
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Out 2024 | 18:02 |
Uma publicação feita no dia 24 de outubro na rede social Instagram deixou muitos adeptos do Sporting confusos. Miguel Garcia, o herói de Alkmaar – marcou o golo, já nos descontos, que apurou a turma de Alvalade para a final da Taça UEFA em 2005 – publicou na sua conta pessoal uma fotografia onde se via nos relvados da Academia, com uma placa que lia “Campo Miguel Garcia”. Na descrição, Miguel Garcia adicionou “De volta aos relvados da Academia.”
Muitos adeptos assumiram, pelo conteúdo da publicação, que vinha aí homenagem à figura central de um dos momentos mais emotivos do Sporting no século XXI. Mas afinal, tudo não passou de uma brincadeira do antigo jogador do Sporting, que visitava a Academia devido a um evento corporate. Põe-se, assim, de parte, a possibilidade da homenagem a Miguel Garcia.
O antigo lateral, retirado desde 2015, esteve ligado ao Sporting desde 1998 até 2007 – fez toda a formação no clube e representou a equipa A de Alvalade entre 2003 e 2007. No total, foram 76 jogos pela equipa principal dos leões, em que apontou uma assistência e dois golos. Um desses golos tornou-se num dos momentos mais icónicos do Sporting no século XXI: Miguel Garcia fez, em Alkmaar, o golo aos 120 minutos de jogo que apurou o Clube para a final da Taça UEFA.
Depois de sair do Sporting em 2007, o jogador português que chegou a representar os escalões mais jovens da seleção nacional, rumou a Itália para alinhar pelo Reggina. Voltou a Portugal onde representou o Olhanense e o Braga, antes de novas aventuras no estrangeiro: passou por Espanha, Turquia e Índia até se retirar em 2015.
Em relação à Academia Cristiano Ronaldo, vale a pena lembrar que está a decorrer a expansão das instalações, plano que foi apresentado pelo Presidente Frederico Varandas em 2022, e que conta com a construção de uma nova área para o futebol profissional, a construção de um novo mini-estádio, seis relvados novos (todos com bancadas de apoio e novos blocos balneários) e um novo edifício no futebol profissional, com quartos, ginásio e refeitório.
Aos 45 minutos, com o marcador ainda a zeros, os pupilos de Rui Borges reclamaram falta do lateral dos dragões sobre o ala moçambicano
31 Ago 2025 | 10:25 |
Jorge Coroado analisou a arbitragem de João Gonçalves no Clássico entre Sporting e Porto e deixou duras críticas à atuação do juiz principal do encontro por não ter assinalado uma grande penalidade aos leões, em cima do intervalo, num lance entre Geny Catamo e Francisco Moura (Recorde AQUI o lance).
Aos 45 minutos, com o marcador ainda a zeros, os pupilos de Rui Borges reclamaram falta do lateral dos dragões sobre o ala moçambicano. O ex árbitro fala em lance claro que escapou aos olhos da equipa de juízes do duelo, já que há um "derrube claro".
Jorge Coroado: "Grande penalidade por sinalizar"
"Será que o VAR, à semelhança de Manuel Mota na segunda jornada deste campeonato, vai ter nota negativa? Com o braço direito, Francisco Moura envolveu Geny Catamo e há um derrube claro. Grande penalidade por sinalizar", escreve Jorge Coroado no Jornal 'O Jogo'.
O juiz da Associação de Futebol do Porto, eleito árbitro principal do duelo, contou com Ângelo Carneiro e Pedro Ribeiro como assistentes. Já o quatro juiz foi José Bessa, enquanto que o VAR contou com o contributo de Rui Costa. Paulo Brás foi o AVAR. João Gonçalves nem sequer consultou as imagens do vídeo-árbitro.
Antes deste Clássico, Sporting e Porto estavam empatados no primeiro lugar do Campeonato Nacional, com nove pontos cada, tal como o Moreirense, que tinha mais um jogo realizado. Uma eventual vitória da turma de Rui Borges colocaria o emblema verde e branco na liderança isolada da prova.
Jogador dos dragões esteve em destaque durante a partida com o conjunto verde e branco, e no final do encontro falou com os jornalistas
31 Ago 2025 | 10:21 |
William Gomes deixou algumas palavras sobre Rui Borges, lembrando que o treinador dos leões tinha afirmado que o conjunto verde e branco era favorito antes do encontro. Sporting e Porto defrontaram-se, no último sábado, 30 de agosto, para partida da quarta jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com derrota verde e branca por 2-1.
William Gomes: "O mister deles (Rui Borges) disse que eles eram os favoritos, mas no campo é diferente"
William Gomes foi um dos marcadores do lado do Porto, e no final do encontro, teve algumas palavras... para o treinador do Sporting: "É fruto de muito trabalho. O grupo está todo unido e isso está a ajudar a que, consequentemente, estejamos a vencer jogos. Mas temos de ter os pés no chão, porque vamos só no início da temporada".
"Foi um grande jogo. Vencemos na casa do campeão. O mister deles disse que eles eram os favoritos, mas no campo é diferente. Mostrámos que somos capazes de, com humildade, irmos vencendo cada jogo", atirou, de seguida, o extremo brasileiro, lembrando-se das palavras de Rui Borges antes do encontro.
O jogador do Porto falou, depois, sobre o encontro, e também acerca do golo que apontou: "Há muito campeonato ainda pela frente. Temos de manter os pés no chão. Passo a passo, jogo a jogo, vamos voltar a ser o Porto. Com fé em Deus, estamos a trabalhar para ganhar sempre. Espero que seja uma época diferente".
"Foi um golaço. É tudo natural, um momento de inspiração. Trabalho muito para isso, desde que cheguei. Sei que o jogador da minha posição é o Pepê. Muita humildade, pezinho no chão. Quando ele voltar, a titularidade é dele", explicou, a terminar, William Gomes.
Rui Borges não chamou a jogo um dos elementos com mais jogos de leão ao peito que tinha disponível no plantel verde e branco
31 Ago 2025 | 10:08 |
Ricardo Esgaio deve estar de saída do Sporting. O defesa-lateral direito não esteve na ficha de jogo no encontro que os leões disputaram no último sábado, frente ao Porto, a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic, onde os comandados de Rui Borges foram derrotados por 2-1.
Rui Borges não convocou Ricardo Esgaio para o encontro, um dos jogadores com mais experiência no plantel verde e branco. Entretanto, os motivos já foram revelados: o jornal A Bola avança que a ausência do jogador português se prendeu com uma provável saída de Alvalade nos próximos dias.
A situação de Ricardo Esgaio tem-se estendido durante o verão. O lateral verde e branco começou por ser um dos 'dispensáveis' da equipa do Sporting, e a situação não melhorou com a chegada de concorrentes para a sua posição, nomeadamente o grego Vagiannidis.
Com espaço reduzido no plantel de Rui Borges, e com o contrato com os leões a terminar em breve, Ricardo Esgaio esteve muito perto de deixar o Sporting e rumar ao Corinthians ainda este verão, algo que só não aconteceu devido a dívidas que o emblema brasileiro tem de negócios anteriores.
A permanência em Alvalade chegou a ser uma possibilidade, mas, com o aproximar do término da janela de transferências, a Turquia surgiu como destino provável para Ricardo Esgaio, que terá já falhado o jogo com o Porto devido a esse negócio que, segundo a imprensa portuguesa, está iminente.