Futebol
Rui Borges pode contar com grande 'reforço' para o Moreirense - Sporting
18 Fev 2026 | 09:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Set 2023 | 18:50 |
Final do encontro. Sporting 1 - 1 Benfica (0-3 g.p)
Golo.
Falhou.
Golo.
Falhou.
Golo.
Falhou.
Termina a partida. Vamos aos penátlis.
120' - 5 minutos de compensação.
119' - Sai amarelo para Andrea Norheim.
114' - Cartolina amarela para Fátima Dutra.
109' - Maiara! Grande remate da médio brasileira, que entrou 'esfomeada'.
108' - Confirma-se a posição irregular.
107' - Penálti assinalado a favor do Benfica, mas Sílvia Domingos apita fora de jogo. O VAR vai intervir.
106' - Recomeça a partida.
Alterações no Sporting. Sai: Diana Silva, Entra: Andreia Bravo
105' - Terminam os primeiros 15' do tempo extra.
105' - Vai jogar-se mais 1 minuto.
98' - Defesa monumental de Hannah Seabert, a negar o golo ao adversário.
93' - Olivia Smith! Remate da internacional canadiana tira tinta ao poste da baliza encarnada.
91' - Arranca a primeira parte do tempo extra.
Final do tempo regulamentar. Tudo empatado e vamos ter prolongamento.
90' - Vão jogar-se mais 8 minutos.
89' - Mariana Cabral vai voltar a mexer. Saem: Cláudia Neto e Alícia Correia, Entram: Fátima Dutra e Jacynta Galabadaarachichi
83' - Mas que perigo! Cláudia Neto muito perto do 2-1!
80' - Inacreditável! Após ver imagens no VAR, Sílvia Domingos reverte para amarelo.
78' - Expulsão no Benfica.
74' - GOLOOOOO! Andrea Norheim empata a partida! 1-1!
72' - Livre perigoso para as leoas. É para Maiara bater.
69' - Cartão amarelo para Mariana Cabral.
63' - Mariana Cabral promove dupla alteração. Saem - Ana Capeta e Joana Martins, Entram: Fátima Pinto e Maiara Niehues.
60' - Expulsão poupada a Andreia Faria, do Benfica, que já tinha amarelo e fez uma falta perigosa.
54' - Golo do Benfica. 1-0.
52' - Substituição nas leoas. Sai: Maísa Correia, Entra: Olivia Smith.
50' - Anulado! Falta de Carole Costa sobre a guarda-redes do Sporting antes da bola entrar. Segue tudo empatado!
50' - Golo do Benfica. De canto direto. 1-0.
49' - Incrível! Hannah Seabert com duas defesas evita o primeiro do encontro.
47' - Diana Silva dá o primeiro aviso, com um remate traiçoeiro para defesa a dois tempos.
46' - Recomeça a partida!
Intervalo: Sporting 0 - 0 Benfica
45 + 1' - Cartão amarelo para Joana Martins.
45' - Vão jogar-se mais 3 minutos.
42' - Cabeceamento difícil, com Hannah Seabert a encaixar.
39' - O VAR dá pontapé de baliza para o oponente.
39' - Diana Silva cai na área e fica a pedir grande penalidade.
32' - Na sequência do canto, Ana Capeta atira ao poste, a bola sobra para Cláudia Neto que volta a ganhar canto. Momento de aperto para as encarnadas.
32' - Quase, quase! Brenda Pérez tira duas adversárias da frente e remata forte para defesa. Canto para o Sporting.
26' - Maísa Correia é travada em falta à entrada da área, mas a equipa de arbitragem nada assinala.
20' - Perigo junto à baliza de Hannah Seabert. Afasta a defesa leonina.
17' - Cartão amarelo para Ana Borges. O primeiro do encontro.
17' - Livre batido por Cláudia Neto acaba por sair pela linha de fundo. Ana Capeta pede grande penalidade, mas segue jogo.
11' - Novamente Alícia Correia, lateral-esquerda dos leões, a atirar forte, para boa defesa.
9' - Remate de Alícia Correia sai muito por cima.
2' - Primeiro aviso! Maísa Correia atira para encaixe da guardiã adversária.
1' - Rola a bola em Aveiro. FORÇA, SPORTING!
Suplentes: Carolina Joia, Gabriela Vinhas, Fátima Dutra, Rita Fontemanha, Fátima Pinto, Olivia Smith, Maiara Niehues, Jacynta Galabadaarachchi e Andreia Bravo.
XI Sporting: Hannah Seabert; Ana Borges (C), Bruna Lourenço, Andrea Norheim, Alícia Correia; Cláudia Neto, Joana Martins, Brenda Pérez; Maísa Correia, Ana Capeta e Diana Borges
0' - JÁ HÁ ONZE DAS LEOAS!
0' - O embate servirá, também para desempatar o palmarés das duas equipas, que venceram duas Supertaças cada.
0' - Os eternos rivais já se enfrentaram em 17 ocasiões, com vantagem para o adversário, que venceu 10 encontros. Registam-se, ainda, seis vitórias para o Clube de Alvalade e um empate.
0' - Já as encarnadas consumaram lugar na final, ao baterem o Braga nas grandes penalidades (4-2), depois de um empate no tempo regulamentar (3-3).
0′ – As leoas chegam a esta partida depois de vencerem o Famalicão, por 2-0.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do dérbi eterno, que ditará o vencedor do primeiro troféu oficial da época.
0’ – A equipa de futebol feminino do Sporting joga, esta quarta-feira, dia 13 de setembro, a final da Supertaça, diante do Benfica, pelas 19h45, no Estádio Municipal de Aveiro.
Clube de Alvalade encontrou uma nova arma para resolver jogos complicados e os sinais começam a multiplicar-se nos compromissos
18 Fev 2026 | 09:52 |
O Sporting sentiu dificuldades para ultrapassar o Famalicão na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade. Devido ao desacerto na hora de finalizar as jogadas de bola corrida, os leões tiveram de recorrer à bola parada para desbloquear a partida, já aos 82 minutos, através de um cabeceamento certeiro de Daniel Bragança em resposta a um cruzamento de Francisco Trincão. O jogo aéreo tem sido trabalhado por Rui Borges, em Alcochete.
Segundo informações reveladas pelo jornal Record, o treinador e a sua equipa técnica têm dado importância a esta componente do jogo nas sessões de treino na Academia Cristiano Ronaldo, e os números assim o confirmam. O Sporting tem, desde o início da temporada, beneficiado destes sistemas táticos para desatar o nó de várias partidas.
No que diz respeito ao aproveitamento nos cantos, em retrospectiva, o golo do internacional português sub-21, que deu aos bicampeões nacionais a vitória tangencial por 1-0 frente ao famalicenses, junta-se a outros cinco que o Sporting amealhou neste tipo de lances em encontros do campeonato. Além de Bragança, foi essa a fórmula que utilizaram Fotis Ioannidis (Alverca), Morten Hjulmand (Santa Clara), Geny Catamo (AFS SAD) e Luis Suárez a triplicar (AFS SAD e Rio Ave, por duas vezes).
A este propósito, sublinhe-se que a estes juntam-se mais sete golos que nascem de "bola morta": quatro resultantes de livres indiretos (Pote com o Famalicão, Geny Catamo com o Casa Pia e Eduardo Quaresma e Ivan Fresneda com o Estrela da Amadora) e três decorrentes de penáltis (dois de Luis Suárez e Pote frente ao Moreirense, além de outro do avançado colombiano diante do Arouca).
Contas feitas, dos 56 golos que a equipa verde e branca contabilizou decorridas as primeiras 22 jornadas da competição nacional, 13 resultam da boa execução do trabalho de laboratório de Rui Borges - isto é, pouco mais de 23%.
'Camisola 11' dos verdes e brancos esteve ausente por cerca de 15 meses, como consequência de uma rotura total do tendão rotuliano
18 Fev 2026 | 09:36 |
Fotis Ioannidis está prestes a deixar o boletim clínico do Sporting, numa lista que ainda integra Zeno Debast, Giorgi Kochorashvili e Geovany Quenda. Este último continua a recuperação em Londres e tem regresso previsto a Alcochete no próximo mês, no entanto, há mais uma situação a ter em conta em Alvalade: Nuno Santos.
Importa esclarecer a situação do 'camisola 11' nesta fase. Depois de ultrapassar uma lesão grave, o ala esquerdo, de 31 anos, voltou a competir no início do mês, frente ao AVS SAD. No entanto, por opção técnica e numa lógica de gestão física, ficou de fora dos dois encontros seguintes.
A decisão prendeu-se com a necessidade de controlar a carga, uma vez que, no jogo da Taça de Portugal - que se prolongou para além dos 90 minutos -, Nuno Santos somou 43 minutos, mais do que inicialmente estava previsto pela equipa técnica e pelo departamento médico.
Para já, continuam as dúvidas sobre a possível utilização do jogador por parte de Rui Borges na deslocação ao reduto do Moreirense. A partida está marcada para o próximo sábado, dia 21 de fevereiro, com o apito inicial a acontecer às 18h00, em Moreira de Cónegos.
A paragem prolongada durou cerca de 15 meses, consequência de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito após rotura total do tendão rotuliano, a terceira lesão grave do género na carreira do ala do Sporting. O processo de recuperação de Nuno Santos conheceu vários adiamentos, depois de inicialmente ter sido equacionado um regresso ainda na época passada, mas a decisão final passou por aguardar condições clínicas totalmente seguras, sem risco de recaída.
Futebolista tem sido aposta de Rui Borges na presente temporada desportiva e o seu nome não passa despercebido além-fronteiras
18 Fev 2026 | 09:22 |
Reconhecido publicamente por Rui Borges em várias ocasiões, Iván Fresneda, da geração de 2004, assumiu-se como titular indiscutível no lado direito da defesa do Sporting. A regularidade exibicional tem-lhe valido crescente projeção, refletida também na evolução ao serviço das seleções jovens de Espanha: estreou-se recentemente nos sub-21 e aponta agora à equipa principal.
As prestações consistentes do 'camisola 22' não têm passado despercebidas. Segundo revela o jornal Record, vários clubes espanhóis têm acompanhado atentamente o lateral, que chegou a Alvalade em agosto de 2023, proveniente do Real Valladolid, por 9 milhões de euros.
No último mercado de transferências surgiram, a partir de Itália, informações sobre uma alegada proposta do Napoli já perto do fecho da janela. Contudo, a mesma fonte confirma que tal cenário não correspondeu à realidade, embora o nome de Fresneda esteja referenciado por vários emblemas da Serie A.
Utilizado com bastante regularidade por Rui Borges na presente temporada, o jogador internacional sub-21 por Espanha tem contrato válido com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.
Iván Fresneda - avaliado em 12 milhões de euros - já cumpriu 30 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 18 na Liga Portugal, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.186 minutos de participação, já soma um golo e duas assistências.