Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
19 Mai 2020 | 10:32 |
O Presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, concedeu esta segunda-feira, 18 de maio, uma entrevista ao Canal 11. Matheus Nunes, Rúben Amorim, formação e até Wang Jiahao foram alguns dos temas abordados.
“O objetivo que temos, sem mentir aos sócios, é estar na Champions League. Ponto final. Fizemos um trabalho de reestruturação. Obviamente este é o 'target' do Sporting. O Sporting vai lutar pelo título. Vou dizer que o Sporting vai ser campeão? Não vou dizer isso. Até 2022, o objetivo é estar na Champions League”, afirmou Frederico Varandas quando questionado sobre qual o objetivo do Sporting CP para a próxima a temporada.
Para alcançar tal objetivo, o líder leonino garantiu que em 2020/2021 os leões terão um “plantel com 24 jogadores sendo que metade virá de Alcochete. Com o Battaglia para ensinar, com Acuña. Entre 8 a 12 serão formados na Academia”. Neste sentido, Frederico Varandas destacou a importância dos investimentos que têm sido feitos na formação verde e branca: “Investir na Academia não é só mudar os relvados. Diretor de recrutamento, de unidade de performance, de scouting, de departamento clínico mudaram todos. Mudámos estes recursos humanos e vimos o que tínhamos em termos de formação. Tínhamos uma equipa de sub-23, uma equipa B que desceu de divisão e foi desativada. Um erro crasso. Na equipa sub-23 tínhamos Marcos Túlios, Paulinhos, jogadores com 22 anos e 23, ordenados pesados, que rendimento deram? Agora temos miúdos com talento”.
Sobre os impactos que a atual pandemia terá nos orçamentos do Clube, Varandas considerou que “hoje é um desafio fazer um orçamento. Quando o fazemos estimamos receitas. Se nos disserem a nós, olhando para as linhas de receitas nos últimos anos é fácil: na venda de jogadores como será o mercado? Os orçamentos vão baixar, só não sabemos o quanto. O que posso dizer é que a pandemia… ninguém estava preparado para ela. Esta pandemia se tem sido há um ano o Sporting colapsava financeiramente”.
“Treinador do Sporting dificilmente em três a quatro anos não estará nos melhores clubes europeus”
Rúben Amorim foi outro dos temas em maior destaque na entrevista ao Canal 11. Frederico Varandas foi perentório em afirmar que “o treinador do Sporting dificilmente em três a quatro anos não estará nos melhores clubes europeus. Não tenho a menor dúvida”. Quanto aos mais de 10 milhões de euros que os leões pagaram por Rúben Amorim, Frederico Varandas respondeu com Matheus Nunes: “Do que eu já vi do Matheus Nunes, como está a treinar hoje com os colegas com Battaglia, Doumbia, Vietto… Não tenho dúvidas nenhumas que vai pagar o Rúben Amorim. Só ele vai pagar o Rúben Amorim. Eu, para acertar no treinador, tem de ser competente e completamente em sintonia com a aposta nos jovens”.
“Entendemos que o departamento jurídico do Sp. Braga tenha outra visão”
Quanto aos diferendos com o SC Braga, Cercle Brugge e Sampdoria, Frederico Varandas falou em particular do caso de Rodrigo Battaglia e admitiu que o entendimento do Sporting CP é discutível: “Falei pessoalmente com Salvador, entendemos que é discutível, ele percebeu isso mesmo. Disse-me: ‘Eu entendo o seu ponto de vista, o seu departamento jurídico tem uma visão, o nosso tem outra’. O contrato que vigorava foi rescindido, o Sporting teve de pagar nova comissão, novo prémio de assinatura e novo contrato. Entendemo-lo assim. Entendemos que o departamento jurídico do Sp. Braga tenha outra visão”.
“O comunicado é de hoje mas é algo que o Conselho Diretivo estava preparado há dois meses”
Relativamente às demissões de Filipe Osório de Castro e Rahim Ahamad, o Presidente verde e branco explicou que era algo previsto há bastante tempo e que as saídas se deveram à COVID-19: “O comunicado é de hoje mas é algo que o Conselho Diretivo estava preparado há dois meses. Estamos a viver a maior crise dos últimos 100 anos. O clube está a ser afetado mas também as empresas e as famílias. Estes dois elementos deram muito ao clube, são dois empresários, tal e qual como outros membros do Conselho Diretivo que não são remunerados. Nunca ganharam um tostão no clube. Se já é difícil conciliar as suas vidas profissionais com as obrigações no Sporting, esta pandemia virou o mundo deles e de quase todos nós”.
“Temos de respeitar os sócios que compraram gameboxes”
Tal com o Leonino tinha avançado em primeira mão (LER AQUI), o Sporting CP está obrigado a recompensar os sócios que compraram gamebox para a época de 2019/2020 e Frederico Varandas deixou mesmo a garantia de que tal vai acontecer: “Temos de respeitar os sócios que compraram gameboxes. Vai haver cinco jornadas que os sócios não vão puder ver. Na próxima época, não sabemos a lotação que o estádio pode ter. Pode ser um quarto, um quinto ou um sexto. Vamos fazer vários planos e última palavra será dos sócios”.
“Era um produto com um talento chinês. De facto, não resultou. Desportivamente não conseguiu impor-se”
O Presidente do Sporting CP foi também perguntado sobre Wang Jiahao, o jovem chinês que custou 2 milhões de euros aos leões e que nunca chegou a afirmar-se de verde e branco: "O Wang vem numa parceria do Wolves. Era um miúdo da formação chinesa, um dos principais acionistas do Wolves tem vários investimentos em Portugal. Não fomos iludidos. Era o miúdo mais talentoso e promissor. Nessa parceria, entendemos por o miúdo a rodar nos sub-23. Seria uma hipótese de mercado para a China. É um dos nossos objetivos de internacionalização no âmbito da formação. Era um produto com um talento chinês. De facto, não resultado. Desportivamente não conseguiu impor-se”.
“Equipa B é fundamental no processo de formação”
Nesta entrevista, o líder leonino deu também a notícia de que, fruto da remodelação do Campeonato de Portugal, o Sporting CP terá, já a partir da próxima temporada, equipa B: "Vamos tê-la já este ano. Ainda não é oficial. Ainda não está consumado, apesar de já ter tido uma conversa com o presidente Fernando Gomes. Tínhamos planeado o regresso da equipa B em 2021/22. A equipa B é fundamental no processo da formação que é a última etapa”.
“Tem de haver a palavra ‘adaptação’ e não cortes”
Por fim, no que diz respeito às modalidades, Frederico Varandas, tal como o Leonino tinha avançado (LER AQUI), admitiu que as mesmas sofrerão um corte orçamental: “Tem de haver a palavra ‘adaptação’ e não cortes. Irão sobreviver os que se adaptarem melhor à nova realidade. No clube será igual. Nem sei como é que vão ser as modalidades de pavilhão. O foco das modalidades tem de ser a formação. Tem de ser obrigatório. Não há hipótese de contratar só craques. O histórico das modalidades de há muitos anos era a formação, eu fui atleta de modalidades amadoras. Não nos podemos esquecer. É possível ser campeão só com a formação? É impossível. Nas modalidades dizemos que os objetivos das modalidades é a disputa de títulos. Temos grandes treinadores que vão ter um desafio. À imagem do futebol, a base tem de ser a formação”.
Candidato à presidência do Benfica respondeu às recentes declarações do líder máximo do Clube de Alvalade que muita tinta fizeram correr
09 Out 2025 | 10:08 |
João Noronha Lopes respondeu, na última quarta-feira, dia 8 de outubro, às recentes declarações de Frederico Varandas, que muita tinta têm feito correr. O candidato à presidência do Benfica deixou ainda um aviso ao líder máximo dos leões e ao Clube de Alvalade, caso vença.
Noronha Lopes: "Varandas tem muita coisa para se preocupar no Sporting"
"Não comento as declarações do presidente do Sporting. Eu acho que ele tem muita coisa para se preocupar no Sporting. Eu estou é preocupado neste momento com o futuro do Benfica", começou por dizer, no evento de lançamento do programa da candidatura.
"Sabemos aquilo que queremos. E estamos preparados para liderar a partir do dia 26. Vou ser intransigente na defesa dos interesses do Benfica, quer seja por outros clubes, quer na defesa perante as instituições do futebol português. E vou fazê-lo a partir do primeiro dia e até ao último dia do mandato. E é isso que eu irei fazer, com a tranquilidade de ser presidente do maior clube português e com a tranquilidade de um clube que se tem que se dar ao respeito para ser respeitado. Estou muito confiante e assim vai ser", atirou, em modo de aviso ao Sporting.
Vale lembrar que Frederico Varandas considerou que o facto de não existirem hoje senhores no futebol "está a fazer muita confusão a determinados clubes", e deixou um conselho à atual direção e outros candidatos à presidência do Benfica.
"Desde que estou aqui, já houve épocas desportivas mal conseguidas, mas nunca o presidente do Sporting se desculpou por causa da arbitragem. Há três anos, com o Sporting em quarto lugar, disse perentoriamente que a culpa foi só nossa. É esse o primeiro passo para tornar um clube vencedor e campeão. Sejam competentes e trabalhem mais, que ajuda muito mais do que escrever comunicados", atirou o dirigente leonino.
Confira as declarações de Frederico Varandas:
Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades
07 Out 2025 | 15:40 |
Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.
Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.
No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.
A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.
Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.
Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos
06 Out 2025 | 17:11 |
Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.
Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.
Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.
Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.