Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
30 Dez 2020 | 17:56 |
No Leonino estreamos hoje os primeiros Prémios Leonino, estes relativos ao ano de 2020, para as personalidades que se distinguiram ao longo do ano. Figura do ano, acontecimento do ano, acontecimento negativo do ano, jogador do ano (futebol), equipa do ano, jogador do ano (modalidades), treinador do ano (modalidades), conquista do ano (modalidades), serão as áreas/personalidades em destaque. Conheça todos os premiados!
https://twitter.com/leoninopt/status/1344213300972834816?s=20
Chegou oriundo do SC Braga, onde tinha acabado de ganhar a Taça da Liga, custando mais de 10 milhões de euros aos cofres leoninos. Estreou-se como treinador da equipa principal dos leões no dia 8 de março, na receção ao CD Aves, tendo saído vitorioso, por 2-0.
Pouco depois, a Covid-19 obrigou todo o globo a parar. O futebol não foi exceção. Amorim aproveitou os quase três meses de pausa para olhar para dentro. Foi na cantera leonina que ‘descobriu’ Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Tiago Tomás e potenciou, como nunca antes visto, Jovane Cabral.
Nessa época, realizou 11 jogos, registando seis vitórias, três empates e duas derrotas. Chegou a recuperar o terceiro lugar aos arsenalistas, mas as derrotas com FC Porto (2-0), SL Benfica (2-1) e o empate caseiro frente Vitória FC acabaria por relegar o Sporting CP para o quarto lugar, com os mesmos pontos do que o SC Braga.
Para a temporada de 2020/21, Frederico Varandas ofereceu ao técnico sete reforços: Adán, Feddal, Pedro Porro, Antunes, Nuno Santos, João Mário e Pedro Gonçalves. A estes, Amorim juntou-lhes Gonçalo Inácio. O tão desejado ponta de lança, Paulinho, acabou por não chegar, mas nem isso impediu o bom desempenho da turma de Alvalade. Veremos se, em janeiro, o Presidente leonino deixa uma prenda no sapatinho de Amorim.
A época arrancou da pior maneira. Após ultrapassar o Aberdeen FC, os leões foram eliminados no play-off da Liga Europa, caindo, com estrondo e em casa, aos pés do modesto LASK Linz, saindo derrotados por 1-4.
Quando muitos previam o pior, o Sporting CP arrancou para um desempenho fantástico. Nos 13 jogos que se seguiram, o conjunto verde e branco venceu 11, empatou dois e, para lá de se ter qualificado para os oitavos de final da Taça de Portugal e para as meias-finais da Taça da Liga, lidera a Liga NOS.
Janeiro será um teste de fogo para a equipa de Rúben Amorim. Porém, para já, a resposta tem sido excelente e permite aos Sportinguistas sonharem com um título de Campeão Nacional que já foge há 19 anos.
Por tudo isto, a redação do Leonino considerou, de forma unânime, Rúben Amorim como a figura do ano do universo Sporting CP e deseja que o técnico continue a fazer sonhar os adeptos verdes e brancos.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344238816694054913?s=20
O Sporting CP tinha recentemente sido eliminado dos 16 avos de final da Liga Europa pelo İstanbul Başakşehir, com uma derrota, por 4-1, na Turquia. No jogo seguinte, novo desaire. Desta feita, diante do FC Famalicão, por 3-1. Na conferência de imprensa, foi o próprio Silas a anunciar que estava de saída dos leões.
Pouco depois, o Clube leonino anunciou a contratação de Rúben Amorim ao SC Braga, pagando a cláusula de rescisão, cifrada nos 10 milhões de euros. Ao dia de hoje, o técnico verde e branco já terá custado mais alguns milhões aos cofres do Sporting CP.
A desconfiança, inerente ao passado de Amorim no eterno rival (SL Benfica), bem como dos valores pagos pelos leões aos arsenalistas, foi bastante. Porém, os resultados recentes, a aposta inequívoca na formação e a capacidade de comunicação do técnico, que recentemente originou o movimento #OndeVaiUmVãoTodos, fizeram com que, no presente, Rúben Amorim seja uma das figuras mais consensuais do universo verde e branco.
