
Futebol
Harder aliou-se a inimigo de Varandas, mas Sporting saiu por cima sem pagar um cêntimo
03 Set 2025 | 08:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Jun 2025 | 16:46 |
Depois da conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal, o Sporting já se foca na preparação da próxima temporada desportiva. Nuno Encarnação, comentador afeto ao Porto, alerta para a possibilidade das principais figuras do plantel, como Viktor Gyokeres, deixarem o Clube de Alvalade e perspetiva que os leões vão ter esse problema em 2025/26.
Nuno Encarnação: "Sporting? Como encarará a próxima época sem Gyökeres?"
“Alvalade celebra ainda os feitos do final da temporada, onde conquistou o bicampeonato e juntou o bónus da Taça de Portugal. O problema do Sporting é outro. Como encarará a próxima época sem Gyökeres e sem mais algum jogador titular influente que possa ter de vender?”, começa por referir Nuno Encarnação, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
O comentador desportivo considera que o Sporting corre “riscos acrescidos”, pelas eventuais saídas dos principais jogadores do plantel orientado por Rui Borges: “Substituir Gyökeres, um Pote ou um Hjulmand não se afigura tarefa fácil, mesmo que os mealheiros de Alvalade fiquem fartos”.
Nuno Encarnação: "Alvalade tornou-se exigente, aprendeu a ganhar"
Nuno Encarnação reitera a sua ideia, alertando para a possibilidade do Sporting “se tornar uma equipa com as mesmas dificuldades que as outras”: “Alvalade tornou-se exigente, aprendeu a ganhar, a saborear confortáveis vitórias, e de repente corre agora o risco de não ter um treinador excecional como era Ruben Amorim e de perder um fora de série no ataque”.
A terminar, Nuno Encarnação lança o mote para a próxima temporada, prevendo uma luta renhida entre Sporting, Porto e Benfica – que apresentou uma queixa contra Geovany Quenda e Zeno Debast -, na luta pela conquista da Liga Portugal Betclic: “As expetativas são muitas, mas só um sairá vencedor. As contas são sempre as mesmas”.
Última janela de transferências foi das mais movimentadas e mediáticas da história do Clube, graças à novela em torno de Viktor Gyokeres
03 Set 2025 | 10:03 |
Rui Borges foi levado ao desespero com o mercado de transferências do Sporting. O técnico da equipa principal dos leões necessitava de mais um extremo-esquerdo para poder atacar da melhor forma o Campeonato Nacional e a Liga dos Campeões. O jogador apontado a reforçar esta posição teria sido Jota Silva, mas a Direção do Clube não conseguiu inscrever o atleta dentro do tempo limite, falhando assim a sua contratação.
Desta forma, o treinador natural de Mirandela tem apenas à sua disposição Pedro Gonçalves para a ocupar o corredor esquerdo do ataque leonino, num cenário que o obriga a fazer adaptações no caso do ‘camisola 8’ contrair uma lesão no decorrer da temporada, tal como aconteceu na época passada.
Apesar dos falhanços nas contratações de Jota Silva ou até Kevin, a posição de extremo esquerdo do Sporting parece ser difícil de substituir. Já do outro lado do campo, Rui Borges parece ter um cenário mais promissor, uma vez que conta com Geny Catamo e Geovany Quenda como opções para o lado direito do ataque.
Dentro dos três principais candidatos ao título, o Clube de Alvalade acabou por ser aquele que se reforçou menos, muito por ter uma estratégia de mercado diferente. Enquanto os seus rivais deram prioridade a uma reconstrução de plantel, a SAD verde e branca delineou como estratégia a continuidade dos seus principais ativos.
Vale a pena recordar que o Sporting volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 13 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, que será jogado diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho às 20h30.
Jogador que estava nos planos dos verdes e brancos para a nova temporada desportiva acabou por rumar a emblema de liga periférica
03 Set 2025 | 08:52 |
Tomás Handel foi oficializado como reforço do Estrela Vermelha. O internacional sub-21 era seguido de perto pelo Sporting e o negócio chegou mesmo a ser equacionado durante o mercado de verão. Contudo, o médio deixou o Vitória de Guimarães e expressou desejo de "um dia voltar a casa".
Tomás Handel: "Foram 16 anos com o Rei ao peito... de um sentir sem limites e sem concessões!"
"Foram 16 anos com o Rei ao peito... de um sentir sem limites e sem concessões! Um orgulho desmedido em transportar este símbolo! Tornei-me Homem, cresci convosco, aprendi e transmiti os valores tão nobres do nosso clube", começou por escrever o alvo do Sporting.
Handel não esqueceu o tempo que passou em Guimarães, deixando uma mensagem aos companheiros: "Fomos sempre um grupo extraordinário, de força, de entrega, de solidariedade e de superação!! Não tenho palavras para agradecer a todos os que me acompanharam ao longo destes anos... com cada um, ficam as relações de todos os dias passados. Muito obrigado por tudo!".
Tomás Handel: "Um dia, se a Vida for generosa, volto a Casa!"
"Uma das mais belas páginas desta história, foi escrita com a "braçadeira" de Capitão! Um sonho tornado realidade! Admiro-te, meu Vitória. Tenho plena convicção no sucesso futuro do nosso clube. Juntos somos muito mais fortes. Por todas as vezes em que foi difícil, o meu obrigado. Aí tive a confirmação que estava no sítio certo. Se não fosse para ser apaixonante então não falávamos do Vitória... Um dia, se a Vida for generosa, volto a Casa!", atirou.
Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - era um dos jogadores mais preponderantes do Vitória e um dos atletas com mais mercado. O jogador foi visto pela SAD leonina como uma possibilidade numa altura em que Hidemasa Morita mostrou não ter intenções de renovar com o Clube de Alvalade.
Avançado internacional português foi negociado pelo Clube de Alvalade durante a janela de verão, mas atraso na documentação ditou queda da transferência
03 Set 2025 | 08:38 |
Jota Silva está magoado com o Sporting e não quer reforçar os leões no futuro. O atraso de um minuto no envio de documentos para a Liga Portugal fez com que a transferência do avançado caísse por terra, numa altura em que o internacional luso só pensava em Alvalade.
Segundo o jornal A Bola, Jota Silva não esconde a tristeza com a situação e decidiu "riscar os leões do pensamento". Assim sendo, "o Sporting não entra nos planos de futuro" do avançado, que também não vai continuar no Nottingham Forest.
O extremo terá recusado várias ofertas no verão - a mais recente do Botafogo - uma vez que só queria regressar a Portugal, representar o Sporting e reencontrar Rui Borges. Todavia, o atraso na documentação impediu que Jota Silva cumprisse o seu desejo.
Com o Brasil riscado das opções e a permanência no Nottingham a ser "nula", Jota Silva procura soluções para o futuro. De momento, Turquia e Arábia Saudita são as opções em cima da mesa. Certo é que o atacante não está feliz e será obrigado a dar um passo atrás na carreira.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.