Futebol
Rui Borges dá grande notícia sobre regresso de Nuno Santos ao Sporting
23 Jan 2026 | 12:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 13:43 |
O Paços de Ferreira fez uma contestação à Liga devido à marcação do jogo com o Sporting B,(que perdeu na última jornada frente ao Torrense) da 2.ª Liga, para 10 de fevereiro, terça-feira, às 20h15. Em comunicado, os castores revelaram que se demonstraram contra a data do jogo e que solicitaram que o encontro fosse disputado a 8 de fevereiro, domingo.
Na mesma nota, o Paços diz que a Sport TV não se mostrou contra a data apresentada, solicitando apenas que a partida tivesse início às 11h. Contudo, a Liga defendeu que o duelo foi agendado para terça-feira devido às Eleições Presidenciais e ao jogo da Youth League, entre o Sporting, treinado por João Gião e o Puskas, da Hungria, a 4 de fevereiro.
Os castores, por seu lado, lembra que há partidas da Liga agendadas para o dia da 2.ª volta das Eleições Presidenciais, entre António José Seguro e André Ventura, e diz que um jogo da equipa de sub-19 dos leões não pode influenciar a data de um jogo do conjunto secundário verde e branco.
Por fim, a equipa da capital do móvel recorda que vai ter de jogar a jornada seguinte a este jogo até domingo, uma vez que já disputaram o máximo de jogo como visitado à segunda-feira, e que, por isso, não vai ter o tempo de descanso desejado, daí o repúdio a esta decisão.
Segundo informações apuradas, há certos critérios que são seguidos no que toca a jogos em dia de eleições. Passam por proteger as equipas que estão a participar em competições europeias, bem como agendar jogos de emblemas que tenham de viajar entre ilhas e continentes ou que, ainda, tenham calendário relacionado com Taça de Portugal.
Antigo futebolista do emblema verde e branco recebeu uma proposta para ajudar no desenvolvimento e visibilidade de clube
23 Jan 2026 | 13:36 |
Nani recebeu uma proposta do Aktobe, do Cazaquistão, para integrar um projeto focado no desenvolvimento e na visibilidade do clube e do futebol no país. O ex Sporting assim pode regressar ao futebol, depois da sua última passagem pelo Estrela da Amadora.
De acordo com informações apuradas, existe também a possibilidade do antigo internacional português vir a integrar o plantel do país euroasiático, embora essa não seja a prioridade do antigo extremo do Clube de Alvalade, que seria quase um tutor ou embaixador.
O antigo jogador da seleção nacional, onde durante muitos anos foi companheiro de Cr7, ainda não tomou uma decisão sobre o seu futuro e vai viajar nos próximos dias para o Cazaquistão, com o objetivo de conhecer a cidade e a estrutura do clube, bem como reunir-se com os responsáveis do Aktobe.
O antigo dianteiro terminou a carreira no início da transata temporada, após dez jogos pelo Estrela da Amadora. Entre os feitos marcantes, incluem-se 112 jogos pela seleção nacional e a conquista do título do Euro 2016. Nani deixou uma carreira consolidada, com impacto histórico tanto a nível nacional como internacional, mantendo-se uma referência para os jovens jogadores e para os adeptos do Sporting.
Nani, tio de Leonardo Varela, teve três passagens distintas pelo Sporting: A primeira entre 2005 e 2007, a segunda na temporada de 2014/2015 e a terceira e última em 2018/2019. O atleta formado em Alcochete marcou 33 golos em 141 jogos de leão ao peito, conquistando três Taças de Portugal e uma Taça da Liga.
Treinador dos verdes e brancos abordou a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, assim como o clima previsto para a partida em questão, mas não só
23 Jan 2026 | 13:12 |
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Arouca - Sporting, esta sexta-feira, dia 23 de janeiro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 18h00, no reduto do adversário. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, desde a possibilidade de neve, vitória ao PSG e lesões.
