Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Nov 2024 | 10:31 |
O Sporting receberá esta terça-feira, dia 26 de novembro, o Arsenal, em partida válida pela quinta jornada da Liga dos Campeões. Perspectiva-se um encontro muito difícil, e Rui Malheiro, jornalista do jornal Record, realizou uma breve análise sobre a equipa inglesa.
“A vitória categórica do Arsenal sobre o Nottingham Forest (3x0) pôs fim a uma sequência negativa de seis jogos, marcada por três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Esse período coincidiu com a ausência de Ødegaard, o cérebro do meio-campo, e a adoção de um esquema em 4x4x2 que alterou a dinâmica da equipa. Apesar disso, o trabalho de Mikel Arteta, no comando desde 2019, continua a ser uma referência pela flexibilidade tática e pelo futebol ofensivo e propositivo", começou por escrever.
“Com o regresso de Ødegaard, o Arsenal retomou a sua estrutura habitual em 4x3x3, alternando pontualmente para o 4x2x3x1 e apresentando variações como o 3x2x5 no ataque e o 4x4x2 em defesa. Esta abordagem torna a equipa imprevisível, com dinâmicas trocas posicionais e estratégias detalhadas nas bolas paradas. O domínio da posse de bola e a criação constante de oportunidades, seja em ataque posicional ou em transições rápidas, destacam o Arsenal como uma das formações mais criativas da atualidade,” acrescentou.
“O ataque dos gunners explora os três corredores do campo, com particular destaque para o lado direito, onde Ødegaard e Saka formam uma parceria letal. A mobilidade da equipa permite que 5-6 jogadores ocupem o último terço, preparados para finalizar. Embora seja eficaz em passes de rutura e remates de fora da área, o Arsenal privilegia o jogo exterior, recorrendo a cruzamentos precisos e passes atrasados que frequentemente encontram os médios bem posicionados para rematar”, disse Rui Malheiro.
“Defensivamente, o Arsenal apresenta vulnerabilidades, sobretudo nas transições defensivas. O envolvimento de muitos jogadores no ataque pode abrir espaços entre as linhas ou nas costas da defesa, que adversários como o Sporting poderão explorar. A construção arriscada desde trás e a pressão alta, nem sempre coordenada, podem também resultar em contra-ataques perigosos para a equipa.”
“O Arsenal enfrenta desafios em situações específicas, como nas bolas paradas laterais, onde opta por uma defesa mista que tem demonstrado fragilidades, sobretudo em ações de antecipação no primeiro poste ou na cobertura do segundo. Liverpool, Leicester e Manchester City já tiraram proveito dessas fraquezas, algo que Arteta terá de corrigir para garantir uma maior consistência competitiva”, conclui.
Treinador dos gunners decidiu deixar o antigo jogador do Sporting fora do 11 titular da partida da Premier League, contra uma das equipas sensação da prova
06 Dez 2025 | 14:38 |
Viktor Gyokeres começou no banco de suplentes o Aston Villa - Arsenal, partida da 15ª. jornada da Premier League. Os gunners foram travados por uma das equipas sensação da prova, acabando por sofrer o golo da derrota nos instantes finais da partida.
Começar por destacar a presença de Viktor Gyokeres na ficha de jogo, o único com passado no Sporting a participar no Aston Villa - Arsenal. O ponta-de-lança sueco continua a viver um período complicado, e só saiu do banco de suplentes ao intervalo, quando a sua equipa já perdia.
Em relação à partida, foi muito discutida, uma vez que em campo estavam o primeiro e o terceiro classificado da Premier League. O Aston Villa foi quem começou por cima, fruto do golo apontado por Cash, à passagem dos 36 minutos de jogo. O intervalo chegou com esse 1-0 no marcador, a favor do conjunto caseiro.
No regresso dos balneários, Arteta lançou Viktor Gyokeres - que se lembrou do Sporting recentemente - e Trossard, para tentar anular a desvantagem. As mexidas recompensaram, uma vez que foi o extremo belga a fazer o golo do empate, aos 52'. No entanto, o Aston Villa nunca desistiu de lutar pela vitória, e acabou por consegui-lo, nos últimos instantes da partida, através de tento apontado por Buendia.
Esta vitória deixa o Arsenal no topo da Premier League, mas agora mais pressionado pelos concorrentes diretos. Os gunners continuam a somar 33 pontos, mas o Aston Villa sobe aos 30. O Manchester City é terceiro, mas caso vença o jogo da presente jornada, pode ficar a apenas dois pontos dos líderes do campeonato inglês.
Clube de Alvalade entrou em campo este sábado, dia 6 de dezembro, para defrontar mais um rival na Liga nacional, que agora os leões lideram
06 Dez 2025 | 13:09 |
A equipa B do Sporting venceu (2-0) o Felgueiras, este sábado, dia 6 de dezembro, em partida a contar para a 13ª. jornada da Liga 2. Os verdes e brancos somaram o sétimo jogo consecutivo sem perder, após terem somado uma vitória na ronda anterior.
Numa partida disputada no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, o Sporting teve de enfrentar um autêntico 'batatal', uma vez que o relvado tinha muito poucas condições, também devido à chuva que tinha caído recentemente. A primeira parte passou sem qualquer golo, e terminou com o nulo no marcador.
Na segunda parte, o Sporting B veio com tudo. Os leões inauguraram o marcador no primeiro minuto da etapa complementar, por Rodrigo Ribeiro. A equipa cresceu, e seguiram-se três golos dos leões que acabaram anulados por fora-de-jogo. No entanto, nos instantes finais, os leões acabaram por marcar o segundo, por Lucas Anjos.
Com esta vitória – a nona em 13 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no primeiro lugar da tabela classificativa, com 29 pontos amealhados. Em segundo lugar está o Marítimo, com 26 pontos - os madeirenses têm os mesmos jogos que os leões, mas ainda disputam uma partida esta jornada.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Francisco Silva, Salvador Blopa, David Moreira, Rômulo Jr., Rodrigo Dias, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, Samuel Justo, Mauro Couto, Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel.
Presidente dos leões, e homólogo do emblema da Luz, já trocaram vários galhardetes esta temporada, principalmente sobre as arbitragens
06 Dez 2025 | 12:51 |
Frederico Varandas e Rui Costa sentaram-se lado a lado na tribuna do estádio da luz, para assistir ao Benfica - Sporting. Os dois presidentes dos emblemas de Lisboa tem trocado alguns galhardetes esta temporada, principalmente em relação às arbitragens em Portugal.
Ao contrário do que chegou a ser avançado pela imprensa nacional, Frederico Varandas e Rui Costa estiveram juntos durante o Benfica - Sporting. Os dois já tinham chegado praticamente ao mesmo tempo à Cimeira dos Presidentes, onde mostraram alguma proximidade.
Terá sido Rui Costa a estender o convite a Frederico Varandas, para que se sentasse ao seu lado no estádio da luz. Os dois foram acompanhados por Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, e por Toni, um dos vice-presidentes de Pedro Proença na Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo explica o jornal Record, a cordialidade imperou entre os presidentes de Sporting e Benfica. Nem Frederico Varandas, nem Rui Costa, tiveram qualquer reação exagerada aos lances do jogo - incluindo aos golos - a que assistiram de forma serena.
Frederico Varandas começou o dia com o restante da comitiva verde e branca. O Presidente do Sporting dirigiu-se à Academia Cristiano Ronaldo, onde almoçou com a equipa e com o staff dos leões. Só depois seguiu para o estádio da luz, onde assistiu ao dérbi de Lisboa ao lado de Rui Costa.