
Futebol
Varandas quer oferecer quase 7 milhões de euros de salário a reforço para Rui Borges no Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Peter Kisfaludy trabalhou com Viktor Gyokeres no Brommapojkarna e antevê um futuro risonho ao goleador do Sporting. O atual diretor de 'scouting' do Djurgarden falou sobre prestações do pupilo de Rui Borges e refere que o atleta está destinado a outros voos e que os leões não o irão conseguir segurar.
"Pode jogar em três ligas: na Premier League, na La Liga e na Bundesliga"
Numa entrevista à TSF, o ex técnico indica os possíveis destinos de Gyokeres: “Acho que ele pode jogar na Premier League, na La Liga e na Bundesliga. Essas três são as três melhores Ligas, e penso que é a decisão correta. Na Alemanha, só o Borussia Dortmund e o Bayern Munique é que o podem levar. Acho que o Borussia Dortmund não o vai fazer, mas o Bayern Munique pode trocar Harry Kane pelo Viktor”.
"Na Premier League, só três equipas é que têm dinheiro para o levar, e, claro, em Espanha, só o Real Madrid e o Barcelona”
Peter Kisfaludy aborda ainda a possibilidade de Gyokeres - que está na luta pela conquista da Bota de Ouro - se transferir para Inglaterra ou Espanha: “Na Premier League, só três equipas é que têm dinheiro para o levar, e, claro, em Espanha, só o Real Madrid e o Barcelona”.
Vale lembrar que Gyokeres está a ser muito cobiçado no mercado de transferências. O Manchester United, orientado pelo ex-treinador do Sporting Ruben Amorim, está muito interessado na contratação, mas o internacional sueco ainda não deu “luz verde” à transferência para Old Trafford. De resto, outros tubarões do futebol europeu, como o Arsenal e o Atlético de Madrid, também têm o 'camisola 9' na lista de contratações.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 48 encontros, ao serviço do Sporting: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Avançado sueco continua a fazer as delícias da massa associativa verde e branca e é um dos grandes destaques da atual temporada leonina
|
André Pinotes Batista deixou rasgados elogios a Viktor Gyokeres. O deputado da Assembleia da República volta a mostrar ser um grande admirador das qualidades do avançado do Sporting e diz que o jogador do Clube de Alvalade transformou por completo o emblema leonino.
“Há uma luz verde que mantém acesa a esperança de milhões: Viktor Gyökeres”, começa por escrever no jornal Record, estabelecendo desde logo o tom apaixonado e vibrante que percorre todo o artigo. O autor não esquece o ceticismo que rodeou a chegada do sueco ao Sporting e faz questão de o recordar: “Os engenheiros da desconfiança previram que não passaria de mais uma lâmpada ofensiva de má qualidade.” Mas rapidamente contrapõe: “Logo à primeira faísca percebemos que o internacional sueco não era mero fio condutor mas, ao invés, uma linha de alta voltagem.”
Com dados concretos, 52 golos e 12 assistências em 48 jogos na época 2024/25, o consultor sublinha que Gyokeres lidera a corrida à Bota de Ouro, à frente de nomes como Salah, Lautaro ou Kane. Mas vai mais além: “Gyökeres é a bateria, aparentemente, infinita que recarrega a ambição leonina”.
“Uma fusão rara entre potência e precisão"
Pinotes Batista traça ainda paralelos com antigos ídolos de Alvalade, como Acosta, Liedson ou Jardel, mas afirma que o sueco tem algo de único: “Uma fusão rara entre potência e precisão, qual eletrão que nunca perde o rumo, mesmo nas redes mais complexas: as do golo.” Para o autor, o impacto vai além dos números: “Transformou-se no símbolo de uma nova era: uma era de energia constante, de um Sporting que não espera pelo erro do adversário”.
"Não há disjuntor que o pare"
No fecho, a mensagem é clara: “Não há disjuntor que o pare. Não há blackout que o apague.” Um elogio direto e apaixonado, que mostra bem como Gyokeres já conquistou um lugar especial no coração dos adeptos e na história do Clube. Ainda assim com o corte geral de eletricidade, o jogador de 26 anos recebeu um amigo em casa.