Arouca depois do PSG
É totalmente diferente, um contexto diferente. A exigência vai ser diferente, o adversário também. Vai pedir outras coisas... Temos de tentar, com o nosso diálogo, mudar esse chip para as dificuldades do jogo em Arouca, que não terá nada a ver com a história do jogo passado, da Champions. São três pontos para outra competição. É certo que foi contra um grande adversário, mas não significou nada mais do que três pontos. É isso que tem de significar para nós, no nosso crescimento e trabalho. O Arouca é diferente, o campeonato é que é a nossa Liga dos Campeões. Exigência grande, mau tempo, vamos perceber o que o jogo vai pedir, se vai chover ou não... Vamos ter de ter uma capacidade de adaptação grande, mas os campeões são assim, têm de ganhar, independentemente das circunstâncias.
O que falhou com St. Juste?
Não tenho de justificar nada. Correu bem para o St. Juste, foi bicampeão. Desejo-lhe a maior sorte do mundo para o futuro. Foi um jogador importante. Neste momento, não é mais jogador do Sporting.
Possibilidade de neve em Arouca
Espero um jogo difícil. Vamos ter de perceber mais em cima do jogo quais serão as circunstâncias, mais propriamente, do tempo. É um adversário com uma ideia muito vincada, não muda. O treinador é fiel a ela, e bem, faz sempre grandes trabalhos, são equipas muito bem trabalhadas. Vai ser um jogo difícil, é uma saída difícil, contra uma equipa que não sofreu golos nos três últimos jogos, apesar de ser das que tem mais golos sofridos. Dita o que tem sido o crescimento do Arouca, indo a um mercado mais específico. Acredito que está numa fase melhor. Dentro disso, temos de perceber as circunstâncias.
Jogos decisivos no Campeonato e na Champions
A Liga dos Campeões sobrecarrega o campeonato, a nível de jogos. Jogamos de três em três dias... Agora, temos tido alguns percalços a nível de lesões. Estão a voltar, tornam o grupo mais forte, mais capaz de dar soluções, e é nisso que nos focamos. Queremos ter toda a gente disponível, e, depois, dentro disso, mantermo-nos competitivos, seja qual for a competição. Não há como fugir que queremos ganhar. Se perguntar se queremos ir ganhar a Bilbao, queremos. Se ficarmos nos oito primeiros - que podemos, ainda assim, não ficar - tira-nos dois jogos do excesso de calendário, o que ajuda no trabalho diário, porque conseguimos treinar mais de forma normal, e, às vezes, é necessário, por mais que eles queiram jogar. Estamos mais perto dessas possíveis lesões. Com o grupo mais capaz e mais disponível, daremos resposta em qualquer jogo.
Cobiça após a vitória sobre o PSG
Foi uma semana normal. Foi um jogo de dificuldade grande, contra uma grande equipa. Ganhámos, o que significa três pontos. Claro que, depois, no que é o telemóvel, os amigos, a família... Mas mandam quando ganho ao PSG como quando ganhou ao Arouca. É exatamente igual, quero é que mandem mensagem quando ganhar ao Arouca, e não ao PSG.
Como preparar a equipa para jogar na neve
Não se prepara, que não temos neve... Temos de tratar da neve artificial para a malta (risos). É uma boa pergunta. É de momento, não sei. Ainda não conseguimos arranjar solução para treinar na neve. Mesmo sem neve, será difícil. Ainda hoje, no treino, choveu torrencialmente, o que é difícil. A malta, parada, já fica congelada, começam logo a dizer 'Está bom, está bom, para o treino'. Quero é acabar o treino. É difícil para toda a gente. Agora, a ambição e o querer ganhar tem de estar acima de tudo o resto. O ter a responsabilidade que temos de ganhar, ponto final. Eles, melhor do que ninguém, sabem que temos de ganhar, e queremos muito ganhar, com ou sem neve, com chuva ou sem chuva. Têm esse espírito de grupo, adaptam-se bem à exigência, à estratégia e ao que for. A equipa vai estar capaz de perceber que, se tiver de ser de fato macaco, é de fato macaco. Se tiver de ser de calção e t-shirt, é de calção e t-shirt. Têm essa responsabilidade.
Título ainda é possível?
