venceu por 3-0 contra o Famalicão. O ala dos verdes e brancos saiu de campo, lesionado, no fim da primeira parte, e já não voltou para a segunda metade do encontro em Vila Nova de Famalicão.
No final do jogo, Rúben Amorim indicou que a lesão não se previa leve, prognóstico que foi confirmado algumas horas depois: lesão grave no joelho - rotura do tendão rotuliano. O tempo de recuperação esperado para lesões do género é entre seis a oito meses, com operação pelo meio.
A operação já decorreu, e a mulher de Nuno Santos, Diana Ribeiro Santos, partilhou na sua página da rede social Instagram uma publicação em relação ao momento vivido pelo lateral leonino. Junto a uma imagem do jogador deitado na cama de hospital, pode ler-se a seguinte descrição: “Daqui a uns meses estaremos a lembrar-nos desta noite, a pensar que tudo acontece por um motivo e que voltaste ainda mais forte do que antes. Deus escreve certo por linhas tortas. Estamos juntos, sempre, todos os dias das nossas vidas”.
Relembrar que o bicampeão nacional tem visto a sua carreira ser marcada por lesões graves que obrigaram a períodos longos de recuperação: em 2015, ao serviço do Benfica B, sofreu uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo; em 2018, no Rio Ave, uma rotura do ligamento cruzado anterior, também no joelho esquerdo; agora, em 2024, uma rotura do tendão rotuliano, desta vez no joelho direito.
Nuno Santos, que tem sido importante para o Sporting de Rúben Amorim desde que se juntou ao Clube em 2020, passou por Benfica e Porto durante os anos de formação. Pelo Sporting, leva um total de 196 jogos realizados, com 34 golos e 42 assistências, numa altura em que cumpre a quinta época no Clube. Venceu uma Supertaça, duas Taças da Liga e dois Campeonatos Nacionais com a camisola verde e branca.
Jogador importante do plantel de Rui Borges atingiu marca mítica pelo conjunto verde e branco e explicou, em entrevista, o que significa
|
Tem sido um dos jogadores mais constantes da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade. Matheus Reis cumpriu a mítica marca dos 200 jogos com a Listada verde e branca no Benfica - Sporting da 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e, em entrevista concedida aos canais oficiais do Clube, explicou o que significa este percurso.
Sobre o dia em que foi capitão do Sporting, disse o seguinte: "É demais. Quando tive a oportunidade, que o míster disse que ia ser, passou um fio na cabeça. Queremos chegar aqui e conquistar grandes, mas nunca imaginamos que vamos chegar assim tão longe. Dá-te uma sensação de realização e isso é tão bom que quero continuar a escrever o meu nome na história do clube", começou por explicar.
Lembrou, de seguida, os primeiros tempos no Sporting: "Não tinha bola e estava há seis meses parado. Fui convocado, mas não esperava entrar. Estava pronto fisicamente e mentalmente. Conseguimos virar aquele jogo, com o Seba [Coates] a marcar. Não podia ter começado melhor. Foi marcante para todos", explicou de seguida.
Depois, lembrou o jogo mais importante até ao momento: "Contra o Benfica na final da Taça da Liga [em 2021/22] em que fomos campeões. Foi muito especial e pude fazer um grande jogo. Começámos a perder e conseguimos virar, portanto foi uma conquista muito importante. Os jogos do título são sempre especiais, lembro-me do Boavista... Fico com esses jogos dos títulos. Também o do golo do Geny contra o Benfica. Quando a bola chegou ao Geny e ele rematou, olhei para o Jer [St. Juste] e começámos a correr. Comemorámos muito e foi incrível, porque sabíamos que tínhamos dado um grande passo rumo ao título. Isso mostra união e força que todos temos", atirou Matheus Reis.
Por último, um apelo aos adeptos do Sporting: "Cada temporada é única. Mas sabemos que isto é uma maratona. Estivemos sempre juntos, nos momentos mais difíceis e de glória. Precisamos de todos, que acreditem em nós. Vamos em busca de mais!", rematou Matheus Reis.
Lateral direito dos leões viveu um momento insólito na última partida e foi castigado, decisão com a qual o Clube de Alvalade não concorda
|
O Benfica - Sporting, dérbi de Lisboa que se jogou na 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, terminou com empate a uma bola, mas com algumas más notícias para os leões, como a expulsão de Ricardo Esgaio. Frederico Varandas estará, no entanto, a ponderar recorrer do castigo, uma vez que discorda da decisão de João Pinheiro.
Ricardo Esgaio viu cartão vermelho após ter o confronto com o defesa dos encarnados, Otamendi. Aquilo que parecia ser apenas uma provocação entre os dois jogadores, resultou numa suspensão por dois jogos ao lateral leonino, pelo Conselho de Disciplina da Federação . O relatório do árbitro de Braga, refere que o camisola '47' dos verdes e brancos, se dirigiu ao adversário de uma maneira ofensiva: "Falas muito, chupa ca****", escreveu.
Além do 'bate-boca' que os rivais acabaram por trocar no final da partida, o jogador natural da Nazaré, teve outro comportamento inusitado. Após o Benfica ter empatado aos 63 minutos, Esgaio, voltou-se para os adeptos encarnados que estavam atrás do banco de suplentes, e fez o gesto do dedo do meio. Esta situação também está escrita no relatório de João Pinheiro.
Ricardo Esgaio está castigado por dois jogos, ficando assim de fora da última jornada da Liga Portugal Betclic frente ao Guimarães e da final da Taça de Portugal frente ao Benfica a 21 de maio, no Estádio do Jamor. Duas grandes finais, nas quais são importantes poder contar com todo o plantel leonino. O assunto está entregue ao departamento jurídico da Sporting SAD, que pondera intervir de forma a pelo menos, tentar reduzir a pena.
O Sporting tem casa cheia na receção à equipa de Luís Freire, que promete vir a Alvalade para conquistar os três pontos, com o objetivo de assegurar o quinto lugar do campeonato. O Clube de Alvalade já não é bicampeão há 71 anos, e Rui Borges, pretende quebrar o jejum e conquistar a dobradinha esta temporada. Reveja aqui, o possível onze para a última jornada da I Liga.
Elemento importante dos quadros dos vimaranenses vai defrontar a turma verde e branca este sábado, dia 17 de maio, em jogo da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto do Guimarães no jogo que pode valer o bicampeonato aos leões. Luís Freire, treinador dos vimaranenses, não quer dar essa alegria aos adeptos verdes e brancos, como explicou em conferência de imprensa: "É um jogo de extrema exigência, que pode dar o título ao adversário, mas também nos pode dar muita coisa a nós. Está toda a gente ligada ao jogo."
Na antevisão da 34ª jornada da Liga, Freire destacou a preparação focada e tranquila da sua equipa: "Encaramos os jogos sempre com a perspetiva de sacar aquilo que nos interessa mais, a vitória. Foi uma semana muito tranquila na preparação do jogo." Apesar de o Sporting ser o atual líder, o técnico acredita no plano traçado: "Temos o nosso plano, focados no que temos de fazer em campo e no que é importante perceber para ganhar o jogo."
Questionado sobre possíveis ausências influentes, o treinador foi claro: "Só posso falar pelo meu jogador. Todos fazem falta, o Händel, o Relvas, o Samu e o Rivas. O Händel não foge à exceção. Não me compete falar sobre os outros." Também garantiu que o Vitória não precisa de provocações externas para se motivar: "O Vitória é uma equipa muito grande, um clube com uma dimensão enorme, não precisa de motivação extra ou ser picado por nada."
O técnico recusou olhar para os outros resultados antes do apito final: "O nosso jogo vai ditar o nosso futuro, acreditamos nisso." E lembrou o excelente percurso da equipa nos últimos jogos: "Temos esse bom registo em jogos de dimensão superior, em que nos batemos sempre muito bem fora de casa."
Sobre a ameaça Gyökeres, Freire respondeu com confiança no coletivo: "Temos formas de encarar cada jogo. Somos uma equipa que procura sempre jogar, ser agressiva. Temos a nossa estratégia, sabemos que o Gyökeres tem feito muito a diferença. Tem de ser pelo talento, mas também pela estratégia coletiva que tentaremos anular o Sporting e procurar o nosso jogo". O Sporting recebe o Vitória de Guimarães em Alvalade, amanhã às 18h. Reveja aqui, as informações atualizadas sobre a última jornada da Liga Portugal Betclic.