
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Leonardo Jardim, antigo treinador do Sporting - que foi cogitado para regressar a Alvalade - está em risco de sair de abandonar o comando técnico do Cruzeiro. O técnico tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2026, mas interrupção do trabalho está em causa, após derrotas recentes no Brasileirão e nas competições internacionais.
O Cruzeiro somou a terceira derrota consecutiva na Taça Sul-americana (2-1), no Chile, frente ao Palestino e ocupa o último lugar do Grupo E. A Raposa até entrou melhor no jogo, mas viu a ineficácia de Gabigol, Lautaro Diaz e Rodriguinho ser castigada perto do intervalo, quando Cristian Suarez, num lance feliz, adiantou o Palestino no marcador. Aos 84 minutos, o Cruzeiro ainda conseguiu repor a igualdade, por Eduardo, mas os chilenos acabariam mesmo por carimbar o triunfo por Júnior Arias (87).
"Quando perde um, perdem todos, tal como quando ganhamos"
"Quando perde um, perdem todos, tal como quando ganhamos. Não quero individualizar e não podemos assumir a derrota só por causa de um jogador", comentou Leonardo Jardim, quando questionado sobre as falhas do seu guarda-redes que originaram o 2-1.
"Tivemos várias situações no ataque e poderíamos ter feito outros golos. Também tivemos falta de capacidade de duelo em algumas situações", acrescentou o técnico, que assumiu que o grupo sente-se "envergonhado pelo que produziu nesta Sul-americana".
"Estamos frustrados"
"Foi uma péssima imagem que demos nestes três jogos e estamos frustrados por isso", sublinhou Leonardo Jardim, que, além da campanha abaixo das expetativas na prova continental, vê o Cruzeiro ocupar a sexta posição no Brasileirão, com sete pontos somados em cinco jornadas.
Pupilo de Rui Borges não escondeu felicidade por ver reconhecidas as suas exibições ao serviço do emblema verde e branco e destaca colegas de equipa
|
Rui Silva recebeu o Prémio de Guarda-Redes do Mês, referente a março, após ser eleito com 18,52% dos votos dos treinadores principais da Liga Portugal Betclic. O reforço de inverno do Clube de Alvalade não escondeu a felicidade por ver reconhecidas as suas exibições.
"É fruto do trabalho individual e coletivo que temos vindo a fazer”, referiu o internacional português de 31 anos de idade, que, no período em questão, foi opção inicial nos jogos frente ao Estrela Amadora (3-0), Famalicão (3-1), Casa Pia (3-1) e Estoril Praia (3-1).
Rui Silva fez questão de destacar os seus colegas de posição, salientando: “O grupo de guarda-redes que temos é fantástico, apoiamo-nos e ajudamo-nos imenso mutuamente". O guardião explicou ainda ser uma “sensação muito boa receber o prémio”, acrescentando que “grande parte do mérito deste prémio é do grupo fantástico".
Rui Silva chegou ao Sporting no mercado de inverno e depressa conquistou a titularidade na equipa de Rui Borges (que está em risco para 2025/26). O guarda-redes tem sido uma das peças-chave para esta reta final de campeonato, sendo que vai jogar a final da Taça de Portugal e está na liderança da Liga.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 6 milhões de euros - já disputou 18 encontros, tendo sido utilizado ao longo de 1.620 minutos. No total, o guardião sofreu 15 golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos.
Presidente do Clube de Alvalade falou, após triunfo dos leões, frente ao Rio Ave (2-1), mas houve quem não gostasse da postura adota pelo líder dos leões
|
O discurso proferido por Frederico Varandas, Presidente do Sporting, depois da vitória frente ao Rio Ave (2-1) continua a ser alvo de muitas críticas. Leonor Pinhão critica a postura adota pelo líder máximo dos verdes e brancos e diz que o mesmo continua a estar muito longe de ser um mestre da comunicação.
"Frederico Varandas chegou-se à beira dos jornalistas e despejou-lhes um montão de declarações inoportunas"
"Depois de o Sporting garantir a presença na final da Taça, Frederico Varandas chegou-se à beira dos jornalistas e despejou-lhes um montão de declarações inoportunas. No campeonato da comunicação, Varandas avançou contra a lógica. Pode perfeitamente acontecer que, no fim de tudo, tenha sorte porque que o Sporting é tão líder quanto o Benfica e “tem melhor calendário”. Também tem melhor goal-average, acrescentarão os espíritos práticos entre os quais me incluo", começa por escrever no jornal Record.
Leonor Pinhão diz que o dirigente máximo dos leões continua sem ter o dom da oratória: "Mas as suas declarações foram inoportunas no sentido em que não eram precisas, não faziam falta, não lhe acrescentarão qualquer glória no caso de vir a ser campeão. No caso oposto, o caso de o Sporting não vir a ser o campeão, afirmações de autocomiseração como “o Sporting competiu a 70%” ou “aconteça o que acontecer…”, reúnem um lote de condimentos capaz de ofuscar a lenda de Varandas. Um desastre assim – continuamos a falar de comunicação –, “um tiro no pé”, como foi classificado pelos analistas (...)".
"Para 'tapar' o que disse Varandas, o Sporting encheu noticiários com obras em Alvalade como “mudança de cadeiras”
A cronista refere que as remodelações no Estádio José Alvalade serviram para desviar as atenções: "Para 'tapar' o que disse Varandas, o Sporting encheu noticiários com obras em Alvalade como “mudança de cadeiras” sem esquecer o ansiado “elevador panorâmico” com que todos os sportinguistas sonham para substituir Gyokeres", terminou.
Neste momento, os comandados de Rui Borges seguem na primeira posição da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 72 pontos, em igualdade pontual com o Benfica. Já o Braga está no terceiro posto com 63 pontos, seguido do Porto que soma 62 pontos somados.
Cartões amarelos podem tramar avançado goleador do Clube de Alvalade; Próxima jornada frente ao Boavista pode dissipar todas as dúvidas
|
Viktor Gyokeres pode não ir a jogo no Benfica - Sporting, marcado para a 33ª jornada da Liga Portugal Betclic, caso veja dois cartões amarelos nas jornadas 31 e 32 da Liga Portugal Betclic, uma vez que já viu três cartões, até então, e ficará um jogo de castigo, caso chegue aos cinco amarelos.
Em Alvalade - onde o objetivo é chegar com todos disponíveis a essa encontro, olha-se, principalmente, para a questão disciplinar: nesse sentido, nos leões, há mais três nomes que saltam à vista: Ousmane Diomande e Matheus Reis, em primeira instância, que levam quatro cartões amarelos. Em ambos os casos, precisam de não ver qualquer cartão até à Luz, ou então ver um já na partida com o Boavista, de modo à contagem limpar no jogo seguinte (Gil Vicente).
Além de Viktor Gyokeres, também Morten Hjulmand pode estar em risco. O nórdico leva sete cartões amarelos e está a dois de suspensão de uma partida. Para que tal acontecesse, teriam de ver a cartolina nos próximos dois jogos do Sporting até ao dérbi.
Em relação ao árbitro da partida, Manuel Nogueira, está no meio da tabela no que toca à exibição de cartões durante os jogos. O juiz leva 18 jogos realizados esta temporada desportiva de 2024/25, nos quais assinalou 451 faltas, e mostrou 71 cartões amarelos.
No Sporting, Rui Borges já falou sobre o tema. O treinador verde e branco fez questão de explicar que não vai fazer nenhuma gestão especial a pensar nos cartões, até porque "é algo punível". Para o transmontano "é olhar e sentir", mas explica que tem "confiança em todos" os seus jogadores.
Recorde os golos do Sporting na vitória frente ao Rio Ave (2-1), um deles de Viktor Gyokeres: