Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0É negócio fechado: Luís Boa Morte, antigo jogador do Sporting, é o escolhido para assumir o cargo de selecionador da Guiné-Bissau, segundo informou o Fulham, clube inglês no qual ocupa atualmente a função de adjunto..
O ex-internacional português estava na equipa técnica de Marco Silva desde 2019/2020, ainda no Everton e prepara-se agora para uma experiência a solo ao serviço dos djurtus. Esta será a terceira ocasião em que Boa Morte vai comandar uma equipa. O antigo extremo dos cottagers já tinha treinado os sub-19 do Sporting, o Sintrense e ainda os Sub-23 do Portimonense.
O anterior selecionador, Baciro Candé, terminou contrato no passado dia 15, depois de ter estado oito anos no cargo, conseguindo quatro vezes o apuramento para a fase final da CAN. Luís Boa Morte tem 46 anos e esta é a primeira vez que assume uma seleção nacional.
Apesar de nunca se ter estreado na equipa A do Sporting, Luís Boa Morte alinhou nos escalões de formação do Clube de Alvalade em duas ocasiões: entre 1989 e 1991 e entre 1994 e 1996, tendo partilhado balneário com nomes como Nuno Assis ou Marco Caneira. Foi emprestado ao Lourinhanense em 1996/97 antes de sair em definitivo rumo ao Arsenal.
O internacional português viria a destacar-se, mais tarde, no Fulham, onde esteve seis anos e meio, entre 2000 e 2007, durante os quais realizou 250 jogos e apontou 54 golos. Regressou ao emblema londrino em 2021, quando Marco Silva assumiu o cargo de treinador principal. Além disso, como jogador, Luís Boa Morte somou 28 internacionalizações, com um golo marcado, num particular diante de Angola, em 2001.
Regressou aos verdes e brancos em 2014/15 numa primeira fase como treinador adjunto da equipa B, tendo assumido o comando técnico da equipa de juniores na mesma temporada. Somou 10 triunfos em 19 partidas realizadas.
Confira a publicação do Fulham:
https://twitter.com/FulhamFC/status/1769800946295668773?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1769800946295668773%7Ctwgr%5Ef6a6db6b503dba5d9894387eb938e459605b4e75%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.zerozero.pt%2Fnoticias%2Fluis-boa-morte-vai-deixar-fulham-para-ser-o-novo-selecionador-da-guine-bissau%2F601638
Seleção portuguesa empatou frente à Croácia (1-1), esta segunda-feira, dia 18 de novembro, numa partida a contar para a sexta jornada da Liga das Nações
|
0A seleção portuguesa empatou frente à Croácia (1-1), esta segunda-feira, dia 18 de novembro, numa partida a contar para a sexta jornada do grupo A1 da Liga das Nações. Roberto Martínez optou por não utilizar Francisco Trincão e Geovany Quenda, dupla do Sporting.
O encontro começou num ritmo baixo mas Portugal chegou ao 1-0 aos 33 minutos. Vitinha fez um passe em profundidade para uma grande receção de João Félix que surgiu isolado na cara de Dominik Livakovic e rematou para o primeiro golo do encontro, em Split.
No segundo tempo, depois de várias insistências, a formação liderada por Zlatko Dalic chegou ao golo do empate. Aos 66 minutos, Josko Gvardiol apareceu no coração da área, após cruzamento exímio de Jakic e restabeleceu a igualdade no marcador.
Caso fosse utilizado pelo selecionador nacional, Quenda, novo pupilo de João Pereira tornar-se-ia no mais jovem internacional da história do futebol português, batendo o recorde de Paulo Futre. Se tivesse entrado em campo no Estádio Poljud, Quenda iria estrear-se com 17 anos e 202 dias, superando o ex-leão, que se estreou em 21 de setembro de 1983, com 17 anos e 205 dias, num 5-0 à Estónia, em Alvalade.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Atacante que rumou ao Clube de Alvalade, em 2023, depois de quatro temporadas no clube da Luz, rubrica novo vínculo com emblema leonino
|
0É oficial. Sara Cartaxo renovou contrato com o Sporting, anunciou o Clube de Alvalade, esta segunda-feira, dia 18 de novembro. Depois de quatro anos na formação do Benfica, a jogadora, que chegou a Alcochete no verão de 2023, está a cumprir a sua segunda temporada de verde e branco.
Em declarações aos meios de comunicação do emblema leonino, a avançada de 19 anos, que soma seis jogos e dois golos marcados pela equipa B, até ao momento, em 2024/2025, mostrou-se feliz pelo novo passo na carreira e sublinhou que “é sempre um orgulho poder continuar a desenvolver-se de Leão ao peito".
A jovem futebolista internacional sub-19 por Portugal passou por vários desportos, entre eles o “futsal, natação e ginástica”, mas diz ser no futebol e no Sporting que procura trilhar o seu caminho. E, até ao momento, a evolução “tem sido boa”, realçou a futebolista.
“No ano passado não fazia coisas que agora já faço, tenho melhorado alguns pormenores técnicos e passo a passo vou evoluindo. Sou uma jogadora muito rápida, agressiva e que quer sempre mais”. A avançada traçou como objectivos “ganhar o campeonato” com a equipa B e, depois, “chegar à equipa A”.
Neste momento, a equipa A do futebol feminino, agora comandada por Micael Sequeira, está na terceira posição da Liga BPI com 21 pontos (menos um jogo) e continua na luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa. O Braga (25) é segundo, já o Benfica (27) está no primeiro lugar.
Veja a publicação do Sporting:
Portugal voltou a empatar na fase de grupos da UEFA Liga de Elite, com ponta de lança do emblema verde e branco a ser determinante para evitar derrota
|
0A Seleção Nacional de Sub-20, liderada por Oceano Cruz - glória do Sporting com mais de 400 jogos pelos leões - empatou (1-1) esta segunda-feira, dia 18 de novembro, diante da congénere da Chéquia, em jogo de preparação relativo à Liga de Elite Sub-20, com Rodrigo Ribeiro a fazer o passe para golo já nos descontos
Num encontro, regra geral equilibrado, a seleção checa chegou-se à frente no marcador, mesmo em cima do intervalo. Filip Spatenka abriu o ativo no duelo pessoal com Diogo Fernandes e forçou a equipa das quinas a trabalhos redobrados para não sair surpreendida do desafio.
Aos 90+9’, pouco depois de Manuel Mendonça ter tipo uma grande oportunidade para marcar, na sequência de uma bola parada, o golo do empate surgiu num canto, com Rodrigo Ribeiro a assistir de trivela para o cabeceamento certeiro de Gustavo Varela que fechou as contas em 1-1.
Com este resultado, a equipa de Oceano Cruz passa então a somar nove pontos e está no terceiro posto, atrás de Inglaterra e Alemanha. Já a Chéquia encontra-se com dois pontos. O próximo jogo é na em solo germânico, em encontro que se irá realizar apenas em março de 2025.
Esta temporada, Rodrigo Ribeiro – avaliado em 3 milhões de euros – leva seis encontros realizados pelo AVS e um pelo Clube de Alvalade, nos quais disputou um total de 456 minutos. No entanto, o atacante ainda não marcou nenhum golo, nem fez assistências.