Futebol
Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"
05 Jan 2026 | 19:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2020 | 22:54 |
O Sporting CP venceu esta sexta-feita, 28 de agosto, o Portimonense SC por 2-1. Os leões até estiveram a perder, mas Andraž Šporar, de grande penalidade, e Tiago Tomás marcaram os golos da reviravolta verde e branca. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, às 20h30, frente à Belenenses SAD.
O Sporting CP continua a fazer a sua preparação da próxima época. Após duas derrotas seguidas, nos dois primeiros jogos da pré-temporada – 2-0 e 2-1 diante da equipa B verde e branca e frente ao SC Farense, respetivamente – os leões estavam a precisar de ganhar. O registo da turma de Alvalade é bastante positivo em jogos oficiais contra o Portimonense SC, com 26 vitórias em 37 jogos. Rúben Amorim alinhou com quatro reforços que, certamente, querem mostrar as suas valências ao treinador.
Os leões deram o pontapé de saída deste encontro. O jogo começou com um ritmo baixo, algo expectável para um jogo de pré-temporada, com o Sporting a tentar sair a jogar a partir das suas defesas, com passes diagonais e curtos. A primeira jogada de ataque dos leões deu-se com um cruzamento de Antunes, que resulta num canto, do lado esquerdo. Cobrado por Nuno Santos, a bola parada não teve perigo.
Contudo, a primeira oportunidade de golo é do Portimonense SC. Um remate cruzado de Anderson, passa ao lado da baliza de Luís Maximiano. Um minuto depois foi Plata que rematou fora da área. A jogada acabaria por resultar num canto, depois do remate do remate do equatoriano ter tocado num defesa do Portimonense.
O Sporting CP começava, por esta altura, a mandar no jogo e um novo remate de Plata resultou em novo canto. Aos 21 minutos, uma arrancada de Nuno Santos pela esquerda, que cruza para as mãos do guarda-redes da equipa algarvia.
Aos 30 minutos não havia grandes oportunidades até que um bom cruzamento já na área Leonina quase resultava no primeiro do encontro, mas o jogador algarvio não chegou à bola. No contra-ataque, Nuno Santos, tentava sair muito rápido, mas acabou por ser travado em falta.
Os cantos do Sporting CP estavam a ser as maiores jogadas de perigo do clube verde e branco, mas não houve nenhum com realmente perigo para a baliza de Samuel Portugal. A grande oportunidade surge por Beto, depois de um mau passe de Max, que o atleta intercetou, mas o jogador não concretizou da melhor forma. Em dois minutos, os primeiros dois amarelos para cada equipa. O primeiro, ao minuto 42, para Fali Candé por falta sobre Porro e, na sequência, Luís Neto vê amarelo por protestos.
A primeira parte acabava, assim, sem grandes oportunidades, apesar de algumas “arrancadas” individuais de parte a parte. Os jogadores estavam, nitidamente, ainda a recuperar a melhor forma física e isso notou-se durante toda a primeira parte.
O Portimonense SC começou a segunda parte fazendo várias substituições, substituindo 11 jogadores. O Sporting CP, por sua vez, apenas substituiu o guarda-redes. A segunda parte começou mais combativa, com vários jogadores sem medo do choque, de parte a parte. As faltas, naturalmente, acumularam-se.
Contudo, o Sporting CP parecia sem ideias. Ataques que resultavam em cruzamentos sem sentido. Ao minuto 50, cartão amarelo para Pedro Oliveira. Na resolução da falta, Antunes remata traiçoeiramente para defesa de Ricardo Ferreira. Nem dois minutos depois, Feddal faz falta à entrada da grande área. Ainda que o lance levante dúvidas, o árbitro marcou rapidamente grande penalidade. Lucas Possignolo bateu o castigo máximo e colocou o Portimonense na frente.
Passados poucos minutos, o mesmo Possignolo fez falta sobre Šporar na grande área algarvia. O avançado esloveno encarregou-se da marcação do castigo máximo e não tremeu. Estava feito o 1-1.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1299451764861698053
Após o penalti, ao minuto 70, várias substituições no conjunto leonino. Ristovski, Nuno Mendes, Daniel Bragança, Matheus Nunes, Borja, Gonçalo Inácio, Jovane Cabral, Tiago Tomás, Pedro Gonçalves e Eduardo Quaresma. A este novo conjunto bastou cinco minutos. Gonçalo Inácio desmarca “Pote” em profundidade, que cruzou para Tiago Tomás finalizar.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1299453292687364099
O resultado não se voltaria a alterar e o Sporting CP controlou o jogo por completo. Jovane Cabral marcou um livre com algum perigo ao minuto 83 e dois minutos depois, Nuno Mendes teve tudo para fazer o terceiro, após um grande passe de Matheus Nunes. O jogo melhorou na segunda parte, mais combativo e com as equipas a soltarem-se mais.
Os leões estrearam-se, desta forma, a vencer na pré-época.
O Sporting CP volta a entrar em campo no próximo domingo, 30 de agosto, às 20h30, diante da Belenenses SAD.
