Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geovany Quenda tem encantado não só os adeptos do Sporting como o seu treinador, Rúben Amorim. Filipe Celikkaya, treinador da estrela em ascensão verde e branca nas últimas quatro temporadas, explicou a função do jogador na equipa principal.
“Gostava que quando a equipa do Sporting está a atacar se tirasse uma fotografia com um drone, para se perceber que, de facto, o Quenda joga a extremo. Está a jogar na linha, bem subido”, começou por explicar. “É uma característica que ele já vinha a desempenhar, especialmente na equipa B, em que jogava à direita por fora. Em relação ao Quenda, o Rúben, naturalmente, já previu o que poderia ser a utilização dele no futuro”, realçou o técnico.
“Os jogadores que estão no Sporting, que apresentam rendimento, não é só o potencial de crescimento dentro de uma estrutura como é o clube, vão ter as suas oportunidades. O Rúben tem projetos para o Quenda, resta ao jogador ter rendimento no momento em que é posto à prova. E acho que o [médio] tem correspondido, através do seu trabalho. Estou muito contente por ter trabalho com ele, já apresentava muita qualidade e maturidade para a idade e isso transparecia para o jogo", rematou o treinador.
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Depois de um trabalho sensacional de Viktor Gyokeres, na esquerda, o sueco cruzou para a grande área, onde apareceu o extremo a rematar de primeira para o terceiro dos leões.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.