
Futebol
Rui Borges diz que VAR violou protocolo no AFS - Sporting: "Não podia ter chamado o árbitro"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting empatou 2-2 frente ao AVS - veja AQUI o resumo completo. Após o apito final de Fábio Veríssimo, o Benfica de Rui Costa utilizou as redes sociais para atacar os veres e brancos, acreditando que o Clube de Alvalade, pela voz de Frederico Varandas e Rui Borges tem condicionado a prestação dos juízes.
"Profunda preocupação em face do crescente condicionamento e pressão sobre a arbitragem que as constantes declarações dos responsáveis do Sporting, Presidente e treinador, à vez, provocam sobre as equipas que têm de apitar os seus jogos, impedindo-as de decidir de forma serena e racional, tal como se verificou hoje na Vila das Aves", começa por dizer o clube da Luz.
"O primeiro golo do Sporting é validado apesar das imagens que todos viram. No segundo golo, o lance começa com um claro fora de jogo que não é assinalado e que condiciona todo o restante desenrolar da jogada", explicam, apesar de as regras serem claras e a jogada ter regressado ao meio-campo verde e branco, recomeçando de novo e anulando a posição de Iván Fresneda.
Os encarnados falam ainda em "episódios de agressividade extrema que deveriam ter merecido cartão vermelho" mas que, após decisão do árbitro "pouparam, mais uma vez, o Sporting e o seu jogador, Diomande", através de uma "pressão constante e desmesurada sobre a arbitragem" que, na ótica das águias, "tem de acabar. De uma vez por todas! Em defesa da verdade desportiva".
De recordar que o Benfica teve diversos 'empurrões' por parte das equipas de arbitragem ao longo da época. Em Moreira de Cónegos, o rival do Sporting empatou já para lá dos 90' com um penálti inexistente; no dérbi eterno Nicolás Otamendi escapou à expulsão; entre outros casos flagrantes.
Jogador espanhol que esteve perto de rumar ao Manchester City agrada ao técnico do Clube de Alvalade que pode incluir defesa no início de 2025/26
|
Lucas Taibo vai fazer a próxima pré-temporada com a equipa A do Sporting, sabe o Leonino. O defesa central de 18 anos chegou a Alcochete no verão de 2022 e é, hoje, um dos maiores prodígios da Academia. Rui Borges ficou agradado com as primeiras impressões que teve do atleta e vai integrá-lo na formação principal nas primeiras semanas de 2025/26.
O jogador, formado no Deportivo da Corunha, foi cobiçado por vários tubarões do futebol mundial antes de assinar pelo Clube de Alvalade, nomeadamente o Manchester City, de Pep Guardiola, mas, terá dado prioridade ao projeto apresentado por Frederico Varandas.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador - que tem queimado etapas desde que chegou ao Sporting - tem deixado a estrutura dos leões impressionada. O futebolista tem subido a pulso nos escalões de formação e já se estreou pela equipa A do Clube de Alvalade, pela mão de Ruben Amorim, no encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal frente ao Portimonense (2-1).
Lucas Taibo assumiu-se como titular dos juniores (sub-19) em 2021/22, tendo sido 'promovido' aos sub-23 em 2022/23. As boas exibições do defesa valeram-lhe não só a chamada à seleção da Galiza como uma nova promoção, desta feita à equipa B dos leões. Esta época, além do jogo disputado pela equipa principal, soma ainda cinco encontro pelos juniores e 20 partidas pela turma secundária (uma assistência).
O jogador é uma das armas que João Pereira vai utilizar na Liga 3 na tentativa de colocar a equipa B na segunda divisão. Neste momento, os leões - que perderam a última partida frente ao Belenenses - estão no quarto lugar da tabela classificativa, com quatro pontos amealhados.
Clube de Alvalade empatou diante da turma nortenha (2-2) com golos de Ousmane Diomande (11'), Viktor Gyokeres (33'), Zé Luís (71') e Gustavo Mendonça (90+6')
|
O Sporting empatou (2-2) frente ao AFS, este domingo, dia 23 de fevereiro, e deixou-se apanhar pelo Benfica na liderança do Campeonato Nacional, com as duas equipas a somarem 53 pontos. Rui Borges vive o momento mais complicado no comando da equipa, sendo que esta foi a terceira jornada consecutiva sem vencer.
Os leões entraram fortes na Vila das Aves. O primeiro golo da partida surgiu logo à passagem do minuto 11. Ousmane Diomande atirou para o fundo das redes após um cruzamento de Francisco Trincão. O lance foi revisto pelo VAR e confirmado o primeiro golo.
Ao minuto 33, o Sporting chegou ao segundo golo. Combinação entre Francisco Trincão e Viktor Gyokeres, a bola chega aos pés de Maxi Araújo que cruzou para o desvio certeiro do goleador sueco. Contudo, o segundo tempo viria a tornar-se fatal para o Clube de Alvalade.
O jogo estava aparentemente controlado, mas Ousmane Diomande atingiu Lucas Piazón na grande área e Fábio Veríssimo, depois de ver as imagens, assinalou grande penalidade. Na conversão, Zé Luís enganou Rui Silva e reduziu para a turma avense.
O central costa-marfinense haveria de complicar ainda mais a vida dos leões. O central entrou fora de tempo sobre Gustavo e acabou expulso, deixando o Sporting reduzido a 10, sendo que o AVS chegou ao empate por intermédio de Gustavo Mendonça, aos 90+6. Depois de um pontapé de canto, a defesa leonina não conseguiu afastar o perigo e o jogador fez o tento do empate.
Veja o resumo do jogo:
Emblema leonino vencia AFS por 2-0, mas expulsão de Ousmane Diomande colocou adversário novamente em jogo e chegou à igualdade nos descontos
|
Rui Borges mostrou-se visivelmente irritado no final do encontro entre AFS e Sporting (2-2). Na conferência de imprensa, o técnico abordou a expulsão de Ousmane Diomande, que viu o segundo cartão amarelo, aos 78 minutos. O técnico fez um pedido ao Conselho de Arbitragem e quer "os mesmos critérios" nos outros jogos.
"Não tinha visto o lance. Não se trata de prejudicar a equipa, ele estava em jogo e aconteceu o que aconteceu. Os árbitros têm o direito a errar e os VAR’s têm estado muito atentos durante os jogos do Sporting. Não digo se estão certos ou errados, só peço o mesmo critério em todos os lances. Não sei se falharam ou não, não vi ainda, mas só peço o mesmo critério em todos os jogos, não só nos do Sporting".
O treinador refere que o AFS pouco fez para marcar golos durante os 90 minutos: "O problema é que nos jogos do Sporting, de repente, metem-se equipas em jogos em que estavam fora deles. O Arouca, com alguma falta de qualidade nossa, pusemo-los a ganhar 1-0 num jogo estranho, depois há um penálti num lance de VAR, hoje outro penálti de VAR quando eles nem estavam perto da nossa baliza. Fizeram um jogo mais competitivo na segunda parte, mas sem criar qualquer perigo”.
Frederico Varandas afirmou que era importante sobreviver a este momento de lesões. Questionado sobre se essa vantagem agora perdida na liderança abanará o grupo, o técnico nega: “Não pode abanar, temos de ser fortes em termos mentais e lutar contra tudo isso. Não me vou lamentar, também erro muito e é seguir o nosso caminho”.
Quanto a eventuais marcas psicológicas, Rui Borges afirma que vai fazer de tudo para evitar que tal aconteça: “É normal que mexa com a malta e independentemente da equipa que estiver, é normal que o jogador ferva e mexa, porque é um acumular de situações. Cabe-me e à minha estrutura não deixar que isso abale”, completou.