Jovem prodígio do emblema verde e branco estreou-se na equipa A do Clube de Alvalade no início da temporada e tem sido um dos destaques
|
Geovany Quenda alcançou recentemente um marco importante. Ao ser lançado por Rui Borges na segunda parte do jogo diante do Boavista, o jogador tornou-se no jogador mais jovem do clube de Alvalade a chegar aos 50 jogos, ultrapassando o registo de Litos, que elogiou o prodígio verde e branco.
"Merece porque é um miúdo muito focado e tem feito muito por isso. Marca, assiste e é muito forte taticamente", disse ao jornal 'A Bola'. Quenda estreou-se oficialmente pela equipa principal do Sporting no início da temporada, na Supertaça Cândido Oliveira, frente ao Porto, a 3 de agosto de 2024, tendo marcado o seu primeiro golo com o emblema do leão ao peito. Desde então tem sido presença assídua no onze de Rui Borges. Ao todo, participou em 50 jogos oficiais, 26 como titular na Liga, nos dez jogos da Liga dos Campeões, foi oito vezes titular, e ainda em partidas da Taça de Portugal e Taça da Liga. Aos 17 anos, 11 meses e 27 dias, bateu o recorde de Litos por 323 dias e o de Rúben Neves por 266.
Além da marca histórica, o camisola '57' dos leões torna-se também o primeiro jogador de campo do Sporting a atingir essa fasquia numa única temporada. O último a fazê-lo no futebol português tinha sido o guarda-redes Silvino, pelo Benfica, em 1987/88. No Sporting, os únicos a superarem os 53 jogos numa época foram João Moutinho e Rodrigo Battaglia.
Geovany Quenda não só entrou para a história do Sporting como gravou o seu nome entre os maiores prodígios do futebol português. E fá-lo antes mesmo de soprar as velas dos dezoito anos. É de recordar que, o jovem avançado foi vendido ao Chelsea, juntamente com o seu colega Essugo, por um valor de 74,4 milhões de euros. No entanto, Quenda vai continuar em Alvalade por mais uma época, e só rumará a Inglaterra em 2026.
O Sporting encontra-se com os mesmos pontos que o seu eterno rival de Lisboa, o Benfica (75). As duas equipas lutam pelo título nacional com unhas e dentes e vão ainda defrontar-se no Jamor, a 25 de maio às 17h15 para a final da Taça de Portugal. A equipa de Rui Borges segue confiante para a conquista da dobradinha e conta com o apoio de todos os sportinguistas que acreditam que é possível a conquista do bicampeonato, feito que não acontece no clube de Alvalade, há 70 anos.
Acompanhe aqui todas as emoções do duelo entre águias e leões, válido para o terceiro encontro da derradeira fase do Campeonato Nacional
|
- 23-23 no placard.
- Novo ponto para Edson Valencia (19-20).
- Igualdade no marcador (18-18).
- Ponto conquistado por Edson Valencia (14-12).
- Dois pontos de vantagem para turma de Marcel Matz (13-11).
- Encarnados começam melhor (5-4).
- Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
- Leões em exercícios de aquecimento.
- Este será o 60.º embate entre as equipas: O Sporting conta com 20 vitórias contra 39 do Benfica.
- Em caso de vitória da turma de Marcel Matz, as águias sagram-se hexacampeões nacionais.
- No primeiro jogo da final, disputado na Luz, o Sporting perdeu, por 3-1. No segundo encontro, disputado no Pavilhão João Rocha, os encarnados voltaram a vencer (3-1).
- Já o Benfica venceu o Ala Nun'Álvares (2-0) e o Leixões (3-0).
- Os comandados de João Coelho chegaram à grande decisão depois de terem eliminado o Vitória de Guimarães (2-0) e a Académica de Espinho (3-0).
- O Leonino leva até si todas as emoções do terceiro jogo da final da Liga UNA Seguros.
- A equipa de voleibol do Sporting defronta o Benfica, esta quarta-feira, dia 30 de abril, pelas 20h00, no Pavilhão Nº 2 da Luz.