Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2025 | 06:40 |
Alisson Santos deverá ser o substituto natural de Pote nos jogos que se avizinham. Uma vez que se lesionou na partida frente ao Santa Clara, o 'camisola 8' do Sporting deverá falhar, pelo menos, os próximos três jogos dos leões, o que dará uma oportunidade ao jogador brasileiro.
Segundo revela o jornal Record, o jogador que chegou oriundo do Leiria no último mercado de transferências será a aposta de Rui Borges para a partida frente ao Marinhense, mas não só: também contra o Club Brugge o extremo canarinho deverá assumir a titularidade.
A mesma fonte adianta que o treinador do Sporting está satisfeito com a evolução de Alisson e, por isso, tem toda a confiança em ceder-lhe esta nova oportunidade na equipa principal dos leões. Fora isso, dependente da forma como o brasileiro se portar durante este mês, a estrutura leonina vai reavaliar o tipo de extremo a ir buscar no mercado e inverno.
Alisson Santos – avaliado em 2,5 milhões de euros – chegou esta temporada ao Sporting, vindo do Leiria. Nos 15 encontros em que foi opção de Rui Borges (nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga), o brasileiro de 23 anos marcou dois golos e fez duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma da Marinha Grande, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Em entrevista ao nosso Jornal, adepto do Clube de Alvalade abordou recente discurso de Frederico Varandas, lacunas no plantel e futuro de Rui Borges no Clube
19 Nov 2025 | 03:00 |
José Pina concedeu uma entrevista, em Exclusivo, ao nosso Jornal. Entre vários temas abordados, o conhecido adepto do Sporting condenou as pressões do Porto ao árbitro Fábio Veríssimo, considera que o plantel leonino precisa de um novo central no mercado de transferências, uma vez que Ousmane Diomande "tem estado terrível" e diz que Rui Borges ainda precisa de mostrar o que vale em jogos grandes.
Relativamente ao discurso de Frederico Varandas na Gala Rugidos de Leão, o argumentista explica que era imperativo que fosse tomada uma posição, face ao ruído dos rivais: "Tinha de dar uma resposta, principalmente ao Presidente do Porto, mas eu utilizaria outras palavras. Não usaria termos como 'bafio'. Dizia uma coisa assim mais atual. Podia ter sido mais subtil e mais sofisticado, mas tinha de ser respondido. Os nossos rivais não podem fazer o que querem. Nem sei como é que não houve um castigo a sério por causa do caso com Fábio Veríssimo. É quase uma tortura psicológica", começa por dizer.
J. Pina: "O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... "
O guionista debruçou-se, de seguida, sobre as lacunas no plantel leonino: "Estou a começar a ver ali problemas na defesa. Devíamos ter um central que fosse uma alternativa credível. O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... Tirando as lesões, precisamos ali de um central. Estamos a sofrer golos que não devíamos ter sofrido", salienta, acreditando, ainda assim que o Clube de Alvalade continua a ser favorito ao título.
"Neste momento, o Sporting é favorito. Não sei se é o principal, mas é favorito. É o campeão em títulos e isso dá o ânimo aos outros rivais. São três pontos de diferença para o primeiro lugar. O Porto está melhor do que eu esperaria e o Benfica pior", afirma.
J. Pina e as críticas a Rui Borges: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo"
José Pina desvalorizou ainda as críticas de que Rui Borges foi alvo, nomeadamente o de não ter "nível intelectual" para orientar um Clube com a dimensão do Sporting: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo. Jorge Jesus não é nenhum mestre da linguística e que mete as equipas a jogar futebol. A equipa está a jogar minimamente bem. Noto é que, nos jogos grandes, a coisa não carbura da mesma maneira. Contra Benfica e Porto, o Sporting nunca me parece melhor. É o único reparo a fazer ao Rui Borges. Portanto é para continuar e esquecer essa coisa do 'nível intelectual'", conclui.
Jogador do Clube de Alvalade contribuiu decisivamente para a vitória sobre a Roménia, por 2-0, com um golo e uma assistência na partida
18 Nov 2025 | 23:39 |
Iván Fresneda teve uma tarde para recordar ao serviço da seleção sub-21 de Espanha. O lateral do Sporting contribuiu decisivamente para a vitória sobre a Roménia, por 2-0, com um golo e uma assistência, dando um verdadeiro festival, em jogo da quinta jornada do Grupo A de apuramento para o Europeu da categoria.
O jornal "As" ficou encantado com a exibição do jogador e comparou-o a uma glória do Real Madrid: "Na reta final da carreira de Carvajal, o lateral do Sporting começa a disputar o lugar como o seu futuro substituto na seleção", colocando o jogador na roda da seleção principal espanhola, liderada por Luis de la Fuente.
Após a estreia neste escalão em outubro, num particular frente à Noruega, Fresneda repetiu esta terça-feira a titularidade que somara na goleada (7-0) à Finlândia e deslumbrou, formando uma asa direita com o extremo Mayenda, jogador do Sunderland com quem combinou na jogada do 1-0, tirando, depois, um cruzamento perfeito para Gonzalo García marcar de cabeça., aos 17 minutos.
Envolvido em inúmeros lances ofensivos e dando sempre boa resposta defensiva, o jogador fechou o marcador, aos 53", recebendo na área a bola de Mayenda, antes de fuzilar o guardião contrário. Fresneda, que foi totalista nesta dupla jornada de qualificação, foi considerado o melhor jogador em campo.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - já cumpriu 13 jogos com a camisola do Sporting nesta nova temporada: oito na Liga Portugal, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 797 minutos de participação, já somou uma assistência para golo.
Escócia venceu a Dinamarca e garantiu um dos bilhetes de acesso direto ao Mundial 2026; Jogador do Clube de Alvalade em destaque pela negativa
18 Nov 2025 | 23:15 |
A Escócia venceu a Dinamarca e garante um dos bilhetes de acesso direto ao Mundial 2026. A seleção escocesa recebeu no Hampden Park, em Glasgow, a congénere dinamarquesa, e venceu por 4-2. Morten Hjulmand, médio do Sporting - que viu o Man United desistir da sua contratação - ficou mal na fotografia nos últimos dois golos dos britânicos.
Foi a equipa da casa quem entrou com tudo na partida. Scott McTominay abriu o marcador, ainda o relógio marcava três minutos, com um remate de bicicleta. A solidez escocesa fez-se sentir até ao início da segunda metade. Altura em que Hojlund assumiu a responsabilidade de cobrar o pontapé dos onze metros e não vacilou.
Quatro minutos após a igualdade, eis que Kristensen viu a segunda cartolina amarela e recebeu ordem de expulsão. Empurrados pela superioridade em campo, à passagem do minuto 78', golo de Shankland. Distração da defensiva forasteira e o avançado do Hearts não se fez de rogado.
Numa altura em que tudo parecia resolvido, eis que, três minutos depois, Patrick Dorgu, assistido por Christensen, rematou para o fundo das redes de Gordon. O relógio de Szymon Marciniak contava 93 minutos quando, numa última réstia de esperança da Escócia, Kieran Tierney rematou em jeito, após mau alívio de Hjulmand, perante a incapacidade de Kasper Schmeichel para alcançar o esférico.
Até ao final dos 90' minutos, e em desespero, a Dinamarca - com menos um - chegou-se à frente e ainda foi a tempo de sofrer um golo do meio-campo de McLean, após passe errado do médio do Sporting, que não escondeu a frustração no final. Com estes resultados, a Escócia garante o apuramento direto para o Campeonato do Mundo de 2026 enquanto a Dinamarca terá de disputar o playoff de acesso à competição.