Modalidades
Sporting ganha fora de casa e mantém-se na liderança partilhada com o Benfica
03 Jan 2026 | 16:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
28 Mai 2024 | 11:19 |
Na passada segunda-feira, 27 de maio, a secção de futsal do Sporting recebeu pela primeira vez a certificação de entidade formadora cinco estrelas, tanto no masculino como no feminino, atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Diversos elementos da estrutura verde e branca demonstraram o orgulho sentido com tamanha conquista.
O anúncio foi feito pelo próprio Clube leonino, que na época passada havia recebido a certificação de quatro estrelas no masculino e três no feminino. Neste sentido, Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Diretivo, salientou o orgulho pelo trabalho desenvolvido pela equipa.
“É o atingir de dois objetivos claros que perseguíamos nos últimos dois anos. As três estrelas não estavam de todo de acordo com os pergaminhos do Sporting, até pelo nosso contributo para o futsal nacional. Lançámos um programa interno onde definimos a curto prazo o que chamamos de ‘mínimos olímpicos’ que eram as quatro estrelas e no longo prazo chegar ao patamar de excelência das cinco”, começou por dizer o dirigente aos meios de comunicação do emblema verde e branco.
“Em apenas dois anos foi feito um trabalho transversal à própria secção de futsal envolvendo a DTOM [Direção Técnica Operacional das Modalidades], o COD [Centro de Otimização Desportiva], o Departamento Médico, Scouting, etc., bem como todos os escalões que nos permitiram conseguir equivaler a força da nossa formação e da nossa performance competitiva à organização que colocamos em prática todos os dias”, adiantou ainda.
Para o responsável dos leões, a distinção “diz sobretudo que o Sporting não é apenas líder nos resultados”, sublinhando a capacidade de organização e dinamismo da estrutura. “O Sporting compete mais do que pelos resultados, compete pela excelência e isso consegue-se não pelos recursos financeiros, mas pelo poder da organização, do método, dos recursos humanos, da forma de trabalhar e dedicação diária. E não há segredos, há alma", concluiu.
Emblema verde e branco anunciou contratação de atleta português de 25 anos de idade, que passou alguns anos no rival Benfica
05 Jan 2026 | 16:16 |
É oficial. O Sporting continua a reforçar a sua equipa de atletismo e é novamente um ex-Benfica. Depois de José Carlos Pinto (5 e 10 quilómetros), os leões anunciaram a contratação de Gerson Baldé, referência nacional no salto em comprimento e no salto em altura.
Gerson Baldé: "O objetivo é ganhar títulos nacionais com o Sporting"
"É uma honra para mim estar de volta. O objetivo é ganhar títulos nacionais com o Sporting e, também, a Taça dos Clubes Campeões Europeus", traçou, de imediato, a nova aquisição que chega do Benfica e junta-se à equipa verde e branca, a qual já tinha representado em 2019.
O saltador regressa como atual 15.º classificado no ranking mundial de salto em comprimento, disciplina em que em 2025 conseguiu um quarto lugar nos Europeus de pista curta e também um oitavo posto no Mundial da mesma época. Foi também no ano passado que fixou o seu atual recorde pessoal: 8,20 metros.
Gerson Baldé: "Quero alcançar uma medalha nos Europeus de ar livre e, quem sabe, também no Mundial de pista curta"
"Quero alcançar uma medalha nos Europeus de ar livre e, quem sabe, também no Mundial de pista curta. O apoio dos meus novos colegas de equipa, com muitos dos quais já tenho uma grande amizade, vai ser um bom ponto de partida para atingir conquistas", afirmou ainda.
Gerson Baldé terminou a sua apresentação com uma mensagem aos adeptos: "Continuem a apoiar-nos como é costume. Força, Sporting!". Presente na apresentação esteve também o coordenador de atletismo, Paulo Reis, que não tem dúvidas quanto ao impacto que o atleta vai ter: "É muito polivalente, porque pode fazer salto em altura ou em comprimento, disciplinas em que tem sido o melhor português nos últimos anos. E no ano passado, por exemplo, correu a estafeta de 4x400m. É ecléctico e uma grande mais-valia", enalteceu.
Veja a publicação:
Clube de Alvalade esteve perto de impor primeira derrota da temporada ao rival, mas golo a 10 minutos do fim impediu vitória leonina
04 Jan 2026 | 16:56 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este domingo, dia 4 de janeiro, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase regular. Depois de dois triunfos consecutivos, os leões viram interrompida a fase vitoriosa, mas impuseram o primeiro jogo sem vencer ao rival.
A jogar no Pavilhão Fidelidade, na Luz, foi o Clube de Alvalade - que vai perder um avançado para a próxima época - a primeira equipa a marcar. Danilo Rampulla, aos 9 minutos, marcou à ex equipa e colocou o Sporting na frente. Ainda antes do intervalo, a equipa da casa viria a empatar as contas por intermédio de Lucas Ordoñez (12').
Na etapa complementar, a turma leonina voltou a adiantar-se no marcador, aos 32 minutos, numa finalização de Nolito Romero. Em cima do minuto 39, Roberto Di Benedetto empatou para o Benfica. Até ao final, tanto águias como leões tiveram oportunidades para marcar, mas o placard não se alterou.
Com este empate - o terceiro em 24 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 26 pontos e estão, à condição, no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 31. Já o Barcelos é terceiro classificado com 24 pontos, mas tem menos duas partidas.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.
Nova aquisição do emblema verde e branco não escondeu a satisfação pela nova etapa que está a viver na sua carreira desportiva
04 Jan 2026 | 09:38 |
É oficial. José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, vivia na Noruega, onde treinava com Gjert Ingebrigtsen, considerado um dos melhores técnicos do mundo. A sua chegada aos leões consolida a aposta do Clube na modalidade, depois da contratação de outra atleta recentemente.
J. Carlos Pinto: "É um sentimento inexplicável"
"É fantástico. O Sporting foi um grande impulsionador do atletismo desde o início, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável", confessou em declarações aos meios do Clube, traçando já metas bem definidas.
"A curto prazo temos já a Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus e o meu objetivo é ajudar o Clube a conquistar essa competição, na estafeta mista. Depois disso, temos os Campeonatos Nacionais de Clubes. Individualmente, quero tentar, dentro de cerca de dez dias, bater o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma. A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível", apontou.
J. Carlos Pinto: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos"
O reforço verde e branco assume também uma responsabilidade junto dos mais jovens: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos. É muito especial saber que alguns miúdos olham para mim como eu olhava para atletas mais antigos. Isso é muito bom", garantiu, acreditando que a chegada será igualmente um espaço de crescimento pessoal e desportivo.
"Existe sempre espaço para aprender em todo o lado. Uma das melhores facetas do atletismo do Sporting é o sentido de camaradagem. É fantástico ter uma equipa em que somos bem recebidos, e eu estou a notar isso. Já tinha estado ligado ao Clube noutras ocasiões, ainda que sem estar dentro da instituição, e sempre fui muito bem tratado. É muito bom sentir-me em casa", atirou.
José Carlos Pinto bateu recorde dos 5km: