 
                        
                        Futebol
Postura de Varandas gera queixinhas de rival do Sporting: "Declarações não podem passar impunes"
07 Out 2025 | 23:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
 Seguir
            Seguir
        
    Futebol
 
                                        31 Mar 2020 | 18:50 |
O plantel do Sporting CP poderá vir a sofrer uma desvalorização de quase 35 milhões de euros devido ao coronavírus. A equipa principal de futebol dos leões encontrava-se avaliada em 120,3 milhões de euros, segundo o site Transfermarket. No entanto, a paragem das competições devido à Covid-19 poderá traduzir-se numa queda abrupta do valor dos ativos do Clube, o que significa que o plantel leonino valerá apenas 86,1 milhões de euros.
Num estudo divulgado esta segunda-feira, 30 de março, o Observatório do Futebol Europeu aponta para uma desvalorização dos plantéis das cinco principais ligas europeias na ordem dos 28,4%. Fazendo as contas, e aplicando essa percentagem ao valor do plantel do Sporting CP, chegamos à conclusão de que a desvalorização rondará os 34,15 milhões de euros e, portanto, a equipa principal leonina ficará avaliada em apenas 86,1 milhões de euros. Como demonstrado no gráfico acima, a desvalorização pode chegar a quase cinco milhões de euros num só jogador, como é o caso de Marcos Acuña, que é o principal ativo do plantel leonino. No entanto, nos restantes exemplos, a perda de valor nunca é inferior a dois milhões de euros.
Acuña, Coates e Wendel entre os mais valiosos
No atual plantel verde e branco, os três jogadores mais valiosos são Marcos Acuña (15 ME), Sebastián Coates (10 ME) e Wendel (10 ME). Também por isto, os responsáveis leoninos tenham chegado a equacionar a venda deste trio, caso o negócio de Bruno Fernandes não se concretizasse.
No que concerne a jogadores contratados pela direção de Frederico Varandas, Luiz Phellype (8 ME), Luciano Vietto (7,5 ME), Valentin Rosier (6 ME) e Andraž Šporar (6 ME) são os ativos com maior avaliação financeira.
Camacho, Max e Plata são ativos para o futuro
Apesar de não terem ainda um valor de mercado significativo, Rafael Camacho (4 ME) Luís Maximiano (3 ME) e Gonzalo Plata (1 ME) são jogadores em quem os responsáveis verdes e brancos depositam grandes esperanças. A dar os primeiros passos na equipa principal, estes são jovens com um potencial enorme e que, após cimentarem a sua posição na equipa principal, poderão render alguns milhões ao Sporting CP.
Para lá de Max, nomes como Daniel Bragança, Joelson Fernandes ou Nuno Mendes devem ser tidos em conta visto que são ativos que não entram nos Relatórios & Contas por se tratarem de jogadores da formação verde e branca e, portanto, podem render bastantes milhões aos cofres leoninos e ajudar a equilibrar a atual situação financeira.
Plantel de 2016/2017 valia quase mais do dobro
Para encontrarmos o plantel mais valioso de sempre do Sporting CP temos de recuar até à temporada de 2016/2017. Nessa época, de acordo com o site especializado Transfermarket, a turma de Alvalade estava avaliada em mais de 215 milhões de euros.
William Carvalho (26 ME) era o jogador com maior avaliação de mercado, mas juntavam-se nomes como João Mário (20 ME), Adrien Silva (18ME), Islam Slimani (15 ME) ou Rui Patrício (14 ME). E a grande maioria destes jogadores até acabariam por ser transacionados por valores bem acima da valorização, nomeadamente João Mário,Slimani e Adrien Silva
É certo que orçamentos não ganham campeonatos e o desempenho desportivo do Sporting CP nesse ano é a prova disso mesmo – os leões ficaram em terceiro lugar na Liga NOS e não ganharam qualquer competição –, mas são um indicador que nos permite perceber o quão próximo se está de ganhar quando os plantéis têm mais valor.
'Camisola 17' do Clube de Alvalade é um dos jogadores mais requisitados no plantel de Rui Borges, neste início de temporada
 