Claramente, sim, se não, reservamos já as faixas para o primeiro classificado. Já disse que estamos a fazer um grande campeonato, em tudo. Pontos, golos marcados, golos sofridos... Apenas quem vai em primeiro fez uma primeira volta extraordinária, não há como lutar contra isso, o que aumenta a nossa exigência. Para sermos novamente campeões, não chega sermos como na época passado ou como há dois anos. Temos de fazer melhor, de arranjar forma de nos superarmos ainda mais, e é sempre esse o nosso objetivo, perceber que temos de ser extraordinários. Teremos, de certeza, uma oportunidade de voltar a ser campeões, e é isso que queremos muito. No ano passado, também estivemos oito pontos à frente do segundo classificado e, de repente, ficámos a um do primeiro. Perdemos nove pontos. Isso aconteceu na época passada e, se calhar, noutros campeonatos. Este ano, pode acontecer exatamente a mesma coisa. Estamos a sete pontos, é certo, mas falta uma segunda volta toda. A exigência é para todos, para nós e para quem vai em primeiro. Temos é de nos focar no que controlamos, que é os nossos jogos, e temos de ter essa noção. Por mais que estejamos a fazer algo de bom, não está a chegar. Temos de ir a algo extraordinário. Temos de fazer por isso. O Sporting é tudo a correr para o mesmo sítio. Temos de nos superar em relação ao que temos feito, que tem sido muito bom, mas pode ser melhor. Temos de criar essa exigência em nós próprios, todos os dias. É isso que tento, com a minha equipa técnica e os meus jogadores. Temos sido muito bons, mas não está a chegar. Temos de ser perfeitos, e vamos atrás disso. No fim, logo se verá as consequências disso. Quem ganha tem sempre mérito, para mim.
Hjulmand de volta
Vou-me queixar mais por tê-los todos do que por não os ter... Dá mais dores de cabeça. O Morten [Hjulmand] é o nosso líder, o nosso capitão, um exemplo para todos, que puxa a equipa para o rumo certo. É um jogador importantíssimo para a nossa equipa. Pessoalmente, acho que está melhor, como nunca teve, mesmo em relação à época passada. Está num grande momento. Para além da sua qualidade técnica e tática, é importantíssimo para o grupo. Fico sempre feliz por tê-lo disponível.
Lesões
Acredito que poderá, na próxima semana, começar a treinar com o grupo. Fico muito feliz se acontecer. Tenho quase a certeza que sim, se Deus quiser. O Ioannidis volto a dizer, é muito do dia-a-dia. Perceber qual o passo que podemos dar. É muito o momento, não tem uma data específica. Acredito que até ao Nacional possa estar disponível. O Nuno, felizmente, já voltará agora.
Técnico do Clube de Alvalade foi chamado a comentar o momento do avançado colombiano, que chegou para substituir o internacional sueco
23 Jan 2026 | 12:57 |
Rui Borges foi chamado a comentar a situação atual de Luis Suárez no Sporting, que foi contratado para substituir Viktor Gyokeres no último mercado de transferências. O treinador dos leões garantiu que "não perdeu o sono" com a saída do internacional sueco de Alvalade.
"Gyokeres? Esqueça isso"
"Em julho foi quando dormi melhor. Estava de férias, bicampeão, estava descansado. Esqueça isso. Faz parte do futebol, saiu um grande jogador e veio outro. E é esse o nosso trabalho, encontrar soluções e valorizá-las", começou por dizer, prosseguindo.
"Suárez é um avançado para muitos anos, pelo menos para acabar a época"
"Acredito que é um avançado para muitos anos, pelo menos para acabar a época... Não me tira o sono. Mas no futebol pode acontecer algo que ninguém está à espera. Mas se o Sporting achar que alguma coisa extraordinária vai acontecer e que não dá para segurar o Luis, arranjamos solução. Está o Ioannidis a vir aí já, é o que é. Sou muito simples nesse aspeto, não olho a esses lados. Não está um, está outro. Aqui é o Sporting e o Sporting terá sempre grandes jogadores, grandes treinadores, e irá ganhar troféus mais vezes independentemente das caras que aqui estão. É o Sporting, não é a individualidade. E comigo será sempre assim. Jogador importantíssimo, mas para mim ninguém é insubstituível. Todos são importantes e todos sentem que são importantes para o mister, jogando 10 minutos ou 90. Já mostrei isso, eles também já responderam. E é por isso que terei mais dores de cabeça com todos... Estou muito tranquilo em relação a isso", vincou.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 45 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 42, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 52 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca. O encontro, a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Vasco Seabra, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.