Futebol
Nuno Santos apto? Já se sabe do que espera o craque do Sporting para voltar às opções
08 Out 2025 | 07:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2021 | 19:10 |
O Sporting defronta, no próximo sábado, 20 de fevereiro, pelas 20h30, o Portimonense. Na antevisão ao jogo relativo à 20.ª jornada da Liga NOS, Rúben Amorim realçou que os leões têm sempre muito responsabilidade porque estão num grande Clube e brincou dizendo que, “quando as coisas estão mais sérias, metemos o Quaresma lá no meio”.
“Foi difícil escolher o onze”“Temos sempre uma grande responsabilidade. Somos o Sporting. Tínhamos a mesma responsabilidade na época passada e estávamos em quarto, mesmo numa posição diferente. A responsabilidade é sempre a mesma, foi isso que nos trouxe a esta situação, com vários jogos sem perder. Temos de manter esse foco e estar precavidos para tudo. Fomos muito rigorosos com o Paços de Ferreira, tínhamos de ser. Sabemos como devemos entrar, vamos entrar fortes e esperar a inspiração dos nossos jogadores. Estão bem, tiveram uma boa semana, foi difícil escolher o onze, pois vivem um bom momento, estão empenhados e isso é bom sinal”, começou por referir Rúben Amorim. Neste aspeto, o técnico leonino brincou com a juventude de elementos como Eduardo Quaresma e a experiência de nomes como João Pereira: “Quando as coisas estão mais sérias, metemos o Quaresma lá no meio e aquilo fica mais alegre (risos). Quando precisamos de gente mais séria, metemos o João Pereira a falar com o grupo. Vamos fazendo o equilíbrio desta forma”. Questionado sobre se irá fazer alguma gestão já tendo em vista o jogo com o Porto, nomeadamente na poupança de jogadores em risco de ver o quinto amarelo (Coates, Matheus Nunes e Nuno Santos), Rúben Amorim foi claro: “Não vamos fazer gestão porque este é o jogo mais complicado. Temos de vencer este jogo, não vamos fazer nenhum tipo de poupança. Vamos focar no Portimonense, tem um grande treinador, vem de um grande momento e essa é a nossa responsabilidade”.
“Temos de fazer um grande jogo”Relativamente ao Portimonense, o técnico verde e branco deixou rasgados elogios aos algarvios e destacou bom momento dos comandados de Paulo Sérgio: “É uma equipa que vive um bom momento, mas o Paços de Ferreira também vivia. O Portimonense estará certamente no melhor momento da época, tem bons valores, que podem jogar em diferentes posições, especialmente na frente. Aí penso que vai jogar o Beto, para jogar na velocidade e ganhar as costas da defesa. Uma equipa forte nas bolas paradas. É das equipas que acerta mais vezes nos lances de bola parada, nomeadamente nos cantos. São muito fortes nisso. Será um jogo muito difícil, mas estamos preparados, treinámos bem e preparámos bem. Temos de fazer um grande jogo, vamos fazer grande jogo e vamos tentar vencer”. O líder verde e branco comentou ainda as declarações de Jackson Martínez: “A comunicação vem muito dos resultados. A equipa dá-me esse suporte e ajuda muito à fase em que estamos atualmente. Quando o elogio vem diretamente dos jogadores, é sempre bom. Há que realçar o que ele disse sobre o Porto e o Benfica, que não iriam facilitar. Não me foquei tanto nos elogios do Jackson, preferi atentar no que ele disse dos rivais. Temos que dar o máximo e focar neste jogo com o Portimonense”. Confira a conferência de imprensa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=4elhpt4svoQ
Fotografia de Sporting
Jogador formado no Clube de Alvalade foi o porta-voz da equipa de Roberto Martínez na concentração lusa e não poupou nas declarações
08 Out 2025 | 09:07 |
João Palhinha encontra-se na Seleção Nacional e foi o primeiro porta-voz da turma lusa nesta concentração, na qual acabou por abordar o momento da sua carreira. O jogador formado no Sporting abordou a passagem complicada pelo Bayern Munique e a consequente perda de espaço na equipa de Roberto Martínez - cuja convocatória conta com quatro leões -, na qual não é titular há um ano.
"Talvez tivesse a ver com a situação no Bayern, não há que estar com rodeios. Acho que o nosso momento dentro da seleção, normalmente, vive muito daquilo que fazemos nos nossos clubes, a verdade é essa. A época passada não foi fácil para mim, especialmente quando tive a lesão aqui na seleção. Parei mais tempo do que estava à espera, depois também não tive as oportunidades que acho que merecia ter tido depois de já ter recuperado dessa mesma lesão deveria ter tido depois de recuperar dessa lesão. Talvez isso tivesse tido impacto também aqui na seleção. Quando estamos a jogar e estamos bem nos nossos clubes, está tudo bem nos nossos clubes, é sempre mais fácil depois termos minutos aqui na seleção. São fases, as nossas carreiras futebolísticas vivem de fases. Agora estou a atravessa ruma fase muito feliz na minha vida, novo clube, novo projeto, numa liga em estou novamente a desfrutar. É como digo, o futebol e a vida em geral é muito o momentâneo. Resta-me a mim tentar aproveitar estes momentos e usufruir ao máximo", começou por dizer, em conferência de imprensa.
"Acho que simplesmente tenho tido as oportunidades que se calhar não tive no passado. Sinto também confiança total das pessoas que me quiseram levar para o Tottenham, neste caso o treinador. Quando sentimos essa confiança, de sermos desejados num sítio, acho que é onde devemos estar. Tomei esta decisão muito facilmente, não só por ser a Premier League, mas também por sentir a vontade do outro lado em trabalhar comigo. Foram essas oportunidades que me levaram a demonstrar aquilo que sou capaz de atingir. Portanto, estou muito feliz, muito contente com este novo desafio na minha vida. Só quero desfrutar ao máximo a Premier League e neste espaço da seleção, aproveitar todos os minutos que aqui tiver", atirou ainda.
Quando questionado sobre se poderia regressar à titularidade frente à Irlanda, Palhinha atirou: "Acredito sempre que posso começar de início, o meu trabalho na seleção, independentemente de jogar mais ou menos, é estar sempre preparado para quando for chamado, dou sempre o meu máximo nos treinos. Toda a gente que está comigo, e me conhece bem, sabe a minha dedicação. Espero sempre ser chamado, mas estou sempre preparado, seja chamado ou não. Obviamente, enquanto jogador, quero sempre jogar, quero sempre ter oportunidades. Vamos ver, cabe ao mister escolher quem está mais bem preparado para começar o jogo. Resta-me a mim demonstrar nos treinos que estou preparado".
João Palhinha chegou ao Bayern no verão de 2024, proveniente do Fulham, onde esteve duas épocas após sair do Sporting em 2022. Os bávaros pagaram perto de 50 milhões de euros aos londrinos mas, apesar do elevado investimento, o médio cumpriu apenas dez jogos (de um total de 25) como titular, sendo emprestado ao Tottenham neste verão. Em 2025/26, soma três golos em nove encontros.
Antigo futebolista teceu várias críticas ao jogador do plantel de Rui Borges, que tem sido um dos destaques dos leões esta temporada
08 Out 2025 | 08:44 |
Luis Suárez continua a ser um dos principais destaques do Sporting neste arranque de temporada, tendo mesmo sido considerado o MVP da Liga em agosto e setembro, pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Quem também se mostrou rendido ao avançado dos leões foi Carlos Valderrama, figura mítica da seleção da Colômbia.
“Faltava um goleador e Suárez apareceu no momento certo. Antes, tínhamos sete [avançados] que quando chegavam à seleção não faziam golos, que não jogavam nada, que tiveram a sua oportunidade...”, começou por dizer, em declarações ao programa 'Fútbol de Primera', em análise à sua seleção.
“Repito: temos bons guarda-redes, bons defesas, mas o que é que nos faltava? Golos. E dizíamos: ‘tragam lá aquele que marcou ali, ou aquele que meteu três golos...’, mas que chegavam aqui e nada. Sempre disse: falta um avançado que faça golos, porque a equipa cria, mas não tínhamos quem os fizesse. Depois chegou este rapaz, que num jogo meteu quatro [no 6-3 à Venezuela, na sua estreia a titular]", atirou ainda 'Pibe' Valderrama.
Luis Suárez foi convocado por Néstor Lorenzo para os particulares da Colômbia deste mês, contra México (dia 12, no Texas) e Canadá (dia 15, em Harrisson), ambos a disputar nos Estados Unidos. O avançado do Sporting juntou-se à comitiva no decorrer das últimas horas.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – soma 11 partidas. O jogador do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: oito para Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Nos 854 minutos que tem em campo, o avançado apontou sete golos e três assistências.
Guarda-redes titular da turma verde e branca chegou a Alvalade em janeiro de 2025, proveniente do Bétis, ajudando os leões na conquista da dobradinha
08 Out 2025 | 08:28 |
Rui Silva tem mais uma época de opção, que é contemplado no seu contrato com o Sporting. Apesar desta estar prevista desde a chegada do guarda-redes do Bétis, tal não era de conhecimento público até ao último relatório e contas anual da SAD verde e branca.
O guardião principal dos leões chegou em janeiro, com o Clube de Alvalade a desembolsar 4,7 milhões de euros pelo jogador que, na altura, assinou por seis meses de empréstimo. Depois disso, Rui Silva - cujas exibições têm sido questionadas - tornou-se atleta do Sporting a título definitivo, até 2029. Sabe-se, agora, que o seu vínculo pode ser estendido até 2029.
Apesar de tal apenas ter sido revelado recentemente, esta acaba por ser uma prática comum no que toca a vínculos deste género e, no relatório e contas anual em questão, o Sporting viu-se obrigado a comunicar a máxima extensão possível dos contratos dos jogadores. Ainda que a opção ainda não tenha sido ativada, os leões poderão fazê-lo quando e se assim o entenderem.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma oito partidas. O internacional português falhou três jogos por indisponibilidade física, disputando um total de 720 minutos, nos quais encaixou sete golos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.