3x presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade aponta incoerências claras nos critérios de arbitragem nos jogos de leões e dragões
06 Jan 2026 | 03:00 |
Jaime Marta Soares falou em Exclusivo ao nosso Jornal sobre o atual momento do Sporting, abordando vários temas sensíveis: a arbitragem no futebol português, a onda de lesões que afeta o plantel e ainda o papel de Rui Borges. O ex presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões confessa ainda acreditar na conquista do título “até ser matematicamente possível”.
O antigo dirigente começou, no entanto, por apontar incoerências claras nos critérios de arbitragem, nomeadamente na expulsão de Gonçalo Inácio frente ao Gil Vicente e no cartão amarelo a Jan Bednarek no Santa Clara - Porto: “O defesa central do Porto faz exatamente a mesma falta do que Gonçalo Inácio, ou pior, e não foi expulso. Isto serve como termo comparativo para ver a desonestidade intelectual das arbitragens que efetivamente estão a campear hoje no futebol português”, começa por dizer.
J. Marta Soares: "O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto"
Jaime Marta Soares debruçou-se, de seguida, sobre a onda de lesões, destacando que o planeamento da temporada não foi bem feito: “O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto e que, para determinado tipo de situações, fica fragilizado. As pessoas, em vez de se preocuparem em levantar um conjunto de situações que só abrem guerras entre clubes, deviam ter mais cuidado, porque isso acaba por criar problemas entre os próprios associados e adeptos. Os líderes deviam ser cuidadosos naquilo que dizem, quando dizem e porque é que o dizem, mas acima de tudo no que não devem dizer”.
Apesar da desvantagem pontual para o Porto, Jaime Marta Soares mantém a esperança na conquista do tricampeonato: “Se eu não acreditasse, não era Leão, não era Sportinguista. Acredito até ao último momento, enquanto for matematicamente possível, que o Sporting pode vir a ser campeão”.
J. Marta Soares: "Não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting"
Questionado sobre o trabalho de Rui Borges, o ex dirigente reconheceu qualidades humanas, mas fala em limitações do técnico para liderar um Clube com a dimensão do Sporting: “É uma excelente pessoa, um profissional honesto, com conhecimentos, mas não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting Clube de Portugal. Não é porque ganhou que é porreiro e não é porque perde que já não presta. É uma opinião que tenho desde a primeira hora”, termina.
Pupilo de Rui Borges foi titular na partida, mas está fora da competição após desaire pesado (4-0) e vai juntar-se ao plantel verde e branco
05 Jan 2026 | 22:42 |
A Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0, este segunda-feira, dia 5 de janeiro, confirmou a passagem aos quartos de final da CAN. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Os nigerianos precisaram de apenas cinco minutos para fazer dois golos, um de Ademola Lookman (20') e outro de Victor Osimhen (25'), com duas assistências de Akor Adams. Os autores dos dois primeiros golos protagonizaram um momento de tensão pouco depois, numa troca acesa de palavras que acabou com um encostar de cabeças e a intervenção dos colegas de equipa.
A vantagem de dois golos manteve-se até ao intervalo e o segundo tempo arrancou com o bis de Osimhen, após assistência de Lookman. Apesar das alterações, a equipa moçambicana não conseguiu fazer frente à superioridade do adversário, que ainda deu contornos de goleada ao resultado por Adams (75 minutos).
Desta forma, Moçambique cai nos "oitavos" da competição e é provável que Rui Borges - que tem vários jogadores ausentes - tenha Geny Catamo à disposição para a final da Taça da Liga, caso o emblema verde e branco consiga levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Diretor-executivo do Correio da Manhã Rádio considerou ainda que técnico foi despedido por ser “o quarto pior treinador com percentagem de vitórias desde 1962”
05 Jan 2026 | 20:49 |
Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O futuro do português permanece agora incerto, mas Pedro Sousa, no canal Now, garantiu que não há qualquer hipótese de o técnico voltar ao Sporting num futuro próximo.
Pedro Sousa: "Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim"
"Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim", garantiu, adiantando que o mesmo vai receber cerca de 11,6 milhões de euros de indemnização. O diretor-executivo do 'Correio da Manhã Rádio' referiu ainda que Ruben Amorim foi demitido não por “estar a dois ou três pontos” da Liga dos Campeões, mas sim por ser “o quarto pior treinador da História em percentagem de vitórias desde 1962”.
A decisão dos responsáveis ingleses surgiu na sequência das duras declarações do ex-leão a seguir ao empate em Leeds (1-1), depois de dar a entender que estava profundamente desagradado com decisões tomadas sem o seu aval, argumentando que era o manager do United e não apenas o treinador.
Marco Silva, treinador do Fulham, foi rapidamente apontado como um dos favoritos para suceder ao compatriota no cargo. De acordo com o "The Telegraph", o antigo técnico do Clube de Alvalade é visto com bons olhos por Christopher Vivell, diretor de scouting dos 'red devils'.
Os números de Ruben Amorim em Old Trafford desapontaram a direção. Na presente temporada, somou oito vitórias em 21 jogos oficiais, um registo aquém das expetativas elevadas que sempre acompanham o clube inglês. O Manchester United ocupa, neste momento, o sexto lugar da Premier League.
Ruben Amorim muito sorridente depois do despedimento do Man Utd:
Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"
05 Jan 2026 | 19:34
Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber
05 Jan 2026 | 17:45
Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC
05 Jan 2026 | 13:19