Futebol
Luis Suárez ficou destroçado e enviou mensagem a Baroan após Sporting - AFS SAD
06 Fev 2026 | 16:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2020 | 22:54 |
O Sporting CP venceu esta sexta-feita, 28 de agosto, o Portimonense SC por 2-1. Os leões até estiveram a perder, mas Andraž Šporar, de grande penalidade, e Tiago Tomás marcaram os golos da reviravolta verde e branca. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, às 20h30, frente à Belenenses SAD.
O Sporting CP continua a fazer a sua preparação da próxima época. Após duas derrotas seguidas, nos dois primeiros jogos da pré-temporada – 2-0 e 2-1 diante da equipa B verde e branca e frente ao SC Farense, respetivamente – os leões estavam a precisar de ganhar. O registo da turma de Alvalade é bastante positivo em jogos oficiais contra o Portimonense SC, com 26 vitórias em 37 jogos. Rúben Amorim alinhou com quatro reforços que, certamente, querem mostrar as suas valências ao treinador.
Os leões deram o pontapé de saída deste encontro. O jogo começou com um ritmo baixo, algo expectável para um jogo de pré-temporada, com o Sporting a tentar sair a jogar a partir das suas defesas, com passes diagonais e curtos. A primeira jogada de ataque dos leões deu-se com um cruzamento de Antunes, que resulta num canto, do lado esquerdo. Cobrado por Nuno Santos, a bola parada não teve perigo.
Contudo, a primeira oportunidade de golo é do Portimonense SC. Um remate cruzado de Anderson, passa ao lado da baliza de Luís Maximiano. Um minuto depois foi Plata que rematou fora da área. A jogada acabaria por resultar num canto, depois do remate do remate do equatoriano ter tocado num defesa do Portimonense.
O Sporting CP começava, por esta altura, a mandar no jogo e um novo remate de Plata resultou em novo canto. Aos 21 minutos, uma arrancada de Nuno Santos pela esquerda, que cruza para as mãos do guarda-redes da equipa algarvia.
Aos 30 minutos não havia grandes oportunidades até que um bom cruzamento já na área Leonina quase resultava no primeiro do encontro, mas o jogador algarvio não chegou à bola. No contra-ataque, Nuno Santos, tentava sair muito rápido, mas acabou por ser travado em falta.
Os cantos do Sporting CP estavam a ser as maiores jogadas de perigo do clube verde e branco, mas não houve nenhum com realmente perigo para a baliza de Samuel Portugal. A grande oportunidade surge por Beto, depois de um mau passe de Max, que o atleta intercetou, mas o jogador não concretizou da melhor forma. Em dois minutos, os primeiros dois amarelos para cada equipa. O primeiro, ao minuto 42, para Fali Candé por falta sobre Porro e, na sequência, Luís Neto vê amarelo por protestos.
A primeira parte acabava, assim, sem grandes oportunidades, apesar de algumas “arrancadas” individuais de parte a parte. Os jogadores estavam, nitidamente, ainda a recuperar a melhor forma física e isso notou-se durante toda a primeira parte.
O Portimonense SC começou a segunda parte fazendo várias substituições, substituindo 11 jogadores. O Sporting CP, por sua vez, apenas substituiu o guarda-redes. A segunda parte começou mais combativa, com vários jogadores sem medo do choque, de parte a parte. As faltas, naturalmente, acumularam-se.
Contudo, o Sporting CP parecia sem ideias. Ataques que resultavam em cruzamentos sem sentido. Ao minuto 50, cartão amarelo para Pedro Oliveira. Na resolução da falta, Antunes remata traiçoeiramente para defesa de Ricardo Ferreira. Nem dois minutos depois, Feddal faz falta à entrada da grande área. Ainda que o lance levante dúvidas, o árbitro marcou rapidamente grande penalidade. Lucas Possignolo bateu o castigo máximo e colocou o Portimonense na frente.
Passados poucos minutos, o mesmo Possignolo fez falta sobre Šporar na grande área algarvia. O avançado esloveno encarregou-se da marcação do castigo máximo e não tremeu. Estava feito o 1-1.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1299451764861698053
Após o penalti, ao minuto 70, várias substituições no conjunto leonino. Ristovski, Nuno Mendes, Daniel Bragança, Matheus Nunes, Borja, Gonçalo Inácio, Jovane Cabral, Tiago Tomás, Pedro Gonçalves e Eduardo Quaresma. A este novo conjunto bastou cinco minutos. Gonçalo Inácio desmarca “Pote” em profundidade, que cruzou para Tiago Tomás finalizar.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1299453292687364099
O resultado não se voltaria a alterar e o Sporting CP controlou o jogo por completo. Jovane Cabral marcou um livre com algum perigo ao minuto 83 e dois minutos depois, Nuno Mendes teve tudo para fazer o terceiro, após um grande passe de Matheus Nunes. O jogo melhorou na segunda parte, mais combativo e com as equipas a soltarem-se mais.
Os leões estrearam-se, desta forma, a vencer na pré-época.
O Sporting CP volta a entrar em campo no próximo domingo, 30 de agosto, às 20h30, diante da Belenenses SAD.
Ato eleitoral leonino vai realizar-se no dia 14 de março; Últimas aconteceram no inverno de 2022 e o atual Presidente dos leões ganhou com 85,9% dos votos
06 Fev 2026 | 17:54 |
No dia 14 de março haverá eleições no Sporting. Frederico Varandas deverá ter apenas um concorrente: Bruno Sá, proprietário do restaurante "Cantinho do Sá". Com apenas um adversário e pelo sucesso desportivo dos últimos anos, Nuno Raposo não tem dúvidas que o atual líder dos leões vai ganhar com muita margem.
N. Raposo: "Será uma goleada de Varandas"
"O desfecho, não há dúvidas, será uma goleada de Varandas para um terceiro mandato que em 2018 poucos vaticinavam, depois dum segundo que nessa altura também se julgava impossível, mais ainda que fosse ganho com mais de 85 por cento dos votos", pode ler-se, no seu texto de opinião na 'A Bola'.
O jornalista explica a sua posição. "Varandas corre agora o risco de conseguir chegar aos 90%, não porque sejam eleições coreanas como chegaram a ser num passado de má memória na vida leonina, não por défice democrático que essas percentagens muitas vezes traduzem mas porque estamos no contexto futebol e de clube que em oito anos ganhou no futebol de 11 seniores masculinos quase tantos campeonatos nacionais como nos anteriores 40".
N. Raposo: "O Sporting merecia que o concorrente tivesse peso"
Bruno Sá vai oficializar a sua candidatura, mas Nuno Raposo pensa que devia de haver um adversário mais "inquietante" para Varandas. "Eleições de candidato único acabam sempre por ser ato que não se saúda, daí que aparecer concorrência é de salutar. Mas merecia o Sporting que o concorrente tivesse outro peso, até para o bem de Frederico Varandas, que certamente encararia esse desafio como mais tentador".
Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.
Extremo brasileiro fez um dos três golos da qualificação para as meias finais da Taça de Portugal, diante do AFS SAD, no Estádio José Alvalade
06 Fev 2026 | 17:51 |
Com minutos, confiança e rendimento, Luís Guilherme começa a destacar-se em Alvalade. O extremo, que atravessava um longo jejum de golos, faturou na vitória frente ao AFS SAD, na quinta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal, um jogo em que assinou uma das suas melhores exibições desde que chegou a Alvalade.
O tento teve um peso simbólico claro: o jogador não marcava há quase dois anos e procurava afirmar-se depois de um percurso recente marcado pela falta de minutos. Ativo no lado direito do ataque, Luís Guilherme foi uma ameaça constante para a defesa adversária. um golo, 34 passes certos em 37 tentados, três dribles certos, quatro duelos ganhos em cinco.
Sinais animadores que contrastam com a realidade que viveu no último ano e meio em Inglaterra. Ao serviço do West Ham, Luís Guilherme teve utilização muito limitada: apenas 297 minutos somados na Premier League e 327 minutos no total das competições. Um contexto que dificultou a sua afirmação em solo britânico.
Curiosamente, esse número de minutos já foi praticamente igualado em Alvalade. Com cinco jogos realizados, Luís Guilherme soma precisamente 297 minutos ao serviço dos leões, evidenciando uma aposta clara e consistente por parte de Rui Borges. Mais do que os números, começa a notar-se uma evolução no entendimento do jogo coletivo.
Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 10 milhões de euros — tem 10 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), três na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 418 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.
Presidente do clube azul e branco aproveitou o ambiente do duelo entre leões e dragões de segunda-feira para mandar visar emblema leonino
06 Fev 2026 | 16:46 |
André Villas-Boas aproveitou, ao final da manhã desta sexta-feira, a presença no "Trophy Tour" do Campeonato do Mundo que vai decorrendo, no Estádio do Dragão, para lançar o tão aguardado Clássico entre Porto e Sporting, e o presidente dos dragões mandou uma "bicada" aos leões.
A.V. Boas: "Onda verde por parte de alguns meios de comunicação social"
"O campeonato terá o seu epílogo no final de maio, e é lá que queremos ver o Porto em primeiro lugar. O resto é "show off" e faz parte do espetáculo, mas não podemos deixar de registar essa propagação dessa onda verde por parte de alguns meios de comunicação social, alguns deles com microfones vermelhos, outros azuis, mas com tendência para o verde", disse, perante à imprensa presente.
O antigo técnico do "clube da invicta" continuou apontar o dedo aos jornalistas. "Compreendo a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social, a tentarem aproveitar-se de uma derrota do Porto. Entendo a excitação de alguns meios, que estão claramente alinhados de verde, este ano e em anos passados, no sentido de empolgar ainda mais o encontro", afirmou.
A.V. Boas: "O adversário é difícil"
Apesar das provocações, Villas-Boas não tem dúvidas que vai enfrentar um Sporting muito competitivo. "O adversário é difícil, é bicampeão nacional, encontra-se num momento mais forte do que o Porto, que vem desta derrota com o Casa Pia, mas iremos jogar com as nossas armas, a nossa forma, a nossa ambição e motivação", referiu.
De lembrar que nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting.
Rui Borges acredita numa vitória frente ao Porto: