
Futebol
Atenção, Sporting: Polícia prepara vigilância apertada para jogo com o Marselha
21 Out 2025 | 07:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Out 2025 | 11:14 |
O Sporting realizou, na manhã desta terça-feira, dia 21 de outubro, o último treino antes da partida frente ao Marselha, válida para a terceira jornada da Liga dos Campeões. Rui Borges contou com o plantel na máxima força para esta sessão de trabalhos.
Os primeiros 15 minutos foram abertos à comunicação social, com o destaque claro para Maxi Araújo e Gonçalo Inácio, que treinaram sem qualquer limitação, juntamente com o restante grupo de trabalho. As únicas baixas são os 'lesionados habituais': Daniel Bragança e Nuno Santos.
Vale lembrar que, ainda esta terça-feira, Rui Borges e um jogador do plantel principal do Sporting farão a antevisão ao embate frente aos franceses. A conferência de imprensa está marcada para as 19h00, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, frente ao Marselha. O encontro, a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Roberto De Zerbi, jogar-se-á no Estádio de Alvalade, às 20h00.
Os leões já disputaram dois jogos na prova, somando três pontos. Os comandados de Rui Borges venceram o Kairat, em Alvalade, por 4-1, e perderam 2-1 na deslocação a Nápoles, procurando regressar aos triunfos nas competições europeias.
Primeiros tempos do treinador português na nova equipa da Premier League não estão a correr da melhor forma, agora com um desaire caseiro
21 Out 2025 | 10:27 |
Mateus Fernandes, ex-jogador do Sporting, foi titular no West Ham - Brentford, da última segunda-feira, dia 20 de outubro. Os pupilos de Nuno Espírito Santo concederam nova derrota, desta vez por 2-0, em casa, em partida válida para a oitava jornada da Premier League.
Depois do empate frente ao Everton (1-1) e da derrota no dérbi com o Arsenal (2-0), o West Ham continua sem conhecer o sabor da vitória sob o comando do treinador português e ocupa o penúltimo lugar da tabela, com apenas quatro pontos.
No London Stadium, o primeiro golo surgiu aos 43 minutos, por intermédio do brasileiro Igor Thiago, que tem estado em excelente forma e soma já seis golos em nove partidas esta época. O avançado aproveitou um passe de Kevin Schade e uma defesa incompleta de Aréola para inaugurar o marcador. Ainda antes do intervalo (45’+7’), Igor Thiago chegou a marcar novamente, mas o lance foi anulado pelo VAR por fora de jogo.
Na segunda parte, Nuno Espírito Santo tentou reagir, efetuando três substituições ao intervalo - entre elas, a saída de Mateus Fernandes -, mas a equipa não conseguiu alterar o rumo do encontro. O Brentford selou a vitória perto do final, com Mathias Jensen a fazer o 2-0 e a confirmar mais um desaire para o West Ham.
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, Mateus Fernandes - avaliado em 15 milhões de euros - cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros.
Treinador do Clube de Alvalade tentou manter parte do núcleo forte da equipa que se sagrou bicampeã nacional e escolhas estão à vista
21 Out 2025 | 07:51 |
O Sporting foi uma das equipas que menos alterou o plantel na preparação para a nova época, apesar de ter em mente o objetivo de conquistar o tricampeonato. Ainda assim, chegaram sete reforços: João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, Fotis Ioannidis, Alisson Santos e Luis Suárez. São várias caras novas, mas que, nesta fase inicial, têm tido um papel secundário nas opções de Rui Borges. Entre os dez jogadores mais utilizados, apenas um é realmente reforço — o avançado colombiano.
Comparando com os principais rivais, o aproveitamento dos reforços no Porto e no Benfica tem sido bastante superior. Os dragões apresentam quase meia equipa nova entre os jogadores com mais minutos e jogos disputados. Destacam-se nomes como Bednarek, Froholdt, Borja Sainz, Alberto Costa e Gabri Veiga. Situação semelhante vive-se nas águias, onde José Mourinho tem apostado fortemente em quatro reforços que se tornaram fundamentais: Dedić, Richard Ríos, Enzo Barrenechea e Franjo Ivanović. Todos eles são hoje peças centrais na estratégia encarnada para esta temporada.
No caso do Sporting, a reduzida utilização dos novos jogadores explica-se pelo facto de o núcleo duro da equipa bicampeã ter permanecido praticamente intacto — algo sublinhado diversas vezes por Frederico Varandas e Rui Borges. As únicas saídas de relevo foram as de Viktor Gyokeres e Conrad Harder, o que levou o clube a procurar substitutos diretos, como Luis Suárez e Ioannidis.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – soma 12 partidas. O jogador do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: oito para Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Nos 832 minutos que tem em campo, o avançado apontou sete golos e três assistências.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, frente ao Marselha. O encontro, a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Roberto De Zerbi, jogar-se-á no Estádio de Alvalade, às 20h00.
Antigo central do Clube de Alvalade realizou a sua antevisão ao que espera para a partida diante do Marselha, válida para a Champions League
21 Out 2025 | 07:37 |
Tonel foi chamado a avaliar a preparação dos leões para a partida frente ao Marselha, válida para a terceira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting focou-se na parte da defesa de Rui Borges e, ainda, na gestão de Eduardo Quaresma entre as opções para o sector mais recuado da formação verde e branca.
"A equipa não tem estado ao melhor nível, mas o momento defensivo engloba os onze jogadores e não apenas os defesas. São demasiados erros, quer sejam individuais, quer sejam coletivos nesta fase da temporada", começou por dizer, em declarações ao Deporto ao Minuto.
Tonel: "Sporting tem a pressão de ganhar"
De seguida, Tonel lembrou que o Sporting "tem a pressão de ganhar", mas que é o Marselha quem chega a Alvalade "com estatuto de favorito": "Repito a ideia que é neste momento a melhor equipa em França, à frente do atual campeão europeu. Dado ao passado recente nos jogos de maior exigência, os adeptos estão à espera de finalmente uma vitória, mas se o Sporting não ganhar, não considero que a pressão aumente em torno de Rui Borges. Tudo vai depender como a equipa vai se apresentar em campo e, claro, do resultado final".
3 centrais? Tonel: "A equipa tem de defender melhor"
No que toca à possibilidade de Rui Borges regressar a uma linha de três defesas, Tonel atirou: "É uma ideia em cima da mesa, mas a equipa tem de defender melhor, seja com dois ou três defesas-centrais. Para este jogo, Rui Borges tem a palavra, pois vai depender da sua estratégia para o jogo. Se apresentar um bloco baixo, então sim, a linha de cinco faz sentido, mas mesmo se apresentar o mesmo sistema (4x2x3x1), as pessoas têm de entender que há várias nuances do jogo e que os movimentos do adversário têm de ser tidos em conta".
Tonel: "Diomande não está bem"
Por fim, o antigo jogador do Sporting revelou quem, na sua opinião, são os melhores defesas-centrais dos leões neste momento: "Debast e Gonçalo Inácio dão maiores garantias. O Diomande não está bem, teve muitas dificuldades no jogo com o Paços de Ferreira e não apresenta ritmo de jogo. Claro que podia ser aposta no trio de centrais, caso fosse essa a estratégia, mas não descarto a opção Eduardo Quaresma. Estranhamente, tem sido titular na Liga dos Campeões, quando mal joga no campeonato".
Eduardo Quaresma? Tonel: "Tem de ser muito forte a nível mental"
Sobre a forma como está a ser gerida a utilização de Quaresma, Tonel atirou: "Essa situação não é fácil. Eu passei por situação semelhante enquanto jogador. O Eduardo Quaresma tem de ser muito forte a nível mental e ter uma grande motivação para mostrar serviço. É chamado para ir a jogo sem ter o necessário ritmo. A dificuldade das partidas da Liga dos Campeões são ainda maiores do que as I Liga, e é obrigado a dar resposta quando apanha pela frente os melhores dos melhores. Rui Borges lá saberá as razões dessa tomada de decisão".