                                08 Out 2025 | 03:00 |
O desgaste físico de Francisco Trincão preocupa a equipa técnica do Sporting, sabe o Leonino. O ‘camisola 17’ dos leões tem sido um dos jogadores mais requisitados neste arranque de temporada, sendo mesmo titular no 11 de Rui Borges na totalidade das partidas, até ao momento.
Ao que o nosso Jornal apurou, o internacional português de 25 anos apresenta um alto nível de desgaste, apesar da época 2025/26 se encontrar ainda na sua fase embrionária, fruto dos minutos de utilização a que está sujeito. Como tal, as altas figuras verdes e brancas encontram-se altamente preocupados com o estado físico do jogador.
A alta taxa de utilização de Francisco Trincão neste arranque de temporada parte de Rui Borges. O treinador do Sporting vê o seu criativo como um elemento essencial dos leões na sua manobra ofensiva, sendo mesmo considerado como um titular indiscutível, com as exibições do avançado a serem determinantes para o futebol praticado pelos leões.
Como exemplo da sua importância, a SAD verde e branca tem intenções de prolongar o contrato com o seu ‘camisola 17’, à semelhança do que fez com Pote. Como fatores para convencer o atleta, o Clube pretende oferecer um aumento salarial, nova cláusula de rescisão apontada para os 100 milhões de euros e a entrada no lote dos capitães de equipa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
Através das suas redes sociais, futebolista campeão europeu por Portugal no ano de 2016 partilhou um vídeo onde se mostra em ação
 
                                08 Out 2025 | 00:08 |
Rui Patrício, antigo guarda-redes do Sporting, está sem clube desde o verão passado. O ex internacional português foi visto a manter a boa forma física e a treinar um outro desporto: o kickboxing - num ginásio no Lumiar, bem perto do Estádio de Alvalade.
Através das suas redes sociais, o futebolista campeão europeu por Portugal no ano de 2016, partilhou um vídeo onde mostra os dotes noutro desporto enquanto não abraça um novo projeto desportivo na sua carreira, estando atualmente livre para assinar a custo zero por qualquer clube.
O guardião jogou pela última vez no Mundial de Clubes, onde realizou apenas dois jogos ao serviço do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, na derrota diante da Juventus (5-0) e no triunfo sobre os marroquinos do Casablanca (2-1), depois de ter cumprido a última temporada na Série A, ao serviço da Atalanta.
Formado no Sporting, o experiente guarda-redes de 37 anos representou os leões até ao ano de 2018. Depois disso jogou sucessivamente em Inglaterra e Itália, antes da fugaz presença na competição mundial de clubes que se realizou durante junho e julho.
O antigo ‘camisola 1’ dos leões rescindiu contrato com os leões, após a invasão à Academia e acabou por assinar pelo Wolverhampton, clube onde esteve ao longo de três temporadas (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), até se mudar para a Roma, em 2021/22 (Recorde o percurso AQUI).
Após vitória suada, jogador fez uma publicação nas redes sociais que causou polémica, com uma imagem considerada inapropriada
 
                                07 Out 2025 | 23:54 |
Após a vitória suada do Palmeiras no reduto do São Paulo (3-2), Vitor Roque, avançado que já esteve na agenda do Sporting, iniciou a reviravolta no marcador para os visitantes e fez uma publicação nas redes sociais que causou polémica, com uma imagem considerada homofóbica no Brasil.
O avançado, conhecido como "tigrinho", publicou uma fotografia de um tigre a morder um veado no pescoço, sendo a palavra "veado" uma expressão utilizada no Brasil para homossexual, de forma depreciativa. O Palmeiras, ao perceber a situação, abordou o jogador e este apagou a imagem.
"Tão logo tomou ciência de uma publicação feita pelo atacante Vitor Roque numa rede social, na noite deste domingo, a direção do Palmeiras conversou com o jovem jogador e explicou-lhe que provocações como essa não cabem mais no futebol, pois podem gerar violência. O atleta entendeu e prontamente excluiu a imagem da sua conta", informou o Palmeiras ao Globoesporte.
O São Paulo, por seu turno, também deixou uma reação nas redes sociais, criticando a postura do jogador. "O São Paulo Futebol Clube repudia qualquer tipo de manifestação que possa gerar violência, como essa infeliz postagem", escreveu o emblema tricolor.
Esta temporada, com a camisola do Palmeiras, Vítor Roque - avaliado em 20 milhões de euros - soma 14 golos marcados em 44 jogos realizados. O futebolista, que custou 25,5 milhões de euros no último mercado de janeiro, contabiliza ainda quatro assistências na conta pessoal e foi recentemente elogiado por Tomás da Cunha.
Veja a publicação em causa: