
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A escolha da redação do Leonino para o “Onde Anda o Leão” desta semana é Simon Vukčević. O internacional montenegrino por 48 vezes vestiu a listada verde e branca em 136 ocasiões, marcou 28 golos e conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Simon Vukčević chegou aos leões em 2007/2008, vindo do Saturn, da Rússia, por uma verba a rondar os 2 milhões de euros. A primeira temporada de leão ao peito não poderia ter corrido melhor e acabou mesmo por ser a mais produtiva na sua passagem por Alvalade. O montenegrino realizou 47 jogos, marcou 14 golos e ainda conquistou a Taça de Portugal.
https://www.youtube.com/watch?v=02-rTjjL7vs
Vukčević, que fazia da capacidade física uma das suas grandes armas, bem como do potente remate de que dispunha, acabaria por se envolver em alguns problemas com o na altura treinador dos leões, Paulo Bento, algo que acabou por lhe dificultar a própria vida. Apesar de ainda ter sido utilizado algumas vezes pelo treinador português – em duas épocas fez 49 jogos e marcou nove golos –, o rendimento desportivo nunca mais foi o mesmo. Em 2010/2011, com a saída de Paulo Bento do comando técnico dos leões, sob o comando técnico de Paulo Sérgio, Vukčević realizou 40 jogos e marcou cinco golos.
No final dessa temporada, rumou ao Blackburn Rovers, de Inglaterra, onde esteve dois anos, mas nunca se conseguiu afirmar. Após passagens por Karpaty, da Ucrânia, FK Vojvodina, da Sérvia, Levadiakos FC, da Grécia, e ENP, do Chipre, Vukčević regressou a Portugal para representar o Chaves. No entanto, o montenegrino acabaria por não ter sucesso e, em 12 jogos, não marcou qualquer golo.
Simon Vukčević acabaria por terminar a carreira aos 34 anos. O internacional por Montenegro é um daqueles casos em que, apesar de ter realizado algumas boas temporadas, fica a sensação de que poderia ter feito mais e, se não se tivesse envolvido em alguns problemas com Paulo Bento, poderia ter tido uma carreira diferente.
Treinador dos leões deu presente à equipa, depois da vitória do passado sábado, dia 12 de abril, nos Açores, frente à equipa do Santa Clara
|
A equipa do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Santa Clara, em jogo a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram, nos Açores, por 1-0, e esta segunda feira, dia 14 de abril, foram premiados com boas notícias da parte de Rui Borges.
O treinador verde e branco anunciou dia de folga para o plantel do Sporting nesta segunda feira, dia 14 de abril. Depois de vários dias de alta intensidade, o plantel leonino pode, finalmente, descansar por um dia e aproveitar junto de família e amigos.
Relembrar que os leões tiveram um microciclo de trabalho intenso. Em primeiro lugar, devido à triste notícia do falecimento de Aurélio Pereira, que certamente terá impactado os jogadores, para além das habituais presenças que foram feitas por parte da equipa nas homenagens e celebrações em honra ao Senhor Formação.
A esse facto, acrescenta o jogo ter sido disputado nos Açores, o que, claro está, envolve duas viagens de avião, fator que costuma significar desgaste para os jogadores. Ainda para mais, o plantel do Sporting teve de lidar com um atraso no voo de volta para Lisboa, que condicionou ainda mais a recuperação da equipa.
Regressados a Lisboa, e realizado o treino de recuperação, Rui Borges concedeu um dia de folga ao plantel verde e branco, que pode, assim, recarregar energias. O treinador, e o restante do plantel, deverão voltar ao trabalho já na terça feira, dia 15 de abril, na Academia Cristiano Ronaldo.
Jogador pode estar muito perto de reforçar o plantel verde e branco, e o Presidente dos leões está atento à situação e pronto para avançar
|
Com a equipa principal do Sporting focada na luta pelo título nacional, a Direção dos leões, dirigida por Frederico Varandas, já vai pensando no plantel verde e branco para a próxima temporada. Nesse sentido, o Clube de Alvalade pode estar muito perto de garantir mais um reforço para Rui Borges: falamos de Álvaro Brito Cenalmor.
O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.
O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.
Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.
Equipa às ordens do treinador de Mirandela terá sido surpreendida com a situação, que aconteceu na Academia Cristiano Ronaldo a semana passada
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar a equipa do Santa Clara, em encontro referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os verdes e brancos derrotaram os açorianos por 1-0, mas a semana também ficou marcada por outra situação, que terá ocorrido na quinta feira antes desse encontro.
O plantel do Sporting foi obrigado a realizar testes anti-doping. Como já referimos, a situação ter-se-á precipitado na quinta feira anterior ao jogo contra o Santa Clara, ou seja, no dia 10 de abril. Presumivelmente, terá acontecido na Academia Cristiano Ronaldo, centro de trabalhos do plantel principal dos leões.
A informação foi avançada por Ricardo Tavares, no programa Liga D'Ouro', da CMTV. Foi o comentador desportivo que reportou a ação da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) em relação ao Sporting, informando ainda que o plantel do Benfica também teria sido visitado, no dia seguinte à deslocação a Alcochete.
De resto, os jogadores deverão ter sido obrigados a testes à urina, e possivelmente também ao sangue. De cada equipa, os especialistas testaram cerca de sete jogadores, que deverão ter sido escolhidos de forma aleatória pela Autoridade de Antidopagem.
As análises retiradas aos jogadores vão, agora, ser testadas, e os resultados serão, depois, comunicados aos clubes. Caso não exista qualquer irregularidade, o mais provável é que os adeptos não voltem a ouvir falar desta situação de novo.