Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

SEI O QUE FIZESTE EM MAIO DE 2018… E ANTES

Sporting nunca esteve sequer perto de acabar em 2018. Podia ter ficado numa posição muito mais fragilizada se todos os jogadores ‘aliciados’ por ‘sportinguistas’ irresponsáveis optassem por rescindir

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

16 Mar 2020 | 12:40 |

Icon Comentário0

Estes estranhos dias que vivemos de incerteza quanto ao futuro não foram suficientes para travar os ódios pessoais que o Sporting gerou entre muitos dos seus a partir de maio de 2018. De tal forma que nem o facto do Ministério Público pedir a absolvição do cidadão Bruno de Carvalho dos quase 100 crimes de que o tentou acusar chegou para deixarem o homem em paz. Continuar a denegrir a imagem dele parece ser a principal motivação de alguns. Entre esses ‘alguns’ encontra-se, por exemplo, Eduarda Proença de Carvalho, ex-vice presidente da MAG, que em entrevista concedida ao Record consegue dizer que o Sporting “podia ter acabado em 2018”, atirando com essa ‘responsabilidade’ para cima do então Presidente.


1 – O que realmente sucedeu em maio de 2018 (germinou em fevereiro, concretizou-se no mês de junho e prolonga-se até à atualidade) um dia acabará por ser tornado público, de forma detalhada. E nessa história Eduarda Proença de Carvalho é protagonista, juntamente com vários dos seus ‘amigos’ e ‘inimigos’, em mais que um momento. Tal como nesta entrevista, também no período temporal que refiro (os seus ‘amigos’ e ‘alguns’ dos seus ‘inimigos’) leu mal os acontecimentos e suas consequências, tentando moldá-los à sua vontade sem se importar minimamente com os custos que tais acções teriam para o Sporting Clube de Portugal. Se conclui que o “Sporting podia ter acabado” por causa das rescisões de nove jogadores, isso significa que não entende, nem nunca entenderá, a dinâmica e capacidade de regeneração de um clube com tamanha grandeza. O Sporting sobreviveu a 2012. Só isso deveria ter-lhe servido de bitola. A equipa de futebol profissional podia, é verdade, ter ficado muito mais fragilizada, mas para isso seria necessário que outros jogadores ‘aliciados’ por ‘sportinguistas’ irresponsáveis optassem também pela via da rescisão. Não, Eduarda, não estou a atirar para o ar. Estou apenas a dar conta daquilo que me foi garantido por um jogador ‘aliciado’, sentado à minha frente, no gabinete que eu ocupava nas instalações da SAD, numa tarde de agosto de 2018.


2 – O Sporting podia ter acabado em 2018? Não Eduarda Proença de Carvalho. O Relatório e Contas de 2017/18 demonstra o contrário, com um total de 28 milhões de euros abatidos ao passivo corrente e não corrente, parcelas que passaram a totalizar 282 milhões, contra os atuais 304 milhões. Mais que o passado, o que a devia preocupar é o futuro, porque o Sporting arrisca tornar-se irrelevante em termos desportivos dentro de três/quatro anos se a notícia de sábado do Correio da Manhã (“SAD quer antecipar totalidade do contrato da NOS”) vier a confirmar-se antes do final do mandato do atual Conselho Diretivo.


3 – Bem sei que o administrador Salgado Zenha desmentiu a notícia, mas fê-lo apenas em relação ao timing. E porque faço esta leitura? Isto: “É sabido e público que existe mais verba a antecipar do contrato da NOS”, escreve Miguel Braga, responsável pela comunicação do Sporting, num artigo de opinião publicado no site do Clube, em resposta à notícia sobre a intenção desta Administração em antecipar o total do ‘bolo’. Não sei se Miguel Braga tem ação na gestão da SAD ou se apenas deu eco, involuntário, de alguma estratégia financeira que chegou ao conhecimento dele. Porque em rigor não existe “mais verba a antecipar” do contrato em causa. O que existe é um conjunto de oito parcelas a receber, na ordem dos 25 milhões/ano, até 2027/28. Esta administração deve, a bem do futuro da SAD, limitar-se a receber estas quantias, ano a ano, até final do mandato. Se fizer diferente, de forma parcial ou total, colocará em xeque quem estiver à frente da SAD nos últimos cinco anos da vigência do acordo. Sem receitas garantidas, ou muito diminuídas, é impossível elaborar um orçamento minimamente ambicioso. E esta é a única receita garantida da SAD até 27/28. Todas as outras são variáveis e condicionadas à vontade do mercado e dos Sócios e adeptos.


Clube

Início da venda de bilhetes para o Sporting - Porto: Conheça todos os critérios

Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal

Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado
Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado

27 Ago 2025 | 09:34 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.


Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.


Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.


Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.

Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição



Clube

Oficial! Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting

Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões

Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco
Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco

23 Ago 2025 | 13:57 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.


Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"


"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.

Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"


"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.

Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.

Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:


Clube

Última hora! Quinta camisola da temporada do Sporting tem tons de... (Vídeo)

Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco

Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado
Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado

20 Ago 2025 | 10:43 |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.


Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.


Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.


Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.

Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).


Confira o vídeo de apresentação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
Clube

Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas

13 Ago 2025 | 17:24

Icon Comentário0
Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal
Clube

Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal

08 Ago 2025 | 16:30

Icon Comentário0
Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo
Clube

Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo

05 Ago 2025 | 18:00

Icon Comentário0