
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Franco Israel foi titular na derrota do Sporting, por 1-0, diante do Braga, em jogo relativo às meias-finais da Taça da Liga. O guardião até nem teve muito trabalho, mas, quando chamado a intervir, realizou duas excelentes defesas e quer, agora, ameaçar o lugar que tem sido de Antonio Adán.
No lance do golo dos minhotos, Franco Israel nada podia fazer, dado que Abel Ruiz apareceu completamente solto quase na pequena área leonina. Pouco depois, e após um erro ao tentar evitar a saída da bola das quatro linhas, o guardião conseguiu duas excelentes intervenções, evitando mais um tento do Braga.
As boas indicações deixadas por Franco Israel surgem numa altura em que Antonio Adán tem sido alvo de algumas críticas por parte dos adeptos. Resta saber qual será a decisão de Rúben Amorim e também de Jorge Vital, treinador de guarda-redes dos leões.
Esta época, Franco Israel - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito encontros realizados: três na Taça da Liga, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, o guardião uruguaio contabiliza 720 minutos e seis golos sofridos.
Na temporada passada, Franco Israel - que custou cerca de 650 mil euros aos cofres do Sporting, oriundo da Juventus - realizou, curiosamente, oito encontros: três na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal.
Futebolista tinha proposta para prolongar ligação ao Clube de Alvalade, mas recusou e explicou motivos à Direção verde e branca
|
O Sporting tentou renovar contrato com Viktor Gyokeres, para segurar o avançado leonino. No entanto, o ponta de lança internacional pela Suécia acabou por rejeitar a oferta da SAD liderada por Frederico Varandas, chegando a acordo para a saída.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a SAD apresentou ao sueco uma revisão contatual com o Sporting, prevendo um aumento salarial para 1,5 milhões de euros líquidos por ano, mas o 'camisola 9' terá negado a abordagem e explicado os motivos.
Viktor Gyokeres pediu a Frederico Varandas para facilitar uma possível saída, caso os gigantes europeus mostrassem interesse, em detrimento de melhorar as condições contratuais, podendo rumar a um clube das principais ligas por menos do que 100 milhões de euros.
O Arsenal lidera, de momento, a corrida pelo avançado, que, com o acordo de cavalheiros alcançado junto de Frederico Varandas, abdicou de um aumento salarial substancial esta temporada para poder mudar-se para um dos campeonatos mais competitivos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Lateral esquerdo verde e branco tem sido uma peça importante no conjunto dos leões desde que chegou a Alvalade, e refletiu sobre esse período
|
Matheus Reis chegou, recentemente, à mítica marca dos 200 jogos com de leão ao peito. O jogador deu uma entrevista ao canais oficiais do Sporting, onde abordou a importância da braçadeira de capitão, e os primeiros tempos no Clube de Alvalade.
Sobre o dia em que foi capitão do Sporting, disse o seguinte: "É demais. Quando tive a oportunidade, que o míster disse que ia ser, passou um fio na cabeça. Queremos chegar aqui e conquistar grandes, mas nunca imaginamos que vamos chegar assim tão longe. Dá-te uma sensação de realização e isso é tão bom que quero continuar a escrever o meu nome na história do clube", começou por explicar.
Lembrou, de seguida, os primeiros tempos no Sporting: "Não tinha bola e estava há seis meses parado. Fui convocado, mas não esperava entrar. Estava pronto fisicamente e mentalmente. Conseguimos virar aquele jogo, com o Seba [Coates] a marcar. Não podia ter começado melhor. Foi marcante para todos", explicou de seguida.
Depois, lembrou o jogo mais importante até ao momento: "Contra o Benfica na final da Taça da Liga [em 2021/22] em que fomos campeões. Foi muito especial e pude fazer um grande jogo. Começámos a perder e conseguimos virar, portanto foi uma conquista muito importante. Os jogos do título são sempre especiais, lembro-me do Boavista... Fico com esses jogos dos títulos. Também o do golo do Geny contra o Benfica. Quando a bola chegou ao Geny e ele rematou, olhei para o Jer [St. Juste] e começámos a correr. Comemorámos muito e foi incrível, porque sabíamos que tínhamos dado um grande passo rumo ao título. Isso mostra união e força que todos temos", atirou Matheus Reis.
Por último, um apelo aos adeptos do Sporting: "Cada temporada é única. Mas sabemos que isto é uma maratona. Estivemos sempre juntos, nos momentos mais difíceis e de glória. Precisamos de todos, que acreditem em nós. Vamos em busca de mais!", rematou Matheus Reis.
Antigo jogador do Clube de Alvalade anteviu o jogo da última jornada do campeonato, no qual os leões podem celebrar a conquista do bicampeonato
|
O Sporting está a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato. Em caso de vitória na receção ao Vitória de Guimarães, este sábado, os verdes e brancos celebram o feito que não alcançam há 71 anos. Fábio Rochemback, antigo jogador dos leões, considera que o Clube de Alvalade tem todas as condições para ser campeão e elogia a equipa orientada por Rui Borges.
“Assisti ao último jogo contra o Benfica na Luz, onde o Sporting jogou muito bem. Mas agora, jogando em casa, o Sporting tem todas as chances de ser campeão. Apesar de tanto o Sporting como o Benfica terem jogo difíceis, por jogar em casa, o Sporting tem essa vantagem. Ao lado dos adeptos, a equipa é muito forte dentro de casa”, começou por referir Fábio Rochemback, em declarações ao jornal Record.
O antigo médio internacional brasileiro - que representou o Sporting entre 2003 e 2005 e, mais tarde, entre 2008 e 2010 - realça também as dificuldades que o Benfica vai enfrentar na deslocação a Braga: “É sempre muito difícil jogar lá. Lembro inclusive dos meus tempos também quando tínhamos muitas dificuldades. Na minha opinião, o título está muito bem encaminhado para o Sporting: é só entrar em campo e fazer o trabalho de casa que está com a taça na mão”.
Fábio Rochemback deixa ainda elogios ao estilo de jogo da equipa verde e branca: “Tenho acompanhado sim. É uma equipa muito boa e forte, apresenta um futebol compacto com bons jogadores e que tem uma ótimo estrutura, algo que o Sporting sempre deu a toda a gente. E como disse, a equipa tem tudo para ser campeã em Alvalade”.
O Sporting – Vitória de Guimarães joga-se a partir das 18h deste sábado, no Estádio José Alvalade. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.