Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting receberá esta terça-feira, dia 26 de novembro, o Arsenal, em partida válida pela quinta jornada da Liga dos Campeões. Perspectiva-se um encontro muito difícil, e Rui Malheiro, jornalista do jornal Record, realizou uma breve análise sobre a equipa inglesa.
“A vitória categórica do Arsenal sobre o Nottingham Forest (3x0) pôs fim a uma sequência negativa de seis jogos, marcada por três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Esse período coincidiu com a ausência de Ødegaard, o cérebro do meio-campo, e a adoção de um esquema em 4x4x2 que alterou a dinâmica da equipa. Apesar disso, o trabalho de Mikel Arteta, no comando desde 2019, continua a ser uma referência pela flexibilidade tática e pelo futebol ofensivo e propositivo", começou por escrever.
“Com o regresso de Ødegaard, o Arsenal retomou a sua estrutura habitual em 4x3x3, alternando pontualmente para o 4x2x3x1 e apresentando variações como o 3x2x5 no ataque e o 4x4x2 em defesa. Esta abordagem torna a equipa imprevisível, com dinâmicas trocas posicionais e estratégias detalhadas nas bolas paradas. O domínio da posse de bola e a criação constante de oportunidades, seja em ataque posicional ou em transições rápidas, destacam o Arsenal como uma das formações mais criativas da atualidade,” acrescentou.
“O ataque dos gunners explora os três corredores do campo, com particular destaque para o lado direito, onde Ødegaard e Saka formam uma parceria letal. A mobilidade da equipa permite que 5-6 jogadores ocupem o último terço, preparados para finalizar. Embora seja eficaz em passes de rutura e remates de fora da área, o Arsenal privilegia o jogo exterior, recorrendo a cruzamentos precisos e passes atrasados que frequentemente encontram os médios bem posicionados para rematar”, disse Rui Malheiro.
“Defensivamente, o Arsenal apresenta vulnerabilidades, sobretudo nas transições defensivas. O envolvimento de muitos jogadores no ataque pode abrir espaços entre as linhas ou nas costas da defesa, que adversários como o Sporting poderão explorar. A construção arriscada desde trás e a pressão alta, nem sempre coordenada, podem também resultar em contra-ataques perigosos para a equipa.”
“O Arsenal enfrenta desafios em situações específicas, como nas bolas paradas laterais, onde opta por uma defesa mista que tem demonstrado fragilidades, sobretudo em ações de antecipação no primeiro poste ou na cobertura do segundo. Liverpool, Leicester e Manchester City já tiraram proveito dessas fraquezas, algo que Arteta terá de corrigir para garantir uma maior consistência competitiva”, conclui.
Clube de Alvalade perdeu frente ao Club Brugge (2-1) na sexta jornada da Liga dos Campeões; Duelo na Bélgica terminou de forma tensa
|
0O Sporting sofreu a quarta derrota seguida contabilizando todas as provas, agora diante do Club Brugge (2-1). Os jogadores dirigiram-se aos seus adeptos para agradecer o apoio durante o jogo e foram contestados com tochas e petardos arremessados para o relvado para os ultras.
A admiração dos futebolistas foi tal que Conrad Harder até disse "O que é isto?" na direção aos adeptos. Lembrar que a UEFA ameaçou recentemente os leões com interdição parcial do Estádio José Alvalade. A sanção, devido ao uso de pirotecnia, está suspensa por dois anos e num cenário de reincidência os leões arriscam a que a pena seja efetiva.
Esta terça-feira, diante da turma de Nicky Hayen, os leões voltaram a não conseguir vencer. Desde que assumiu o novo cargo, após a saída de Ruben Amorim, João Pereira ainda só venceu por uma vez, diante do Amarante (6-0), mas perdeu os quatro jogos seguintes.
Neste momento, os comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.
Clube de Alvalade chegou a estar em vantagem no encontro, mas permitiu reviravolta à equipa belga na sexta jornada da prova milionária
|
0O Sporting perdeu frente ao Club Brugge (2-1), esta terça-feira, dia 10 de dezembro, em encontro da sexta jornada da Liga dos Campeões. No reduto da turma belga, os leões somaram a quarta derrota consecutiva em todas as competições Veja AQUI como decorreu a partida.
Numa entrada fulgurante, o Clube de Alvalade chegou ao 1-0 logo ao terceiro minuto de jogo. Viktor Gyokeres serviu Maxi Araújo. O uruguaio atirou rasteiro ao poste da baliza adversária, mas, na recarga, Geny Catamo abriu o ativo perante o desespero de Simon Mignolet.
Aos 24 minutos, Christos Tzolis apareceu solto na grande área leonina e atirou contar. Franco Israel foi traído por um desvio fatal de Eduardo Quaresma e foi restabelecida a igualdade. Na segunda parte, apesar das poucas ocasiões de golo, Casper Nielson, aos 84 minutos, surgiu na cara de Franco Israel e fez o golo da vitória.
Com esta derrota – a quinta em 23 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.
Golo de Geny Catamo (1-0):
Pupilo de João Pereira assumiu-se no onze titular dos verdes e brancos e soma elogios de antigo guarda-redes do Clube de Alvalade
|
0Filip De Wilde, antigo guarda-redes do Sporting, deixou rasgados elogios a Zeno Debast, defesa central dos leões. Em declarações ao jornal Record, o ex-leão fez ainda um prognóstico para o duelo entre verdes e brancos e Club Brugge, atribuindo vantagem aos belgas.
"O Sporting não atravessa uma fase tão boa, com alguns resultados negativos e tem sentido dificuldades. Tem uma margem pontual na classificação da Liga dos Campeões, mas parece-me que o Club Brugge surge com outro moral", começou por dizer o antigo guarda-redes.
"O Brugge tem marcado golos em quase todos os jogos, está num bom momento, é um coletivo forte, não tem grandes individualidades - talvez bons jogadores mais na frente e experientes - mas vale pelo todo. E em casa são muito fortes. O público faz a diferença e mete respeito e pressão. Será um jogo difícil para o Sporting. Dou um pequeno favoritismo ao Club Brugge".
Em análise à evolução do compatriota Zeno Debast, no Sporting, não esconde: "O Zeno é um jogador tecnicamente muito dotado e tem demonstrado o potencial dele no Sporting. Evoluiu muito no capítulo defensivo, principalmente com Ruben Amorim, e até aqui na Bélgica espantou a maioria dos adeptos e analistas. Nunca se pensou que o Debast poderia ter logo tantos minutos de competição no Sporting e isso sente-se também na seleção belga, onde conquistou ainda mais espaço com Tedesco. É um defesa para o futuro do Sporting e da Bélgica, sem dúvida!", frisou.
Recorde-se que De Wilde representou o Sporting em 68 encontros oficiais, mas não somou títulos durante a sua passagem por Alvalade. Ao longo da carreira, vestiu ainda as camisolas do Anderlecht, Sturm Graz, Lokeren e Geel. Pela seleção belga, foi convocado em 33 ocasiões, marcando presença no Mundial de 1998 e no Euro 2000.