
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É a mais recente polémica do futebol português: falamos das palavras ditas por César Peixoto a Bruno Lage no final do Benfica - Gil Vicente. Rui Borges, treinador do Sporting, falou com os jornalistas na conferência de imprensa após o Estrela da Amadora - Sporting, e aproveitou para abordar o tema.
Relembrar que no fim da partida entre Gil Vicente e Benfica, da passada sexta feira, dia 28 de março, em que os encarnados derrotaram os gilistas, decorreu um momento que deu muito que falar, quando Bruno Lage e César Peixoto - treinadores das equipas - se cumprimentaram. "Que sejas campeão", terão sido as palavras ditas pelo treinador da equipa nortenha ao técnico das águias.
Rui Borges foi questionado acerca do tema após o Estrela da Amadora - Sporting, e disse o seguinte: "Estou muito mais focado no que posso controlar. É a opinião e vontade de cada um e temos de as respeitar. Acho que nunca nenhum me disse (risos)", começou por atirar o treinador dos leões.
Acrescentou, ainda: "Não importa, não nos preocupamos com o resto, o resto será sempre o resto. É nós Sporting, nós estrutura, nós clube e nós adeptos, que hoje foram fenomenais", apontou de seguida o técnico verde e branco.
Resposta breve mas assertiva de Rui Borges acerca da polémica com César Peixoto e Bruno Lage, depois de um Estrela da Amadora - Sporting que viu os leões somar mais três pontos e voltar ao topo da tabela classificativa.
Especialista em arbitragem aproveitou o seu espaço de opinião para fazer a análise aos lances capitais do dérbi de Lisboa que os leões venceram
|
A equipa do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 29 de março, para defrontar a formação do Estrela da Amadora, em partida a contar para a 27ª. Jornada da Liga Portugal Betclic. Duarte Gomes, especialista de arbitragem do jornal A Bola, aproveitou o seu espaço de opinião para analisar os lances capitais da partida.
O jogo ficou marcado por muitos casos de arbitragem com destaque para os dois pontapés de grande penalidade, e os dois cartões vermelhos a jogadores do Estrela da Amadora, lances nos quais Duarte Gomes concordou com a ação do árbitro da partida.
Há, no entanto, dois lances em que Duarte Gomes aponta falhas à ação do árbitro. O primeiro prende-se com a grande penalidade de Alan Ruiz sobre Ousmane Diomande: “Esclarecimento detalhado para que fique claro: o VAR esteve bem ao chamar o colega de equipa para que assinalasse pontapé de penálti. Porquê? Porque com a bola em jogo, Alan Ruiz atingiu de forma deliberada o rosto de Diomande”, começou por escrever.
Continuou: “O contacto foi factual e evidente na imagem. É certo que não houve gesto violento (o costa-marfinense potenciou e caiu porque quis) mas é a ação, a causa, que deve ser avaliada e essa aconteceu de forma intencional, desnecessária e sem bola em disputa. Houve comportamento antidesportivo, não imprudência. Faltou o (segundo) amarelo”.
Por último, o lance do cartão amarelo a Matheus Reis, que deixa o defesa verde e branco fora da próxima partida do campeonato, com o Braga. Duarte Gomes escreveu, sobre esse lance: “Matheus Reis rasteirou Rodrigo Pinho na zona do meio-campo, com o adversário de costas para a baliza adversária. O contacto foi imprudente e não devia ter sido sancionado com amarelo”, explicou.
Jovem jogador de 18 anos parece ser, cada vez mais, uma opção para o treinador verde e branco, e voltou a estar em grande plano contra o Estrela da Amadora
|
O meio-campo da equipa do Sporting tem sido fustigado por lesões esta temporada, e o treinador Rui Borges continua a ter de encontrar soluções semana após semana para preencher o miolo do terreno. Eduardo Felicíssimo foi uma dessas soluções, que parece ganhar cada vez mais espaço no plantel verde e branco.
Forçado a mexer, em virtude das ausências de Hidemasa Morita e Morten Hjulmand, Rui Borges lançou Zeno Debast e Eduardo Felicíssimo para o meio-campo, dupla composta por um defesa central de origem, e um médio da formação dos leões, mas que até já tinha sido utilizada no passado.
A verdade é que os dados estatísticos apontam para uma grande exibição do jovem médio verde e branco. Teve pouca bola, algo que fica provado por apenas uma condução progressiva registada, mas foi defensivamente que se destacou na partida contra o Estrela da Amadora.
Foi o jogador com mais duelos ganhos em todo o jogo, com 10. Juntou a este dado quatro desarmes, três interceções, e quatro ações defensivas no meio-campo adversário, ajudando o Sporting a recuperar a bola numa posição avançada do terreno de modo a criar perigo junto da baliza adversária.
Relembrar que o primeiro jovem a ser chamado à posição foi João Simões, que, entretanto, está de fora até ao resto da época. Alexandre Brito também foi usado naquela posição, mas neste momento parece ser Eduardo Felicíssimo o jovem com maior capacidade para ocupar o miolo do terreno.
Antigo treinador do Sporting revelou todos os detalhes acerca do suposto interesse da equipa nacional brasileira, depois do despedimento de Dorival
|
Já muito se tinha falado sobre uma possível mudança na carreira de Jorge Jesus, algo que se veio intensificar com o despedimento de Dorival da Seleção do Brasil. O treinador português, ex Sporting, estará mesmo a ser considerado para a posição, e abordou a questão numa entrevista recente ao portal 'UOL'.
Recordar, em primeira instância, que Jorge Jesus gozou de um percurso de muito sucesso enquanto foi treinador no Brasil, ao serviço do Flamengo, equipa com a qual chegou a vencer uma Taça dos Libertadores, a maior competição de clubes da América do Sul. Por outro lado, trabalhou com Neymar no Al Hilal, e a relação não terá terminado da melhor forma.
Abordou o tema do jogador brasileiro, explicando o seguinte: "Não tenho qualquer problema com o Neymar, mas nenhum clube ou seleção pode ficar dependente de jogadores", começou por partilhar Jorge Jesus acerca do astro brasileiro.
Sobre o interesse da Seleção brasileira, que tem urgência em contratar um treinador, uma vez que o Campeonato do Mundo é já em 2026, Jorge Jesus confessou... não lhe ter chegado nada: "Ninguém falou comigo até hoje", explicou o treinador português de 70 anos.
Vale a pena recordar que o especialista em transferências, Fabrizio Romano, já adiantou que Jorge Jesus se mostrou disponível para assumir o cargo, mesmo que isso implicasse juntar-se à canarinha ainda antes de participar no Mundial de Clubes com o Al Hilal, informação que Jorge Jesus não desmentiu. No Brasil, as informações são que o português estará bem colocado para ser o escolhido a suceder a Dorival.