
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Os adeptos do Sporting não esqueceram Pedro Gonçalves, Trincão e Paulinho. O trio do plantel de Rúben Amorim foi preterido das escolhas de Roberto Martínez para o Campeonato da Europa, mas três Sportinguistas foram vistos nas ruas da Alemanha com a camisola da equipa das quinas com os nomes dos jogadores verdes e brancos.
Pote e Francisco Trincão tinham expetativas de vir a alinhar pela Seleção Nacional no Euro 2024, mas Roberto Martínez não os convocou. A ausência dos jogadores leoninos na lista final acabou por ser um duro golpe e só Gonçalo Inácio foi chamado para representar a nação na prova internacional.Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Paulinho tinham recebido a pré-convocatória, mas não integraram a lista final.
A ausência de Pedro Gonçalves, bicampeão pelo Sporting que tem sido um dos elementos fundamentais no plantel de Rúben Amorim ao longo da temporada desportiva, foi a que maior estranheza causou. Pote somou, na corrente época, 49 jogos disputados de leão ao peito, ao longo dos quais marcou 18 golos e fez 16 assistências.
Francisco Trincão, após um início de época complicado, em que contraiu uma lesão muscular e se viu, portanto, excluído de vários encontros, foi crucial para a segunda metade do campeonato, tendo levado a melhor sobre Marcus Edwards e garantindo o seu lugar como titular na formação liderada por Rúben Amorim.
No caso de Paulinho, muito embora tenha sido o segundo melhor goleador do Sporting e quarto melhor da Liga Portugal Betclic, a convocatória só confirmou aquilo que se esperava já. Apesar de ter menos esperanças de ser indicado por Roberto Martínez ao Euro, o avançado leonino ainda alimentava esperança, devido ao rendimento que alcançou em 2023/24 – somou 21 remates certeiros e seis assistências, ao cabo de 47 jogos.
Confira:
Presidente dos leões tem estado a preparar a próxima época da turma verde e branca, e deve ver partir um dos maiores nomes da equipa
|
A saída de Viktor Gyokeres do Sporting no final da temporada carece, a este ponto, apenas de uma confirmação oficial, uma vez que a transferência é um dado esperado por todos os adeptos leoninos. Surgiram, no entanto, novas informações, avançadas pelo jornal Record, acerca do acordo de cavalheiros entre Frederico Varandas e o sueco, para a venda do seu passe abaixo do valor da cláusula de rescisão que está no contrato que o liga a Alvalade.
Este acordo de cavalheiros já era de conhecimento público, mas ficaram a conhecer-se, agora, todos os detalhes acerca da operação que permitiu manter Viktor Gyokeres no Sporting durante a época 24/25, uma vez que o compromisso entre as duas partes foi fulcral para que o jogador não saísse do Clube no final da época transata.
O jornal Record revela, então, que no final da temporada 23/24, foi oferecida a Viktor Gyokeres a possibilidade de rever o contrato com o Sporting, numa operação onde os leões pretendiam elevar o salário do sueco aos 1,5 milhões de euros anuais líquidos. Mas foi o próprio jogador que recusou os avanços verdes e brancos.
Sendo assim, as duas partes chegaram um entendimento. Não haveria aumento salarial, e Viktor Gyokeres ficaria mais uma época no Sporting, mas os leões facilitariam a sua saída no final da temporada 24/25, por um valor mais baixo em relação à cláusula de rescisão de 100 milhões de euros presente no contrato do sueco.
O acordo permitiu ao Sporting manter uma peça muito importante no plantel verde e branco para o ataque ao bicampeonato, mas também ofereceu a possibilidade a Viktor Gyokeres de crescer por mais um ano, antes de ver a sua saída para um gigante europeu facilitada no final da época desportiva. Relembrar que o Arsenal está, neste momento, na pole para assegurar os serviços do craque no fim do ano.
Astro português voltou a ficar de fora em mais um partida do emblema de Ríade, na qual empataram a uma bola, resultado negativo para as contas finais
|
Disputou-se, esta sexta feira, dia 16 de maio, o Al Nassr - Al Taawon, a contar para a 32ª. jornada da Saudi Pro League. O emblema de Ríade voltou a marcar passo, e empatou a uma bola, num resultado que complica a luta pelo pódio na Arábia Saudita.
Destacar, em primeira instância, a ausência de Cristiano Ronaldo na partida do Al Nassr. O astro português, formado no Sporting, voltou a ficar de fora das escolhas de Stefano Pioli, tal como já tinha acontecido na última partida.
Em relação ao jogo, a primeira parte foi de muito equilíbrio, mas com poucas oportunidades. O Al Nassr mostrou a superioridade no jogo jogado, mas nunca conseguiu desbloquear o marcador, que chegou com o nulo ao intervalo.
A etapa complementar até começou da melhor maneira para o Al Nassr. A equipa de Cristiano Ronaldo chegou à vantagem no encontro com um golo português, apontado por Otávio, depois de passe de Al Sulaiheem, aos 51 minutos de jogo. Aos 70', o Al Taawon chegou à igualdade, por intermédio de Martinez Tobinson. No final da partida, muita polémica com os colegas de Cristiano Ronaldo a pedirem penálti - o árbitro não marcou a infração e o jogo terminou mesmo com empate a uma bola.
Este empate dificulta a luta do Al Nassr pelo pódio da Saudi Pro League. Estão, agora, no quarto lugar do campeonato, com 64 pontos. Estão a um do terceiro classificado, quando faltam apenas duas jornadas para o término do campeonato. O Al Taawon segue na oitava posição, com 42 pontos somados até ao momento.
Jogador importante do plantel de Rui Borges atingiu marca mítica pelo conjunto verde e branco e explicou, em entrevista, o que significa
|
Tem sido um dos jogadores mais constantes da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade. Matheus Reis cumpriu a mítica marca dos 200 jogos com a Listada verde e branca no Benfica - Sporting da 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e, em entrevista concedida aos canais oficiais do Clube, explicou o que significa este percurso.
Sobre o dia em que foi capitão do Sporting, disse o seguinte: "É demais. Quando tive a oportunidade, que o míster disse que ia ser, passou um fio na cabeça. Queremos chegar aqui e conquistar grandes, mas nunca imaginamos que vamos chegar assim tão longe. Dá-te uma sensação de realização e isso é tão bom que quero continuar a escrever o meu nome na história do clube", começou por explicar.
Lembrou, de seguida, os primeiros tempos no Sporting: "Não tinha bola e estava há seis meses parado. Fui convocado, mas não esperava entrar. Estava pronto fisicamente e mentalmente. Conseguimos virar aquele jogo, com o Seba [Coates] a marcar. Não podia ter começado melhor. Foi marcante para todos", explicou de seguida.
Depois, lembrou o jogo mais importante até ao momento: "Contra o Benfica na final da Taça da Liga [em 2021/22] em que fomos campeões. Foi muito especial e pude fazer um grande jogo. Começámos a perder e conseguimos virar, portanto foi uma conquista muito importante. Os jogos do título são sempre especiais, lembro-me do Boavista... Fico com esses jogos dos títulos. Também o do golo do Geny contra o Benfica. Quando a bola chegou ao Geny e ele rematou, olhei para o Jer [St. Juste] e começámos a correr. Comemorámos muito e foi incrível, porque sabíamos que tínhamos dado um grande passo rumo ao título. Isso mostra união e força que todos temos", atirou Matheus Reis.
Por último, um apelo aos adeptos do Sporting: "Cada temporada é única. Mas sabemos que isto é uma maratona. Estivemos sempre juntos, nos momentos mais difíceis e de glória. Precisamos de todos, que acreditem em nós. Vamos em busca de mais!", rematou Matheus Reis.