 
                        
                        Futebol
Exclusivo Leonino – João Simões reagiu à ida para a bancada no Sporting - Braga
10 Out 2025 | 12:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
 Seguir
            Seguir
        
    Futebol
 
                                        13 Jun 2020 | 10:20 |
O Sporting CP venceu o Paços de Ferreira, por 2-1 (LER AQUI), e, no final da partida, Rúben Amorim estava satisfeito com a prestação da equipa, embora tenha dito que, em alguns momentos, se tenha notado alguma inexperiência fruto da juventude dos seus atletas. “Estivemos bem. Faltou alguma velocidade com a bola, mas os processos estavam lá. Faltou também o último passe, saíamos da pressão com a bola de frente para a defesa e não conseguimos a melhor decisão. Somos uma equipa muito jovem, sabemos disso, e a juventude traz irreverência, mas também inexperiência e isso sentiu-se muito. Mas vencemos, e isso é o mais importante, neste momento. Manter a ideia e ganhar jogos”, começou por referir o treinador do Sporting CP. Sobre o lance em que o Paços de Ferreira reclama penálti, Rúben Amorim considerou que a equipa se deixou afetar pelo mesmo: “Acho que depois daquele penálti, que não era penálti, perdemos o foco. Ao estrearmos os miúdos, queremos avançar com o processo mais rápido e temos estes contratempos. A equipa sentiu muito, mas estou feliz com eles”. Relativamente à opção de deixar Mathieu de fora da equipa, o técnico esclareceu a situação justificando que, durante a semana, todos têm de dar o máximo e é com base nesse desempenho que escolhe a equipa: “Todos os jogadores têm que seguir uma linha, não me interessa se vem do Barcelona ou da formação, se é o Mathieu ou o Nuno Mendes. É uma forma que tenho para não perder o grupo. No Sporting, uma semana nova significa uma nova vida. E aqui não há caso nenhum. Ele vai ter uma nova semana, onde vai trabalhar e lutar para ganhar o lugar. Uma coisa é certa, os melhores vão lá estar”. Quanto à prestação de Jovane Cabral e à possibilidade de vir a perder o extremo no mercado de transferências, Rúben Amorim acredita que é sinal de que as coisas estão a ser bem feitas: “O estilo de jogo dele enquadra-se bem na nossa ideia, porque, quando nos tentam pressionar, jogamos com velocidade e, quem tem mais, destaca-se. Mas muito disto é dedo das pessoas que trabalharam com ele na formação e eu estou a usufruir desse trabalho. Além disso, é bom quando agora andamos a falar da hipótese do Jovane sair”. O comandante do futebol leonino deixou ainda elogios para as prestações de Luís Maximiano e Wendel: “O Maximiano está num bom momento, mais confiante e a jogar mais adiantado. Além disso, gostei da forma como ele jogou com os pés, sobretudo depois do erro em Guimarães. Quanto ao Wendel, é um jogador de características únicas. Dá-nos uma capacidade de transporte diferente. Mesmo quando está marcado, consegue tirar um da frente e dá-nos uma outra dimensão”. Por fim, Rúben Amorim confidenciou que a recuperação de Luciano Vietto pode demorar mais do que o esperado: “Temos que esperar. Não sou médico, mas o Vietto é capaz de demorar um pouco. Faz-nos muita falta. É um jogador com experiência. Mas falha o Vietto e é uma oportunidade para outros terem minutos e tentarem ganhar o lugar”.
Fotografia de Sporting CP
Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Clube de Alvalade, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências dos leões
 
                                10 Out 2025 | 18:22 |
Francisco Salgado Zenha confessou que foi muito difícil para o Sporting contratar jogadores na última janela de transferências de verão, e alertou para a crescente competitividade no mercado do futebol - Frederico Varandas também falou deste assunto. O Vice-Presidente verde e branco, responsável pela pasta financeiro do Clube, esteve presente no Football Summit, onde abordou o assunto.
"Se calhar é muito óbvio, já está a acontecer, mas quero ressalvar isto: se forem ver o que aconteceu neste mercado de verão, foi muito difícil contratar. Estivemos a resistir para vender e tivemos dificuldades em contratar. É um sinal de que o mercado europeu e os clubes lá fora já estão a entrar nesse patamar em que não precisam de vender também", começou por explicar o CFO do Sporting, que esteve presente num painel com os homólogos de Benfica e Porto.
Francisco Salgado Zenha prosseguiu na sua análise: "Então a contratação vai tornar-se cada vez mais difícil. A situação financeira dos clubes europeus está cada vez mais robusta. Ou nós em Portugal caminhamos nessa linha de robustez, ou vamos ter mais dificuldade em acompanhar os nossos concorrentes lá fora".
"Temos de pensar na centralização de direitos e fazê-la de forma eficiente. Temos de pensar que quando a fizermos, sim, solidariedade, mas cuidado, porque se baixarmos todos os nível e os três grandes baixarem o nível, não vamos ganhar pontos nas competições europeias, não vamos estar lá e estaremos na Conference League. Teremos muito cuidado para neste bolo fazer uma distribuição eficiente. Associado a este bolo, o controlo financeiro. É absolutamente crítico para dar credibilidade lá para fora", atirou, de seguida, falando em soluções para o problema financeiro dos emblemas nacionais.
O Vice-Presidente do Sporting terminou, com uma palavra sobre o futuro: "Nós já sabemos que gerimos bem o futebol. Se virem a balança comercial da transferência de jogadores, já toda a gente sabe que Portugal vende muito bem, gere muito bem, desenvolve bem jogadores, contrata e sabe vender. Não é por acaso que somos a 20.ª ou 21.ª economia europeia e nos últimos anos sempre a lutar pelo 6.º lugar. Há alguma coisa que fazemos bem. O que não podemos perder o comboio é que o futebol está, e com o contributo de investimento privado, sobretudo de americanos, a ir para o próximo passo".
Capitão dos red devils, onde é orientado pelo antigo treinador verde e branco, fez a antevisão da partida da Seleção Portuguesa e não esqueceu os leões
 
                                10 Out 2025 | 17:36 |
Bruno Fernandes confessou não ter problemas com as novas funções que tem no Manchester United, sob o comando de Ruben Amorim, e relembrou que já as cumpriu anteriormente, quando estava ao serviço do Sporting, com o técnico Jorge Jesus - que falou, recentemente, de Cristiano Ronaldo.
O capitão da equipa do Manchester United foi o escolhido para falar com os jornalistas na conferência de imprensa de antevisão ao jogos entre as Seleções de Portugal e da Irlanda. Foi questionado acerca do papel mais recuado que tem agora nos red devils, e lembrou os tempos que passou no Sporting.
"Gosto de jogar futebol, independentemente da posição, vou fazer o melhor. Toda a gente tem posições preferidas. Num espaço com muita qualidade tens de adaptar", começou por explicar Bruno Fernandes, revelando não ter problema com as novas funções atribuídas por Ruben Amorim no Manchester United.
Bruno Fernandes prosseguiu: "Fiz estas posições com Jorge Jesus no Sporting. Quando vês de frente consegues encontrar mais espaços, o risco é menor. Quando jogo a 10 o objetivo é criar jogadas, finalizar. Adapto-me àquilo que é jogo coletivo. O mais importante é ganhar, quero jogar o melhor possível".
O médio, que foi capitão verde e branco, teve ainda tempo para falar de Nuno Mendes, que deixou os leões e que hoje brilha no campeão europeu: "Apanhei-o no Sporting, faz uma pré-época. Sempre foi um miúdo envergonhado e extrovertido. Está nas bocas do mundo pela qualidade. Não me cabe a mim decidir se é o melhor do mundo. Temos muitos jogadores de alto nível. Os jogadores do PSG tiveram uma grande época. Infelizmente para nós nenhum conseguiu levar o título de melhor do mundo. Mas o facto de lá estarem é um motivo de orgulho para todos os portugueses. São jogadores de um nível extremamente alto".
Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Bruno Fernandes no Sporting:
Treinador verde e branco orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens do conjunto secundário foram destaque
 
                                10 Out 2025 | 15:59 |
Rui Borges chamou Rayan Lucas à sessão de treino da equipa A do Sporting, esta sexta-feira, dia 10 de outubro. Os leões continuam a preparação para a difícil série de jogos que vai acontecer assim que a pausa para seleções FIFA terminar.
Rayan Lucas tinha estado afastado dos trabalhos do Sporting, em virtude da sua participação no Mundial sub-20, ao serviço da seleção Brasileira. O antigo jogador do Flamengo viu a sua equipa nacional ser afastada na fase de grupos do torneio intercontinental, e está de volta a Alcochete, já integrado nos trabalhos do conjunto verde e branco - o médio também recebeu boas notícias de Rui Borges recentemente.
De resto, Rui Borges chamou mais oito jogadores da equipa B do Sporting, para colmatar as 15 ausências no plantel verde e branco, dos jogadores que se encontram ao serviço das Seleções, a maior parte deles a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
Os oito jogadores chamados por Rui Borges foram os seguintes: os defesas Rômulo, José Silva e Rodrigo Dias; os médios Rafael Besugo, Kauã Oliveira e Samuel Justo; e os atacantes Paulo Cardoso e Rafael Nel (para além do já mencionado Rayan Lucas).
O treino decorreu normalmente, com a particularidade de ter acontecido no relvado do campo Aurélio Pereira, uma vez que o relvado está a ser substituído na ala profissional da Academia, onde a equipa de Rui Borges costuma treinar. Vale ainda referir que os leões vão disputar um jogo, à porta fechada, contra um clube de Lisboa, na manhã do próximo sábado, 11 de outubro.
Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Rayan Lucas no Sporting B:
 
                        
                        Exclusivo Leonino – João Simões reagiu à ida para a bancada no Sporting - Braga
10 Out 2025 | 12:21
 
                        
                        Raspanete? Pilar do Sporting pediu para dar palavrinha à equipa no regresso aos treinos
10 Out 2025 | 11:58
 
                        
                        Titular de Rui Borges no Sporting admite estar frustrado e atira: “Do nada…”
10 Out 2025 | 11:46