Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges confrontado com saída de titular do Sporting: "Dados falam por si"

Treinador dos leões acredita que expulsões de Ousmane Diomande e Matheus Reis, já depois do minuto 90, foram o pior do Clássico da jornada 21

Iván Fresneda esteve muito perto de deixar Sporting no mercado de inverno, mas tem sido aposta contínua de Rui Borges
Iván Fresneda esteve muito perto de deixar Sporting no mercado de inverno, mas tem sido aposta contínua de Rui Borges

  |

Icon Comentário0

O Sporting empatou 1-1 na deslocação ao terreno do Porto. Iván Fresneda fez o golo dos verdes e brancos, dando boa resposta à aposta contínua de Rui Borges, que foi confrontado com a saída do lateral no mercado de inverno, que esteve muito próxima de acontecer. O técnico desvaloriza a situação e garante que o pior do encontro foram as expulsões de Ousmane Diomande e Matheus Reis.


"Há poucas semanas toda a gente dizia que o Sporting já estava desmotivado, fora do título, que não ia ser capaz. O Sporting está em primeiro com a melhor defesa e melhor ataque. Temos de nos agarrar a essas coisas muito positivas. Num acumular de jogos, temos tido duelos contra grandes equipas e temo-nos batido como grandes campeões. É aquilo que têm demonstrado e os dados falam por si", explicou, quando questionado sobre a saída do lateral, que esteve perto do Como.


Quanto ao resultado ser mais favorável aos leões, Rui Borges negou, garantindo que "custa sair daqui com um ponto. Uma segunda parte menos conseguida, é certo, mas merecíamos por tudo o que fizemos. Custa sempre sair daqui com um ponto. Esta equipa quer é ganhar e manter distâncias. Estamos em primeiro, queremos continuar e os três pontos dão sempre essa margem".


Ousmane Diomande e Matheus Reis foram expulsos já depois do minuto 90, algo que o técnico considera ter sido o pior do Clássico: "Um pouco isso. Já estamos condicionados com lesões, ainda mais com castigos... Mas continuaremos fortes com toda a certeza. A equipa deu uma resposta fantástica, mostrou o porquê de ser campeã nacional. É seguir o nosso caminho".

Em 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em 7 milhões de euros – soma 18 encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 898 minutos e fez o gosto ao pé em duas partidas consecutivas: frente ao Farense e diante do Porto. Para já, o jovem lateral-direito espanhol não soma nenhuma assistência na conta pessoal.


Confira, aqui, um vídeo com os melhores momentos de Fresneda:


Futebol

Bruno Andrade irritado com génio do Sporting: "Promete e depois não diz" (vídeo)

Especialista mostra irrequietação quanto a situação de jogador dos verdes e brancos e aponta dedo a decisão do atleta do Clube de Alvalade

Bruno Andrade não está conformado com situação caricata de jogador do Sporting e aponta dedo ao atleta de Rui Borges
Bruno Andrade não está conformado com situação caricata de jogador do Sporting e aponta dedo ao atleta de Rui Borges

  |

Icon Comentário0

Bruno Andrade está muito irritado com a situação de Pedro Gonçalves. Regressado aos relvados após cinco meses de ausência, o avançado do Sporting garantiu que, se possível, explicará tudo o que se passou durante o período em que esteve afastado. O especialista acredita que a decisão do jogador não foi a melhor.


"Nada me causa mais confusão do que alguém admitir que vai dizer algo e depois não diz. Promete uma coisa e fica à espera. Quando fala que foi um erro dele, não justificando, deixa que se torne interpretação e especulação. Enquanto não vier a público explicar, porque os jornais, televisões e comentadores vão buscar (justificação) e talvez todos consigam uma versão", explicou, na CNN.


"Até se saber a resposta, Varandas e Pote estão em xeque"


"Mas até o Pote falar, é especulação", afirma o especialista, garantindo que, até o 'camisola 8' dos leões admitir o que o levou a perder vários meses de competição, "a resposta não está dada" e, desta forma, "a Unidade de Performance do Sporting, as palavras do Varandas e Pote continuam em xeque".

"Pote pode não dizer a verdade"


"E quando ele falar, vai ser a verdade dele. Nada garante que será a verdade absoluta", atirou, dando a entender que o internacional português poderá contar uma versão da história com algumas alterações. "Já que prometeu que ia dizer, então largue logo a bomba e depois resolva a situação", reiterou.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 13 encontros disputados: nove na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 887 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.

Confira as palavras de Bruno Andrade:


Futebol

Inconformado com decisões do Sporting, Tomás da Cunha diz que atleta "não conta" para Rui Borges

Especialista garante que treinador dos leões adaptou-se ao que conseguia face às limitações da temporada, mas há situações difíceis de explicar

Tomás da Cunha aplaude capacidade de adaptação de Rui Borges, mas aponta dedo a algumas escolhas do Sporting
Tomás da Cunha aplaude capacidade de adaptação de Rui Borges, mas aponta dedo a algumas escolhas do Sporting

  |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha reconhece, de forma inevitável, o brilhante início de época do Sporting. No entanto, o especialista admite não entender as decisões tomadas ao longo da temporada, principalmente na falta de investimento em janeiro, visto que Biel "não conta" para Rui Borges e causa até alguma incerteza no especialista.


"O Sporting começou a temporada como uma das melhores equipas portuguesas do século, em números e futebol jogado. Defendia o título e procurava um histórico bicampeonato. Distanciou-se logo dos rivais, impressionou na Europa e atingiu um estado de comunhão quase irrepetível entre adeptos, jogadores e treinador. Amorim saiu de forma totalmente inesperada, embora Varandas tivesse dito que a possibilidade era conhecida e que havia um sucessor preparado. Desde então, as dúvidas instalaram-se", escreveu, no jornal Expresso.


"Houve resistência para perceber que João Pereira não tinha condições"


O comentador é perentório e garante que "João Pereira não tinha condições para dar continuidade ao projeto e cedo se percebeu que a rejeição do plantel não lhe permitia vida longa, por mais que o presidente leonino sonhasse em tirar um coelho da cartola". "Houve resistência para assumir o óbvio, mas não comprometeu a temporada", apontou.

"Nem o antigo treinador da equipa B nem Rui Borges puderam contar com Pedro Gonçalves, presente – talvez indevidamente – na despedida de Amorim, em Braga. Para além da infelicidade de certas lesões, a gestão física de elementos nucleares deixou os verdes e brancos constantemente debilitados ou em sobrecarga. Rui Borges tem razões de queixa, nesse sentido. A luta pelo título faz-se de forma desigual, no que diz respeito à profundidade de opções. Depois da mudança que trouxe de Guimarães, partindo do 4-3-3, decidiu regressar ao sistema 'Amorim' para recolocar o plantel na zona de conforto", prosseguiu.


"Ninguém pode acusar Rui Borges de intransigência"

No entanto, apesar da escolha acertada em voltar ao sistema que tanto sucesso trouxe ao Clube de Alvalade, com as "ausências prolongadas de João Simões e Bragança (Morita condicionado), não havia forma de dar continuidade à ideia de base", afirma Tomás da Cunha, recordando que o Rui Borges "puxou Debast para o meio campo", mas "entre o belga, Hjulmand, Alexandre Brito, Felicíssimo e Arreiol não existe quem pise zonas adiantadas e ofereça soluções criativas". Ainda assim, "a adaptação tática justifica-se e ninguém poderá acusar o treinador do Sporting de intransigência".

