Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“NÚCLEOS SÃO BASE QUE SUSTENTA ESSÊNCIA DO SPORTING”

Em entrevista ao Record, Maria Serrano falou sobre a importância dos núcleos no universo verde e branco e destacou desafios para o futuro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Maria Serrano, Vice-Presidente do Sporting CP responsável pelos núcleos, concedeu uma entrevista ao jornal Record onde abordou os desafios para o futuro, o papel do Clube na luta contra a Covid-19, entre outros temas.

“Os núcleos são indiscutivelmente a base que sustenta a essência do Sporting CP, como instituição nacional e internacional. Comprometi-me a dar seguimento ao trabalho que vinha a ser feito. Para um clube com mais de três milhões de adeptos, a proximidade e a ligação aos núcleos são fatores extremamente importantes. Existem 175 núcleos legalizados, espalhados por 15 países, nos cinco continentes. O Conselho Diretivo tem feito uma aposta forte nesta área, essencial também no apoio às modalidades, tendo em vista a dinamização da marca Sporting. Num futuro próximo, os núcleos vão ter mais força e autonomia”, começou por dizer Maria Serrano.


Relativamente a iniciativas promovidas pela Fundação Sporting no combate ao coronavírus, a Vice-Presidente Leonina lembrou que já existem muitas iniciativas no terreno, mas os leões estão a trabalhar noutras ações de solidariedade: “A Fundação está a desenvolver várias iniciativas com os núcleos do Sporting CP. Estamos ainda a desenvolver a campanha ‘Fica em Casa, Fazemos as Compras por Ti’. Neste momento, contamos já com 40 núcleos do Sporting que se voluntariaram para ajudar na compra e entrega ao domicílio de bens essenciais a quem mais necessita e faça parte dos designados grupos de risco. Adquirimos também material de proteção para doar à União das Misericórdias. Ao todo, vamos entregar 120 mil máscaras e 80 mil pares de luvas aos trabalhadores que cuidam de pessoas com deficiências profundas e perturbações mentais. Ajudaremos sempre dentro das possibilidades”.


Quanto ao papel da mulher no mundo desporto, Maria Serrano considera que a mesma é uma realidade, mas, simultaneamente, diz que é um orgulho ser a primeira mulher Vice-Presidente do Sporting CP: “A fraca participação da mulher no fenómeno desportivo é uma realidade internacional, como todos sabem. Eu tinha a perfeita noção de que, se fosse eleita, seria a primeira mulher vice-presidente do clube. É com enorme orgulho que encaro este percurso que começou no trabalho solidário da Fundação Sporting. É uma missão enriquecedora, sempre com o objetivo de ajudar os que mais precisam”.

Por fim, Maria Serrano confessou também que o atual Conselho Diretivo pretende implementar o voto eletrónico: “É uma medida que queremos implementar. Este período que estamos a viver demonstra, especialmente, a importância e necessidade, não só para o Sporting CP, mas para o País, de disponibilizar o acesso à votação eletrónica remota. Essa possibilidade, como se sabe, está dependente da alteração dos estatutos do clube. É um processo que terá de ser conduzido pela Mesa da Assembleia Geral e, posteriormente, aprovado pelos Sócios”.



Clube

MOVIMENTO HOJE E SEMPRE SPORTING PEDE ALTERAÇÕES AOS ESTATUTOS E MUDANÇA NO MÉTODO DE VOTO

Adeptos do Clube de Alvalade enviaram documento a João Palma, Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões

  |

Icon Comentário0

André Dias Ferreira, José Pedro Dionísio e Afonso Pinto Coelho, dando voz ao Movimento Sporting com Votos nos Núcleos, pedem alterações ao método de voto no Clube de Alvalade. Os Sócios dos verdes e brancos enviaram as mudanças a realizar, num documento direcionado a João Palma, Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões.

"Um grupo de mais de uma centena de sócios, denominado “Sporting com voto nos núcleos” considera que os núcleos são espaços de “Sportinguismo”, que podem e devem ser utilizados para reforçar a democracia interna do clube, através da sua utilização como plataformas eleitorais numa lógica de proximidade com os sócios do Sporting", pode ler-se.


"O grupo, que junta sócios muito diversificados em termos de anos de filiação, pretende um aproximar dos sócios de todo o país ao Clube, fazendo jus à designação de “Clube de Portugal”, correspondendo à dinâmica nacional, bem visível nas recentes comemorações do título nacional de futebol", prosseguem.


"Nesta fase, ao abrigo dos números 2 a 4 do artigo 47º dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, a proposta pretende uma descentralização em 7 locais de votos: um por cada grande região do Continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), Madeira e Açores, em sistema de mobilidade, como o realizado nas recentes eleições europeias", continuam.

"Os signatários pretendem a introdução na ordem de trabalhos da próxima reunião da Assembleia Geral do Clube, que deverá ser realizada até final de junho, de um ponto de discussão e votação da proposta de alteração ao regulamento da Assembleia Geral, conforme documento enviado hoje às 11h15m, via correio eletrónico, ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal, Dr. João Palma", terminam.



