Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Rúben Amorim é o treinador do mês, informou a Liga Portugal nesta quarta-feira, dia 15 de maio, atingindo, desta forma, o total de cinco distinções na temporada em que levou o Sporting à conquista do segundo título nacional desde que está ao leme da equipa. No caso, o técnico dos verdes e brancos já tinha sido eleito para o mesmo galardão em setembro, dezembro, janeiro e março, repetindo agora a 'dose' em abril, com 42,36% dos votos. Roger Schmidt, treinador do Benfica, surge empatado no pódio com José Mota, do Farense, ambos com 10,42% da preferência dos votos dos colegas de profissão da Liga Portugal - Sérgio Conceição nem vê-lo -, segundo a nota comunicada pela organização nacional. De recordar, ainda, que os leões somaram o total de quatro vitórias durante o quarto mês do ano para o campeonato nacional - Benfica, Gil Vicente, Famalicão e Vitória SC - e um empate (Porto), o que ajudou Amorim a arrecadar mais uma distinção. Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 211 encontros, tendo vencido 147, empatado 33 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos. Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais. Confira a publicação:
🎶 Rúben Amorim Rúben Amorim Rúben Amorim 🎶 O míster Campeão foi eleito o Treinador do mês de Abril da #LigaPortugal 🙌 pic.twitter.com/4DIDf9pOBt
— Sporting CP 🏆 (@SportingCP) May 15, 2024
Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público
|
0O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.
O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.
De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".
Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.
De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.
Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana
|
0O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.
"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.
Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.
De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.
Momento está marcado ainda para esta segunda-feira, dia 26 de agosto
|
0A segunda edição da Liga Portugal Awards está marcada para esta segunda-feira, dia 26 de agosto. Para a mesma, os líderes de Sporting, Benfica e Porto já têm presença confirmada para a cerimónia que tem como objetivo homenagear e celebrar as principais figuras da temporada passada, na qual os leões se sagraram campeões nacionais.
Pedro Proença será o anfitrião duma noite em que nada ficará a desejar. Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), será premiado com o Mérito Desportivo. Ao seu lado estarão nomes como Frederico Varandas, Rui Costa, André Villas-Boas, e António Salvador, respetivos presidentes do Sporting, Benfica, Porto e Braga.
No decorrer da cerimónia serão entregues 22 prémios, a expetativa é de que o os leões saiam vencedores de alguma categoria. Quem também marcará presença é Rúben Amorim e Viktor Gyokeres, que levam a esperança de trazer alguma vitória consigo. Jorge Mendes e Artur Soares dias, que há pouco tempo encerrou a sua carreira como árbitro é também presença garantida.
Cristina Ferreira e Pedro Pinto serão os apresentadores da noite que reunirá mais de 500 convidados na Alfândega do Porto. O evento será transmitido pela TVI a partir das 19h00, mas ainda antes do começo da segunda edição da ‘Liga Portugal Awards´ serão conhecidos os novos embaixadores da Liga.
Cerimónias à parte o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 31 de agosto, frente ao Porto, em jogo relativo à quarta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Vítor Bruno jogar-se-á no Estádio José Alvalade, às 20h30.