Tomás da Cunha garante que "os jogos demonstram que nem sequer falta capacidade estratégica" a Rui Borges, com o técnico "preparando a equipa para atacar os pontos fracos do adversário". Todavia, "o Sporting, neste momento, não tem um coletivo formatado para prolongar os ataques e procura proteger-se, utilizando a linha direta para o sueco" e "Harder ficou sem espaço", visto que "não dá para abdicar" do 'camisola 9' e "jogando longe da baliza, as limitações técnicas do dinamarquês atrapalham".

"Biel, suposto substituto de Pedro Gonçalves, não conta sequer. Ou falhou a escolha do médio brasileiro, que ainda não vimos em ação, ou falhou o enquadramento na ideia do treinador. O mesmo aconteceria com Edwards, que faz da técnica e da condução em espaços curtos os pontos fortes. Numa equipa que recua para o próprio meio campo em quase todas as segundas partes, a exigência é outra. O Sporting fez um esforço para manter as principais figuras do título e atacar o bicampeonato, só que não acrescentou qualidade nem profundidade em janeiro, quando já existiam motivos de alarme. Ficou com um plantel curto e cansado. Pode chegar ao objetivo, até porque só depende de si, mas deixou demasiadas coisas nas mãos do destino", terminou.


Futebol

Geny Catamo no Porto? Revelada situação do ala do Sporting

Fonte próxima do 'camisola 21' dos verdes e brancos comenta transferência para o Dragão e revela que ala fez testes com os azuis e brancos

Geny Catamo tem mostrado uma grande evolução ao serviço do Sporting, mas podia ser jogador do plantel do Porto
Geny Catamo tem mostrado uma grande evolução ao serviço do Sporting, mas podia ser jogador do plantel do Porto

  |

Icon Comentário0

Geny Catamo esteve perto de rumar ao Porto. O ala do Sporting chegou a Portugal, proveniente da Academia Black Bulls em 2018/19, e juntou-se ao plantel do Amora. No entanto, chegou a fazer testes nos azuis e brancos, antes de assinar contrato com o Clube de Alvalade. Junaide Lalgy explica os motivos pelos quais o canhoto não ficou no Dragão.


"Geny podia jogar no Porto, mas a vida é assim mesmo"


"Não foi para o Porto por questões, meramente, administrativas. São águas passadas. A vida é assim mesmo", revelou o proprietário da Academia Black Bulls, em declarações ao jornal Record. Apesar de ser assumidamente adepto dos dragões, admite estar "muito feliz" pelo 'camisola 21' do Sporting, não perdendo um jogo dos comandados de Rui Borges.


Apesar do sucesso que tem tido em Alvalade, Geny Catamo deverá deixar o Sporting no futuro, revela o empresário. Embora afirme ter "muito respeito" pelos leões, Lalgy aponta o ala à saída do plantel verde e branco, para reforçar um emblema com outras aspirações na Europa.

O Sporting já recebeu várias propostas pelo jogador, mas uma eventual venda torna-se praticamente impossível enquanto Frederico Varandas não conseguir chegar a acordo com o Amora para garantir os 75% do passe de Geny que ainda estão em posse do emblema do Seixal.


Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 41 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.529 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto fez o gosto ao pé em sete ocasiões, tendo realizado ainda três assistências, estando a uma contribuição de golo de bater os números de 2023/24.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Junaide Lalgy aponta saída de diamante do Sporting: "Com todo o respeito ao Clube, mas..."
Futebol

Junaide Lalgy aponta saída de diamante do Sporting: "Com todo o respeito ao Clube, mas..."

 

Icon Comentário0
Tim Sherwood diz que excedentário do Sporting tem lugar em clube com três Champions League
Futebol

Tim Sherwood diz que excedentário do Sporting tem lugar em clube com três Champions League

 

Icon Comentário0
Alisson Santos já brilha no Sporting! Extremo brasileiro não pode competir mas já deu o salto...
Futebol

Alisson Santos já brilha no Sporting! Extremo brasileiro não pode competir mas já deu o salto...

 

Icon Comentário0