
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Zeno Debast e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Viktor Gyokeres e Geny Catamo. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Boavista.
Rui Silva, guardião português continua como dono e senhor das redes verdes e brancas, demonstrando grande segurança desde que chegou a Alvalade. No setor defensivo, apenas uma troca em relação à última partida: Eduardo Quaresma, restabelecido fisicamente, deve voltar à titularidade na turma de Alvalade, juntando-se a Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio.
No setor intermédio as mudanças eram esperadas. Hidemasa Morita está recuperado, mas começa no banco. Morten Hjulmand e Zeno Debast voltam a assumir a titularidade no meio campo verde e branco. Nas alas, Geovany Quenda e Maxi Araújo regressam ao onze, depois de ficarem no banco frente ao Rio Ave.
No trio de ataque, não deve haver surpresa. Pedro Gonçalves deve voltar a começar a partida no banco de suplentes, e Rui Borges deverá lançar Francisco Trincão e Geny Catamo no apoio a Viktor Gyokeres - os três que têm sido mais utilizados nas últimas partidas.
O Sporting voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Stuart Baxter tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio do Bessa.
Tem sido um dos grandes destaques da temporada verde e branca, e está muito perto de atingir uma marca mítica pelo Clube de Alvalade
|
Geovany Quenda é um dos nomes maiores da época 24/25 no Sporting. O jovem leão, que participou em todos os jogos esta época com exceção à última partida, está prestes a atingir um recorde histórico do Clube de Alvalade, e, para isso, só precisa que Rui Borges o coloque em campo na próxima partida, com o Boavista.
Geovany Quenda prepara-se para ser o mais jovem de sempre a cumprir 50 jogos pela equipa principal do Sporting. O jovem extremo já podia ter atingido esta marca na última partida, frente ao Rio Ave, mas Rui Borges decidiu, finalmente, dar um pouco de descanso ao jogador de 17 anos.
Isto porque, até essa partida, disputada no reduto do Paços de Ferreira, Geovany Quenda levava a tremenda marca de ser o único jogador no plantel com participação em todos os jogos do Sporting até esse momento (49 aparições em 49 jogos). Não fez o jogo 50 de forma consecutiva, mas vai, certamente, atingi-lo no próximo domingo, contra o Boavista.
Relembrar que este recorde é detido por outra figura grande do Clube de Alvalade: Litos, que assinou o seu jogo 50 pelo Clube com a marca de 18 anos e 11 meses. Um registo incrível, mas que pode ser batido por Quenda, que tem, neste momento, praticamente menos um ano comparado com o último jogador a ficar com o recorde.
Em relação ao próximo jogo, é muito provável que Geovany Quenda alinhe de início, na ala direita do Sporting, rendendo Iván Fresneda em relação à partida frente ao Rio Ave, devendo o trio ofensivo ficar entregue a Pedro Gonçalves ou Geny Catamo, como tem sido habitual nos últimos jogos. Relembrar que o jovem Quenda está em destaque num importante ranking mundial.
Treinador verde e branco vai ter algumas decisões muito difíceis de tomar na aproximação ao desafio que pode decidir o próximo campeão nacional
|
Depois da partida com o Boavista, fica a faltar ao Sporting apenas o encontro com o Gil Vicente antes do dérbi que pode decidir o campeonato nacional. Já se pensa na gestão para essa partida, e Luís Pedro Sousa avança que, caso Gyokeres e Hjulmand vejam cartão amarelo com os axadrezados, não devem ir a jogo com os gilistas.
"Se Hjulmand e Gyokeres virem cartões amarelos no Bessa, não me parece que Rui Borges vá arriscar no jogo em casa com o Gil Vicente, para evitar uma ausência de um dos dois jogadores mais importantes do onze do Sporting na Luz, no dérbi que vai decidir o campeonato", disse, no programa Record na Hora.
O jornalista referiu que "ninguém escolhe os jogos que são mais ou menos fáceis". Isto tudo reside um bocadinho no plano teórico", dando exemplo "do Benfica que acaba por empatar em casa com o Arouca, depois de ter vencido de forma eloquente no Dragão e em Guimarães", em "dois jogos tidos como sendo de grau de dificuldade máximo".
"Há que tomar decisões e aí a teoria prevalece. Parece-me que Hjulmand e Gyokeres não vão jogar frente ao Gil Vicente se virem amarelo no Bessa. Se não virem, têm o dérbi garantido", admitiu Luís Pedro Sousa, analisando uma possível gestão do treinador do Sporting.
Matheus Reis e Ousmane Diomande estão em situação parecida, tendo já visto quatro amarelos cada. Luís Pedro Sousa acredita que o caso dos defesas "é mais difícil de gerir e de tomar uma decisão", havendo a possibilidade de ambos 'limparem' já no próximo domingo, na visita ao Bessa, ficando de fora com os gilistas.
Extremo internacional pela Seleção de Portugal tem sido um dos melhores do plantel verde e branco esta temporada, e vai conseguir marca importante
|
Francisco Trincão vive um grande momento no Sporting. Numa das melhores fases da carreira, é titular indiscutível com Rui Borges, e o jogador do plantel verde e branco com mais minutos. No próximo domingo, contra o Boavista, pode atingir a mítica marca dos 150 jogos com a Listada Verde e Branca.
A cumprir a terceira temporada de leão ao peito – foi recrutado ao Barcelona, em 2022 -, Trincão é o jogador mais utilizado do plantel verde e branco, neste período, com 149 jogos realizados. É também o sexto atleta do plantel atual com mais jogos cumpridos pelo Sporting, no total. Ao nível dos golos marcados, o internacional português leva 32 remates certeiros, desde 2022 – melhores apenas Gyokeres (91), Pote (43) e Paulinho (36).
A carreira de Trincão no Sporting tem ainda ficado marcada pela regularidade ao nível da condição física. Em três temporadas no Clube de Alvalade, o atleta de 25 anos falhou apenas dois jogos por problemas físicos. Em fevereiro passado, falhou a visita ao reduto do Borussia Dortmund, na segunda mão do ‘play-off’ da Liga dos Campeões, por gestão de esforço. Em 2023/24, não foi opção na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Benfica, devido a um traumatismo no pé esquerdo. Vale lembrar que Trincão jogou os últimos dois duelos da equipa – frente a Moreirense e Rio Ave – com a mão partida, uma lesão sofrida na vitória nos Açores (1-0), frente ao Santa Clara, no dia 12 deste mês. O especialista Cláudio Borges alertou para os riscos de agravar o problema.
De resto, no desafio frente ao Boavista, referente à 31ª jornada da Liga Portugal Betclic, Trincão vai procurar quebrar o jejum de golos, que dura desde meados de fevereiro. Na receção ao Arouca (2-2), na ronda 22 do campeonato, o internacional português marcou um dos golos da equipa leonina. Desde então, nos últimos onze jogos da equipa leonina, o extremo de 25 anos não conseguiu fazer o “gosto ao pé”.
A cumprir a terceira temporada no Sporting, Trincão – avaliado em 30 milhões de euros - tem sido uma peça fundamental na equipa leonina. Em 2024/25, o internacional português soma nove golos, em 49 jogos com a camisola verde e branca. É o “rei” das assistências de todo o campeonato, com 14 passes para golo, em 31 jornadas.