
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Decorreu na passada quarta-feira, dia 9 de abril, o velório de Aurélio Pereira. Sousa Cintra, antigo Presidente do Sporting, marcou presença e mostrou-se extremamente abatido com o falecimento de um grande amigo e de uma figura histórica no Clube de Alvalade e no panorama do futebol português.
"Estive com ele não há muito tempo. Sabia que estava doente mas nunca pensei que fosse tão rápido", disse à imprensa presente, admitindo estar "transtornado" com a situação, que acredita ser a ideal para que Sporting e FPF prestem a devida homenagem ao 'Senhor Formação'.
"Acho que o Sporting e a Federação Portuguesa de Futebol devem prestar-lhe uma justa homenagem e toda a estrutura da área do futebol o deve fazer pela figura e o exemplo que o Aurélio Pereira deu. Diria mesmo que Portugal perdeu um dos maiores filhos na área do futebol. Não foi só o Sporting que perdeu, perdeu Portugal", atirou.
Sousa Cintra recordou Aurélio Pereira pela "forma como ele sabia analisar e decidir as coisas, como dava bons conselhos aos jogadores para que eles tornassem homens fortes e capazes e tivessem com visão do futuro. Fez a diferença em tudo o mais", não esquecendo que o lendário olheiro "tinha uma imagem encantadora, era uma pessoa mesmo boa".
"Fui muito amigo do Aurélio Pereira, tinha por ele uma estima, uma amizade muito grande. O exemplo de uma pessoa séria, honesta e que realmente não prejudicava ninguém, procurava defender os direitos do Sporting, mas, acima de tudo, tinha uma ética fantástica... Não há nenhum Sportinguista ou português que vá esquecer o Aurélio Pereira, não só pelo que ele fez no Sporting, pelos serviços que prestou a todos os jogadores, mas também como pessoa, um ser humano bom, uma pessoa encantadora. Que descanse em paz", terminou.
Lateral-esquerdo formado no Sporting viu a sua equipa triunfar em duelo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões
|
O PSG venceu o Aston Villa, por 3-1, em duelo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Nuno Mendes - recém parabenizado por Pedro Proença - marcou um dos golos dos franceses, numa bela jogada em que humilhou Emiliano Martínez, sentando o guarda-redes Campeão do Mundo pela Argentina.
"Se aparecerem oportunidades para fazer golo, claro que quero fazer. Não estou muito focado nisso, mas têm aparecido e já tenho concretizado alguns golos na Champions League. Contente por isso", disse o lateral formado no Sporting, aos microfones da SportTV.
Quanto à partida, os parisienses entraram melhor no encontro, mas foram os ingleses a marcar primeiro. Morgan Rogers, aos 35 minutos, gelou o Parque dos Príncipes e adiantou os comandados de Unai Emery no marcador. No entanto, aos 39', Désiré Doué fez um golaço e restabeleceu a igualdade.
Já no segundo tempo, o PSG não tirou o pé do acelerador. Aos 49', com mais uma jogada de classe, Khvicha Kvaratskhelia fez o que quis da defesa dos villains e atirou para o 2-1. O terceiro surgiu já em tempo de compensação, após um lance brilhante do lateral português.
Nuno Mendes, recorde-se, começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Ruben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Frederico Varandas já analisa possível nova proposta a caminho de Alvalade e vai fazendo contas à próxima temporada dos verdes e brancos
|
O Chelsea está muito atento à possível contratação de Viktor Gyokeres. Após ter deixado uma quantia fixa de 72 milhões de euros em Alvalade, com as contratações de Geovany Quenda e Dário Essugo, o clube londrino poderá voltar a rechear as contas do Sporting.
Segundo informação apurada pelo jornal The Guardian, os blues estão a avaliar a situação do sueco, sendo que também Benjamin Sesko, (Leipzig) e Liam Delap (Ipswich) entram nas opções para a equipa comandada por Enzo Maresca, que ainda não terá tomado uma decisão concreta.
O mesmo se passa em Old Trafford. Ruben Amorim quer um novo ponta de lança, mas o nome do matador a ser atacado pelo Manchester United é, para já, uma incógnita. Os red devils, além de Gyokeres, têm Delap, Hugo Ekitike (Eintracht Frankfurt) e Victor Osimhen (Nápoles) bem referenciados.
A fonte em questão garante que a prioridade para o clube do ex-treinador do Sporting é mesmo um homem para a frente de ataque, mas, de momento, ainda é necessário avaliar todas as opções de investimento, visto que todos os alvos custarão uns bons milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Médio do Paços de Ferreira está confiante no regresso de craque ao relvado do Estádio José Alvalade e explica melhor posição para o atleta
|
João Caiado acredita num regresso de Pedro Gonçalves a 100%. O médio do Paços de Ferreira partilhou balneário com o craque do Sporting nos sub-23 do Wolves e no Famalicão e acredita que o internacional português - a gerar alguns problemas na equipa - possa ser fundamental.
"Tendo em conta a personalidade dele, se calhar vai voltar ainda mais forte do que quando se lesionou", explicou, ao jornal Record, garantindo que "o Pedro é uma pessoa muito resiliente, tem muito talento e capacidade para voltar ainda melhor".
Para o médio, o 'camisola 8' dos leões "certamente, vai ajudar a equipa e ser uma mais-valia" numa fase "em que o Sporting não tem estado tão bem". "Claro que ele fez falta à equipa. Tendo em conta os números das épocas anteriores e o que fez no início deste campeonato, é evidente que ele fez falta", atirou.
"O Pedro, nos sub-23 do Wolves e no Famalicão, até jogava mais no meio, era uma espécie de dez. É muito forte entre linhas, por isso, pode ser uma solução para a posição dez. Um extremo a jogar mais por dentro", explica, para tentar encaixar Pote no onze inicial de Rui Borges,
Para terminar, João Caiado mostra-se perentório: "Para o Sporting começar a somar vitória em cima de vitória ele é importante. Só assim conseguirá levar a decisão para o dérbi da penúltima jornada", numa altura em que cada ponto conta para o título de campeão nacional.