Clube

OBRAS EM ALVALADE A TODA A VELOCIDADE: MUDANÇAS RÁPIDAS TÊM DADO O QUE FALAR ENTRE ADEPTOS DO SPORTING

Direção verde e branca continua com alterações no reduto dos leões, com o intuito de modernizar o espaço

Mudanças em Alvalade têm dado que falar
Mudanças em Alvalade têm dado que falar

  |

Icon Comentário0

Como já antecipado pelo diário desportivo Record, o Sporting está mesmo com o pé no acelerador no que concerne às obras em Alvalade: após ter procedido à desmontagem do ecrã gigante do topo Sul do reduto principal dos leões, a estrutura verde e branca já está mesmo a intervencionar o que foi edificado na bancada Norte.

É importante ressaltar que o objetivo deste projeto, ‘Alvalade 2.0’, é desmantelar os objetos que remontam à fundação do Estádio, ou seja, agosto de 2003, colocando novos, mais funcionais e modernos. Desde que Frederico Varandas tomou posse no Sporting, em 2018, a Direção tem vindo a tomar largos passos em direção à melhoria das infraestruturas do Clube, ação que tem sido do agrado da comunidade leonina.

Vale lembrar que este projeto incidiu, para além dos dois ecrãs gigantes, sobre os anéis anteriores, as casas de banho e os elevadores. Será ainda inaugurado, na próxima época, um novo espaço – o ‘SCP Business Hub’, que servirá para receber diversos eventos e para ‘cowork’ fora dos dias de jogo.

De igual modo, o fosso de Alvalade vai ser alvo de alterações, sendo que o Sporting vai mesmo dar início às obras com o intuito de fechar o mesmo. Devido à dimensão da obra, a conclusão da mesma só será possível perspetivar durante a época de 2025/26, que também corresponde à última do mandato dos atuais órgãos sociais. Importa ainda ressalvar que os leões já renovaram toda a zona das bilheteiras em redor do Estádio.

No confronto da Seleção frente aos finlandeses, no dia 4 de junho, as obras nas bancadas já estavam à vista: segundo imagens divulgadas pelos vários meios de comunicação, os camarotes do Estádio estavam a ser intervencionados ao mesmo tempo que ocorreu o combate, tanto que nem sequer receberam público na partida amigável. Assim, o objetivo desta intervenção assenta na modernização e melhoria das condições dos camarotes.

Recorde aqui este grande momento no Estádio José Alvalade:



Clube

SAIBA COMO PODE DOAR 0,5 DO SEU IRS DE 2024 À FUNDAÇÃO SPORTING

Entre 1 de abril e 30 de junho é possível associar parte dos seus rendimentos para ajudar na causas da Instituição do Clube de Alvalade

  |

Icon Comentário0

Com várias missões de cariz solidário a Fundação Sporting tem vindo a desenvolver vários projetos para ajudar em diversas causas. Todos os anos, é possível consignar 0,5% do IRS para contribuir no desenvolvimento da instituição e 2024 não é exceção.

"Consignar o IRS significa que parte do imposto que iria reverter a favor do Estado pode ser doado a uma Instituição de solidariedade Social à tua escolha sem qualquer custo para ti. Ou seja, em vez do teu IRS ser entregue na totalidade ao Estado, 0,5% será encaminhado pelo próprio Estado para a causa que escolheste", lê-se, no site oficial do Clube de Alvalade.


Segundo informações dos verdes e brancos  é possível "escolher a Instituição" para a qual reverte o valor entre os dias "1 de abril e 30 de junho". Para tal, é necessário entrar no Portal das Finanças ou  seguindo os passos: IRS > SERVIÇOS RELACIONADOS > DADOS AGRAGADO IRS > COMUNICAR ENTIDADE A CONSIGNAR IRS > ESCREVE O NIF DA INSTITUIÇÃO (FUNDAÇÃO SPORTING: 513 462 554).


Se optar por uma Declaração não automática é necessário "aceder à opção 'Entregar IRS' onde terá que entregar a declaração de rendimentos (Modelo 3) e  "Na secção Rosto, no lado esquerdo, selecionar o quadro 11", depois escolher o "campo 1101", "Clicar na caixa IRS para que não tenha custos associados e por fim "Escolher a Instituição de Solidariedade Social (FUNDAÇÃO SPORTING: 513 462 554)".

Numa declaração automática basta abrir "a área 'Pré-Liquidação' assinalar a caixa que indica que pretende consignar 0,5% do seu IRS e incluir o NIF da Instituição de Solidariedade Social (FUNDAÇÃO SPORTING: 513 462 554)", com o sistema a tratar todos os dados.


Datas Importantes a ter em conta:

Até 15 de Fevereiro: Comunicação do agregado familiar no portal das finanças.

Até 25 de Fevereiro: Validação de despesas no e-fatura.

Até 31 de Março: Pré-consignação do IRS no portal das finanças.

Entre 1 de Abril a 30 de Junho: Entrega das declarações IRS.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO
Clube

REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO

 

Icon Comentário0
TENTATIVA DE DESPEJAR JUVE LEO E DIRECTIVO VÊ NOVIDADES: TRIBUNAL AVANÇA COM PROCESSO DO SPORTING
Clube

TENTATIVA DE DESPEJAR JUVE LEO E DIRECTIVO VÊ NOVIDADES: TRIBUNAL AVANÇA COM PROCESSO DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING A DESCANSAR: AMORIM JÁ APROVEITA AS MERECIDAS FÉRIAS, MAS CONTINUA... ‘ON’
Clube

SPORTING A DESCANSAR: AMORIM JÁ APROVEITA AS MERECIDAS FÉRIAS, MAS CONTINUA... ‘ON’

 

Icon Comentário0