Assim sendo, e também de forma unânime, a redação do Leonino elegeu a contratação de Amorim como o acontecimento positivo do ano.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344251932530139138?s=20
Em março de 2020, a Covid-19 paralisou o mundo inteiro. As dúvidas quanto a um eventual regresso do futebol foram mais que muitas. Em Portugal, no mês de maio, o desporto rei regressou, mas sem um dos seus principais protagonistas: os adeptos. A temporada anterior foi concluída sem os maiores amantes do futebol nas bancadas.
Na presente época, chegou a equacionar-se o regresso dos adeptos aos Estádios. Porém, contrariamente ao que se sucedeu noutras áreas, como a cultura, ou até mesmo nos estádios de outros países, as entidades governamentais portuguesas não o permitiram. A Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional conseguiram até juntar os Presidentes de FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, mas nem isso foi suficiente para convencer o governo liderado por António Costa.
No caso particular dos leões, houve quem sugerisse que a ausência dos Sportinguistas estava a ser benéfica para a equipa. O ambiente vivido em Alvalade não era, certamente, o mais favorável. Contudo, a grande maioria dos Sportinguistas – que acompanha a equipa por todo o país e que há quase 20 anos não vê o seu Clube ser Campeão Nacional – não pode – nem deve – ser culpada pelo insucesso da equipa, bem pelo contrário.
Como bem disse Rúben Amorim, os adeptos são essenciais para o sucesso do futebol leonino e os jogadores têm sentido, de bem perto, o apoio dos Sportinguistas.
Por tudo isto, a redação do Leonino elegeu a ausência de adeptos nos estádios como o acontecimento negativo de 2020.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344267023975665665?s=20
Pedro Gonçalves foi o reforço mais caro do Sporting CP para a temporada 2020/21. Custou 6,5 milhões de euros por 50% do passe e chegou do FC Famalicão, onde, na temporada anterior, tinha realizado 40 jogos e marcado sete golos. Desde logo, pelos montantes envolvidos na operação, houve quem criticasse o negócio entre os leões e o clube minhoto.
O começo de temporada para Pote foi tudo menos um conto de fadas. O internacional sub-21 português foi um dos infetados no surto que afetou o plantel leonino. Dessa forma, a estreia de Pedro Gonçalves com a listada verde e branca aconteceu apenas a 1 de outubro, na eliminação europeia, diante do LASK.
Depois de um período de adaptação, o Harry Potter português arrancou para seis jogos consecutivos a marcar (10 golos) e assumiu-se como uma das principais figuras do conjunto de Rúben Amorim. No regresso a uma casa que bem conhece (FC Famalicão), Pote tirou um coelho da cartola, mas acabou expulso e, desde então (três jogos) ainda não voltou a marcar. Acreditamos que será uma questão de tempo até que o nosso mágico volte a fazer das suas.
Esta época, o Sporting CP marcou uns impressionantes 40 golos em 16 jogos. Pedro Gonçalves participou apenas em 12, mas é responsável por 25% das finalizações certeiras da turma de Alvalade.
Por tudo isto, e também pela pressão inerente a um jovem de 22 anos que será, com algum grau de probabilidade, um dos jogadores mais caros da história do Sporting CP, a redação do Leonino elegeu Pedro Gonçalves como o jogador do ano.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344282182890770433?s=20
Equipa do Ano: Basquetebol
O ano de 2020 pode ser considerado com um ano fantástico para o basquetebol dos leões. Nos 26 encontros disputados ao longo do ano civil, a turma de Luís Magalhães só conheceu o sabor da derrota por duas ocasiões, vencendo os restantes encontros e conquistando ainda uma Taça de Portugal, troféu que não era conquistado há 40 anos.
A turma de Alvalade esteve nas portas do museu Sporting CP, à beira de entrar na história do Clube, mas uma equipa Bósnia cancelou o sonho do leão. A única derrota leonina esta época foi frente ao KK Igokea, por 70-64, custando o sonho de se tornar a primeira equipa lusa a atingir a fase de grupos deste formato da Liga dos Campeões.
Na Liga Placard o conjunto leonino só conhece o sabor da vitória. O ano de 2020 foi um ano de vitórias atrás de vitórias, com os leões a vencerem todos os opositores que enfrentavam no Campeonato Nacional.
Ainda este ano houve tempo para se conquistar um troféu. Mesmo com a época de 2019/2020 a não terminar, já no decorrer desta temporada realizaram-se os restantes jogos da Taça de Portugal. Os leões defrontaram o FC Porto na final, vencendo por 87-78, erguendo um troféu que não entrava no Museu Sporting há 40 anos.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344296953413312514?s=20
O norte-americano oriundo da UD Oliveirense tem sido um verdadeiro motor no carro verde e branco. O atleta dos leões leva 'apenas' 425 pontos nos 26 encontros disputados de leão ao peito, ajudando a turma de Alvalade a manter a senda vitoriosa.
O extremo dos leões é dos atletas que mais exige aos seus colegas, mas também o mais exigente consigo mesmo. Nunca dá uma bola como perdida, sendo o seu estilo de jogo por vezes apelidado de agressivo, tendo em conta a intensidade que coloca em cada lance.
Travante Williams é um jogador talhado para os jogos grandes, exemplo disso são os 23 pontos feitos no dérbi frente ao SL Benfica, com vitória leonina por 67-63. Até quando não marca pontos, o extremo faz a diferença, com a garra que coloca em campo, melhorando não só a sua performance, mas também de quem o rodeia.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344312225415262208?s=20
Já estava escolhido antes de ontem ter vencido a oitava Taça de Portugal da modalidade e a terceira consecutiva. Durante 2020, Nuno Dias, treinador da equipa de futsal do Sporting CP alcançou as mais variadas marcas e recordes, ele que está em Alvalade desde a época 2012/2013.
A 22 de novembro, os verdes e brancos venceram o CCRD Burinhosa por 7-0 e, nesse mesmo dia e jogo, os leões bateram a marca de 1.900 golos na Era Nuno Dias, em apenas nove apenas. Zicky foi o marcador do golo 1.900, nesse jogo, enquanto o capitão João Matos assinalou, frente ao SL Benfica, o tento 1.906, um número especial para o Sporting CP.
Mas voltemos aos números do míster leonino. Em nove épocas ao leme do Sporting CP, Nuno Dias conta com o total de 22 títulos, dos quais se destacam a conquista da UEFA Futsal Champions League (2018/19), cinco Campeonatos Nacionais (2012/13, 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18) e cinco Taças de Portugal (2012/13, 2015/16, 2017/18, 2018/19, 2019,20). Tudo isto além de cinco Supertaças, quatro Taças de Honra AFL e duas Taças da Liga.
Esta última conquista, conseguida esta terça-feira, 29 de dezembro, foi, não só a quinta do treinador verde e branco, mas a oitava do Clube, o que fez com que o Sporting CP se tornasse do emblema com mais conquistas da Taça e, ainda, o primeiro a conseguir vencer a mesma três vezes consecutivas. Além disso, como gostamos de curiosidades, ontem, o Sporting CP venceu o SC Braga por 7-1, quando, na primeira conquista da Taça de Portugal por Nuno Dias, a mesma também foi conseguida frente ao adversário minhoto, pelo mesmo resultado.
Com este troféu tão recente, o técnico dos leões soma 22 títulos no final de 2020 pelo Sporting CP, mais de metade do total de títulos conquistados no total pela secção de futsal. Resumindo: sem Nuno Dias, os títulos do Clube passariam de 35 para 17. Por tudo isto, a redação do Leonino elegeu Nuno Dias como treinador do ano.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344327517558214656?s=20
Quarenta anos passaram para os adeptos leoninos poderem voltar a ver o basquetebol verde e branco erguer a Taça de Portugal, e que maneira melhor que o fazer do que bater um eterno rival. Os pupilos de Luís Magalhães derrotaram, a 8 de outubro, o FC Porto por 87-78 no Pavilhão Multiusos de Odivelas
O homem do encontro foi James Ellisor, com 24 pontos. Individualmente, nota de destaque também para John Fields (18 pontos), assim como para a boa entrada de Francisco Amiel (10 pontos). Travante Williams realizou o seu habitual jogo mais intenso, levando a eu fosse quem cometesse mais faltas, obrigando Luís Magalhães a guardá-lo para o fim. O técnico leonino lançou o norte-americano para os últimos seis minutos da partida, que galvanizou os leões e encestou assim que entrou, assustando a equipa dos dragões.
Os homens da Listada verde e branca encararam todos os minutos do encontro como se fossem os únicos que lhes restavam viver. Em grande parte, graças a boa leitura do jogo de Luís Magalhães, e fazendo as alterações estratégicas no momento certo, os leões conseguiram a vitória e alcançar um troféu muito desejado.
https://twitter.com/leoninopt/status/1344341219716038665?s=20
Leões e dragões mediram forças este sábado, dia 7 de fevereiro, em Clássico válido para a 14.ª jornada do campeonato nacional
07 Fev 2026 | 17:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por ceder no Clássico.
No primeiro período, denotou-se bastante equilíbrio entre leões e dragões, resultando num empate ao cabo dos primeiros 10 minutos de jogo (21-21). No segundo parcial, a equipa visitante começou a apertar o Sporting, mas Luís Magalhães afinou agulhas e a igualdade no marcador voltou a registar-se ao intervalo (42-42).
No terceiro parcial, foi novamente o Porto quem entrou melhor. O Sporting chegou a estar em desvantagem por nove pontos, mas acabou por melhorar e entrou nos últimos minutos da partida com apenas quatro pontos a menos (62-58). Com tudo por decidir no último quarto, os leões ainda tentaram reagir, mas foram mesmo os dragões quem conseguiu levar a melhor (82-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional somou 18 pontos e cinco assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou os 15 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, números que não foram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Benfica na ronda anterior.
Com esta derrota - a décima em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 25 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os leões disputam a sexta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão receber o BK Prievidza, pelas 19h30.
Na antevisão ao duelo diante dos azuis e brancos, jogador do Clube de Alvalade disse ainda estar "grato" por poder representar os leões
06 Fev 2026 | 17:16 |
A equipa de basquetebol do Sporting - que pode vir a ter um novo jogador - recebe este sábado, dia 7 de fevereiro, o Porto, em partida da 14.ª jornada da Liga, marcada para as 15h00. O base Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada. O jogador belga diz que quer aproveitar a má época dos dragões.
“É um jogo muito entusiasmante. Adoramos os grandes jogos, treinamos e preparamo-nos todos os dias para competirmos nestes jogos e a competição europeia deixa-nos ainda mais preparados para estes grandes jogos, como será frente ao Porto”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade
S. Swenson: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem"
O basquetebolista analisou o adversário e alertou para o talento da equipa portista: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem, mas têm uma equipa muito talentosa, muito boa equipa e ao virem para este jogo, vão querer fazer o melhor, mas vamos estar preparados”.
Stephan Swenson falou ainda sobre o momento da equipa e a abordagem para cada desafio: “Estamos num bom momento, mas cada jogo é um novo jogo. É uma abordagem diferente, tudo volta a começar do 0-0. Vamos para o próximo jogo cientes de que tudo pode acontecer, por isso temos de jogar o nosso melhor basquetebol”.
S. Swenson: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting"
Por fim, o pupilo de Luís Magalhães deixou um apelo aos adeptos: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting, pela oportunidade dada, por jogar com estes companheiros de equipa e esta equipa técnica, o que torna tudo ainda melhor. Estou a ter excelentes momentos. Venham apoiar-nos, estamos a ter um excelente ano e sabemos que podemos continuar assim, com eles a virem ao Pavilhão João Rocha”, terminou.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Jogadores celebram vitória na Luz:
Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa
31 Jan 2026 | 16:51