
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
O Presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, concedeu esta segunda-feira, 18 de maio, uma entrevista ao Canal 11. Matheus Nunes, Rúben Amorim, formação e até Wang Jiahao foram alguns dos temas abordados.
“O objetivo que temos, sem mentir aos sócios, é estar na Champions League. Ponto final. Fizemos um trabalho de reestruturação. Obviamente este é o 'target' do Sporting. O Sporting vai lutar pelo título. Vou dizer que o Sporting vai ser campeão? Não vou dizer isso. Até 2022, o objetivo é estar na Champions League”, afirmou Frederico Varandas quando questionado sobre qual o objetivo do Sporting CP para a próxima a temporada.
Para alcançar tal objetivo, o líder leonino garantiu que em 2020/2021 os leões terão um “plantel com 24 jogadores sendo que metade virá de Alcochete. Com o Battaglia para ensinar, com Acuña. Entre 8 a 12 serão formados na Academia”. Neste sentido, Frederico Varandas destacou a importância dos investimentos que têm sido feitos na formação verde e branca: “Investir na Academia não é só mudar os relvados. Diretor de recrutamento, de unidade de performance, de scouting, de departamento clínico mudaram todos. Mudámos estes recursos humanos e vimos o que tínhamos em termos de formação. Tínhamos uma equipa de sub-23, uma equipa B que desceu de divisão e foi desativada. Um erro crasso. Na equipa sub-23 tínhamos Marcos Túlios, Paulinhos, jogadores com 22 anos e 23, ordenados pesados, que rendimento deram? Agora temos miúdos com talento”.
Sobre os impactos que a atual pandemia terá nos orçamentos do Clube, Varandas considerou que “hoje é um desafio fazer um orçamento. Quando o fazemos estimamos receitas. Se nos disserem a nós, olhando para as linhas de receitas nos últimos anos é fácil: na venda de jogadores como será o mercado? Os orçamentos vão baixar, só não sabemos o quanto. O que posso dizer é que a pandemia… ninguém estava preparado para ela. Esta pandemia se tem sido há um ano o Sporting colapsava financeiramente”.
“Treinador do Sporting dificilmente em três a quatro anos não estará nos melhores clubes europeus”
Rúben Amorim foi outro dos temas em maior destaque na entrevista ao Canal 11. Frederico Varandas foi perentório em afirmar que “o treinador do Sporting dificilmente em três a quatro anos não estará nos melhores clubes europeus. Não tenho a menor dúvida”. Quanto aos mais de 10 milhões de euros que os leões pagaram por Rúben Amorim, Frederico Varandas respondeu com Matheus Nunes: “Do que eu já vi do Matheus Nunes, como está a treinar hoje com os colegas com Battaglia, Doumbia, Vietto… Não tenho dúvidas nenhumas que vai pagar o Rúben Amorim. Só ele vai pagar o Rúben Amorim. Eu, para acertar no treinador, tem de ser competente e completamente em sintonia com a aposta nos jovens”.
“Entendemos que o departamento jurídico do Sp. Braga tenha outra visão”
Quanto aos diferendos com o SC Braga, Cercle Brugge e Sampdoria, Frederico Varandas falou em particular do caso de Rodrigo Battaglia e admitiu que o entendimento do Sporting CP é discutível: “Falei pessoalmente com Salvador, entendemos que é discutível, ele percebeu isso mesmo. Disse-me: ‘Eu entendo o seu ponto de vista, o seu departamento jurídico tem uma visão, o nosso tem outra’. O contrato que vigorava foi rescindido, o Sporting teve de pagar nova comissão, novo prémio de assinatura e novo contrato. Entendemo-lo assim. Entendemos que o departamento jurídico do Sp. Braga tenha outra visão”.
“O comunicado é de hoje mas é algo que o Conselho Diretivo estava preparado há dois meses”
Relativamente às demissões de Filipe Osório de Castro e Rahim Ahamad, o Presidente verde e branco explicou que era algo previsto há bastante tempo e que as saídas se deveram à COVID-19: “O comunicado é de hoje mas é algo que o Conselho Diretivo estava preparado há dois meses. Estamos a viver a maior crise dos últimos 100 anos. O clube está a ser afetado mas também as empresas e as famílias. Estes dois elementos deram muito ao clube, são dois empresários, tal e qual como outros membros do Conselho Diretivo que não são remunerados. Nunca ganharam um tostão no clube. Se já é difícil conciliar as suas vidas profissionais com as obrigações no Sporting, esta pandemia virou o mundo deles e de quase todos nós”.
“Temos de respeitar os sócios que compraram gameboxes”
Tal com o Leonino tinha avançado em primeira mão (LER AQUI), o Sporting CP está obrigado a recompensar os sócios que compraram gamebox para a época de 2019/2020 e Frederico Varandas deixou mesmo a garantia de que tal vai acontecer: “Temos de respeitar os sócios que compraram gameboxes. Vai haver cinco jornadas que os sócios não vão puder ver. Na próxima época, não sabemos a lotação que o estádio pode ter. Pode ser um quarto, um quinto ou um sexto. Vamos fazer vários planos e última palavra será dos sócios”.
“Era um produto com um talento chinês. De facto, não resultou. Desportivamente não conseguiu impor-se”
O Presidente do Sporting CP foi também perguntado sobre Wang Jiahao, o jovem chinês que custou 2 milhões de euros aos leões e que nunca chegou a afirmar-se de verde e branco: "O Wang vem numa parceria do Wolves. Era um miúdo da formação chinesa, um dos principais acionistas do Wolves tem vários investimentos em Portugal. Não fomos iludidos. Era o miúdo mais talentoso e promissor. Nessa parceria, entendemos por o miúdo a rodar nos sub-23. Seria uma hipótese de mercado para a China. É um dos nossos objetivos de internacionalização no âmbito da formação. Era um produto com um talento chinês. De facto, não resultado. Desportivamente não conseguiu impor-se”.
“Equipa B é fundamental no processo de formação”
Nesta entrevista, o líder leonino deu também a notícia de que, fruto da remodelação do Campeonato de Portugal, o Sporting CP terá, já a partir da próxima temporada, equipa B: "Vamos tê-la já este ano. Ainda não é oficial. Ainda não está consumado, apesar de já ter tido uma conversa com o presidente Fernando Gomes. Tínhamos planeado o regresso da equipa B em 2021/22. A equipa B é fundamental no processo da formação que é a última etapa”.
“Tem de haver a palavra ‘adaptação’ e não cortes”
Por fim, no que diz respeito às modalidades, Frederico Varandas, tal como o Leonino tinha avançado (LER AQUI), admitiu que as mesmas sofrerão um corte orçamental: “Tem de haver a palavra ‘adaptação’ e não cortes. Irão sobreviver os que se adaptarem melhor à nova realidade. No clube será igual. Nem sei como é que vão ser as modalidades de pavilhão. O foco das modalidades tem de ser a formação. Tem de ser obrigatório. Não há hipótese de contratar só craques. O histórico das modalidades de há muitos anos era a formação, eu fui atleta de modalidades amadoras. Não nos podemos esquecer. É possível ser campeão só com a formação? É impossível. Nas modalidades dizemos que os objetivos das modalidades é a disputa de títulos. Temos grandes treinadores que vão ter um desafio. À imagem do futebol, a base tem de ser a formação”.
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
|
Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting: