Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Nov 2024 | 10:31 |
O Sporting receberá esta terça-feira, dia 26 de novembro, o Arsenal, em partida válida pela quinta jornada da Liga dos Campeões. Perspectiva-se um encontro muito difícil, e Rui Malheiro, jornalista do jornal Record, realizou uma breve análise sobre a equipa inglesa.
“A vitória categórica do Arsenal sobre o Nottingham Forest (3x0) pôs fim a uma sequência negativa de seis jogos, marcada por três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Esse período coincidiu com a ausência de Ødegaard, o cérebro do meio-campo, e a adoção de um esquema em 4x4x2 que alterou a dinâmica da equipa. Apesar disso, o trabalho de Mikel Arteta, no comando desde 2019, continua a ser uma referência pela flexibilidade tática e pelo futebol ofensivo e propositivo", começou por escrever.
“Com o regresso de Ødegaard, o Arsenal retomou a sua estrutura habitual em 4x3x3, alternando pontualmente para o 4x2x3x1 e apresentando variações como o 3x2x5 no ataque e o 4x4x2 em defesa. Esta abordagem torna a equipa imprevisível, com dinâmicas trocas posicionais e estratégias detalhadas nas bolas paradas. O domínio da posse de bola e a criação constante de oportunidades, seja em ataque posicional ou em transições rápidas, destacam o Arsenal como uma das formações mais criativas da atualidade,” acrescentou.
“O ataque dos gunners explora os três corredores do campo, com particular destaque para o lado direito, onde Ødegaard e Saka formam uma parceria letal. A mobilidade da equipa permite que 5-6 jogadores ocupem o último terço, preparados para finalizar. Embora seja eficaz em passes de rutura e remates de fora da área, o Arsenal privilegia o jogo exterior, recorrendo a cruzamentos precisos e passes atrasados que frequentemente encontram os médios bem posicionados para rematar”, disse Rui Malheiro.
“Defensivamente, o Arsenal apresenta vulnerabilidades, sobretudo nas transições defensivas. O envolvimento de muitos jogadores no ataque pode abrir espaços entre as linhas ou nas costas da defesa, que adversários como o Sporting poderão explorar. A construção arriscada desde trás e a pressão alta, nem sempre coordenada, podem também resultar em contra-ataques perigosos para a equipa.”
“O Arsenal enfrenta desafios em situações específicas, como nas bolas paradas laterais, onde opta por uma defesa mista que tem demonstrado fragilidades, sobretudo em ações de antecipação no primeiro poste ou na cobertura do segundo. Liverpool, Leicester e Manchester City já tiraram proveito dessas fraquezas, algo que Arteta terá de corrigir para garantir uma maior consistência competitiva”, conclui.
Responsáveis leoninos pretendem dar a Rui Borges um reforço para a lateral-esquerda e esta acaba por ser uma das prioridades do defeso
27 Jul 2026 | 13:19 |
A saída de Ricardo Mangas para o Monza reforçou a necessidade de o Sporting contratar um lateral-esquerdo. Maxi Araújo é, nesta altura, a única opção de raiz disponível para a posição, pelo que a estrutura leonina pretende fechar mais uma solução neste mercado.
Segundo o jornal Record, os responsáveis verdes e brancos procuram um jogador jovem e com características semelhantes às do internacional uruguaio. A ideia passa por garantir um lateral com qualidade imediata, mas também com margem de progressão para poder assumir a titularidade no futuro.
A velocidade é um dos requisitos considerados fundamentais. Apesar de o Sporting passar grande parte dos encontros da Liga em organização ofensiva e com mais posse de bola, Rui Borges pretende uma solução capaz de recuperar rapidamente a posição e travar as transições dos adversários.
O novo reforço terá ainda de apresentar segurança defensiva, entrega e capacidade de luta, sem deixar de acrescentar qualidade no ataque. A estrutura quer um jogador que consiga dar profundidade ao corredor esquerdo, sobretudo porque Iván Fresneda, do lado contrário, apresenta um perfil mais defensivo.
A chegada a Alvalade será encarada como uma aposta de médio prazo. Maxi Araújo - que vai renovar com o Sporting - deverá continuar como titular em 2026/27, permitindo ao reforço adaptar-se às ideias de Rui Borges, ganhar experiência na Liga dos Campeões e preparar-se para assumir o lugar caso o uruguaio deixe o Sporting na temporada seguinte.
Estrutura do Clube de Alvalade terá tentado a contratação do jogador do emblema italiano, mas processo não decorreu da melhor forma
27 Jul 2026 | 12:37 |
O Sporting tentou garantir a contratação de Oliver Provstgaard para reforçar o eixo defensivo, mas a Lazio terá rejeitado a proposta apresentada pelos verdes e brancos. O central dinamarquês, de 22 anos, é considerado inegociável pelo emblema romano.
Segundo o The Laziali, os responsáveis italianos retiraram o defesa do mercado e não têm intenção de analisar novas abordagens pelo jogador. Com 1,94 metros e 89 quilos, Provstgaard tem vindo a ganhar cada vez mais importância nas opções da equipa principal.
O interesse leonino surge numa altura de profunda renovação da defesa. Depois da contratação de Ibrahima Ba ao Famalicão e perante a saída iminente de Ousmane Diomande para o Nottingham Forest, a estrutura do Sporting continua atenta a oportunidades para reforçar o setor.
A Lazio conseguiu equilibrar as contas com a transferência de Mario Gila para o AC Milan, de Ruben Amorim, por cerca de 30 milhões de euros. Desta forma, o clube italiano deixou de ter necessidade imediata de vender outros jogadores e fechou a porta à saída do internacional jovem dinamarquês.
Oliver Provstgaard chegou à Lazio em janeiro de 2025, proveniente do Vejle, por cerca de 4,5 milhões de euros. O central assinou inicialmente até 2029, mas renovou recentemente o vínculo até junho de 2031, passando a receber mais de um milhão de euros por temporada.
Confira a publicação:
Treinador dos verdes e brancos observou os jogadores nesta pré-temporada e até deu minutos para que pudessem mostrar na equipa principal
27 Jul 2026 | 12:00 |
Flávio Gonçalves e Rafael Nel garantiram um lugar em definitivo no plantel principal do Sporting para a temporada 2026/27. Dos oito jovens da formação chamados por Rui Borges para o estágio de pré-época em Lagos, apenas a dupla ofensiva resistiu ao último corte.
Segundo o jornal A Bola, a presença dos dois jogadores entre os 30 futebolistas apresentados aos adeptos no Troféu Cinco Violinos representa uma promoção plena. Ambos passam a trabalhar e a competir regularmente com a equipa A, enquanto os restantes jovens deverão alternar entre o conjunto principal e a equipa B.
O rendimento apresentado durante a preparação foi determinante para a decisão de Rui Borges. Flávio Gonçalves impressionou pela irreverência, velocidade e capacidade de desequilíbrio, enquanto Rafael Nel voltou a destacar-se pela intensidade, disponibilidade física e entrega demonstradas nos treinos e nos particulares.
Nel reforçou a candidatura a um lugar no ataque ao voltar a marcar frente ao Mónaco. Com Fotis Ioannidis ainda à procura do melhor ritmo competitivo e Luis Suárez reintegrado mais tarde devido à participação no Mundial, o avançado formado em Alcochete surge como uma alternativa válida para o início da época, 'fugindo' ao empréstimo inicialmente equacionado.
Flávio Gonçalves também parte bem posicionado para conquistar minutos no corredor esquerdo. O jovem foi titular diante de Celtic, Estrasburgo e Mónaco e poderá mesmo integrar o onze no primeiro encontro oficial, apesar da concorrência de Jesse Derry e da intenção do Sporting em contratar mais um extremo.
Watford quer fazer o maior encaixe possível com Irankunda e deixa Sporting à espera
27 Jul 2026 | 09:23